A menina quebrada Eliane Brum

Resenhas - A menina quebrada

Fred 27/10/2013

Eliane Brum, a menina quebrada
Parece complicado ser Eliane Brum. Não digo pelo fato de seus textos já terem lhe rendido uma dezena de prêmios desde o começo de sua carreira, quando era repórter do Zero Hora. Tampouco levo em conta sua história um tanto turbulenta quando, aos 15 anos, teve que lidar com uma gravidez e, consequentemente, estrear na maternidade antes mesmo de pensar em começar sua vida profissional.

A impressão é que Eliane Brum parece ter uma fibra das mais densas. Como repórter, lida com a realidade dos outros, absorve os personagens com quem encontra e, a partir de um olhar de compressão e crítica, destila cenários, traduz emoções, encaixa palavras e borda um texto de maneira limpa, cujos nós e complicações só vão se fazer nas certezas que tínhamos até ler suas matérias.

Como imergir neste mundo de riquezas centrais e pobrezas periféricas? Como entender jovens adultos e velhos infantis? De que forma analisar uma sociedade cada vez mais exigente e conquistadora e, ao mesmo tempo, tão mimada e melindrosa?

Por isso é que não deve ser simples ser Eliane Brum. Vemos que por trás da solidez e competência de seu trabalho, existe um ser quebradiço. No seu mais recente livro, A Menina Quebrada, ela assume exatamente o quanto morre a cada matéria que escreve. Ou a cada matéria que escrevia. Isso porque este não se trata de uma série de reportagens, mas sim uma seleção de 64 crônicas das que ela publica no blog da Revista Época desde 2009.

Leia mais:

site: http://cantodoslivros.wordpress.com/2013/09/03/eliane-brum-a-menina-quebrada/
Hugo R 19/01/2015minha estante
Às vezes acho que a Eliane é tão pouco ela mesmo que fica difícil pensar em apenas uma pessoa. Ela consegue ser o espírito do jornalismo ao encarnar e dar voz a personagens rocos e afônicos do cotidiano de modo que desabita-se de si mesma para deixar que os outros habitem o seu próprio corpo no texto que vai ser lido por centenas de pessoas.

Helena.Jablonski 17/05/2020

As colunas de Eliane Brum são de uma leitura envolvente e cativante, que dialoga com quem lê. No entanto, ao longo do livro senti que os temas tornavam-se um pouco repetitivos e alguns textos muito prolixos.

Nilton 06/08/2021

A MENINA QUEBRADA (2013)
Autora: Eliane Brum

Não tenho vergonha de falar que quero ser Eliane Brum quando eu crescer. Uma profunda fonte de inspiração para mim. Não só por conta da sensibilidade da escrita, mas pela própria forma como ela olha e elabora a complexa vida humana por meio de palavras.

Neste livro, consta 64 longos artigos que fui lendo no decorrer desses últimos quatro meses aos poucos. Um compilado de crônicas publicadas no começo da década de 2010. Textos que, conforme ia lendo, compartilhava com amados amigos com os quais queria presentear com minutos de humanidade em tempos tão carentes de fé.

Eliane Brum tece uma colcha de retalhos encantadora, onde cada parte tem uma história viva que ora soa como crítica, ora comovente, às vezes reflexiva ou humorada, mas sempre nos fazendo olhar por suas palavras aquilo que, enquanto humanos, podemos ter de melhor. E ?ter? aqui também pode ser substituído por ?ser?. É para isso que Eliane nos chama o tempo todo a atenção.

Velhice, violência, diálogo, genocídio indígena, críticas a políticos de esquerda, suicídio, relação com filhos, com pais, com sexo, com o marido, análise de filmes e livros. Tudo humano. Tudo sensível.

Ela mesma fala que quando gostamos de algo, nos falta a palavra exata. A única que me sobra agora é ?leiam?! Leiam Eliane Brum!

#AMeninaQuebrada #ElianeBrum #Jornalismo #Crônica

18º livro lido
06/08/2021

Janaína.Kettenhuber 13/09/2015

A quebra do comum
A Menina Quebrada me quebra a cada vez que o admiro. O livro não se presta apenas a leitura, mas a admiração, reflexão e principalmente à busca de uma sensibilidade que ultrapassa ás lágrimas, O livro é um apanhado de crônicas que a Jornalista Eliane Brum escreveu de 2009 a 2013. Os temas das crônicas são diversos mas a sensibilidade tocante é comum a todas. A crônica que dá nome ao livro deveria ser leitura obrigatória da vida.

Nath 18/05/2020

Alguém que eu queria ser
Eliana Brum sempre foi uma inspiração. Pelo menos para aqueles que são por jornalistas e querem trilhar o caminho da escrita. Ela é sempre um exemplo. Livro maravilhoso!

