Soul of the Fire

Soul of the Fire Terry Goodkind

Resenhas - Soul of the Fire

Di Acordi 10/06/2015

O pior da série até agora.
Os livros do Goodkind têm essa coisa de começarem fracos, mas sofrerem uma reviravolta foda em dado momento e terminarem bons. Soul of the Fire foi dolorosamente ruim do início ao fim, e nem é só por causa da "galinha que não era galinha": os capítulos cansativos e infinitos do Fitch, a enrolação eterna do arco em Anderith, a Kahlan sendo extremamente irritante (rolou até um parágrafo com ponto de vista de um cavalo...). Enfim, pior livro até agora.

Lane 11/11/2013

Soul of the Fire
PS: Se você não leu os outros livros da série, não leia essa resenha, pois contem SPOILERS dos livros anteriores.

A história começa a partir do casamento de Richard e Kahlan na aldeia do Povo da Lama.

Acontecimentos estranhos relacionados com algumas mortes, uma galinha demônio e uma explicação de Zedd dizendo que aquilo era algo que as Irmãs do Escuro tinha feito a mando de Jagang para matar as pessoas fazem Richard sair às pressas em direção a Aydindril para quebrar com a Espada da Verdade- e somente com ela- uma garrafa mágica que está na Fortaleza do Mago especificamente dentro do enclave particular do Primeiro Mago.

No entanto, Richard após iniciar o retorno para Aydindril com Kahlan e Cara, deduz que Zedd estava mentindo pra ele por alguma razão desconhecida, mas que ele acredita que é algo relacionado com as Notas.

As Notas é tipo criaturas invisíveis que assumem o controle das coisas e absorvem magia do mundo. Elas representam um perigo potencialmente mortal, pois vieram do submundo e matam as pessoas.

Elas foram liberadas por Kahlan quando ela disse as palavras: Rechani, Vasi e Sentrosi para curar Richard do feitiço da praga em Temple of the Winds. Sem intenção, Kahlan liberou o Véu que retinha as Notas e agora elas estão soltas no mundo e Richard precisa detê-las, só que ele não faz ideia de como, pois nem mesmo Zedd sabe em como elimina-las.

No meio do caminho, Richard encontra com Du Chaillu, sua primeira esposa e a Mulher dos Espiritos da tribo Baka Tau Mana, que diz pra ele sobre uma visão que ela teve de uma grande guerra e informa questões importantes da localização e movimentação do exército da Ordem Imperial.

Sem ter absoluta certeza sobre as Notas, Richard envia Cara para a Fortaleza do Mago para quebrar a garrafa e recuperar a Espada da Verdade, enquanto ele percebendo uma ameaça iminente, junto com Kahlan e Du Chaillu, se dirigem para Anderith, depois de descobrir que lá possui uma poderosa arma letal construída no período da grande guerra chamada de Dominie Dirtch e pra onde Jagang se encaminha com seu exército.

Ao mesmo tempo, Zedd com Ann recordam do local onde antigamente as Notas foram banidas, que é Anderith.

Zedd e Ann se separam e ele vai para Anderith tentar banir as Notas oferecendo sua alma em troca da do Richard, pois Kahlan ao proferir as três palavras sem querer ofereceu a vida dele para elas. Ann, vendo uma oportunidade de tentar salvar as Irmãs da Luz das mãos do Andarilho dos Sonhos, devido à falha da magia no mundo vai ao encontro do exercito da Ordem Imperial para resgata-las.

Paralelamente em outros lugares, a leitura se desvia para Anderith e outros personagens aparecem. Anderith é um lugar onde as pessoas que governam são maquiavélicas e que acontecem várias intrigas politicas, conseguinte descobrimos uma civilização dividida em Anders e Hakens.

Anders são pessoas que possuem cabelos negros e Hakens cabelos vermelhos.

