Beira Rio Beira Vida

Beira Rio Beira Vida Francisco de Assis Brasil

Resenhas - Beira Rio Beira Vida

Vanessa.Souza 11/05/2020

Beira rio, beira vida, de Assis Brasil
A obra conta a história de Luiza, criada na beira de vida e no cais. Vivia com sua mãe Cremilda, também mulher da vida assim como sua mãe, e assim o ciclo interminável de mulheres que deitavam-se com os homens, marinheiros do cais. Luiza, já velha, narra sua vida para sua filha Mundoca - talvez o fim de todo ciclo de prostituição -, vida esta rodeada pelas lembranças do passado, de seu amigo Jessé, de sua mãe Cremilda - mulher frívola e capitalista - e seu inesquecível amor Nuno, a quem sempre esperou retorno, muitas vezes aguardando com sua fiel boneca Ceci, na beira do cais.

César Pinheiro 04/04/2012

Livro que marcou muito a minha vida. Sua leitura resultou em artigo. Li ao som de "Secretária da Beira do Cais". Vida difícil, marginalizada dessas mulheres que carregam a sina de serem prostitutas. Vida nada fácil. Uma vida pelas beiradas, uma meia-vida. Mestre Assis Brasil num livro magistral, da vida em Parnaíba da primeira metade do século XX.
gehh 13/08/2014minha estante
Preciso ler e não acho nem na internet pra comprar aff

marcellojullian 30/11/2014minha estante
Na Estante Virtual possui exemplares.

Vanessa.Souza 09/05/2020minha estante
Muito legal, ainda mais eu morando em Parnaíba. É muito boa a experiência de poder imaginar, por meio da história, como devia ser a cidade anos atrás.

Caronte 15/07/2016

Só nas beiradas
No livro há um espécie de dinastia de mulheres que lutam pra sair da pobreza (nossa!), no entanto a prostituição acaba sempre caindo sobre elas, isso vai se passando/repetindo com cada geração. A vida delas é um ciclo onde o nome da vó é o da neta, onde a filha substitui a mãe nos negócios, onde a primeira menstruação funciona como um ritual de passagem pro mesmo sofrimento das que vieram antes.

Bem, deixa contar um pouco de como funciona a história pra ficar mais claro: a personagem principal (Luíza) vai rememorando a vida dela, enquanto isso nos conta também a de sua mãe (Cremilda) e um pouco da de sua vó (também Luíza), isso tudo misturado com os diálogos com a filha Mundoca (ela se recusou a colocar o nome da mãe - Cremilda - na filha, numa tentativa de pôr um fim à "maldição" das mulheres do cais) que ocorrem no presente.

Um ponto interessante no meio disso tudo é a postura de Mundoca quando a mãe conta suas histórias, suas experiências: a moça não se deixa encantar, ela repete o livro todo "vá pro inferno" como quem rejeita aquela vida em que a mãe tá. O que nos faz esperar pra ver se a filha vai ou não pegar bucho na beira do rio.

Mas, o melhor aspecto disparado do livro é a forma como foi contada a história. A narrativa é toda retalhada. O texto passa do presente para o passado, ou de uma lembrança pra outra tão sutilmente que é maravilhoso de acompanhar às vezes complicado.

Pra fechar: pra mim, esse livro antes de qualquer coisa fala sobre o tempo, a velhice, o tédio?, sobre a decadência, sobre às vezes não sairmos do lugar. Ah... sobre o olhar julgador do outro, também, claro.

site: http://paragrafosparagrifos.blogspot.com.br/2015/08/so-nas-beiradas-beira-rio-beira-vida.html

Olgashion 24/07/2023

História sobre as mulheres do cais, como elas passam de geração em geração o trabalho e se esperam que elas perpetuem a profissão

Mr. Jonas 03/02/2018

Beira Rio Beira Vida
Tem como tema central a ênfase sobre a temática da prostituição, marginalização, a pobreza e
a falta de humanidade, que acaba por determinar o destino das personagens.

Ingrid.Ravelly 20/01/2024

Para conhecer Parnaíba
Beira Rio Beira Vida é o cartão de visita quando se fala de Literatura Piauiense. O enredo passeia pela história de uma família de mulheres que têm como sina a prática da prostituição na beira do cais do rio Parnaíba. Luíza passeia pela sua história e das mulheres que a antecederam ao contá-la para Mundoca, sua filha. A vida interiorana do início do século XX no Piauí nos é contada pela visão das pessoas menos favorecidas, que vivem, de fato, à margem da sociedade. A divisão social é uma marca constante, que justifica as ações tanto das prostitutas como das ditas "mulheres de família", a ideia de ajudar as "pobres coitadas". Outras personagens importantes são Jessé e Nuno, o primeiro vislumbra sair daquela condição, mas se vê preso a um sistema que não lhe favorece, já o segundo, desfruta o privilégio de não se prender aos locais que aporta, mesmo que tenha deixado uma filha. O pano de fundo do enredo é uma Parnaíba em desenvolvimento, e, posteriormente, o crescimento urbano e embelezamento do centro. Alguns nomes importantes de famílias tradicionais são citados, como o da família Morais. Outro ponto que é oportuno destacar é a forma como o escritor conta a história, já que quem conta é a própria Luíza, que em importantes diálogos e fluxo de consciência, nos permite também conhecer a história pela visão de Cremilda, Jessé e Nuno, ou seja, não há um narrador externo que se intrometa numa história dessas mulheres. É uma obra indispensável para os piauienses que têm curiosidade e interesse pela Literatura local e, de um modo geral, para aqueles que gostam de conhecer histórias em que os protagonistas são das camadas populares.