DIRCEU: A BIOGRAFIA

DIRCEU: A BIOGRAFIA Otavio Cabral

Resenhas - Dirceu

Vinicius.Chiquito 25/01/2022

Tudo pelo poder?
Olha, por ser o primeiro livro do autor, achei muito interessante e bem escrito.
Ótima estrutura cronológica, dando ênfase nas fases de líder estudantil e agente/pessoa política pós ditadura e redemocratização.
O que mais me deixa perplexo é que DIRCEU, sempre foi mais expressivo dq intelectual, devia possuir uma postura e oratória homérica nos tempos de PUC, devia verbalizar bem mas formalizar mal. Pelas páginas, percebe-se um jovem cativante e apaixonante, porém resultou em um adulto que de tudo fez pelo poder. Me chama mais atenção ainda, o fato de reconhecer que para governar, foi necessário agir exatamente igual aos q a vida inteira criticou. Lamentável, porém real.

Duda 07/08/2021

História recente do Brasil
O leitor da história de José Dirceu, conhecerá, na seguinte ordem, um pouco sobre o regime militar, fundação do PT, os bastidores do mensalão e o procedimento do STF em frente a esse propinoduto.

A conclusão que fica é a de que Dirceu não é uma pessoa exemplar.

Dadá 25/03/2021

Livro necessário
Esse livro narra a história do dirceu desde a infância até o mensalão.
Achei bem interessante pois mostra os bastidores do mensalão, as conversações...mas tb mostra um dirceu pai, marido, amante...
Não somos apenas uma coisa e acho que nesse ponto o livro retratou muito bem.

Alexandre.Debona 30/11/2020

Bastidores políticos
Excelente livro, claro, há necessidade de se ler com um filtro de bom senso, mas é ótimo para entender um pouco da nossa história política mais recente.

Biblioteca Álvaro Guerra 07/01/2020

Do movimento estudantil a Cuba. Da guerrilha à clandestinidade. Do PT ao poder. Do palácio ao mensalão. Daniel, Hoffmann, Carlos Henrique, Pedro Caroço. Cubano, argentino, brasileiro. Todos foram – são – José Dirceu, personagem cuja trajetória se confunde com a história da esquerda latino-americana na segunda metade do século XX, e particularmente com a do Brasil, já no século XXI. Dirceu foi líder estudantil em 1968, protagonista do histórico congresso da UNE em Ibiúna. Capturado, seria um dos presos trocados pelo embaixador americano. Expatriado e isolado em Cuba, quedou-se protegido por Fidel Castro, que o escolheria para comandar – já com um novo rosto – um foco guerrilheiro no Brasil. Desbaratado o movimento, encarcerados ou mortos cada um de seus integrantes, sobreviveria para mergulhar num longo período de clandestinidade, a ser somente interrompido, em 1979, pela anistia. Livre, conheceria o sindicalista Lula, fundaria o PT e se tornaria o mais afamado articulador político do petismo. Em 2003, pela via democrática que não ajudara a construir, alcançaria o Palácio, ministro mais importante de um presidente eleito pela esperança. E então o mensalão. De súbito desempregado, era o mais novo consultor da República, capitalista convicto, lobista feito milionário. E então o julgamento do mensalão. A condenação. Não é que Dirceu não tenha, afinal, chegado a lugar algum. Ele chegou a vários; chegará a outros tantos ainda. Este livro, porém, fabuloso trabalho de reportagem de Otávio Cabral, é antes sobre os caminhos de um homem que é muitos, e sobre sua capacidade de se reinventar. É sobre as escolhas, muito mais que os fins. É sobre a ambição e o desejo, muito mais que o poder.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501404015

tray 16/12/2017

Ressalvas do poder
um livro com varias ressalvas, lógico o jornalista que escreveu era da veja, então imagina um biografo da veja falando sobre uma peça importante da esquerda no brasil, o livro vale a leitura, com muitas ressalvas, ao contrário do que o biografo de Dirceu afirma, ele não virou nada, ele mudou a história do PT e de se falar sobre politica.

Simone 18/06/2015

Excelente biografia. Não tem a pretensão de endeusar nem denegrir a imagem de Dirceu. Mostra-o como humano real com qualidades e defeitos. Visão política descomprometida e honesta. Muito bom.

Matheus 04/05/2015

Meia-boca
O livro parte desde do início da vida de Dirceu, mostrando sua atuação na luta pelo fim da ditadura, seu exílio em Cuba, histórias interessantes de seu retorno escondido, onde precisou mudar de nome diversas vezes. Porém, a parcialidade do autor é notável em vários pontos do livro. Grande parte dos detalhes são de fontes anônimas. Alguns detalhes sequer possuem indicação de fonte. Uma resenha de Mario Sergio Conti para a revista Piauí também destaca muitos erros no livro (http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-83/questoes-de-fato-ficcao/chutes-para-todo-lado) Assim, é difícil levar o livro a sério. Para um livro que se diz "biográfico", é bem meia-boca.

Helio Rocha 29/04/2014

História Recente do Brasil
Excelente livro, de leitura fácil. Tenta não ser investigativo, criminal ou piegas. Junta fatos que foram publicados na mídia com outros fatos revelados em entrevistas ao autor. Procura não condenar nem livrar ninguém. Muito além de contar a biografia do personagem central, revela como funciona o poder politico e econômico no Brasil de forma quase didática. Todos deveriam ler para entender melhor a história recente do nosso país e os fatos cujas consequências ainda estão se desenrolando.

