Invisível ao toque

Invisível ao toque Nat Bespaloff

Resenhas - Invisível ao toque

Driely Meira 11/07/2013

Invisível ao toque
Ok, como expressar com palavras o que eu senti ao ler esse livro? Simplesmente me apaixonei pelos personagens, principalmente por Zac (nem preciso dizer que ele é o meu mais novo marido literário, né?). Svek é uma personagem maravilhosa, super engraçada e divertida (e um pouco louca também...). É incrível a forma humorada com que Nat escreveu a história, ri muito enquanto lia esse livro, mas não pude deixar de me emocionar com o final.

Svek é uma garota que há muito tempo não se relaciona com as pessoas. Ela se afastou de seus amigos e evitou relacionamentos amorosos desde que seu ex namorado, Caíque, suicidou-se, e desde então Svek vem se culpando pela morte dele. Ela passou por tempos muito difíceis depois que ficou solteira, e admiro a coragem dela (tirando a parte das bebidas, das drogas e todo o resto), tanto admiro que não conseguia parar de ler o livro até terminá-lo.

Svek é do tipo que adora esportes radicais, então não me admira que ela tenha uma moto (o que isso tem a ver com esportes? Simples, andar por ai numa moto não é pra qualquer um, eu, por exemplo, do jeito que sou medrosa, demorarei séculos para criar coragem e andar em uma.) e como ela estava se afastando cada vez mais dos amigos, sobrou lhe apenas Zac, um “fantasma” que ela “conheceu” enquanto brigava consigo mesma, e desde então, vem conversando com ele (e se passando por louca perto das outras pessoas, pois ela é a única capaz de vê-lo) e percebendo a cada dia, que está se apaixonando por ele.

“- Não posso olhar para um rosto que não existe.
- Mas pode olhar pra quem te ama”
Página 112

Zac é um amor de pessoa, e quando digo um amor, quero dizer que ele é um cara quase perfeito (quase porque ninguém é perfeito) e um amigo que toda mulher adoraria ter, mesmo tendo feito muitas borradas durante as suas vidas, ainda acho ele um máximo, e muito fofo ♥. Ele está sempre por perto quando ela precisa dele, e até quando ela não precisa, ajudando e fazendo - a sorrir, mas se sentindo péssimo por não poder tocá-la.

“– Quando se ama alguém, a gente quer presenteá-la, agradá-la – me fitou e apontou para todo o quarto – Queria encher esse quarto de flores, queria te dar o mundo. – Soltou os ombros- Queria... Queria poder ir até ali fora e te trazer um copo de café.” – página 127
Não mencionei antes, mas Svek tem os mesmos sonhos todos os dias, como se fossem capítulos de uma novela, cada dia uma continuação, acontecendo sempre nos tempos antigos, quando as bruxas eram enforcadas ou queimadas, e Victória (no caso, a “personagem” principal do sonho, Svek) era uma bruxa boa que curava as pessoas sempre que possível, mas ainda assim muita gente a queria morta. Ela nunca levou a sério esses sonhos, e nunca contou á ninguém.

Esse foi um dos melhores livros que eu já li, e também uma das melhores histórias, com os melhores personagens. Queria agradecer a autora, Nat Bespaloff, pela oportunidade de conhecer uma história maravilhosa como essa e cheia de emoções. Muito obrigada, Nat, espero que você escreva mais livros, pois amei esse...rsrs

Josy1.4 17/05/2023

Eu não sou fã desse tipo de história. Até porque não acredito em reencarnação. Mas a história é tão envolvente, que você simplesmente não consegue parar de ler.
A forma de representação do amor da forma mais intensa e transformadora que ela é. Eu chorei, ri, me emocionei, gritei... Muito boa a história. (Os meus post-it acabaram todas ?kkkkkkk)

Ps: Só não gostei do final. Acho que ele ficou aberto....

Juliana 05/12/2013

Resenha especial
Poderia desferir elogios à autora, muitos deles, todos merecidos, mas correria o risco de parecer bajuladora, e a Nat é uma autora de mão cheia, talentosa demais, portanto, merece muito mais do que apenas elogios soltos. Então vou dizer toda a verdade com palavras certas, pautadas em bons argumentos.