Os Anders comandam e governam a cidade/país de Anderith e desde a tenra idade Hakens são ensinados por eles que possuem um caráter vil e maligno por causa dos seus ancestrais que invadiram Anderith, tomando-a deles.

Os Hakens voluntariamente compram a ideia e permitem ser oprimidos pelos Anders.

A leitura deste livro é incrível, Terry Goodkind só confirma mais uma vez sua criatividade e imaginação excelentes, o autor simplesmente te agarra e te puxa para dentro da história.

A trama contem bastante mistério e muitas surpresas e os elementos usados pelo autor me fascinaram. Muita coisa acontece, dá pra perceber a força do vinculo de Kahlan com Richard e como ele está no seu elemento como o Seeker, como aquele que traz a morte, como Lorde Rahl, como líder de D’Hara e como guia florestal. Ele é maravilhoso!

O inicio fala muito sobre magia e o que ela representa no mundo, o meio descreve sobre Anderith e este foi bem extenso, e me fez acreditar a maior parte do tempo que eu estava lendo outro livro, pois não conseguia ver a conexão com os dados dentro da história.

Contudo as repetições sobre os fatos dos outros livros continuam sendo uma coisa chata, entretanto o final é fantástico, com voltas e reviravoltas e o autor o conduziu com maestria.

A melhor cena eleita por mim foi a da Kahlan na casa dos Mortos com dois cadáveres e uma galinha demônio sussurrando “Mãe” pra ela, foi arrepiante!

A 5ª Regra do Mago:"Lembre-se o que as pessoas fazem, não só o que elas dizem, por atos você descobrirá uma mentira."

Apesar de ter gostado muito desta leitura, ela apresenta algumas falhas, que não atrapalharam, mas também não ficaram criveis, como por exemplo: Cara e Fitch em perseguição, eles não dormiram, não comiam, seus cavalos não ficaram cansados? Como explica eles chegarem com alguns minutos de diferença em Anderith?

Enfim, sempre ao término eu fico com uma lição para aprender sobre as condições complexas e o espirito humano o que me leva sempre a refletir.

O tema utilizado me seduziu por me fazer comparar com a realidade, as intrigas e as corrupções politicas, uma civilização inteira escravizada por lavagem cerebral, pessoas que preferem adotar para si mesmas crenças idiotas por medo/preguiça de serem livres, porque a liberdade tem um preço, ela não é de graça.

Embora alguns achem que a culpa não seja das pessoas e só dos governantes, afinal de contas a maioria – como no caso da situação do livro – não recebeu formação educacional, porém elas receberam outras informações que deram a elas oportunidades de questionarem.

Não conheço a proposta do autor e seria pretensão demais minha acreditar que ele quer inserir nas nossas mentes suas ideias e valores, como muitos acham que ele faz comparando sua leitura com a de Ayn Rand.

Eu já li os livros de Ayn Rand (estou até relendo), conheço sua proposta, mas todo o tempo em que leio esta série do Terry o que me vem à mente é: Qual o seu ideal?

Porém o modelo adotado pelo autor continua como no primeiro livro, ele fecha as pontas da história, mas prepara o palco para o próximo e eu já comecei a ler o sexto livro!

Eu recomendo, não só este livro mas toda a série Sword of Truth!

Avaliei com 5 estrelas.

Tata Bristow 25/07/2009

O livro que eu menos gostei da saga (por enquanto), muuuita enrolação com aquele pessoal chato de Anderith...

Mas me emo.cionei demais com Richard/Kahlan.. principalmente quando ela é espancada, perde o bebê e praticamente morre.. E Richard trás ela de volta a vida sem nem saber q é ela... Bom demais, chorei litros!
Letícia Black 03/04/2011minha estante
Muito obrigada pelo Spoiller. (y) Esse tipo de comentário não deve ser feito em uma resenha porque estraga a leitura dos outros.

André 24/06/2011minha estante
PQP, essa -- pessoa -- coloca spoilers em TODAS as resenhas da série!