Temple of the Winds

Temple of the Winds Terry Goodkind

Resenhas - Temple of the Winds

Nina.Xaubet 16/11/2013

Templo dos Ventos
Desde que eu descobri a série Espada da Verdade, ainda não consegui me desapegar e deixar de lado os livros. Li um atrás do outro, devorando cada um deles e ás vezes sofrendo com cada personagem. É uma viagem incrível.
Gostei muito do Templo dos Ventos, é o segundo preferido, pois ainda gosto muito do primeiro, quando descobrimos tudo. Ma so Templo Dos Ventos, embora com alguma ação, faz Richard e Kahlan sofrerem ou estarem sempre assombrados por algum fantasma de um acontecimento ruim, por coisas que vão acontecer. SPOILER A PARTIR DAQUI.
Algumas partes da história me irritam, como as da personagem Nadine e algumas que envolvem o Imperado Jagang. Mas fiquei muito tocada quando vi os progressos de Richard com suas Mord-Siths e como elas se sentem sobre ele, ou seja, é como Deenna descreve para Kahlan no segundo livro: elas estão sempre ali, no limiar, no limite da loucura. Por mais que Richard tenha mostrado a Berdine, Cara, Raina,as virtudes do amor, acredito que se elas precisarem, podem trazer seu lado Mord-sith torturado a tona e levar a loucura aos homens.
O relacionamento de Kahlan e Richard etsá sempre sendo testado e, confesso que nesses últimos capitulos, fiquei com uma enorme vontade de ir lá e dar uns tapas no Terry Goodkind por ele fazer meu casal preferido sofrer tanto. Mas o final é lindo.

Lane 24/10/2013

Temple of the Winds
PS: Quem não leu os outros livros da série, NÃO leia essa resenha!

Este é o 4° livro da série Sword of Truth.

Até agora, de todos os livros esse é o meu ”menos favorito”, no entanto uma das coisas que me faz gostar desta série é que todos começam a partir do término do último livro.

Comparado com os outros, Temple of the Winds tem o ritmo um pouco inferior que os demais, as cenas de ação são poucas. De qualquer maneira, Terry Goodkind escreve de uma forma a manter a mente do leitor interessado na história. Ele é habilidoso em criar fantasias e consegue conectar o leitor aos seus personagens proporcionando uma compreensão que afeta o lado humano e que sempre quando eu acabo de ler umas das suas histórias, tenho uma nova opinião sobre o mundo.

Suas histórias não são para crianças, os aspectos escuros da humanidade são bem desenvolvidos, não há redenção e muito menos apelação, Terry mostra o mal como ele é.

Eu fui consumida pela leitura, mesmo ela não sendo muito fácil de ler, pois os acessórios que Terry utiliza não são para todos, porque nem todos conseguem definitivamente entender a ideia por detrás da fantasia, embora nem todos concordem com elas.

O enredo é bem original, mantendo o padrão da série, porém em “Temple of the Winds”, há uma profundidade e uma intensidade que não encontrei nos outros livros, talvez seja porque tem mais romance – não sei- o que sei é que neste livro eu me emocionei bastante.

A parte chata foi que pra manter o leitor atualizado ou talvez pra quem fosse começar a ler a série pelo 4° livro, muitos dos acontecimentos anteriores são lembrados.

A história vai em várias direções, a maior parte da narrativa é feita sob o ponto de vista de Kahlan. Richard aparece, mas comparado aos livros anteriores neste é menor a sua participação, entretanto há uma maior participação de Zedd – eu estava sentindo falta dele-, da antiga Prelada Annalina, Nathan, Irmã Verna e Warren.

A Ordem Imperial é uma ameaça mais presente do que nunca, o Andarilho dos Sonhos não está morto e ele quer dominar o Mundo Novo.

Richard é o Seeker que usa a Espada da Verdade e o único mago guerreiro com o dom de magia ativa e subtrativa nascido em 3000 mil anos. E, conforme algumas antigas profecias ele é aquele que traz a morte e por causa do seu dom, herdou o império D’Hara e consequentemente a missão de salvar o mundo.

Jagang envia uma Irmã do Escuro (Irmã Amélia) e um mago (Marlin) para matar Lorde Rahl (Richard). Marlin revela para Richard uma profecia de que Kahlan irá traí-lo, entretanto algo foi roubado do Templo dos Ventos e uma pandemia letal causada por magia se alastra pelo Mundo Novo matando adultos e crianças. Richard precisa encontrar o que foi roubado do Templo dos Ventos para interromper a epidemia, mas antes ele precisa descobrir o que é e onde fica o Templo dos Ventos.

Richard quer se casar com Kahlan e quer fazer isso na presença do Povo da Lama. Ele analisa a possibilidade de ir até o local viajando na Sliph, no entanto, para que ele consiga realizar os seus planos de casamento ele terá que lidar com os problemas de alguns dos povos de Midlands que teimam ainda em não se renderem a influência de um Rahl, e também de novas suspeitas surgidas no Palácio das Confessoras.