Invisível ao toque é um livro produzido de forma independente, mas o leitor mais atendto verá que toda a produção tem um nível de qualidade elevadíssimo. Capa, diagramação, ilustrações lindas, revisão impecável. Tudo nos conformes, o que mostra a devoção da autora para com sua obra, e isso, é de suma importância.
Falando da história, quando nos deparamos com escritores em sua primeira obra, podemos perceber certo ar amador em sua construção de texto. O que é muito aceitável e plausível, não alterando seus méritos. Acredito que isso vá acontecer comigo quando eu publicar o meu, mesmo com toda a minha dedicação e constante revisão, afinal, o que sou eu além de uma amadora? MAS ISSO NÃO ACONTECE NESSE LIVRO.
A escrita é fluente, não há nenhum ponto onde sua atenção fique presa, no sentido de precisar de uma melhora. Os diálogos, realistas. É possível imaginar que as pessoas estão mesmo falando naquele momento, daquele jeito, como quando você está conversando com um amigo.
A história, original e linda!
Como não se apaixonar por Svek? Afinal, ela é uma pessoa de verdade, não uma caricatura perfeita de princesa, e nem uma mocinha indefesa em apuros, muito menos uma garota sem sal que descobre habilidades especiais. Ela pode ser você, eu, sua amiga, sua prima... Com defeitos, cometendo erros, enchendo a cara, ficando deprimida e fazendo piada com tudo. Amo essa personagem por ser tão humana, por ter me feito rir, por ter pensando nas coisas mais improváveis e ter crescido tanto durante a narrativa, a ponto de terminá-la com a maior e mais sábia de todas as conclusões: que se dane o destino, eu vou amar quem eu quiser.
E como não se apaixonar por Zack?
Cooomo?
Um personagem lindo (imaginei-o como o modelo da contra capa), romântico, as vezes até demais e cheio de mistérios. Mistérios que quando são revelados, parecem até meio antagônicos, mas quer queira, quer não, você vai ama-lo mesmo assim. É o efeito Zack.
O romance dos dois é um tanto peculiar. O segredo dessa peculiaridade está logo no titulo do livro...
Svek passa a ver Zac depois de bater a cabeça em um acidente de percurso, digamos assim. Depois que Zac descobre que a amada agora pode vê-lo, percebemos que, na verdade, ele sempre esteve ali. Mas... lindo, perfeito, encantador, ela não pode tocá-lo, e ele não consegue enxergar a si mesmo. Seria Zac um Anjo, um espectro, um fantasma, uma alucinação? Será que ele é o homem que ela vê em seus sonhos? Ou não?
Essas perguntas ficam no ar, e enquanto isso os dois desenvolvem seu romance, sendo que só Svek consegue vê-lo, muitas vezes passando por louca no meio da rua por não resistir e acabar respondendo a ele. Aos poucos ela se apaixona tanto pelo rapaz, que se isola do mundo para poder passar todo o seu tempo com ele, afinal, o que seus amigos achariam daquele espaço vazio na cadeira de cinema, ou na foto em grupo, o braço de Svek contornando o nada, o ombro invisível do namorado...? Definitivamente, a relação dos dois poderia leva-la ao hospício... Mas essa loucura foi o que trouxe a vida de volta a ela, depois de passar tanto tempo se culpando pela morte do ex namorado, depois se tanto isolamento e tristeza, que fizeram com que Svek desenvolvesse até mesmo alguns comportamentos auto destrutivos...
A história tem flashs dos sonhos de Svek, e o mistério só vai crescendo a medida em que as páginas vão passando, até que não dá mais para aguentar tantas perguntas e perguntas e o peito vai ficando apertado, coração disparado e BUUM! O final chega... As ultimas páginas são reveladoras, e acho que poderia até ter sido um pouco mais longa a conclusão da parte da Morgana, mas a verdade é que quando as últimas palavras chegarem para você, meu leitor querido, você vai ficar com a boca aberta e o coração na mão, querendo mais...
Eu queria mais...
E por querer mais, foi que eu entendi que a autora foi brilhante ao escrever esse livro, pois esse efeito só mostra que ela chegou onde queria. Ela me conquistou.
Nat escolheu sabiamente as palavras que usou; criou personagens apaixonantes e escolheu rumos imprevisiveis e um desfecho surpreendente.

Indico para todos, amigos, leitores, familiares. Nossa literatura acaba de ganhar um talento nota 10, e tenho certeza que ainda verei o nome de Nat nas melhores noticias, nos prêmios, no lançamento por uma grande editora.
É um pressentimento bem pautado nessa experiência de leitura.

E Nat... se eu fosse escolher alguém para abraçar, eu também escolheria o Robert Pattinson... haUHAUhauH :*

site: http://meninalibelula.blogspot.com.br/2013/12/resenha-de-livro-invisivel-ao-toque-nat.html

Adê 27/03/2021

Livro lindo
Amei a história e melhor ainda por ser uma leitura nacional.

