Amigos, Amantes e Outras Indiscrições

Amigos, Amantes e Outras Indiscrições Fiona Neill

Resenhas - Amigos, Amantes e Outras Indiscrições

Psychobooks 26/07/2013

- A premissa e suas reviravoltas

Vocês sabem que amo chick-lit. Quando vi esse lançamento, logo imaginei que fosse encontrar um texto leve, cheio de reviravoltas divertidas e com muito romance.
A premissa é meio diferente para a obra ser categorizada com chick-lit - e durante a leitura rapidamente a tirei do gênero. Um grupo de amigos que se conhecem há 20 anos e têm muita bagagem entre si, vão viajar juntos para uma ilha e é ali que todos os segredos do grupo virão à tona.
Jonathan e Hannah são casados. Ele tem um restaurante e é um chefe de cozinha muito famoso que... Não sabe cozinhar. Ela há pouco se mudou para a fazenda da família com os filhos. Sam e Laura são casados há 13 anos. Ela é uma neurologista famosa e ele é um roteirista de séries falido.
Janey está grávida de 7 meses e mora junto com Steve, mas era namorada há anos de Patrick, esse sim que fazia parte do grupo de amigos. Steve não gosta dos amigos de Janey e a recíproca também é verdadeira.
Esses são os ingredientes do bolo. Estão todos lá. A isso, a autora juntou pimenta em forma de uma grande bagagem de romance e sexo entre os personagens, já que se conhecem há muito tempo. Só faltava misturar tudo e...

- Bolo no forno... A receita desandou

Sabem quando a gente bate um bolo, segue a risca a receita mas ele simplesmente se recusa a crescer? Tudo está certo, mas algo desanda e o que era pra ficar delicioso acaba ficando duro de engolir.
Foi exatamente o que senti durante a leitura do livro de Fiona Neil. A narrativa é cansativa, com muitas voltas ao passado para termos explicações sobre algum desencadeamento do enredo, que são sim necessárias, mas não correm com naturalidade.
A vida dos personagens é apresentada na primeira metade do livro. A autora usou essa primeira parte para nos apresentar todas as particularidades dos relacionamentos para então poder os desenrolar na viagem à ilha. O grande problema é que mesmo com tanta explicação, a história não cativa e continua confusa! Muitas vezes, durante a leitura, senti uma grande necessidade de voltar o texto e lembrar algo que a autora já tinha explicado, retomar alguma linha de pensamento, mesmo, porque as explicações são tão complicadas e tão pouco lineares que as motivações dos personagens por inúmeras vezes me escapavam.
A impressão que tive era que a autora perdia a linha de raciocínio e necessitava voltar, como que para se lembrar do que a motivava naquele trecho específico do enredo.
Todo a narrativa vai ganhando corpo para ter seu desenrolar e o clímax na viagem dos amigos para a ilha. O problema foi que quando chegaram à ilha eu já os achava tão chatos, tão enrolados e tão pouco atraentes, que não estava mais conectada às suas histórias para me envolver completamente nas revelações que partiriam dali.

- Construção dos personagens

Fiona fez uma bom trabalho de caracterização, por mais problemática que seja a narrativa, ela soube dar características reais a seus personagens. O problema é que eles são chatos, seus problemas são chatos, suas relações são chatas... Enfim, deu pra entender, né? Achei um grupo de amigos enfadonho, cheio de segredos entre si, mas que eu não tinha vontade nenhuma de saber quais eram.

- Vale a pena, Alba?

Eu não gostei.
Entendo o apelo do livro e tenho certeza que algum outro leitor achará a obra maravilhosa e as reviravoltas criadas pela autora superinteressantes. Meu problema foi da transferência com os personagens e com a escrita de Fiona: simplesmente não me cativou.

site: http://www.psychobooks.com.br

Layanna 15/09/2020

Amei
Adorei o livro, sabe uma leitura divertida? É essa.
Amei como vemos o lado de todos os personagens. Todos os seus erros.
Super recomendo!!

