Vou lhe mostrar o medo

Vou lhe mostrar o medo Nikolaj Frobenius

Resenhas - Vou lhe mostrar o medo

Craotchky 02/12/2015

Outis
"Miseráveis! - gritei. - Não finjam mais! Arranquem estas tábuas! Aí mesmo! Aí mesmo! São as batidas do meu coração medonho."

Livro que deu origem ao filme O corvo ou The raven. Inspirou também a série The following. O autor conta, à medida do possível, um pouco da vida de Poe e coloca neste contexto um assassino que está praticando na vida real algumas mortes descritas na obra de Poe. Vemos como isso afeta o escritor em sua vida pessoal e profissional, e como os críticos literários e a polícia lidam com isso.

Porém não fica somente nisso pois aborda um pouco da infância, do relacionamento com os pais adotivos (pois sua mãe faleceu quando ainda era criança e nunca conheceu seu pai), dos amores do poeta, de seus problemas com seus contemporâneos, e com os graves problemas de Poe com a bebida.

Reverenciado por poucos e odiado por muitos, Poe via-se sempre sem o prestígio que julgava merecedor. Achava que seus contos eram superiores e originais. Exercia a função de crítico também e atacava veementemente alguns escritores, sobretudo o crítico algoz de Poe, Griswold, com quem ele mantinha uma relação pouco amistosa.

"Todos iguais, estes malditos apaixonados."

O livro aborda a vida degradante passada na pobreza e o abatimento imensurável que sofreu ao perder sua amada companheira, esposa e prima. No fim é narrada a misteriosa morte de Edgar que, até hoje, continua permeada de perguntas não respondidas. Faz alusão também ao suposto nome que teria Edgar, pouco antes de morrer, balbuciado: Reynolds.

A edição é muito bem feita, com diagramação excelente, com páginas pretas no decorrer do livro e algumas ilustrações. É um dos autores que mais admiro e tenho vários livros escritos por ele. Então claro que eu conhecia sua história razoavelmente. Minha maior impressão ao terminar essa obra foi a de que Poe pouco ou quase nenhum prazer teve em sua miserável e curta vida.

" Quoth the raven..."

Doretto 13/09/2020

Um livro que todo fã E.A.P, e suas obras, deve ler ??
{Falando sobre minha leitura - Vou lhe mostrar o medo}

Meu poeta favorito da vida é Edgar Allan Poe , sem dúvida alguma.

Se não me engano tive meu primeiro contato com o autor durante o ensino médio enquanto fazia um trabalho de Português sobre poemas de vários autores e já me apaixonei de cara pelo sombrio dos escritos dele. Depois disso conheci Augusto dos Anjos (já mancionado inúmeras vezes pelas minhas professoras @michelinepadovani @araujodarci e @natybadaro) que também tem um lugar no meu coração. ??
No época do ensino médio eu não ligava muito pra isso - pois é... - comecei a ter mais interesse com a influência - também - da subcultura gótica, dos livros e filmes que conheci durante o tempo. Edgar me tem rendida pelo poema O corvo e Lenore, que até então são os meus favoritos.

Sobre esse livro: Demorei muito pra ler, e o momento chegou, talvez tenha sido necessário dar um tempo e ficar com a cabeça mais arejada pra entrar à fundo nessa leitura. Ele retrata sobre a vida de Poe, sobre a busca de viver da escrita, as frustrações e perdas desde a infância (que muitos aqui talvez já tenham conhecimento de sua historia) e uma coisa que dá aquele ar de assombro e quando um fã de seus poemas comete crimes baseado em suas histórias como uma forma de "adoração" a Edgar (Vocês precisam ler isso, pois não quero dar spoiler). As últimas páginas nos leva ao significado dessas mortes ocorridas e uma teoria sobre a morte do Poeta. Ler isso nos detalhes e todas as descrições de Nicolaj nos dá é diferente de tudo que já conhecemos e lemos sobre ele por aí, inclusive outros escritores mencionados, tem um em específico que você sentirá uma pontinha de raiva e inveja, mas não quer dar o braço a torcer.