Yara Prado 18/01/2014

Invisível ao toque.
Antes de tudo, vamos combinar que está capa é um charme? Ai, como ela é linda! Assim como toda a diagramação interna, que está um arraso! E olhe, o livro foi publicado de maneira independente. Sinceramente? O capricho nesta diagramação (e até na revisão, pois encontrei poucos erros) ganha de muitos livros lançados por editoras grandes, então meus parabéns para o ser abençoado que fez este trabalho! :D Agora, chega de falar sobre a beleza estética e vamos para a literária.

Comecei o livro com as expectativas em alta e fui surpreendida, pois Svek é uma protagonista muito agradável e humana. Seus problemas, sentimentos e atitudes realmente remetem a uma pessoa que podemos encontrar no caminho da escola ou do serviço, e até nós mesmos. Me identifiquei com várias passagens do livro, pois a protagonista, na busca por entender toda sua situação, reflete bastante, mas sempre de forma leve. Isso, leve, a narrativa da autora é leve. E envolvente. Principalmente quando quem está narrando tudo é a Svek. Em alguns momentos a autora muda o ponto de vista e eu não gostei muito do modo como Zac narra, pois ele é meloso e apaixonado demais. Svek é mais centrada, apesar de alguns surtos.

Falando sobre dos protagonistas, o envolvimento deles é gradual e divertido, mas não gostei da explicação que a autora deu para este aspecto, assim como a explicação para os sonhos recorrentes de Svek, e este foi o ponto chato, pois realmente esperava outra coisa. Qualquer coisa, menos o que encontrei, que achei um pouco forçado e sem graça. Isso não tira o mérito da obra, afinal é só um aspecto negativo e o livro é repleto de positivos, mas tirou um pouco do brilho que ele estava adquirindo.

Tenho certeza que outras pessoas irão amar a tal da explicação, pois ela é interessante, só não achei que se encaixava aqui, então é certeza que o livro pode se tornar um dos favoritos de bastante gente, porém, comigo ele só consegui o título de um bom livro. :D

site: Blog Ilusões Escritas. http://www.ilusoesescritas.com/

Lina DC 06/07/2013

Nat Bespaloff me surpreendeu com sua escrita delicada e ao mesmo tempo emocionante e com personagens tão imperfeitos e cheios de vícios, que se tornam parte do leitor por serem tão humanos, apaixonantes e convidativos.
A trama principal se passa em Campos do Jordão, cidade natal da autora, onde conhecemos Svektlana, mais conhecida como Svek, uma jovem que há três anos sofreu com uma tragédia envolvendo Caíque.
"Desde então, a vida tornou-se um suicídio diário". (p. 19)
Atualmente, é uma analista financeira de uma grande empresa, mas não gosta do que faz. Svek vive desconectada, seu corpo e alma não conseguem se juntar. Ela se sente deslocada, não consegue amar e ainda por cima tem sonhos vívidos de outras épocas. Vivendo, ou melhor, sobrevivendo dia após dia, Svek conta com o apoio incondicional de sua mãe, uma artista talentosa (e fã do Jack Sparrow), Felipe, seu amigo completamente apaixonado por ela e sua melhor amiga Sammy.
Quando está praticando rapel (é o único momento em que Svek mostra-se "viva"), ela encontra Zac, um jovem misterioso. Zac demonstra um enorme fascínio por Svek, que inicialmente mostra-se sem jeito, mas que começa a ser cativada pelo Zac. O problema é que Zac não é quem exatamente diz, e ainda parece estar relacionado com os sonhos vívidos de Svek. Enquanto Svek começa a ganhar gosto pela vida, vai se ver envolvida em meio de uma tragédia secular.
É uma trama que aborda o sobrenatural sim, mas principalmente o perdão e a importância de se corrigir os erros cometidos. Conforme comentado anteriormente, os personagens retratados nesse livro erram, possuem vícios (com bebidas, drogas), mas precisam e vão amadurecendo conforme a leitura avança. E se você cometesse um erro que custasse a vida alheia? E a sua própria alma? Você seria capaz de perdoar alguém que mudou o curso da sua vida? São essas e tantas outras questões discutidas na trama.
O livro é simplesmente emocionante e o final me fez dar pulinhos de alegria de tão fofo que foi!
Em relação a revisão, diagramação e layout, eu simplesmente fiquei apaixonada pelo trabalho realizado. O cuidado na revisão, os detalhes enriquecedores nos capítulos, tudo isso e muito mais somado a uma trama bem escrita tornou o livro incrível.

Essa resenha será publicada no blog Acordei com Vontade de Ler.

