Ensina-me a viver

Ensina-me a viver Colin Higgins

Resenhas - Ensina-me a viver

Pandora 22/06/2012

Vi o filme primeiro, fiquei fascinada pela história. Como é bom se sentir livre para ser como se é, fazer o que se quer, simplesmente decidir o rumo da própria história!!! Acho a leitura deste livro ainda mais importante nos dias atuais, quando tudo é padronizado, monocromático, impessoal... um bando de gente saindo da mesma forminha, com o mesmo corpo, os mesmos objetivos, se preocupando em atender às expectativas de todo o universo... um porre!!! Sejamos mais Harold, mais Maude, mais quem a gente quiser ser... já está mais do que na hora de acordar da anestesia.

Cinara... 29/05/2023

Este livro é um respiro para a vida!
" - Então você concorda que vivemos sozinhos. E morremos sós. Cada qual na sua cela.
Maude olhou para floresta.
- Suponho que sim, de certo modo. É por isso que precisamos tornar essas celas mais agradáveis possível... cheias de bons livros, lareiras aquecidas e recordações. Mas, noutro sentido, pode ser sempre saltar o muro e dormir à luz das estrelas."

Eu sou completamente suspeita em dar cinco estrelas, já tenho de cor tanto o filme quanto o livro e trilha sonora. Eu queria ser a Maude.

Andrizy 17/11/2020

Confesso que não sou muito de reler livros. Foram poucos os títulos que reli em todos esses anos de leitora compulsiva. Mas um livro bateu o recorde: quatro releituras. E se me perguntarem qual é a história de amor mais bela que já li, sem pestanejar, responderei Harold & Maude. Uma história de amor atípica, capaz de fazer muita gente torcer o nariz ao descobrir de que se trata.

Harold, quase 20 anos, aficionado pela morte, possui gostos peculiares. Peculiares de verdade. Ocupa boa parte de seu tempo forjando complexos e mirabolantes suicídios para impressionar e chamar a atenção da mãe. Seus outros hobbies incluem ir a funerais de desconhecidos, dirigir um carro funerário e assistir demolições. Ele é um entusiasta da destruição. Maude, quase 80 anos, é totalmente o oposto; apaixonada pela vida. Ao contrário de Harold, ela gosta de apreciar as plantas crescendo e florescendo, tem um passado como militante e revolucionária, sempre lutando por direitos e justiça. Muito à frente de seu tempo desde sempre, Maude questiona regras, imposições e convenções sociais. Desapegada de bens materiais, falante e vivaz, ela transforma a vida de Harold, o ensinando sobre quanto a viva vale a pena ser vivida e a encontrar prazer na criação e não na destruição.

O romance ainda quebra tabus relativos ao sexo, religião, casamento e relacionamentos entre pessoas de faixas etárias distintas. Ao mesmo tempo que é um romance tocante, é uma comédia de situações. É trágico e divertido. O grande charme e a sacada do livro, está nesses contrastes. A mensagem é evidente: viva, ame, arrisque-se, sofra, machuque-se até. Mas não deixe que os erros e as falhas o impeçam de viver o máximo que puder. Sobretudo, esta é uma história que te faz enxergar a vida por outras perspectivas e questionar as razões de termos nosso dia a dia tão pautado por regras sociais.

Pessoalmente, o livro marcou minha vida de várias maneiras diferentes. Assim como o filme. Publicado pela primeira vez em 1971, o romance atípico de Collin Higgins ganhou uma adaptação para o cinema no mesmo ano, dirigido por Hal Ashby e estrelado brilhantemente pela saudosa Ruth Gordon e Bud Cort, uma dupla que personifica com excelência os protagonistas do livro e mostra uma impressionante química na tela. Distribuído pela Paramount Pictures, o longa conta com uma trilha sonora maravilhosa a cargo de Cat Stevens. A história ganhou diversas outras adaptações ao longo das últimas décadas, especialmente para o teatro e virou até espetáculo da Broadway. Vale a pena revisitar esse clássico que ganhou status de cult.

Dezesseis anos depois da primeira leitura e já tendo lido o livros exatas cinco vezes (ele é curto; leva mais ou menos duas horas para concluir a leitura), eu continuo sendo um Harold tentando ser Maude.

site: https://bloggallerya.com/2020/11/12/harold-maude-ensina-me-a-viver/

Pedro.Patrique 10/04/2020

Todos que se sentem perdidos na vida devem ler esse livro.

Flavinha 22/03/2022

Harold e Maude.
Vim pelo filme, experiência mórbida e divertida, nunca assisti e/ou li nada parecido.

Leitura leve e tranquila.

"Agora siga em frente e continue amando." ?

MarcusASBarr 16/03/2021

A vida... e a morte... o que resta?
Aqui uma celebração ao amor. Amor pela humanidade de quê tanto carece estes seres que perambulam pelo mundo buscando sentido para suas vidas. Tudo se resume ao amor. Amor incondicional. Amar por amar... "não perguntam o mais importante em uma relação, independente de qualquer outro motivo: você ama?".
Assisti ao filme nos anos 1980, presenteei uma saudosa tia com o livro, e agora chegou a hora de ler... diria ter sido a hora certa para tal. Os sentimentos não morrem e não se apagam com o tempo, a dor que sentimos é pela ausência e a necessidade de ver, sentir e o egoísmo do "ter".

Candido Neto 02/05/2022

Então, o que se pode aproveitar?
Raso.
Premissa de sessão da tarde, sem humor, ou com um humor canhestro, a relação pueril de amor entre um homem de vinte anos com síndrome de Peter Pan e uma senhora de oitenta com comportamento delirante.
Há quem goste, boa sorte.

Luize 21/05/2017

Ensina-me a Viver tem um quê de existencialismo com umas pitadas de humor negro. É uma leitura leve, rápida e despretensiosa. Narra a história de um inusitado casal: Harold, um velho burguês de 19 anos, obcecado pela morbidez, e Maude, uma jovem anarquista de 79 anos, apaixonada pela vida. A convivência com Maude rejuvenesce o "velho" Harold. E ao final da leitura fica o lembrete para o leitor: a vida deve ser saboreada.

* Assisti à peça, encenada por Glória Menezes e Arlindo Lopes, quando estava em cartaz, e também assisti ao filme de 1971 e posso dizer que são excelentes adaptações.

Mari 07/05/2022

Surpreendentemente mt bom
Adoreiii! Muito divertido de ler, leitura rápida e fluida
. O livro conta a história de Harold um jovem que adora por algum motivo fingir a morte (??) e Maude, a velhinha mais foda que ja vi em livros ksksk, no final tem um plot q realmente n estava esperando, super recomendo a leitura!

Lene 18/01/2015

Belo enredo!
Maude exala sabedoria.
3 estrelas e meia e muitos girassóis para enfeitas a vida!

Ana Salafica 22/08/2022

Apesar do primeiro capítulo transmitir uma primeira impressão praticamente oposta a isso, trata-se de uma leitura bastante leve e rápida. Considerando apenas a primeira camada, pode parecer uma historia boba, mas de fato várias pilulas filosoficas estão presentes nessas páginas.

Crisvity 26/09/2022

Uma história diferente
Um livro que procura passar muitas lições. Carrega uma mensagem muito bonita de valorização da vida. Não é uma leitura que me marcou muito, porém tem o seu valor. Tem um ritmo acelerado, mas se sai bem em cumprir sua proposta.
É um livro que eu tinha começado a ler muito tempo atrás, porém nunca tinha terminado, e agora tive a chance de concluir essa história.
Enfim, acho que é uma leitura válida.