Carolina.Teixeira 12/02/2022

Sem experiências, fica difícil entender...
...pois é, este livro não é para qualquer leitor, é preciso ter um mínimo de experiência para a leitura fazer sentido. Isto é interessante, nem todos os livros são assim, você pode ler uma história sobre uma pessoa mais velha e adorar, não é o caso deste livro. Eu tive a sensação que li na hora certa, por isso, gostei tanto. (Foi igual quando vi Sex and the City, para mim, fluiu em um momento diferente do quando foi lançado).

A história perpassa pela vida de três casais entrando nos seus 40! Eles já se conhecem desde os 20. Então, acredita-se que todos se conheçam muito, muito bem, e é isso que a história mostra, que, apesar de compartilharmos tantos momentos da vida com alguém, não significa que ela saiba tudo de você. Por isso digo, aos que estão próximo dos 40 (como eu) talvez a história flua melhor.

Depois que me acostumei com os nomes e os personagens, a história foi entrando em mim de uma forma que cheguei a sonhar. Algumas situações até pensei dentro da minha realidade e isso foi muito bacana. Gostei de ver o que cada personagem estava revelando para mim, suas vivências, incertezas, aflições, sonhos e medos, mesmo quando, teoricamente, neste momento da vida, pensamos que tudo estará 'as mil maravilhas'. É um tipo 'relatos da vida de alguém'.

A escritora tem uma dinâmica diferente, ela vai e vem na história sem muitas marcações, mesmo os diálogos às vezes acontecem sem marcações. Por isso, se você é fã de tudo bem marcadinho, este não é seu livro. Eu, particularmente, gosto desta dinâmica, e, no caso desta história, foi um complemento.

Por questões pessoais, favoritei. Amei o modo como conclui a história, apesar de não ter entendido muito bem como um personagem foi viver com outros, não fez muito sentido para mim, mas, tá valendo.

Ana 09/03/2022

Bom...
Achei um livro bom, o começo não me prendeu, tinha tantas palavras difíceis sobre neurologia que é a profissão de Laura, continuei por querer saber se melhorava, e fiquei curiosa com a história. O meio do livro achei arrastado, achei que poderia ter menos detalhes que não fariam tanta diferença se não tivessem sido contados. Quando o livro começou a ficar bom, foi quando achei que ia ter um fogo no parquinho, por ter descoberto traições e afins, tudo ficou zen, e de novo, achei a leitura arrastada! É isso.

Vic 12/02/2022

Legível
É um bom livro, talvez tenha muitas páginas desnecessárias onde você percebe que a autora super se empolgou ao descrever o ambiente e seus personagens mas é bom livro. O melhor já escrito? Não. Mas é ok, é um livro mais adulto que se trata de casamento e crises depois dos 40. No livro, um grupo de amigos acaba descobrindo segredos que escondiam durante um fim de semana em um ilha comemorando o aniversário de um deles, é muita sacanagem de uns dos lados e muitos segredos que eu nem sei se deveriam ser considerados segredos, coisas bobas que adolescentes cometeram mas que eles nunca tiveram a oportunidade de conversar. No fim, eu diria: terapia pra eles.

Livrosletrados 06/02/2022

Poderia ser bem melhor
A premissa é muito boa, o que deixou a desejar foi só o enredo. Muitas partes desnecessária, pouco diálogo para a construção da história e um arco mal desenvolvido.
Mas passou a imagem que queria levar, um livro gostosinho e até meio engraçado.

Figueiredo 03/04/2022

...
Eu indicaria esse livro pela historia dele , tem fofoca o livro todo, porém a maneira que ele foi escrito não é muito boa ai acaba ficando bem chato de ler

JAlio73 26/03/2024

Dramas da vida adulta
Leitura boa, envolvente e fácil. O livro aborda os dilemas dos casamentos modernos e de como esconder segredos pode multiplicar suas dimensões.