Karine547 18/07/2013

Invisível ao Toque é narrado por Svek, uma mulher de 20 anos que tem uma veia artística e uma tendência a esportes radicias. A protagonista perdeu toda a confiança em relacionamentos e na sua capacidade de amar. Sendo essa incapacidade um dos muitos motivos dela se sentir culpada pela morte do seu ex-namorado, Caíque.

Aliado a esses fatores, Svek tem sonhos que sempre se repetem. Esses envolve ela na pele de uma mulher dos séculos passados chamada Victória, uma suposta bruxa na época da inquisição. Esses sonhos envolvem perseguições e dois personagens desconhecidos que a deixam abalada.

Durante essa época turbulenta da sua vida, no momento em que ela se sente perdida, Svek conhece Zac. Esse é um jovem lindo que possui umas certas manias estranhas e alguns comentários que a deixam curiosa e irritada ao mesmo tempo.

Quando iniciei a leitura de Invisível ao Toque estava esperando um romance feliz daquelas paixões arrebatadoras e fofas. O livro, porém, ultrapassa esse simplismo e passa a utilizar de vários artifícios capazes de deixar a trama maravilhosa.

A protagonista foi um dos fatores que tornou a leitura muito boa. Isso porque, além de narrar o livro, ela passa os sentimentos de angústia, confusão e solidão que a vida dela se tornou. Ela se encontra naquele estado "corda bamba" no qual tenta se manter em pé apesar das dificuldades, mas nem sempre sendo bem sucedida. Ainda que utilize aqueles sentimentos durante a narrativa, a obra não se torna pesada, cansativa ou depressiva.

Ao meu ver, essa leveza do livro veio com o próprio mistério construído em volta dos protagonistas e alguns personagens secundários. Além dessa sensação de descoberta que paira entorno do livro, a relação entre Zac e Svek acaba tornando a história mais fofa.

A medida que vai chegando o final os mistérios vão desenrolando e os seus sentimentos entram em conflito porque você não sabe mais de que lado toma partido, o que/quem defende. Seus sentimentos se tornam tão confusos quanto o da personagem. E eu confesso que o final não terminou do jeito que eu esperava, mas ainda sim não deixou de ser ótimo.

site: http://girlspoiled.blogspot.com.br/2013/07/resenha-invisivel-ao-toque-nat-bespaloff.html

Mary 06/08/2014

Invisível ao Toque: Uma surpresa e tanto *O*
Svektlana é uma garota de personalidade forte que gosta de aventuras e rejeita todo e qualquer um que possa vir a gostar dela. Os problemas e conflitos, que estão sempre batendo à sua porta, são um verdadeiro estimulo para pegar sua moto, o equipamento de rapel e fugir de tudo.

Logo no começo, conhecemos Svek e as pessoas que fazem parte da sua vida. Sua mãe, com quem Svek sempre se preocupa em não magoar, é uma talentosa artista que cria incríveis esculturas realistas. E seus amigos. Todos com uma enorme preocupação com ela. Empenhados em ajuda-la a sair do reduto que criou em torno de si. Após o término de um relacionamento que a destruiu, Svek se atormenta com a culpa, além de ter que lidar com os sonhos recorrentes e intensos que se passam em épocas antigas.

Num desses momentos de fuga, Svek sente uma estranha força que a cerca na floresta, um vinculo protetor que só se tornou mais forte após um estranho fenômeno salvar sua vida.

"Desde então, a vida tornou-se um suicídio diário"

Se já não fosse suficiente tantos conflitos internos, Svek conhece Zac. Misterioso e protetor, Zac a faz ficar ainda mais confusa em relação aos sentimentos despertados, que ela nunca havia sentido por nenhuma outra pessoa. O desenvolvimento da relação entre os dois é gradual o que torna tudo, apesar de mágico, real. O diálogo entre eles é de fazer parar muitas vezes para rir e também para suspirar.

" - Se alguém te desse uma passagem para o inferno você iria?
- O que? Mas o que isso tem a ver com a história?
- Entenda que qualquer lugar que eu vá longe de você é um inferno para mim. Não posso aceitar esse convite ir embora, desculpe. Gosto do paraíso. "

Os dois constroem um vínculo e amor e amizade lindo, aos poucos Svek vai descobrindo o motivo das ações estranha de Zac e a imensidão de todo aquele mistério.

"É revigorante encontrar a perfeição. Mesmo que o perfeito seja torto, quebrado, arranhado, esquisito...
Porque, de um jeito ou de outro, essa imperfeição é perfeita pra mim.
Sim, ele é perfeito pra mim."

