Todo dia

Todo dia David Levithan

Resenhas - Todo Dia

Nandadc 03/09/2023

Inovador e maravilhoso!
Que livro!!! Eu amei a história, achei muito bonita e muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. Uma mente muito criativa a do autor, pois é um tópico do qual nunca pensei que leria, alguém que sequestra corpos sem intenção. Isso é de um criatividade que chegou a me espantar hahaha!!!
Eu achei a leitura incrível mesmo, um dos livros que li mais rápido nesse ano. O livro é fluído, discute alguns assuntos sobre a vida e os relacionamentos humanos, até um pouco de espiritualidade. Achei sensacional o desenvolvimento do enredo, mas esperava um final melho, por isso as 4 estrelas.
Apesar disso, recomendo muito! Ótima leitura.

Primprim... 02/09/2023

Ameiiiii

Um livro maravilhoso que te prende desde o início,e por mais que o personagem troque de corpo toda hora não é chato ou enjoativo.

duda ð¤ 30/08/2023

Novo corpo, nova vida...
Eu realmente gostei do livro, é uma história bastante diferente, porém é executada de uma forma... Interessante. Só que acredito que o "problema" principal começa a ficar tedioso em um certo ponto do livro, e o leitor acaba se entediando também. É um livro bom, porém falta algo, sabe?

Nara LG 22/08/2023

Dolorosamente honesto e reflexivo.
O começo não estava fluindo. E talvez, pq fui preconceituosa com a realidade ?mágica? criada pelo autor.

Porém, com o avanço da leitura, deixei de buscar conexão com o casal, aceitei que não conseguiria criar ligação com a Rhiannon (e tá tudo bem, ela é chata rs) e me permiti vivenciar o livro através da visão dos corpos habitados por A, das emoções de cada, dos problemas enfrentados por cada um com tanta honestidade por parte de A.

Penso que, se talvez eu estivesse na mesma situação, gostaria de ter a mesma postura de A, tão sincero e empático, mesmo quando seu mundo desmorona diariamente, sem qualquer passado ou expectativa de futuro.

A é, com certeza, alguém com quem eu gostaria de dividir amizade e a jornada, ajudando-o a se encaixar, a pertencer a algo.

E torço muito pra que isso aconteça no terceiro livro, que as resposta apareçam. Ele merece.

nathalia 21/08/2023

Todo dia
?Pela primeira vez na minha vida, corro?.
Esse livro me deixou com muitos questionamentos, e se eu fosse uma pessoa diferente todos os dias? com um corpo e aparência diferente tentando me apegar a um corpo, com medo de dormir por não saber como será o dia seguinte. Muito loucura, eu gostei bastante dessa leitura mas acabei ficando confusa, acho que esse é o propósito.

Gustavo.Harckbart 19/08/2023

Processando ainda..
Uou, que livro doido, no meio do livro você se extressa um pouco pelas decisões bobas e idiotas que ele faz por esta apaixonado( o que com crtz qualquer um faria) , porém no fim do livro essa história tem um desfecho muito agradável, gostei de que ao fim ele deixa um gostinho de quero mais porém não te obriga a ler o próximo pois ele põem um "fim" nessa história.

sophiii_cg 13/08/2023

Terminei chorando
Amei muito o livro, incrível demais, só leiam! terminei chorando, mds que livro triste viu.
leiam por favor, não vão se arrepender garanto isso.

Leh 05/08/2023

Eu amei !! A escrita desse autor é tão linda, é de uma sensibilidade...e ao mesmo tempo sem palavras "difíceis" mas com uma profundidade. Não vejo a hora de ler mais do David

Bea 05/08/2023

Minha primeira resenha por aqui
gostei muito do livro e da forma como foram elaboradas diversas reflexões sobre a existência, o viver, praticamente um carpe diem ?, já que todo dia A é um novo alguém
o final fez muito sentido com o que ia se desenrolando na história. gostei bastante tanto de A quanto da Rhiannon
o que realmente faltou para ser um 5 estrelas foi uma leitura sensível, talvez na época não fosse um tema em alta, mas a falta dessa sensibilidade pode tornar a leitura um pouco desconfortável em alguns pontos para quem lê

no mais 4 estrelas, gostei muito
mas não sei se leria a continuação, gosto de pensar em todo dia como um livro único

Mavis 29/07/2023

Livro transfóbico e gordofóbico.
Se você está pensando em ler esse livro, leia pelo menos o início dessa resenha.