Esse livro é escrito pelo autor Nikolaj Forbenuis e conforme a leitura você vai vendo o quanto ele se dedicou sobre o assunto, sobre as obras e sobre todos escritores em torno de Edgar que são mencionados nesse livro. É um livro perfeito, que todo fã de Edgar Allan Poe deve ler. ??

Alguém já leu? Diz nos comentários o que achou. ?

Silmara F. 26/03/2020

Bom para a quarentena...
Vou lhe mostrar o medo conta a história do poeta e escritor Edgar Allan Poe. Não se engane, o livro não é uma biografia, e sim ficção. A vida e morte de Edgar Allan Poe é rodeada de mistérios e o autor norueguês Nikolaj Frobenius não deixou o prato cheio "passar batido" - pôs-se a escrever o livro que, segundo a sinopse, chegou a ser plagiado por Hollywood no filme O Corvo.

Quero sucintamente escrever minhas experiências e impressões sobre o livro. Sou uma leitora de Poe e muito me alegrou a ideia de ler um livro sobre a vida do poeta, mesmo que de forma ficcional. A experiência trouxe seus pontos positivos: gostei de ver citações dos contos e poemas de Edgar, bem como de alguns outros poucos autores da época.

Apreciei também a forma que a narrativa é criada. Um pouco lenta, de fato, mas gosto da ideia de intercalar "narradores", mesmo que todo o livro seja em terceira pessoa.

Um dos problemas, ao meu ver, é a forma que o livro se vendeu. Na contra-capa, pode-se ler "A vida imita a arte num suspense eletrizante". Eu não achei um livro eletrizante. Não me vi, em momento algum, sem fôlego e com uma ânsia de continuar a devorar as páginas até acabar. Há sim seus méritos que prendem à leitura, mas "eletrizante" não é a definição mais cabível.

A relação de amor e ódio de Griswold e Poe faz a história andar, mas, sinceramente, não me convenceu. Não achei motivos fortes o suficiente para justificar todas as ações realizadas pelas personagens.

Feliz por ter lido. Não creio que irei reler nem tão cedo.

3/5

P.S.: Que capa linda!

Liachristo 08/09/2013

RESENHA - Vou lhe Mostrar o Medo - Nikolaj Frobenius - Geração Editorial
Confesso que ao receber o livro, relutei bastante em iniciar a leitura.
Não fui fisgada pela capa e nem pela sinopse, como é o costume acontecer comigo, quando escolho um livro.

Mas, como sou uma leitora curiosa e de gosto bem diversificado, resolvi dar uma chance e vou compartilhar agora, as minhas impressões com vocês.

Nunca tinha ouvido falar deste autor antes, e também não sou fã do estilo de Edgar Allan Poe, mesmo ele sendo o precursor em livros policiais, e de ser um escritor muito talentoso.
A obra é um misto de biografia e ficção, onde o autor conta algumas passagens da vida de Edgar Allan Poe, e uma série de assassinatos inspirados na obra do famoso escritor norte-americano.

Com certeza, para os fãs de Poe, a história será um prazer, pois irão encontrar várias citações sobre o trabalho do autor, juntamente com extensas descrições biográficas de sua infância e idade adulta.
Além disso, Vou Lhe Mostrar o Medo, tem uma estrutura narrativa muito interessante, e permite visualizar a história a partir da perspectiva de Poe e Griswold. Tudo isto é intercalado com aparições constantes de caráter misterioso, o que dá suspense ao livro.

A história imaginada por Nikolaj Frobenius, a meu ver, tinha todas as ferramentas para ser muito mais intensa. No entanto, não conseguiu me fazer uma conexão com a história e não me senti surpreendida com ela.

