O Selvagem da Motocicleta

Inconformados e Selvagens.

Rumble Fish:
Selvagem da Motocicleta.
Susan E. Hinton.

Depois de alguns dois amigos se encontram na praia, o primeiro está olhando fixamente para o mar, e demora a reconhecer o segundo.

O segundo queria conversar, relembrar os velhos tempos, mas o primeiro nem lembra mais de tudo aquilo. Mas o segundo começa a dizer que o primeiro está o xerox do terceiro. E o primeiro começa a se recordar de tudo.

E passa o livro todo relembrando tudo àquilo que ele gostaria de esquecer, ou melhor, ele tinha esquecido, mas o segundo, como um fantasma do passado, o fez lembrar-se do terceiro.

Tenho o sentimento de perda, principalmente no início. No meio: liberdade e solidão. E no fim melancolia com tristeza.

Você deve estar pensando que é chato, não é. O livro é maravilhoso, mas a realidade nunca é linda e maravilhosa.

RECOMENDADÍSSIMO!!!
ADORO!!!

Laura 31/03/2019

S.E Hilton já entrou na minha listinha de escritores favoritos, porque a escrita dessa mulher pqp meus amigos...

rusty james com seu jeito de pensar foi um dos personagens que eu mais me identifiquei no mundo literário, e sua história, apesar de curta, é cativante, comovente e me deixou desejando mais dele e o motorcycle boy... não sei porque, mas a relação dos dois como irmãos mexeu muito comigo... o rusty querendo desesperadamente ser como o irmão é o motorcycle boy ... bem, é apenas ele mesmo. o livro -assim como o filme- me fez entrar de cabeça na juventude pesada dos anos 50, e quando eu acabei de ler fiquei meio "ah droga, to no século XXI..."

assim como the outsiders, rumble fish tem frases marcantes e memoráveis do jeito mais natural possível, sem ficar nada forçado, e meu exemplar ficou recheado de post its.

alias, o livro é extremamente chocante, já que o rusty james tem só 14 anos, e como foi o matt dillon quem fez o papel dele no filme, achei que a personagem tinha no mínimo uns 17 anos... então tomei um leve susto kkkkkk
Laura 31/03/2019minha estante
s.e hiNton***** desculpa pela burrice de conseguir a proeza de errar o nome da autora

Deisy 20/04/2021

Não sobreviveu a releitura
A primeira vez que li esse livro eu tinha menos de 15 anos, amei, me apaixonei pelo Motoqueiro, achei que ele era lindo, misterioso, rebelde e com aquele ar de posso fazer qualquer coisa.
A segunda vez que li esse livro eu tinha mais de 30 anos, não gostei, peguei ranço do Motoqueiro, achei que ele era um imbecil, egoísta e fiquei com a impressão que ele tinha algum tipo de deficiência intelectual.
Moral da história: não se case com o menino que você se apaixonou na adolescência, é possível que anos depois você descubra que ele era um completo idiota.
Vou manter as 5 estrelas e o livro favoritado porque o que importa foram os sentimentos que o livro me trouxe na minha primeira leitura.

jana! 03/07/2023

Adorei
Livro muito bom, com uma história envolvente e personagens cativantes, o personagem principal é maravilhoso e os outros personagens são muito interessantes. Recomendo muito

Cris Compagnoni 02/12/2011

Este livro conta um pouco da história de Rusty-James, um período complicado da vida deste garoto. Não é uma história alegre, ela é dura, assim como a realidade pode ser para alguns.

Susan E. Hilton ficou conhecida pelo livro Outsiders e repetiu o sucesso com RUMBLE FISH, que também foi levado as telas pelo cineasta Francis F. Coppola em 1983 (infelizmente não tive a oportunidade de ver o filme). Ambos situam os acontecimentos nos subúrbios americanos dos anos 70, mostrando o quanto é difícil para um jovem sobreviver nesse contexto.

A autora criou um universo onde não há pais nem autoridades adultas, um ligar onde os garotos vivem segundo as suas próprias regras. Ela diz que escreveu porque não conseguia encontrar histórias que descrevessem a vida dos adolescentes fora do estreito mundo dos bailinhos escolares.

E é nesse universo que Rusty-James tenta sobreviver, ao encontrar o seu amigo Steve ele relembra o seu passado; as brigas em que se envolvia, a relação quase inexistente com o pai e a idolatria pelo irmão mais velho, conhecido como ‘o Motoqueiro’.

Rusty-James sonhava em ser líder de uma gangue, assim como o Motoqueiro o foi, mas o período das gangues teve seu fim e Rusty-James vive da nostalgia do tempo em que queria ter vivido. Porém as gangues podem não existir, mas as brigas continuam acontecendo, deixando marcas profundas na vida destes garotos.

Mas por mais estranho que possa parecer, o protagonista e o seu círculo social anseiam por essas brigas cotidianas, parece que é a única diversão que eles têm, é o laser desses garotos. Mas o que é mais triste é perceber que não há nenhuma esperança ou perspectiva de futuro, se a vida de qualquer um desses garotos acabar ali em qualquer uma daquelas brigas, simplesmente acabou.