Victtoria6 27/03/2014

Esclarecer um caso, entender uma vida
O autor mergulhou profundamente na vida de José Dirceu, levando o leitor a conhecer mais sobre um dos maiores pivôs da atualidade da política brasileira. Desde sua infância em Passa Quatro, o biografado já demonstrava grandes habilidades para a política. Lendo a obra, podemos notar que a vida de José Dirceu se resume basicamente em um sonho que foi sufocado pela ambição.

Lanzellotti 19/03/2014

Vale a leitura!
A vida e o poder de um dos homens mais influentes da atualidade com detalhes da promiscuidade da política Brasileira. Um livro bem escrito, difícil parar de ler.

Eduardo 24/12/2013

Um livro necessário
Desde que este livro foi anunciado, decidi que iria ler. Não porque sou um defensor de Dirceu, aliás pelo contrário, mas porque José Dirceu, bem ou mal, é um personagem de destaque e grande influência na vida política recente do país.

O livro faz uma análise bem completa da trajetória de Dirceu, desde seus tempos como líder estudantíl, passando pela temporada em Cuna, vida clandestina no Paraná e finalmente criação do PT e ascenção oa poder. E descreve brilhantemente o caráter deste homem.

Pela qualidade da pesquisa, aliado ao texto muito bem elaborado e sendo Dirceu quem é, este é um livro que precisa ser lido.

Gildo 29/07/2013

O poder, pelo poder
Não seria uma tarefa fácil desvendar os caminhos do poder. Mas são passos que deixam rastros, certamente. Pegadas cá e lá, testemunhas, registros. Foi assim com o superministro do governo Lula, José Dirceu.

Sem qualquer juízo de valor neste caso - cabe somente à Justiça fazer isso, Dirceu é um dos principais e mais fascinantes personagens da política recente do Brasil. Nasceu político na esquerda, embora haja um frequente questionamento sobre sua profundidade de formação. Advogado, eloquente, presidente da Une, deputado, líder do PT, ministro, presidente de partido, consultor, lobista.

Na construção da biografia não autorizada, o jornalista Otávio Cabral usou fontes diversas, para compor o perfil e a sequência de eventos descritos no livro. O resultado é uma linha contínua de fatos históricos onde Dirceu teve influência direta. E ele esteve presente em praticamente todos os eventos importantes da democracia recente.

Há pecados tendenciosos no texto, mas o livro é uma luz sobre os bastidores obscuros do poder. Testemunhas garantem que Dirceu xingou Lula, traiu inúmeras vezes as mulheres com quem teve relacionamentos sérios, fez tráfico de influência para diversas empresas, teve ciência total do Mensalão. Se tudo no livro for completamente verídico, seria uma condenação penal vertiginosa. Se há inverdades, é preciso jogar um holofote em vez de uma simples lanterna nas cavernas governamentais.

Simpatizante ou não do personagem principal, é um livro essencial para entender o poder no Brasil.
Dany188 04/09/2013minha estante
Excelente sua resenha Gildo. Tive exatamente essa mesma impressão do livro.

Cid Roberto 08/09/2013minha estante
Prezado Gildo, concordo totalmente com você. Gostei muito do livro e do seu comentário. Fique na paz! Cid Roberto. Brasília (DF).

Gildo 23/09/2013minha estante
Obrigado, Cid e Dany. Escrevo pra exercitar. Obrigado por ler e pelos comentários. Realmente, é um livro para não largar até terminar! Abs.

Rebeca C. 20/07/2013

Este livro deveria ser obrigatório a todo brasileiro para poder se politizar. Falando sobre a ditadura, a vida de José Dirceu e o Partido dos trabalhadores [PT], este livro lançado neste ano de 2o13, tenta colocar mais as claras todo um rumo político do Brasil, desde da época militar até hoje. Muito atual, sem ser cansativo e claro.
Muito mais que uma biografia, é uma ajuda ao povo para que todos entendam o âmbito político do país tendo como ponto de referência uma pessoa bastante influente neste meio, Dirceu, que a pouco tempo foi a grande estrela de um grande processo contra a corrupção, que marcou todo o povo e manchou sua carreira lhe impossibilitando de qualquer investida presidencial, jogando assim no lixo um sonho seu desde os oito anos.

Alex 17/07/2013

Como escrever uma matéria para a Veja
O livro escrito por um jornalista da Veja começa com um descrição muito boa e baseada em fatos históricos e de comprovação fácil, porém se perde no momento mais critico em picuinhas e fofocas sem comprovações ou fontes o que torna o livro que poderia ser muito bom e que chega a empolgar no seu inicio em um livro ruim beirando uma narrativa falaciosa e maldosa como se fosse uma matéria semanal da revista que emprega o escritor.
Dany188 04/09/2013minha estante
Verdade Alex. Em certos momentos tive a impressão de estar lendo a Veja.

Gaja Rocha 29/07/2021minha estante
Uma coisa é certa, José Dirceu é uma comédia...o cara tem guerrilheiro escrito na testa e se quer pegou em arma em toda a vida!! Um gigolô 171.