Vou Lhe Mostrar o Medo, não é um dos melhores livros que eu já li neste gênero. No entanto, cumpre o seu objetivo de entreter o leitor, e eu recomendo para aqueles que gostam e são fãs do estilo de Edgar Allan Poe.
Bjus

site: http://www.docesletras.com.br

Cris Paiva 05/10/2017

Desisti da leitura.
Apesar do tema ser interessante, uma série de assassinatos feitos com base nos contos e poemas do Poe, e a perseguição difamatória que Edgar Allan Poe sofreu de Rufus Grinswald achei a historia muito enrolada e não conseguiu me interessar.
Faltou talento.
Kau 06/10/2017minha estante
tbm achei, até troquei meu exemplar

Cris Paiva 08/10/2017minha estante
Pra que insistir em coisa que não vale a pena, né. Já está na sacola do sebo.

Victor Vale 21/04/2015

O autor mescla fantasia com personagens históricos dando boas dimensões aos personagens. A humanidade de Poe é bem construída, mas achei fraco o seu vitimismo. Samuel ficou superficial e o fato de ser albino o deixou ainda mais caricato. O melhor personagem é o insuportável do Griswold.

Mauricio R. Ben 10/02/2016

Prende à atenção.
A forma pela qual é retratada a vida de um dos principais mestre da literatura do horror, é brilhante e fascinante ao mesmo tempo. Edgar Allan Poe, como protagonista de seus próprios contos dessa narrativa muito bem elaborada, prende o leitor a cada momento. Sua história de vida é tão bem elaborada, no que faz o leitor acreditar que a maior parte construida pelo autor fosse verdade.

Dose Literária 23/08/2013

Vou Lhe Mostrar O Medo, o mistério de Poe
Vou Lhe Mostrar o Medo conta a história de Poe desde o início de sua vida baseado em registros históricos, enredando fatos curiosos, algumas passagens tristes, outras fantasiosas demais, e pouco a pouco vamos conhecendo os personagens principais, a esposa Virginia Poe, sua prima de apenas 14 anos, o crítico literário e “amigo” de Poe, Rufus Griswold, e um vassalo da família Allan, Samuel Reynolds. A narrativa dispõe de vários elementos que o norueguês Nikolaj Frobenius utilizou muito bem, construindo praticamente um “livro histórico”, cheio de informações importantes sobre o escritor americano...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/08/vou-lhe-mostrar-o-medo-o-misterio-de-poe.html

RenataSara 09/09/2013

Minha Opinião:
Vou lhe mostrar o medo foi uma leitura diferente da que estou acostumada, não leio muitos romances policiais e muito menos livros de terror, então fui com um certo receio para ler o livro e me surpreendi em muitos aspectos.

O livro começa nos apresentando Edgar Allan Poe, um menino que esta vendo sua mãe morrendo, e que por conta disso, será separado de seus irmãos. Cada irmão é adotado por uma família diferente, e Edgar acaba sendo adotado por um casal rico, excêntrico e que queria moldá-lo a sua maneira, não deixando fazer o que ele queria. Poe não se sente dentro de uma família, se sente sozinho e injustiçado, até esse momento eu estava gostando do personagem, achando que ele realmente foi castigado pela vida e minha simpatia por ele ia crescendo, porém ao decorrer da história, vi que ele não era um menino injustiçado e sim uma pessoa difícil e que se achava melhor e superior que os outros.

Edgar vivia isolado na fazenda de seus pais adotivos, sem amigos, o que formou grande parte de seu caráter e o ajudou a se tornar escritor, lá ele conheceu Samuel, um menino diferente dos outros escravos, um mestiço, que por sua condição, era excluído por todos, logo os dois tiveram uma certa amizade, e Edgar começou a ensiná-lo a ler, Samuel ficou encantado pelo mundo novo que começou a conhecer a partir dos contos de terror de Edgar e passou daquele momento em diante a venerar seu patrão.

Após alguns anos, Poe foi mandado para a faculdade, onde não conseguiu ficar e após muitos anos, retornou para a fazenda de seus pais, lá ele cortou laços com seus pais adotivos e resolveu ir embora e viver a vida que sempre quis. Samuel, assim que soube que seu patrão ia embora, se juntou a ele e ambos seguiram para longe, só que algo muito ruim acontece no trajeto e Edgar acaba por terminar sua viagem sozinho, pensando que nunca mais encontrará Samuel.