O livro foi uma surpresa e tanto, comprei por gostar da sinopse e também por estar numa época de comprar bastantes livros nacionais. Sim! É nacional. Mas eu nunca imaginei que seria tão bom.
Com certeza vai para a lista dos melhores do ano.

A capa também é perfeita. Não poderia ter uma que melhor encantasse e ao mesmo tempo representasse tão bem a história do livro.
A escrita é leve e flui de uma maneira maravilhosa, em poucas horas eu já tinha passado da metade do livro. Ao final, depois de tanta intensidade, tudo que você sente é uma tremenda satisfação e uma vontade de ler mais.

A autora, Nat Bespaloff, também é uma ótima desenhista. Ela tem uma página no Facebook onde posta tirinhas de humor.

Com certeza indico Invisível ao Toque.

Nicolle 07/04/2014

A história flui impactante e cada detalhe é encaixado muito bem. Perfeitamente equilibrado entre o humor e o drama, a leitura te envolve até o fim, fazendo rir e se emocionar com cada capítulo e cada descoberta da história que te faz ler tudo de uma só vez.

Meus Livros, Meu Mundo 12/08/2013

Apaixonante!!!
Antes de mais nada, quero dizer que este livro foi uma enorme surpresa pra mim. A autora Nat Bespaloff, o publicou de maneira independente. Ela entrou em contato comigo, aqui pelo blog, pra saber se eu teria interesse em conhecer e resenhar seu trabalho. Eu aceitei de coração, pois quem acompanha o blog sabe o quanto apoio a literatura nacional. E estou sinceramente feliz por ter aceito, é uma historia única, divertida, intensa, onde a autora nos transporta facilmente para o mundo que ela criou.

Bom... em Invisível ao Toque, conhecemos Svek, uma garota com seus 20 anos que após um final de relacionamento traumático se fecha para o mundo e para o amor. Apesar de adorar se aventurar em esportes radicais, nos assuntos do coração Svek prefere estar bem segura, distante e isolada de qualquer sentimento. A moça também tem sonhos rotineiros onde ela se vê no corpo de outra pessoa de nome Victória em uma época bem distante. Os sonhos a assolam todas as noites, como se contasse a ela uma historia, como se fossem lembranças. Svek não sabe o que pensar sobre esses sonhos. Em um de seus momentos de aventura, praticando esportes radicais em uma reserva local que ela costuma frequentar, Svek acaba conhecendo o enigmático e misterioso Zac. Ela que não se permite jamais qualquer tipo de sentimento, é pega de surpresa ao se sentir subitamente atraída por Zac. Estranhamente, Svek parece conhece-lo de algum lugar, é como se já se conhecessem a muito tempo. A relação entre eles vai se agravando, ambos vão se aproximando de maneira desesperada, e Svek começa a querer desvendar os mistérios que cercam Zac. Mas a moça nem imagina o motivo dele estar ali, e que somente por ela que ele faz tudo o que faz.

Estou ansioso para vê-la, ter overdose da presença dela, me esbaldar. Não vou deixa-la nunca mais.
Estou caminhando, foi fácil localiza-la. Lógico que seria, pois para onde quer que eu vá, ela é meu norte.

A história é muito bem contada e muitíssimo bem construída, é uma historia que fala de tempos passados e presente, fala de bruxas de uma época muito distante, mas ao mesmo tempo é uma história atual.
Uma história de amor única, e também tão frágil, nos faz torcer o tempo todo para que as coisas realmente comecem a dar certo pro Zac. Ele é um fofooo, e eu realmente gostaria de ter um "anjo da guarda" assim, com belos olhos verdes. hahaha Sim, pois é mais ou menos isso que Zac é pra Svek, meio que um anjo da guarda.

A historia te deixa agoniada, querendo que dê tudo certo para os personagens, a gente acaba se apaixonando junto com eles, mas aí a gente sabe também que é impossível que eles deem certo, pela real condição de Zac. Mas mesmo assim, vamos lendo e pedindo o tempo inteiro por um milagre para os dois.
Ainda tem Morgana a enigmática mulher que está presente nos sonhos e também na realidade de Svek, eu fiquei com raiva dela em alguns momentos e até as últimas páginas eu não conseguia decidir se ela era boa ou má. Enfim... é um livro que te prender, te domina do início ao fim.

O final é surpreendente, eu em momento algum imaginava que haveria esse desfecho, essa surpresa deliciosa. Foi sensacional!!!!
Eu realmente fiquei em êxtase com o fim do livro.

A escrita da Nat é simples, corrida e descontraída, um conjunto perfeito para uma historia apaixonante!

