Luísa

Luísa Maria Adelaide Amaral

Resenhas - Luísa

Mariana 26/12/2023

Adorei o início e a escrita é realmente muito boa. mas depois vai misturando tanto, tanta gente que me perdi várias vezes. parece Quadrilha, de Drummond

Lia 10/12/2023

Quem é Luísa pra voce?
"Luísa (quase uma história de amor), publicado originalmente em 1986 e vencedor do Jabuti de Melhor Obra de Ficção no ano seguinte, é o romance de estreia da premiada escritora e dramaturga Maria Adelaide Amaral."

"Luísa apresenta uma história com foco narrativo múltiplo (são cinco narradores), gerando visões diferentes, mas complementares da personagem-título. Com isso, Luísa surge ao leitor à medida que a leitura avança e sempre a partir do olhar do outro ? olhar que muitas vezes revela mais sobre o respectivo narrador do que sobre ela. É o grupo, portanto, que dirige o olhar de quem lê sobre um único indivíduo, a protagonista ausente, que se apresenta fragmentada através dos fatos que cada um rememora ? recurso que a autora emprega de maneira precisa e perspicaz."
Quem é Luísa pra nós leitores que de alguma forma convivemos com ela na leitura do livro?
Interessante a construção da personagem se dá a partir da percepção do outro.

lujansen 31/01/2023

nossa que livrinho chato KKKKKKKK

eu comecei a ler pelo simples fato do nome do livro ser o meu nome ?luísa?, mas meu Deus, essa luisa hein?

tive que me obrigar muito a terminar a leitura que foi completamente lenta pra mim. o livro em si não é ruim, só não é a minha vibe. a escrita para mim não era envolvente e pouco me satisfez.

queria muito ter amado esse livro mas não rolou.

Gabiroba 23/05/2021

Um livro sobre pessoas...
Amei (des)conhecer Luísa através dos olhos de outros. Me identifiquei muitas vezes com a protagonista e também com os amigos, os amantes e os amores dela. Uma leitura deliciosa, divertida e emocionante que acima de tudo fala sobre pessoas. Pessoas reais como eu e você, com defeitos e virtudes, erros e acertos, que podem ser vítimas e ainda sim carrascos. Amei a leitura, amei os personagens, recomendo demais!

Luísa Goulart 16/04/2020

Luísa é descrita de vários pontos de vista, o que me fez sentir diversos sentimentos por ela, é incrível a construção da personagem que tem a voz ausente

Jader 14/03/2020

Luísa, indecifrável, ?esmiuçada? por quem a conheceu, amou (ou deixou de amar). Esperava mais profundidade no enredo.

Mariana.Bughay 28/04/2015

Temos cinco perfis de Luísa apresentados por cinco pessoas próximas a ela: Raul, o amigo homossexual; Rogério, o eterno apaixonado; Sérgio, o ex-amante; Marga, a melhor amiga e Mário, o ex-marido - mas isso está escrito na contracapa do livro.

O mais fascinante na história é podermos perceber como nós mesmos somos diferentes em cada ambiente social e temos múltiplas personalidades para lidar com diferentes tipos de pessoas, é desta forma que Maria Adelaide Amaral nos mostra Luísa.

A história se passa durante a ditadura militar brasileira e Luísa trabalha em uma revista. Ter a repressão como pano de fundo das relações humanas dá um tom ainda mais melancólico à leitura. O relato de Mário é incrível, sensível, triste... e talvez seja o meu preferido porque, como diz o próprio Mário, sempre nos identificamos com a vítima.

As duas últimas partes do livros são as melhores e fazem por merecer o prêmio Jabuti que a autora ganhou pela obra em 1986: são as cartas trocadas com colegas de trabalho e a agenda da personagem ausente - a agenda, na verdade, é a única vez em que temos contato direto com Luísa e seus pensamentos, porque nas cartas temos somente Luísa como destinatária.

A outra resenha publicada aqui no Skoob diz que o livro em nada foi surpreendente. Concordo. E o livro fala de pessoas e pessoas raramente são surpreendentes. Talvez seja por isso que nos identificamos com alguns lados de Luísa ou com alguns relatos sobre ela, porque somos feitos de incompreensões, buracos, faltas, sentimentos e bem , existimos há alguns milhões de anos, é difícil ser surpreendente.
Gorette 27/05/2022minha estante
Eu gostei bastante do livro. A autora da voz a sentimentos que provavelmente estejam em nossos amigos, mas ninguém conta todos os segredos pelo menos não deveria...

Literatura 23/12/2013

Amor em notas de melancolia
Luísa (quase uma história de amor), de Maria Adelaide Amaral (Globo livros, 270 páginas) em nada me surpreendeu. Não que o livro não tenha me agradado, mas esperava algo grandioso e mágico. Com um enredo que nos provoca melancolia, raiva, risos e perplexidade, a autora foi feliz na narrativa permeada de flashbacks, sob a ótica dos amigos da própria Luísa.

Uma colcha de retalhos de pessoas e a linha é Luísa. Confuso? Pois é, o livro não é simplório, é carregado de emoções e conflitos que toca no mais profundo do âmago. A vida de Luísa é falada por ai, os amigos dela retratam Luísa no livro de uma forma sublime e marcante.

A vida de Luísa é contada pela vida dos falantes, ai está a grande sacada de genialidade da autora. Cada um fala da personagem-ausente por seus próprios conflitos, não visando necessariamente os conflitos dela. Luisa é construída pelo olhar do melhor amigo, do marido, melhor amiga, um amor platônico e o amante que força o leitor a ter um cuidado homeopático. Ou seja, devemos ler degustando a obra.

Então adentramos numa espécie de ‘Quadrilha’, onde Raul, melhor amigo, tem certa paixão por Mário, marido de Luísa; ao mesmo tempo, Raul se encanta com Luísa por está ter sofrimentos parecidos com os seus. Ele, por ser homossexual, vê-se numa sociedade marginalizada.

Rogério é apaixonado por Luísa e tem fetiche pelo pé dela (risos). Sérgio é o amante e ao mesmo tempo rival, eles viviam disputando e em certo momento, isso saiu do controle. Marga é a amiga que se coloca como o oposto de Luísa, ela se vê como uma grande intelectual interessada por política, enquanto Luísa não passa de uma fútil. E Mário que era o marido apaixonado, mas não tinha o amor correspondido com a mesma intensidade.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/12/resenha-luisa-amor-em-notas-de.html