Poe se torna um escritor, tem seus contos publicados, mas vive uma vida de altos e baixos, ele é perseguido por Rufus, um homem que só faz critica-lo e que tem como objetivo acabar com sua carreira, se não bastasse isso, alguém esta cometendo uma série de assassinatos que são iguais aos seus contos de terror já publicados, se trata de um copiador, que esta aterrorizando a todos e que tem uma forte mania de perseguição por Edgar. No meio disso tudo, sua esposa Sissy (a personagem que mais me cativou) esta com uma grave doença, e ele não sabe lidar com isso e com as críticas que o cercam, pois Sissy quando se casou com ele era além de sua prima, uma menina de apenas doze anos e com uma terrível doença no pulmão e Poe já era um homem feito, o que de certo ponto me chocou muito, porém ao meu ver, a única pessoa que Poe sinceramente demostrou amor foi ela.

O desenrolar dessa trama de certo modo foi surpreendente e me deixou pensando em quais loucuras o ser humano esconde, e no que ele é capaz de fazer por ou contra alguém, a leitura também me fez entender que nada é o que parece e que cada um esconde dentro de si, facetas inimagináveis.

A diagramação do livro esta perfeita, a Geração Editorial fez um excelente trabalho, a trama em si é muito bem desenvolvida, porém, ao contrário do que eu esperava, o livro não tem uma narração frenética, ao contrário, o autor é extremamente detalhista, nos mostrando pouco a pouco o que pode acontecer, a narrativa é bem diferente da que estou habituada e isso foi muito bom, pois me fez conhecer um estilo de narrativa diferente dos habituais.

A leitura é forte e diferente, pode não agradar a todos, então se você for ler o livro, vá de mente aberta para a proposta do autor, que tenho certeza, vai te surpreender, já para quem é fã desses gêneros literários, Vou lhe mostrar o medo é uma leitura mais que obrigatória.

site: http://amordelivros.blogspot.com.br/

Gil 21/10/2013

Edgar Allan Poe perdeu sua mãe ainda criança, ele e seus outros irmãos foram adotados por famílias diferentes. Foi a universidade querendo tornar-se escritor para mostrar a seu pai adotivo que valia mais do que ele pensava. Poe era um tanto exótico para os poetas de sua época pelo menos era o que todos achavam. Os contos e poemas dele apesar de inteligentes eram um tanto mórbidos, sombrios e nem todos sabiam apreciar, porém para outros ele era um gênio. Mas depois que houve um assassinato um tanto bizarro, já que a forma da morte era igual ao um dos contos de Poe, algumas suspeitas pairam sobre ele.

O enredo mostra a vida de Poe, sua busca pelo sucesso, sua vida amorosa e esses misteriosos assassinatos tão idênticos a seus contos. Eu queria que houvesse mais ênfase aos assassinatos, pois alguns momentos ficava muito na vida, do dia a dia dele. Os personagens são bons, cada um em seu momento da história, mas além do Poe, Ruffus Griswold se destaca, ele foi um tanto enigmático para mim, hora achava que ele odiava Poe, hora que respeitava, ou que amava(é amava). Juro que achei que seria um livro mais “aterrorizante”, sombrio, (eu queria) até pelo título, mas que nada, a história na minha opinião tem um leve suspense e só, não causa medo, horror nem nada do tipo.

Edgar Allan Poe era um poeta norte – americano, que de acordo com as informações da orelha do livro e da sinopse do skoob, foi um criador do gênero policial.

Joyce 19/11/2013

Resenha do Blog Entre Páginas e Sonhos
Confesso que mesmo sendo uma amante do gênero policial na literatura eu nunca li nenhum conto do Edgar Allan Poe, o criador do gênero, além de poeta e contista. Isso é uma vergonha, mas depois que li esse livro que tenta desvendar os mistérios da vida real de Poe, eu me interessei pela leitura dos contos, já que alguns trechos de suas obras são citadas durante a leitura.