Eu realmente espero que vocês leiam. É uma historia linda que merece ser conhecida e admirada!

site: http://www.meulivromeumundo.com/

Ana Izabel 11/11/2013

Compartilhando uma Paixão
Se me pedissem pra descrever esse livro em uma frase, eu diria que “ele me fez acreditar em destino, e me fez acreditar também que ELE PODE SER MUDADO”!

Sinto imenso prazer e alegria em poder, no meu primeiro post neste blog, resenhar o trabalho tão lindo que é Invisível ao toque.

Obra maravilhosa de estreia da Nat Bespaloff, que apesar do nome diferente, é BRASILEIRÍSSIMA, tem 25 anos e mora em Campos do Jordão/SP. A Nat é uma autora independente (sim, ela mesma lançou seu livro) e vende-o em um site específico.Li alguns trechos do livro em uma página do facebook que eu curto e fiquei super interessada (eu me apaixono pelos livros lendo os trechos, rsrs). Assim que vi onde vendia, corri para pedir o meu. A Nat é supeer fofa, autografou o livro e tudo e assim que chegou não aguentei, sabe aquele livro que fica na sua estante te chamando ? Pois é, assim foi com Invisível ao toque, me chamou, me ganhou e eu não consegui parar enquanto não acabei de ler (gastei um dia, apenas =).

Bom, o livro conta a história da Svek, uma motoqueira bonita e independente de 20 anos, que mora sozinha e é apaixonada por esportes radicais. Sentindo-se culpada pela morte de seu ex-namorado, ela acaba entrando em uma grave depressão. Sem ter vontade de sair com os amigos e de se divertir, é como se Svek também tivesse deixado de viver. Além disso, ela é perseguida constantemente por sonhos estranhos, como se fossem trechos de sua vida passada.

"Desde então, a vida tornou-se um suicídio diário"

É em uma de suas idas para o horto florestal, onde costumava praticar rapel, que ela conhece Zac, um garoto lindo, porém incomum, que se torna seu grande amigo e por quem acaba se apaixonando (aah, mas como não se apaixonar por ele, além de fofo, está sempre por perto quando ela precisa, lhe salva de confusões e sempre escuta seus problemas).

Zac é um exemplo de amor sem limites, amor protetor, amor de amigo, amor de amante, de cuidado, de interesse pelo outro, de querer estar junto. Ele consegue despertar em Svek emoções e sentimentos que ela até então desconhecia (e que ela tinha medo, do qual ela fugia), e juntos, eles irão viver uma linda história, dessas que te faz acreditar no amor, em destino. Dessas que te faz querer viver algo intenso.

"Como pode, no meio de tantas pessoas espalhadas no mundo, a gente ser ligado apenas em uma ?"

O livro é cheio de mensagens lindas, o meu inclusive tá cheio de post-its

A narrativa flui perfeitamente, o livro te prende do começo ao fim, faz a gente se sentir realmente no meio da história, torcendo pra dar tudo certo.

Eu sempre gosto de descobrir livros bons e que ainda são pouco conhecidos, que não tem muita expectativa em cima, que você consegue se jogar sem tentar imaginar o final, e creio que este ano a Nat me deu isso de presente.

Super indico pra qualquer pessoa que gosta de um bom romance, e até mesmo para aqueles que não curtem muito, a história não é "melosa", não é forçada. E além do mais fala também de amizade, de família, de perdas, e o melhor de tudo, é muito ENGRAÇADO, a gente se diverte com o jeitinho da Svek, com o encanto do Zac (suspiros). É um livro que te deixa feliz, triste, te faz dar gargalhadas, te EMOCIONA!

Parabéns à Nat! Me orgulho de ter talentos como ela aqui no Brasil, bem pertinho de nós. E que eu possa me emocionar infinitas vezes mais, que eu possa sentir novamente tudo que esse livro me fez sentir!

site: http://minhaaqueridaestantee.blogspot.com.br/2013/11/resenha-invisivel-ao-toque_5.html

Eric 11/11/2013minha estante
Entrou na lista de livros a ler depois dessa resenha... deve ser muito fofo ler =D

Julie 29/07/2013

Resenha: Invisível ao Toque
Há uns dias atrás, recebi o livro Invisível ao Toque, um presente da autora independente Nat Bespaloff. Apesar do nome diferente, ela mora aqui no Brasil, mais exatamente em Campos do Jordão (SP). O livro chegou super rápido e, como estava lendo um outro (que depois faço resenha!), tive que adiar a leitura de Invisível ao Toque.

