Confissões do impostor Felix Krull

Confissões do impostor Felix Krull Thomas Mann

Resenhas - As confissões de Felix Krull

Mila 04/08/2021

Me apaixonei
Félix foi me conquistando a cada página. Fiquei aborrecida comigo mesma porque não queria ceder tão fácil aos encantos dele mas como lutar com uma escrita tão boa como a do Mann? O narrador-personagem descreve suas andanças de uma forma romântica, sensível e amoral. Nosso protagonista consegue se dar bem em todas as situações com sua incrível eloquência e capacidade invejável de atuação. Eu adoro como este personagem foi construído. O Livro 1, conquanto seja mais aborrecido é onde vemos a base do Félix ser construída, vemos o porquê de cada traço de personalidade que ele possui. Félix diz não considerar alheio a ele nada que seja humano assim fala com muita naturalidade sobre tudo. Inclusive sobre homossexualidade, algo impressionante para um livro na época. Não é um livro sobre LGBTs, não tem personagens relevantes LGBTs mas já é uma avanço (repito: considerando a época que foi escrito) esta história pincelar a homossexualidade como pontos naturais da paisagem. Enfim, este livro é incrível. Pena que esta incompleto. O que não significa que se aproxima de um rascunho, mas falta a continuação. Infelizmente tivemos só o início da grande aventura de Félix Krull...

Palavras para a coleção

Bricabraque: conjunto de objetos usados
Escanhoado: bem barbeado
Refrigério: sensação agradável de frescura, frescor
Soçobrar: naufragar, fracassar
Opróbrio: vexame, grande desonra
Alquebrado: abatido, cansado.

Fabio 17/12/2012

O livro inacabado ...
Imagino se Mann tivesse avançado mais nesse livro, com apenas o começo da viagem de Felix, o livro já é magnífico... um grande projeto, ceifado pela morte... acho que esse livro seria tão grande quanto a Montanha Mágica...

Marquinhos28 09/02/2024

Surpreendente!
Primeiro contato com Thomas Mann e escolhi justamente seu último livro escrito. Não foi uma escolha por acaso, mas foi uma escolha muito feliz.

Este é um livro surpreendente, pois, no início do livro, você sente que Felix é um personagem medíocre, comum, sem muito a acrescentar, pelo menos foi essa minha visão dele no início. Mas após o acontecimento que o move na história para outra cidade, você acompanha um crescimento exponencial, do nosso protagonista.

Muitas pessoas podem descrevê-lo como uma pessoa sem escrúpulos, que faz de tudo para se sobressair e se beneficiar na vida. Mas, não acho que ele seja de fato assim, ele tem um quê de ingenuidade e inocência, que fazem dele um sonhador. Desde pequeno ele aprendeu a sonhar e a se imaginar como o personagem principal de diversas fábulas, para tornar mais fácil a sua existência. E quando ele se torna adulto e vai para Paris, esse seu jeito de "modificar a sua realidade" vai fazê-lo sobreviver não só fisicamente, mas mentalmente naquele ambiente insalubre em que ele vive.

Uma obra de fato surpreendente e que cresce a cada capítulo. Uma pena não ter sido completada, mas ainda assim é uma leitura mais que obrigatória.

Cabelo 27/04/2010

Irreverente retrato do começo do século XX
Seria das melhores obras e talvez a mais irreverente, caso tivesse sido concluída pelo seu autor, Thomas Mann - Prêmio Nobel de 1929, AS CONFISSÕES DE FELIX KRULL (como foi traduzida a obra pela Nova Fronteira).

A escrita típica de Mann rica em detalhes desponta para um herói talvez sem muito caráter, mas de grande desenvoltura em todos os meios sociais. Na verdade, Felix passa de empregado a nobre sem que os outros percebam e consegue manter as relações falsas que cria. De Páris a Lisboa, ele se faz passar por um nobre que se apaixonara por uma atriz e viaja em lugar dele pelo mundo. Um dos pontos altos é quando troca correspondências com os pais do nobre se fazendo passar por ele.

Claro que existem muitos outros casos inusitados a que Felix se envolve, de modo que demonstra ao leitor uma bela análise da sociedade em início do século XX feita pelo autor. Os contrastes e diferenças desse mundo ocidental ficam evidentes sob as lentes do narrador e as atividades do herói.

Infelizmente, a morte levou o autor antes de terminar o livro que é um dos melhores para entrar na obra completa de Thomas Mann. Dá uma tristeza chegar ao fim das páginas e não ver o desenlace do enredo, mas de todo jeito, vale a leitura!

meire 12/06/2012minha estante
lamentei o fim, na verdade, quando é anunciada uma viagem pelo mundo e me dei conta que faltavam 50 páginas e felix krull não queria deixar lisboa, imaginei que teria algo estranho, algo com gostinho de quero mais..

Cabelo 12/06/2012minha estante
é triste mesmo, mas ainda assim é um livro muito bom!
com certeza deixa um gostinho de quero mais!