O livro fala sobre a vida do autor que nasceu em 1809 na Víginia, EUA. Não é uma biografia, mas sim um suspense psicológico centrado na pessoa de Poe. Eu nunca tinha lido nada parecido, então achei a proposta de Nikolaj muito interessante e que transforma Poe num personagem enigmático, já que tem um mistério por trás do livro.

Tudo começa com a morte de Rufus Griswold, um crítico literário que passou sua vida inteira amando e odiando Poe e sua obra. Griswold fica bem próximo de Poe, mas apesar de o achar um gênio, quer difamar sua carreira. Depois vamos acompanhando a infância até a morte de Poe e sua vida não foi nada fácil porque ficou órfão cedo e foi adotado, mas teve conflitos com seu pai adotivo. Na vida adulta seu sonho de ser um escritor famoso se fortaleceu e ele batalhou muito, mas enfrentou muitas dificuldades como a doença de sua frágil esposa Virginia, a pobreza porque ser escrito nessa época era dificílimo e a descoberta de um psicopata que está reproduzindo os crimes de suas obras.

"- Eis que um dia, um dos meus poemas é publicado num jornal e a cidade inteira quer conhecer o seu autor. Sou convidado para os saraus, bebo chá com editores e degusto docinhos com romancistas. E sabe de uma coisa? Eu adorava isso mais que tudo no mundo; nem por um momento pensei na amargura outrora despejada por mim sobre esses lugares que eu agora frequentava com a maior alegria". pág 193

Nos são apresentados artigos de jornal e cartas que são enviadas a Poe pelo assassino. Através das cartas vamos conhecendo seus os motivos, mas o mistério logo é revelado e não é tão surpreendente, porém é bem pensado e muito coerente. A grande sacada do livro não é deixar o assassino para o final, mas sim fazer o leitor roer as unhas com as ações dele. Poe se desespera com toda essa situação e além disso, precisa lidar com Griswold que sempre que pode escandaliza o autor. O assassino é bem próximo de Poe e sente um sentimento muito forte por ele e através de suas cartas é possível entender toda a sua motivação.

O grande diferencial do livro é a possibilidade de conhecermos mais sobre esse grande ícone da literatura de uma forma divertida e impressionante, porque toda a trama é muito bem elaborada e tem um quê de verdade. Poe foi um homem que não desistiu de seu sonho e lutou por ele até o final da vida quando morreu aos 40 anos de forma desconhecida. Ele conseguiu realizá-lo, já que até hoje lembramos de seu nome e lemos seus livros.

Griswold também é um personagem diferente, já que ao mesmo tempo que nutre uma admiração por Poe, sente ódio por ele e sempre que pode tenta arruinar sua fama. Eu achei o livro ótimo, o final foi perfeito e a última frase está maravilhosa porque faz sentido até hoje. Em cada capítulo está escrito o ano, a cidade do acontecimento e sobre quem o narrador narra: Poe, Griswold ou Samuel.

A narrativa está em terceira pessoa e é muito fluída e gostosa de ler. A diagramação está fantástica com páginas pretas, detalhes caprichados e desenhos. As páginas são amareladas e a capa ficou ótima mostrando Poe e um corvo, personagem mais famoso de um de seus contos. A editora está de parabéns pelo belo trabalho.

Super recomendado para os fãs de Poe e para quem gosta de um suspense psicológico.

site: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

Rotina Agridoce 16/01/2014

ok
Quando recebi esse livro para resenha, fiquei muito contente, já que gosto muito do escritor Edgar Allan Poe. Adoro O Corvo, que são poemas com toque sobrenatural, e também já li outros contos como O gato preto, O poço e o pendulo e outros. Para quem é fã de clássicos e de histórias de suspense e terror, não tem como não conhecer esse autor, já faz 164 anos de sua morte, e mesmo assim continua a atrair novos leitores.