Tito 06/06/2013

Naturezas desajustadas.

Ich heiÃe Valéria 29/07/2013

O selvagem da motocileta...
a história fala sobre o líder de uma gangue, já em decadência, que vive na sombra de seu irmão mais velho, conhecido na cidade como 'o motoqueiro'. Sua mãe saiu de casa deixando-o aos cuidados de um pai bêbado e ausente. A escola não é um refúgio para sua solidão e suas amizades não são lá muito profundas... Rusty James é o personagem principal do livro, e mais uma vez não segue o conselho de sua namorada, e acaba se metendo em mais uma briga de gangues. Os acontecimentos depois disso dão um rumo totalmente inesperado à sua vida. A relação com seu irmão também sofre uma reviravolta...

- "De tempos em tempos, aparece uma pessoa que tem uma visão de mundo diferente das pessoas comuns. Uma percepção apurada não faz de você um louco. No entanto, às vezes, uma percepção apurada pode deixar você louco."
O filme é poético, de linguagem simples mas com um toque delicado sob tema forte: a solidão existencial e as dificuldades de um adolescente em ser aceito em seu meio, em plenos anos 80... Nota-se a crise existencial não apenas de Rusty James, mas também dos demais membros da gangue, é um retrato 'oitentista' que não deve deixar de ser apreciado...

Leitura recomendada. Espero que apreciem...
E pra Resenha de Abril, ainda não tenho um título... continuo com a freqüência baixa de leitura... Até lá, então...

Dose Literária 05/09/2013

Brilhantina, gangues, jaquetas de couro e motocicletas: os bad boys de Susan E. Hinton
Rumble Fish é um livro fininho [infelizmente], e fala sobre a juventude dos anos 80, no estilo brilhantina, gangues, bad guys, couro e motocicletas. Pessoalmente eu adoro esse estilo literário [e cinematográfico], sendo assim a literatura de Hinton me agradou demais... A autora, nascida em 1948, tem apenas 3 títulos publicados no Brasil.
Mas... voltando a Rumble Fish, a história fala sobre o líder de uma gangue, já em decadência, que vive na sombra de seu irmão mais velho, conhecido na cidade como 'o motoqueiro'. Sua mãe saiu de casa deixando-o aos cuidados de um pai bêbado e ausente. A escola não é um refúgio para sua solidão e suas amizades não são lá muito profundas... Rusty James é o personagem principal do livro, e mais uma vez não segue o conselho de sua namorada, e acaba se metendo em mais uma briga de gangues. Os acontecimentos depois disso dão um rumo totalmente inesperado à sua vida. A relação com seu irmão, the Motorcycle Boy, também sofre uma reviravolta.

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/09/brilhantina-gangues-jaquetas-de-couro-e.html

Franco 12/12/2013

Livro simples, leitura fácil. Na verdade, parece mais um pequeno conto.

A própria forma de narrar é extremamente objetiva, sem firulas ou grandes recursos narrativos. O que, é claro, agrada muito. Mas ainda assim, por detrás da brevidade das frases e da secura dos diálogos, surgem pequenos fragmentos de significados ora sociais ora filosóficos.

E sobre o que exatamente falam eles? Sobre a juventude e a tentativa de se encontrar nela(e a partir dela).

O livro é bem contextualizado(época e lugar), e talvez perca um pouco do sentido nos dias atuais. Mas ainda assim um diálogo é possível e a leitura certamente se revela compensadora.

Na Literatura Selvagem 12/01/2014

Melhor Leitura de Março 2013
Meu mês de Março foi bem corrido, agora estou trabalhando numa escola e mal tive tempo de botar a leitura em dia... sem contar os textos da faculdade que ainda preciso terminar... Acrescentando uns contratempos e mais filmes vistos, a leitura ficou um pouco escanteada... Li 13 títulos em março...
Apesar de não ter lido tanto quanto gostaria, os livros que li foram bons, numa média geral... E o que mais me encantou foi um título comprado pela Estante Virtual: Rumble Fish - o selvagem da motocicleta, de Susan E. Hinton.

Conheci essa obra através do filme de Francis F. Coppola, de 1983, com Matt Dillon e Mickey Rourke no elenco. O filme é incrível, bem como a obra escrita. Considero que foi uma excelente adaptação. Já tive contato com a autora quando li Outsiders - vidas sem rumo,

Leia completo em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2013/04/resenha-do-mes-marco-rumble-fish.html

Antonio Maluco 25/01/2018

Filme
o livro mostra as aventuras entre o protagonista e seu irmão mais velho que ele descobre que é seu ídolo da sua vida e o protagonista também tem a namorada e seu melhor amigos como personagens do livro ao lado que acompanham em suas aventuras do dia a dia

Adriana Scarpin 21/10/2023

Acho que gostei mais do The Outsiders em termos da literatura da Hinton, embora em termos do cinema do Coppola goste mais de Rumble Fish.
O livro da Hinton segue a mesma pegada Young Adult com grande ênfase na masculinidade tóxica rockabilly daqueles idos, nunca deixando de ser poético. Hinton tem grande sensibilidade quanto ao mundo da masculinidade juvenil.