Finalmente, na quarta feira passada eu consegui começá-lo. Como o terminei ontem, decidi passar a resenha deste na frente. Vocês vão entender o motivo já já!
Comecei a ler Invisível ao Toque na madrugada de quarta para quinta-feira. Logo de cara, li uns cinco capítulos e confesso: só parei porque o sono me venceu. Fiquei super viciada na leitura, na história, nos personagens... Sabe aquele livro que te prende e que não te dá descanso até finalizá-lo? Pois é!

A história é super bem escrita e, apesar de as vezes ser narradas por personagens diferentes, não é nada confusa. Além disso, ela mistura vários temas diferentes, como morte, suicídio, drogas, vidas passadas e, claro, amor (principalmente aquele quase impossível). É um daqueles livros que, além de frases lindas, te deixa pensando em vários assuntos referentes à vida.

Uma das coisas mais fascinantes na história é que ela é toda cheia de enigmas. A gente fica toda hora se perguntando quem é fulano, o que ele está fazendo... E acredito que é uma das coisas que mais me prendeu à leitura. Além disso, chega um ponto na história que você não sabe se sente dó ou raiva de um dos personagens - que não vou contar quem é para não acabar em spoilers.

Quase no final do livro, acaba ficando angustiante a curiosidade de saber o que, afinal, vai acontecer com a Svek - personagem principal. É como se ela fosse uma amiga que você torce muito por ela, sabe? Dá vontade de saber o que vai acontecer com sua vida, com quem ela vai ficar... Ah, e claro, ainda tem o Zac. Ahhhh, o Zac... (suspiros) Não sei se fiquei mais aflita por não poder ajudar a ele ou a Svek. Dúvida cruel!

Invisível ao Toque é um daqueles livros que vale muito a pena ler. A história é fascinante. A escrita é impecável. Os personagens são apaixonantes. E o romance não é daqueles chatos. Pelo contrário: é diferente, cheio de barreiras e o casal conquista o leitor de uma forma inexplicável. É um amor sobrenatural, mas que faz do possível (e, mais ainda, do impossível) para acontecer e se realizar.

Para quem se interessou, a Nat - autora do livro - está vendendo o livro, que foi publicado de forma independente, em seu site (clique aqui) por apenas R$ 16,00 (frete incluso). Invisível ao Toque está super bem diagramado e com a escrita impecável (não encontrei nenhum erro de português nem nada, gente!). Vale a pena a aquisição e, mais ainda, vale a pena a leitura. De todo o coração: indico!

Também quero aproveitar o post para parabenizar a Nat pela iniciativa de publicar o livro de forma independente e, claro, desejar todo o sucesso do mundo. Invisível ao Toque é uma história linda e tenho certeza que ainda vai fazer conquistar muitos leitores e fãs por aí!

site: http://www.juliedebatom.com/2013/07/resenha-invisivel-ao-toque.html

Mila F. @delivroemlivro_ 01/08/2013

Emocionante, encantador isso tudo com uma narrativa viciante!
Primeiro livro da paulista Nat Bespaloff, Invisível ao Toque, publicado de forma autônoma é capaz de conquistar o leitor logo nas primeiras linhas.
Svektlana, 20 anos, mais conhecida como Svek é uma garota normal, mas não consegue se apaixonar por ninguém e carrega a culpa de ter provocado o suicídio de seu ex-namorrado: Caíque. Além disso, ela tem sonhos todas as noites. Sempre os mesmos sonhos de uma época remota em que sonha com uma mulher chamada Victória, um padre chamado Laurent e bruxaria.
Svek é uma personagem bem madura e ao mesmo tempo tem suas infantilidades provenientes de seus traumas e medos – acredito que todo ser humano tem isso – e quer viver uma vida apagada, entretanto gosta de esportes radicais e evita a todo o custo o amor, pois não se sente capaz de amar ninguém e não deseja que ninguém sofra por amá-la. Entre eles está Felipe, seu amigo, que diz amá-la. Ela o rejeita.
Contudo, em um dia Svek acaba conhecendo Zac (Zachary) e uma amizade passa a ser construída e da amizade surge o amor, mas Zac esconde um segredo e evita conhecer a todos que cercam Svek o que a deixa intrigada e a leva a conhecer o segredo de Zac. Segredo que a incomoda, mas que não faz com que o amor que criou diminua.
Nat Bespaloff tem uma escrita cativante, durante todo o livro você fica preso a cada palavra, tem sarcasmos, ironia e piadinhas tudo na medida certa e muitas referências musicais [acho isso muito legal nos livros]. Ela criou personagens fantásticos embora tenha que confessar que Svek é um pouco desastrada e meio que negligência seus amigos Felipe e Sammy e inclusive sua mãe, senti que a autora não quis focar nesses laços, mas sim no romantismo e no sentido de uma vida e do amor. Não vou dizer que o livro não é chichê, pois ele é bem previsível, mas ao mesmo tempo guarda muitas surpresas e isso cativa demais.
Em suma, gostei bastante do livro, pela história, pela narrativa, enredo e diagramação tudo muito caprichado. Invisível ao Toque, definitivamente é aquele livro que desejo que todos tenham a oportunidade de ler e mais, boto muita fé na Nat, uma talentosíssima escritora a qual espero que nos presentei com um novo livro em breve.

