O Não Me Deixes

O Não Me Deixes Rachel de Queiroz

Resenhas - O Não Me Deixes

Pablo L. de Blanco 07/08/2012

Um prato cheio!
"O não me deixes" é uma boa pedida para quem deseja uma leitura sobre um pouco da cultura regional do nosso enorme Brasil. No caso, a culinária sertaneja, pobre em variedade de produtos e rica em criatividade. O sertanejo se vale do que a região lhe oferece e com esses recursos cria pratos que dão água na boca do leitor.
O neto de Rachel de Queiroz nos narra os "causos" do não me deixes, fazenda da avó escritora onde passou boa parte da infância saboreando iguarias tão exóticas para habitantes de outras regiões do país.
Confesso que o capítulo dedicado aos doces me deixou com vontade de ser convidado para um desses almoços!
Acho muito boa a definição de Euclides da Cunha, em Os sertões, quando diz "o sertanejo é, antes de tudo, um forte". É um povo guerreiro, batalhador...tipicamente brasileiro.

Michelle 05/08/2022

O não me deixes
Este é o nome da fazenda que Rachel de Queiroz morou, inclusive construiu a casa. O livro é formado por anotações da autora e pela neta Maria Luiza Queiroz. São uns relatos e receitas feitas lá.

MizukaYoshino 25/04/2024

A temática do livro é muito boa, nos trazendo um pouco da cultura e cozinha nordestina (apesar da diferença entre o Ceará e a Bahia, foi uma boa volta ao tempo pra mim).
Mas senti que faltou algo, não sei o que. Serviu bem no propósito de contar sobre O não me deixes