Rodrigo 21/04/2021

Reflexiva
Foi o segundo livro de Eliane Brum que li. O primeiro, "Meus Desacontecimentos", foi um convite à reflexão perspicaz que o estilo da gaúcha desenrola.
Em "A menina quebrada", há uma coletânea de artigos escritos para o jornal onde trabalhou, cujos temas variam da luta indígena às artes plásticas.
Às vezes, Eliane divaga um pouco demais, contudo, nada que não se possa tolerar.

marcuswco 12/10/2021

Foi uma boa leitura. A escrita da autora é bem fluida e suas crônicas trazem reflexões enriquecedoras e que por vezes nos desafiam a pensar fora da caixinha. Embora muitas crônicas tenham sido marcantes, algumas se tornaram datadas. Outras são de tom muito pessoal e bastante específicas, e não dão margem para que o leitor se identifique.

Luciana 21/04/2022

Não tem como terminar um livro como esse e não refletir sobre umas 300 coisas! Sempre uma experiência única ler qualquer coisa que venha da Eliane. É isso...

Viktorya Zalewski 08/07/2018

Eliane Brum é jornalista e escritora premiada. Após uma década trabalhando como repórter para a Zero Hora e outra década como repórter especial para a Época, decidiu largar a carteira assinada e viver como freelancer. "A menina quebrada" é uma seleção de 64 crônicas suas publicadas na revista Época neste período.

Muitos dos assuntos trabalhados relacionam-se à fragilidade da vida. Somos frágeis, quebramos. Enfrentamos dores. Iremos morrer. Como nos posicionamos diante disso? Aceitamos nossa condição humana. E fazemos o melhor dela.

O livro foi essencial na minha passagem para a vida adulta, mas como algumas temas se repetem muito (e temos a impressão de ler mais do mesmo), estou dando 4 estrelas para a obra.

Se quiserem ler uma resenha mais completa, coloco o link do meu blog à disposição.

site: https://chadaquestao.wordpress.com/2018/07/08/resenha-e-resumo-a-menina-quebrada-e-outras-colunas-de-eliane-brum/

Nathalie.Murcia 30/07/2019

Necessário e atual
Eliane Brum é sempre uma boa pedida. É o segundo livro que leio dela ( o primeiro foi "O Olho da Rua"). Consiste numa coletânea de textos, versando assuntos aleatórios (política, solidão, filmes, paternidade/maternidade, velhice, uso indiscriminado de remédios, depressão, além de outros textos de matizes mais pessoais) dos tempos em ela era repórter na Revista Época.

Redigidos sob o viés jornalístico humanitário, as matérias são muito interessantes e a sensibilidade da repórter irrompe em cada uma delas. Todos os textos, sem exceção, nos induzem a refletir a respeito do tema discorrido, e a abordagem da escritora permite que analisemos o assunto sob diversas óticas, ainda que, ao fim, não concordemos com alguns pontos.

O maior mérito da Eliane é criar esse exercício de empatia por intermédio da sua escrita, e promover um autoconhecimento em cada leitor sob as lentes textuais.

Para mim, uma leitura necessária e mais do recomendada, eis que nos ajuda a compreender muitos dos aspectos da sociedade atual.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Alexandra 12/09/2021

A menina quebrada
O livro é um apanhado das colunas da autora que tratam de assuntos diversos escritos entre o período de 2009 a 2013. A experiência de ler o livro oito anos após muitos fatos me levou a reflexões com um certo distanciamento histórico que foi interessante...
A busca por quem somos, o que fazemos para sermos melhores para nós mesmos e para o mundo? Eliane mexe com a gente e nos encanta com a sua maneira de escrever que é sensível, forte, direta e humana.
Sintetizando a coluna que dá nome ao livro: As pessoas quebram, você vai quebrar. Algumas vezes não será um osso, mas outras partes... E que podem doer muito mais.

Ju Ragni 27/02/2022

Eliane Brum é minha nova jornalista predileta. Já conhecia seu trabalho do livro BRASIL, CONSTRUTOR DE RUÍNAS, e achei esse livro tão bom que procurei mais alguma coisa de sua autoria para ler. Esse livro é uma coletânea de artigos que ela publicou, alguns como colunista da revista Época, outros como jornalista independente, após deixar a revista. Em todos se vê um olhar sensível, coerente com sua opção de vida, e sua corajosa tomada de posição, quando ela pensa que é necessário isso. Por outro lado, quando é preciso apenas um olhar isento, ela também o faz, e mostra com lealdade os dois lados da questão. Uma pessoa lúcida, que exprime seu pensamento de forma clara. Gostei muito.

Fernanda Wolf 07/04/2022

A menina quebrada
Eu demorei mais ou menos 7 meses para terminar essa leitura. E, geralmente, eu leio rápido, ainda mais crônicas curtas, mas esse livro definitivamente não me prendeu. A leitura se torna muito cansativa pela forma como os capítulos foram organizados, não há um critério. Uma hora você está lendo sobre maternidade e na outra começa uma crítica ao governo passado.

Enfim, esse livro estava na minha lista há muito tempo, desde que li O Olho da Rua e gostei muito, mas definitivamente não foi tudo o que eu esperava.

Nathalia 21/07/2023

Simplesmente leiam!
Eliane Brum é figura extremamente necessária! Seus textos muito bem escritos nos levam a sentir o que ela relata e despertam muitas reflexões.