Mentes & Manias

Mentes & Manias Ana Beatriz Barbosa Silva

Resenhas - Mentes e Manias: TOC: Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Dg 30/07/2023

Aquele livro que a gente vai lendo e percebendo que a gente já teve várias dessas manias tbm, e o quanto conhecemos pessoas que passam por situações mais complexas e podemos orientar a necessidade de acompanhamento.

Lizabet 06/05/2023

Toc
Ótimo livro para quem tem interesse no assunto, tem relatos muito reais.
Fala de tudo, desde o medicamento ao diagnóstico.
E para completar foi escrito perante as referências do DSM5, tendo até referências aos transtornos semelhantes.

Isa 14/04/2023

Como uma pessoa que está sendo tratada do toc, achei bem interessante esse livro e me fez perceber coisas que acontecia que nem eu mesma tava vendo e outras que eu estava vendo mas estava com extrema vergonha de falar isso pra psicóloga (minha psicóloga que se prepare).
A autora explica tudo direitinho, de maneira fluida e achei divertido as pessoas contando seus próprios relatos. Basicamente só não dei tanta nota porque eu fiquei um pouco entediada no final, mas de resto eu gostei bastante.

Manu 10/01/2023

li sendo uma pessoa diagnosticada com TOC e em tratamento psiquiátrico e psicológico, me identifiquei em muitos momentos, apesar do meu tipo de TOC não ter sido muito abordado. Gostei da parte sobre o tratamento, tem várias coisas que eu não sabia e que com certeza vou aplicar no meu

Martony.Demes 28/11/2022

Mais outro curto e interessante livro de Ana Beatriz. Desta vez é sobre TOC e todo seu espectro com variações de transtornos, seja impulsivo, seja compulsivo.

Primeiro, meu interesse por esse tipo de leitura é para entender alguns comportamentos de pessoas com Transtornos obsessivo-compulsivo. E assenti que há muita gente próxima que possui traços de algum desse TOC. É impressionante!

Beatriz apresenta conceitos, cita exemplos e esclarece alguns pontos e como pode-se fazer tratamentos e cuidados com pessoas próximas que estão dentro desse espectro.

Quem quer escrever personagens para livros, complexos ou com algum desses TOC é sim interessante ler essa obra e entender como pode-se construí-los. Que é meu caso, quem sabe.

Recomendo!

Matheus Italo 15/10/2022

Útil para portadores do TOC e seus familiares
O livro fornece um entendimento sobre o transtorno obsessivo compulsivo e finaliza com dicas importantes sobre a terapia. Acredito que pode ser muito benéfico para portadores dessa condição e familiares, haja vista que desmistifica a doença, descreve diversas manifestações dela e busca explicar as razões biopsicossociais para alguém desenvolver o transtorno.
Também fornece um panorama geral sobre a terapêutica disponível contra a doença, desde os medicamentos (e a forma como agem no organismo) até as técnicas cognitivo-comportamentais.
Vale a pena a leitura.

isabelaferrez 21/07/2022

Esperava mais
Comecei a ler com expectativas bem altas, mas não gostei muito da escrita da autora, ela traz informações interessantes sobre o transtorno e sobre o tratamento mas no geral é bem ?blé?.

09/02/2022

Maravilhoso e acolhedor
Assim como outros livros da Ana Beatriz, esse é muito completo e educativo. Aborda desde questões relativas aos tipos de TOC quanto às possíveis causas. O que mais gostei foi a "inversão" feita pela autora, de TOC para COT (não vou dar spoilers, então estou aqui indicando a leitura, pra você ir descobrir do que se trata).
Muitas vezes vemos uma pessoa com transtorno mental como alguém que tem uma mente que "funciona errado", quando, na verdade, é apenas uma mente que "funciona diferente". Esse livro nos traz isto, também.
Fica aqui minha indicação para quem quer estudar o TOC, ou mesmo para quem sofre com ele.

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/

Ira 13/12/2021

Linguagem acessível para todos os públicos
Leitura beeem rápida, linguagem fácil. Bom livro para quem não conhece o transtorno e para desmistificar ideias tão comuns que não correspondem à patologia.

Cris 26/06/2021

Ana Beatriz Barbosa Silva apresenta de forma clara e precisaas diferentes formas demanifestação do TOC e de outras disfuncionalidades do espectro TOC.A autora analisa ainda as possíveis causas e as diferentes formas de tratamento desse transtorno quetanto desafia a medicina.

Jadson 06/05/2021

"Não há por que achar que certos transtornos são menos nobres que outros e desmerecem seu portador. Não tem lógica pensar
que alterações no sistema nervoso que causam dificuldades de comportamento sejam mais vergonhosas que doenças como pneumonia ou diabetes. Acho que todos nós temos características latentes
que, em determinadas condições, nos farão reagir ao estresse de determinadas maneiras. E alguns são mais sensíveis que outros...
Então, que atire a primeira pedra quem nunca deu três toques na
madeira pra isolar!"

Fabiana.Marino 29/11/2020

Esses livros da Ana Beatriz são fantásticos!
Nessa obra, mais uma vez a autora esmiúça o TOC de forma fácil para quem não é da área. Fácil de ler e nos faz pensar bastante.

DI @poesiadoslivros 25/05/2020

Leitura de fácil compreensão
A cada livro que leio da Dra. Ana Beatriz percebo o quanto existem pessoas que nasceram com o dom de escrever, apesar do tema difícil, a escrita dela é simples e qualquer pessoa leiga sobre o assunto consegue compreender e adquirir um amplo conhecimento sobre o tema. Esse livro nos mostra claramente a confusão que muitas vezes fazemos ao acharmos que certas manias nossas são TOC e na verdade não são. O TOC é uma doença muito complexa e existem características especificas que determinam a doença, além, claro da necessidade de um psiquiatra especializado para o diagnostico. O auto diagnostico é um erro que cometemos, na dúvida é sempre bom procurar um profissional adequado. Recomendo esse livro para pessoas que como eu gosta de aprender a respeito da mente humana, e especialmente recomendo aos estudantes da área, trata-se de um livro cheio de conteúdo que mostra de forma simples um assunto extremamente complexo.

:: Sofia 21/05/2020

Para leigos
Esse livro começou a rodar na minha família porque um primo (adulto) foi diagnosticado com bipolarismo e déficit de atenção. Sugiro a leitura para todos que tiverem interesse, não é muita técnica e ensina a nós, leigos, como reconhecer sinais de alguns transtornos, muito mais comuns que imaginamos. É uma leitura muito fluida e não há necessidade de seguir a ordem dos capítulos, leia os que te chamam atenção pelo título, logo devorará o livro inteiro!