Camila Márcia

site: http://www.delivroemlivro.blogspot.com.br/

Karina 25/08/2013

MEGA surpresa com esse livro. Maravilhoso!
Escrita fácil de ler, texto muito envolvente, história incrivelmente bem construída.
É uma daquelas fantasias que nós faz acreditar que tudo é possível e que o amor sempre vale a pena.

Estela | @euviestrelas 06/09/2013

Leitura Inesquecível
Como falar sobre um livro que me conquistou desde a capa? Bem, vamos ao começo, Svek tem 20 anos e mora sozinha, depois de ocorrer um acidente com seu ex-namorado com o qual ela acabara de terminar vive uma vida de culpa e evita sair de casa para se divertir, e não adianta nada seus amigos insistirem, e por mais que ela queira ou tente, nada faz seu coração bater por alguém.

"Felipe tem razão. Não tenho vontade de fazer nada; de que adianta fazer algo, querer algo? A minha vida não é minha, o que quero não depende exclusivamente de mim; então para que lutar? É como ser jogado em uma esteira em movimento. Você só tem de correr, correr e correr, por mais que não queira, pois caso pare... Você vai ser jogado para trás e se machucar. [...] Isso para mim é a vida. Somos jogados aqui; vidas já existem; sabemos que a qualquer momento não existirão, e você só tem que seguir o fluxo, instintivamente ir, até o corpo aguentar." (p.38)

Além de tudo Svek sempre tem os mesmos sonhos, em uma época muito distante ela é uma garota chamada Victória, cuja é acusada de ser uma bruxa pelo simples fato de ser grande conhecedora de ervas e cuidar dos doentes e feridos. Nesse mesmo sonho além dos doentes e outras pessoas do lugar onde vive, há um Padre e um garoto que sempre aparecem nos mesmos. Com esses sonhos sempre a "perturbando" e todos os seus demais problemas, Svek como uma boa amante de esportes radicais, as vezes pega sua moto e vai até a cachoeira praticar rapel, ou até mesmo relaxar um pouco. E é lá que ela conhece o lindo e misterioso Zac.

"Acho que Zac tem um imã com magnetismo que puxa todos os meus melhores sentimentos escondidos e os faz ficarem à mostra. Não digo que fica visível a todos, mas pelo menos a mim mesma. Sinto-me bem. Bem feliz. Bem do avesso. O que antes era triste, hoje é só felicidade."

Bom como eu não gosto de dar spoiler me segurei pra não contar demais (risos). A Nat publicou um livro lindo, tanto de conteúdo como fisicamente, a história me conquistou desde as primeiras linhas e meu desejo era não parar de ler até virar a última página, mas é claro que como uma boa leitora eu briguei muito com o livro, mas não resistia e pegava ele de volta, sem falar do tanto que eu ri com a Svek e para completar a lista de emoções, quase chorei (não é fácil um livro fazer isso comigo).

O livro é lindão, além da capa linda, por dentro ele é muito caprichado com folhas amarelas e cada começo de capítulo a folha é toda enfeitada e tem a imagem de uma garota, as letras possuem fontes diferentes e podemos facilmente diferenciar quando Svek está sonhando e quando ela está nos contando a história, e pasmem, o livro foi publicado pela própria Nat, não foi por uma editora. Amei todo o trabalho da capa e da diagramação que foi feito por ninguém mais, ninguém menos do que a Marina Avila que faz capas lindas.

A leitura é muito rápida, e me senti em Campos do Jordão vivendo tudo ao lado da Svek e do Zac, tanto os personagens principais quanto os secundários são muito bem construídos, sem falar nas descrições dos lugares com perfeição. A história além de envolvente é diferente de tudo o que eu tinha visto, não pense que é mais uma historinha de amor porque não é. É uma leitura inesquecível e muito recomendada, se você ainda não tem o seu exemplar corre lá comprar. Beijos

site: http://estantedecristal.blogspot.com.br/2013/09/resenha-invisivel-ao-toque-nat-bespaloff.html