Um irmão bastardo– por parte de pai – que Richard não conhecia e uma antiga amiga de infância, da época em que ele vivia em Westland, aparecem de forma muito suspeita no Palácio das Confessoras.

Drefan Rahl é este que se diz irmão de Richard, as semelhanças entre eles são inegáveis, porém ele não nasceu com o dom como Richard. Drefan só não foi morto quando tinha a idade de um bebe, porque sua mãe para protegê-lo de Darken Rahl o escondeu junto a uns sacerdotes curandeiros. Ele cresceu num vilarejo e foi educado por estes sacerdotes, depois acabou se tornando o Sumo Sacerdotes Raug’Moss.

Nadine além de ser uma amiga de infância de Richard, é seu antigo amor juvenil e foi enviada por Shoota (uma feiticeira perigosa que no livro 1 disse que Richard e Kahlan não podiam ficar juntos). Nadine junto com Drefan tem talento para curar as pessoas, e utilizam a sabedoria adquirida com a prática para isso, sem o uso de magia. Mas nem tudo é como parece ser e várias surpresas acontecem durante a estadia deles no Palácio das Confessoras.

Não obstante a isso, Richard ainda tem que cuidar de um surto de diarreia, sem origem especifica, causada no exército de D’Hara; este surto esta prejudicando a disposição dos seus soldados, e também descobrir quem é o psicopata que esta matando de forma brutal as prostitutas em Ayndidril.

Kahlan Amnell é a Madre Confessora, rainha de Galea e noiva de Richard tenta entender sua natureza humana. *Achei Kahlan fora do “seu elemento” durante quase toda a leitura, mas no final compreendi suas hesitações.

Zeddicus Zu’l Zorander e Annalina Aldurren estão rastreando Nathan Rahl, que conseguiu se libertar do seu Rada’Han e fugiu. Ann afirma que Nathan se tornou uma ameaça por ter vivido durante tanto tempo dentro do Palácio dos Profetas sem contato com o mundo, e por se considerar agora um “mago livre” ele não saiba se comportar como é devido por ele ser um mago profeta.

Warren e Verna estão nos limites entre o Mundo Antigo com o Mundo Novo, junto com o exército D’Hara e o General Reibisch.

Irmã Verna recebe um pedido de Ann pelo Livro de Jornada, para encontrar Nathan antes que seja tarde demais e ele acabe fazendo alguma besteira.

Warren começa a ter fortes dores de cabeça, um efeito colateral como consequência por ele estar finalmente conseguindo desenvolver o seu dom de mago profeta, mas que pode leva-lo a morte se não obtiver ajuda a tempo. Irmã Verna não sabe como cura-lo sem a ajuda de um mago de Primeira Ordem para orientar o procedimento e ela não tem um Rada’Han para colocar nele e impedir a magia e diminuir as dores.
Ela e ele estão completamente apaixonados, e Warren recebe uma profecia de que tem que acompanhar Verna para que ele consiga se salvar.

A história de Temple of the Winds é repleta de reviravoltas.

A quarta regra do mago não é tão discutida como nos livros anteriores e ela quase passa despercebida se o leitor não estiver atento.

4° regra do Mago: “Há magia no perdão. Magia pode curar no perdão que você fornece e mais ainda no perdão que você recebe”.

A partir de um ponto de vista filosófico, a leitura garante grande reflexões e por isso mantem o leitor pensativo e analisando.

SPOILER:

Foi emocionante ver o desespero de Cara quando é tirada a ”dignidade” dela morrer pelo seu Agiel. E foi lindo ver o trabalho de Richard com os esquilos para recuperar a sensibilidade das Mord Sith. E de todas as formas, eu compreendi Kahlan quando ela enfrentou seu inferno pessoal.

Na situação de Kahlan, eu tive ódio de Richard porque ele podia ter alertado ela, mas ele não quis porque não confiava nela inteiramente, porém ele havia feito um juramento pra ela. Então porque só ela foi considerada culpada? Mesmo na situação entre Kahlan e Cara, as duas ”irmãs de Agiel”, porque Kahlan não confiou em Cara?

A série toda é emocionante, ela fala sobre as relações e as reações das pessoas com quem nos relacionamos. E de todas as formas, você consegue entender que até quem é considerado mal, é desse jeito porque acreditam que estão certos nas suas convicções e que qualquer um quando é contrariado, o mau simplesmente se torna “os outros”.

A regra do mago, contudo é uma lição de moral para todos nós.

O final é surpreendente, além de muito bonito, e eu tenho certeza que essa série vai mudar você, por isso eu RECOMENDO!

Avaliei com 4 estrelas.

Tata Bristow 20/07/2009

Bom demais! Meu livro favorito depois do 1º! As últimas 100 e poucas páginas dos livros sempre são as mais emocionantes, aonde acontece toda a ação uma em cima de outra.. Sofri muito com Richard e Kahlan nessa parte final do livro, mas como sempre eles se acertam no final... e depois de muita enrolação finalmente estão casados! *.*