Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis

Resenhas - Ressureição

igor 24/03/2015

ressurreição
Foi meu primeiro contato com uma obra do Machado de Assis e mesmo sem conhecimento, acabei escolhendo sua primeira obra de romance. achei extremamente envolvente devido a todo cenário que é criado, apesar de uma linguagem bastante complexa e cheia de adornos ao meu ver não é de tão difícil entendimento pois por mais complexa que sejam as palavras utilizadas elas por si propiás criam um entendimento superficial. adorei a leitura e a recomendo a todos que gostam do estilo.

Wagner 21/05/2016

REINADO DE VIRTUDES

(...) vivemos em completa abstinência, e chegou o reinado da virtude. Olhe, eu sinto a nostalgia da imoralidade.

in: ASSIS, Machado de. Ressureição. Globbo, 1997.cap I.

Moises.Celestino 04/08/2015

Drama
Foi o primeiro livro que li da 1º fase machadiana. Como esquecer do orgulhoso e canastrão Félix e da delicada e sofredora viúva Lívia? Aprendi com esse livro que o amor mais do que tudo, é uma flôr muito. muito delicada pois se não tiver um mínimo de cuidado com certeza a flôr murchará e morrerá para sempre.....

Marcelly 02/09/2018

se tu não vês o que está a teus pés, por que indagas do que está acima da tua cabeça?

Fábio da Silva 14/07/2014

Ressurreição
Eu recomendo essa obra de Machado, cuja sinopse segue abaixo:
Machado de Assis é considerado, pela maioria dos críticos, o maior escritor brasileiro. Seu nome está à altura dos maiores autores da literatura universal. Ressurreição (1872), seu primeiro romance, é um ensaio e pertence à primeira fase de sua vida literária. Narra a história de Félix, emocionalmente instável e sacudido a todo momento por impulsões de ciúme na conquista da bela viúva Lívia. Sua idéia de escrever o livro foi por em ação um pensamento de Shakespeare. São suas próprias palavras: "Não quis fazer romance de costumes, tentei o esboço de uma situação e o contraste de dois caracteres, com esses simples elementos busquei o interesse do livro." Vale a pena conferir.

site: http://blogdofabiodasilva.blogspot.com.br/2011/09/ressurreicao.html

Jana.Paim 23/09/2018

Trilhas machadianas
Ressurreição é o primeiro romance em prosa de Machado de Assis. Para quem deseja mergulhar na escrita machadiana, esta leitura fornece pistas de um escritor em processo de amadurecimento. Temas que serão recorrentes em outros momentos já despontam neste primeiro romance: a sociedade, o ciúmes, a ironia. Se em Dom Casmurro as barreiras da verdade são nebulosas, aqui o autor escreve de maneira a entregar ao leitor algumas conclusões e fatos. É um Machado ainda descobrindo e aprimorando seu estilo.

Keylla 06/09/2018

O primeiro romance de Machado de Assis também foi meu primeiro livro lido do autor. O narrador é onisciente, que permite certas intromissões e conversa com o leitor em muitos momentos. Adoro esse tipo de narrativa.

Félix, um médico solteirão nato, vive na boemia e não quer saber de relacionamentos. Em suas andanças conhece Lívia, uma viúva de 24 anos apegada ao filho, que desperta sentimentos até então desconhecidos ao protagonista desse romance. Félix é emocionalmente instável e seus ciúmes causam estremecimento em sua relação com Lívia.
Em uma situação de desconfiança e ciúmes o romance entre em conflito devido à dificuldade de Félix em confiar nas mulheres.

O livro debate a possibilidade de haver um relacionamento saudável entre duas pessoas onde os sentimentos que as une são tão perturbadores. Achei uma história incrível, nada clichê, já que o próprio Machado de Assis informa na introdução que não pretendia escrever um romance de costumes.