A Prisão da Fé

A Prisão da Fé Lawrence Wright

Resenhas - A Prisão da Fé

Suzane 08/11/2015

O livro traz uma biografia do fundador da Cientologia, L. Ron Hubbard, e uma panorama de como ela se desenvolveu de uma criação de nova prática psicoterápica, sem embasamento científico nenhum, para uma religião que considera seus seguidores seres imortais que fugiram de um ditador intergaláctico chamado Xenu.
Antes de conhecer a história dessa Igreja eu a considerava como a “risível seita excêntrica do John Travolta e do Tom Cruise que deve ter uma dúzia de membros ricaços e também excêntricos”, porém fiquei impressionada com a organização, a intensidade da retaliação contra os seus críticos e o seu poder e inteligência em se safar de consequências legais e lidar com as perseguições.
Quando pensamos na facilidade das pessoas em aceitar tamanha fantasia e se associar com um imbróglio destes sem nenhum questionamento, o autor nos fazer refletir que o processo que transformou a Cientologia em uma religião não é nada diferente do que aconteceu com outras religiões que hoje são “aceitas”. A Igreja do Santos dos Últimos Dias, dos Mórmons, por exemplo, foi criada no século passado e hoje tem respeito e grande expressão mesmo com um criador comprovadamente charlatão assim como L. Ron Hubbard. A privação intelectual vista na cientologia também não é diferente da imposta aos Amish.
O livro é um excelente trabalho de pesquisa baseado em centenas de entrevistas com membros e ex-membros da Cientologia e que nos faz refletir sobre as carências humanas e a natureza da fé.
akio 07/10/2019minha estante
?tima resenha, bem objetiva! Foi exatamente o que senti ao ler os absurdos que esse livro retrata.

Nimrod 23/03/2023

Lavagem cerebral, terrorismo e aprisionamento.
Esse é um livro muito de nicho e curiosidade pessoal eu diria, mas que vale totalmente a pena. Pela falta de informações acerca dos maiores possíveis escândalos da "religião" denominada Cientologia que vem crescendo gigantemente no mundo, esse livro é um prato cheio. Desde o início me interessei pelo assunto de Cientologia, pois quando você é exposto a esse assunto, as reações tendem a ser "O que?? Isso existe?", "Existe gente tão tosca, burra e manipulável assim?", "Isso não é crime?" entre outras.

A escrita do jornalista Lawrence Wright é um prato cheio. Desde o início da cientologia com uma breve e recheada "biografia" de seu criador L.Ron Hubbard, até os dias atuais, com informações internas de abusos, trabalho escravo, agressões, terrorismo e até pode se dizer tráfico humano? Como algo que tem tantos casos e informações assim ainda possui um poder forte no mundo me intriga, e me intriga mais ainda que esta seita é recheada de seguidores que a fortalecem e levam pessoas inocentes e ingênuas a achar que este é o caminho.

Para quem quer saber mais sobre o criador desta seita, este é um prato cheio, entender L.Ron e sua psique faz muito sentido ao ser refletido na religião, e como sua personalidade persuadiu pessoas a acreditarem que aquele homem mentiroso patológico e esquizofrênico na verdade era uma entidade alienígina divina, ou para os íntimos um "super humano", mitificando sua prórpia imagem e utilizando disso para realizar um grupo manipulável e submisso, perdurando assim até hoje. De mais, este livro para quem quer saber mais sobre o assunto da Cientologia e o quão absurda ela é, é total recomendável.

Allan Trindade 05/04/2017minha estante
undefined

Denise Pereira 21/06/2017

Loucos ou Burros
O sonho de ser rico e famoso leva muita gente a acreditar em coisas surreais, foi o que aprendi lendo e assistindo o documentário que leva esse nome.