No capítulo/dia 6.023 temos a presença de um personagem homem trans.
Apesar de parecer esforçado, dava pro autor melhorar o tipo de apresentação onde ele diz mais de uma vez ''Biologicamente mulher, mas do gênero masculino.''.
Existe o seguinte diálogo envolvendo Rhiannon (menina por quem nosso personagem principal é perdidamente apaixonado sabe-se lá o porquê):

''–? Mas você é alguma coisa diferente. Nem sei com quem estou lidando hoje.
–? Meu nome é Vic. Sou biologicamente mulher, mas do gênero masculino.
Rhiannon suspira.
–? Nem sei o que isso quer dizer.
Começo a explicar, mas ela me interrompe.''

E momentos depois na mesma conversa ela repete ''Então você é uma garota que é um garoto?''. Ela questiona isso mais de uma vez, dessa mesma forma desrespeitosa e não querendo ouvir o Vic, quando ele tenta explicar. Sério, que preguiça.

Não muito depois desse capítulo, no dia 6.025 pra ser mais exata, temos a apresentação de um personagem gordo, o Finn. Deixo aqui algumas frases que nosso ''querido'' autor resolveu colocar:

''Não é que eu seja um gordo forte. Não sou um jogador de futebol americano. Não. Sou gordo. Do tipo flácido e pesadão.''
''O tamanho dele é resultado de negligência e preguiça, de uma falta de cuidado que poderia ser patológica se fosse um pouco meticulosa.''
''Sou imenso.''
''O julgamento rola solto. É possível que estejam reagindo à coisa em que Finn permitiu se transformar.''
''Se eu estivesse em um corpo diferente, esta seria a hora em que eu me inclinaria e daria um beijo nela. Se eu estivesse em um corpo diferente, ela veria o que queria ver.'' isso é dito depois de que a menina que ele gosta, o evita por conta do seu peso.

Em alguns momentos, o autor também julga interessante enfatizar a numeração de roupa que o personagem usa e o quanto fica ''ridícula'' (ele realmente usa essa palavra) algumas peças, somente pelo fato de ele ser gordo.

Como se isso tudo não fosse suficiente, o romance que se apresenta é muito sem sal, fraco mesmo. Nosso protagonista fica rapidamente apaixonado por uma personagem que não tem NADA pra entregar, e não to exagerando, é realmente nada. Boa parte do livro, me esforcei para entender o motivo desse amor incondicional que fazia ele querer refletir toda a sua existência, tendo como única inspiração a presença dela. E não faz sentido algum, visto o tanto que ele já passou, ela ter sido a escolhida.

Enfim, a ideia é boa e a leitura é rápida porque os capítulos são curtos e existe bastante diálogo por toda a história. Mas se eu soubesse desses detalhes, jamais teria dado 1 real para esse livro.
uhshu97 29/07/2023minha estante
obrigado pelos avisos!!

darling 29/07/2023minha estante
fiquei MUITO incomodada com esse livro tbm, me decepcionei bastante pq o david é meu escritor fav

Pqueiroz 29/07/2023minha estante
Ótimo saber tudo isso! Definitivamente retirado da minha lista. ?

Angelito? 29/07/2023minha estante
Obg por avisar, assim já sei que é pra fica longe

Maria14241 29/07/2023minha estante
tem um tempo que queria ler, mas agr n mais, obg vai poupar meu tempo

Sah Ollie 29/07/2023minha estante
Pior que quando li eu gostei muito e nem notei esses detalhes, como hj eu notaria. Tem uns livros que gostei na adolescência, por exemplo, que tenho te medo de reler e odiar rs.

Mavis 29/07/2023minha estante
é gente.. muita decepção :( esperava que ele fosse um 5 estrelas favoritado mas foi só desastre

Dig 26/07/2023

Delicado, sensível, criativo, único. Adorei acompanhar esse ser viajante passar por tantas realidades diferentes.

Myrelle3 13/07/2023

A cada novo dia, A vive uma nova vida de um adolescente de 16 anos. Ora ele está no corpo de um jovem viciado em drogas e, diante disso, precisa lutar contra o seu próprio eu para não consumir substâncias nocivas, ora ele é uma jovem depressiva que está prestes a cometer suicídio. É interessante a relação entre corpo e consciência (alma?) que o autor constrói ao longo da narrativa, tal qual dois elementos distintos, que podem ter interesses diferentes. Também foi bastante explorada a idéia de aparência física (justamente pelo personagem principal não ter uma fixa) como uma forma de entender se ela é determinante ou não para a construção de vínculos afetivos. Esse é um dilema que aparece ao longo da leitura que mais despertou a minha vontade de continuar lendo o livro. Os meus relacionamentos com as pessoas (e com o mundo) seriam diferentem se eu tivesse uma aparência diferente?

Apesar da quebra de expectativa por não ter me identificado muito com os vários adolescentes que aparecem na história, além de ter achado o teor romântico do livro pouco emocionante e envolvente, foi uma leitura válida.