O escritor norueguês, Nikolaj Frobenius, tirou proveito de alguns aspectos contraditórios e que nunca foram explicados da vida de Edgar Allan Poe e escreveu um romance policial mesclado com uma biografia do escritor.

A trama é centrada em torno de uma série de assassinatos cometidos como imitação dos livros de Poe. Também conta um pouco sobre sua vida. Quando Edgar Allan Poe tinha três anos sua mãe morreu, e ele e seus dois irmãos foram adotados por famílias diferentes. Seu pai adotivo, lhe dava sermões e sua família não via seu talento. Anos depois se casou com sua prima Virginia, a qual ele chamava de Sissy, eles viviam uma vida singela.

Tempos depois, Poe recebe a notícia sobre assassinatos que seguem com precisão o enredo de seus livros, e também seu rival Rufus Griswold, está sempre o atacando, ele tem admiração e aversão as obras de Edgar por se tratar de temas tão macabros. Griswold é um fanático religioso e sempre acusa Poe de ser ateu e imoral.

A idéia mesmo do livro é mesmo de mostrar mais o drama vivido por Poe diante de ver sua carreira ameaçada por um assassino imitador e, também mostrar seus dramas pessoais, e a sua relação com Griswold.

Vou lhe mostrar o Medo tem uma história complexa, sombria e rica em detalhes, uma narração impecável.

O trabalho editorial ficou perfeito, a capa muito bem feita, a diagramação, revisão e tradução, excelentes, e folhas amarelas e algumas pretas no começo de cada parte, ficou lindo.

Este não é um livro que vai agradar a todos, agradou a mim que sou fã de Poe. Ele tem uma narrativa mais lenta e detalhada sobre a vida de Poe, eu adorei saber mais sobre ele. Recomendo esse livro para quem gosta de histórias de mistério no estilo dos livros clássicos.

site: http://www.lostgirlygirl.com/2013/08/resenha-228-vou-lhe-mostrar-o-medo.html

Literatura 10/11/2014

Sendo a escrita a maneira de expressar nossas opiniões e também dar asas a nossa criatividade livremente, como estabelecemos o limite ético entre livre expressão e disseminação de ideais controversos?

Em Vou lhe mostrar o medo (296 páginas), temos três diferentes perfis de ser humano; o moralmente correto crítico Griswold que baseia sua avaliação dos escritos alheios em valores religiosos pessoais construídos por questões duvidosas, este passa a vida entre altos e baixos em relação a Poe; o servo irracionalmente leal Samuel que não usa o bom senso até ter estabelecido uma ética distorcida e Edgar o escritor cativante e livre espírito, sua perspectiva de beleza é peculiar e ilumina um lado do ser humano que deve ficar nas sombras de acordo com seus colegas de profissão, mas ao mesmo tempo os intriga, buscando às apalpadelas no escuro o personagem deve lidar com difíceis situações pessoas e conflitos morais constantes.

A narrativa guia o leitor pela obra de Poe e convida a um aprofundamento na mesma, de forma tal que nos apaixonamos pelos detalhes imaginando o quanto Nikolaj Frobenius teve que mergulhar no universo do poeta para desenvolver esse romance, sua credibilidade é tão forte que muitas vezes me senti lendo uma biografia.

A trama se desenrola de forma tão envolvente e dinâmica que interromper a leitura é doloroso, para alguns o cenário pode ficar bastante pesado em momentos, mas para os amantes do gênero é irresistível.

Por fim, entre conflituosos questionamentos Vou lhe mostrar o medo, nos leva a pensar muito em o quanto escritores e artistas em geral podem influenciar inconscientemente a pessoas, o autor trás a tona o assunto de forma sutil, porém constante, o quanto a perspectiva individual e liberdade artística podem interferir na vida de outros e o quanto significante e significado devem ser atenciosamente bem definidos, pois os elementos de livre interpretação podem agir tanto quanto estimuladores intelectuais como incitadores do caos.

site: Leia mais em: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-vou-lhe-mostrar-o-medo-nikolaj-frobenius-qual-e-o-limite/#.VGE4y_nF8xI