Trono de Vidro

Trono de Vidro Sarah J. Maas

Resenhas - Trono de Vidro

Ste Sedrez 18/03/2024

Apaixonante
Sara J. Maas está se tornando uma das minhas escritoras favoritas. O universo do livro é incrível e a trama faz você ficar presa no livro do início ao fim. Tem uma personagem principal extremamente forte, inteligente, independente e confiante. Terminei o livro desesperada pelo segundo. Super recomendo!
Melissa 18/03/2024minha estante
Essa saga é muito boa, amo demais e vai melhorando a cada livro

Lucas Whitethorn 18/03/2024minha estante
Essa saga é perfeita ?

cecira 04/07/2021

agora eu pude entender pq amam TANTO a celaena. ela é MUITO mais do que uma assassina e eu me apaixonei de cara por ela.
eu tive um "baque" de expectativas por estar esperando algo do nível de acotar logo no primeiro livro de TOG. mas admito que é um livro super bem construído
Ju 04/07/2021minha estante
E só melhora amg

Ju 04/07/2021minha estante
Continua que é bem legal, tô lendo Torre do Alvorecer e MEU DEUS tá tão bom

su 27/08/2021

"sou cealena sardothien. não terei medo."
eu simplesmente amei a cealena! achei uma ótima protagonista e adorei a personalidade dela. também gostei que mais pro final ela soube não agir tão impulsivamente e pensar mais antes de agir. eu achei meio arrastado, as coisas demoraram a ficar interessantes. mesmo assim, não foi nada espetacular, mas é um bom livro. também gostei do romance (apesar de saber quais casais ficam juntos); a química ó ??. a escrita da sarah sempre me prende; é fluida e fácil. espero que os outros sejam ainda melhores.
Júlia 27/08/2021minha estante
A cada livro que passa fica melhor

Pam 27/08/2021minha estante
Essa frase ??

Davidson.Chagas 10/05/2021

Uma ótima história, e um universo com muita coisa para ser apresentado.
@books_duda 10/05/2021minha estante
E bota muita coisa nisso! Kkkk

Lauraa Machado 05/04/2021

Não é muito bom, mas nem é muito ruim
Eu não sou a maior fã da Sarah J Maas, principalmente depois de tudo que me incomodou profundamente no livro Corte de Névoa e Fúria e no resto daquela série. Por isso, não tinha a mínima intenção de ler outro livro dela. Mas aí eu fiz um acordo com uma amiga que leria só esse primeiro livro, só para dar uma outra chance para uma série dela, e foi por isso que li. Alguns amigos estavam ansiosos pela minha resenha, mas sinto desapontar vocês. Vai ser tão morna quanto esse livro.

Antes de mais nada, olhem bem para essa capa, para essa garota bizarra segurando duas espadas e parecendo feroz e assustadora. Olharam bem? Celaena é o completo oposto dela, não se deixe enganar. Ainda estou esperando a assassina aparecer, confesso. Esse é o pior problema do livro, na verdade, o fato de que ele se vende como algo e é o oposto. A autora faz questão de repetir um milhão de vezes que a Celaena é uma assassina, e só porque não há qualquer sinal disso no resto do livro. É até ridículo, me vi me perguntando várias vezes de quem ela estava falando ao dizer "a assassina fez isso" ou "a assassina fez aquilo". Celaena é assustadora no papel. Na realidade, ela é fraca e dispensável.

Além disso, seu desenvolvimento é completamente irrealista e incoerente. Ela é uma pessoa que passou um ano como escrava em uma mina de sal - o que teoricamente é impossível de sobreviver com sua sanidade - mas ela chega ao castelo e se preocupa mais com sua aparência e o fato de o príncipe ser bonito? Sério mesmo? Outra coisa que me incomodou bastante nela, além de sua vivência e sua reputação serem incompatíveis com sua personalidade de verdade, foi ela ser tratada como especial pelas coisas mais comuns e obviamente boas. Por exemplo, gostar de livros, música e cachorros. Que especial, né? A única garota no reino que gosta de livros, música e cachorros! Como ela é diferente das outras!

Eu suspeito que a autora forçou esse tipo de coisa para que a maioria dos leitores se identificassem com Celaena - e acredito que funcionou. Foi um truque seu para conquistar quem estava lendo, mas é tão incoerente, que não teve como me convencer.

Outra coisa que vende a história errado (como a capa) é a sinopse. Era para ser uma competição entre criminosos, mas a autora cansa de ter que desenvolver essa parte e só passa por cima, com resumos do que aconteceu. "Teve mais dois testes e eu fui bem." Não é justo colocar na sinopse algo tão instigante quanto essa competição e depois não fazer a menor questão de desenvolvê-la. E o que tomou mais foco no enredo? O romance entre Celaena e o príncipe, mais insosso impossível. Foi tão sem graça, aliás, quanto os próprios envolvidos.

Eu nem tenho nada contra o Dorian ou até mesmo contra a própria Celaena, só me incomodo sempre com esse jeito da autora de prometer demais e não cumprir. Para que exatamente ela teve que sair falando que a Celaena era uma assassina temida? Teria como contar a mesma história sem isso, o que teria sido bem mais convincente. Para que fazer ela passar um ano como escrava se depois ela não teria nenhum trauma, nenhum medo e não teria nenhuma repercussão? De novo, não teria mudado nada na história além de aumentar a credibilidade de tudo que acontece nela.

Nos agradecimentos (ou talvez na parte bônus de perguntas e respostas da minha edição), a autora diz que passou dez anos escrevendo esse livro. É verdade que é seu primeiro, mas em dez anos ela não conseguiu melhorar o desenvolvimento do livro? Ela não percebeu que ficar chamando alguém de assassina sem nunca ter nenhuma prova disso era uma má ideia?

O enredo também é dispensável, infelizmente. Quando eu estava escrevendo o resumo em meu caderno, percebi que a ordem dos acontecimentos é aleatória, porque a grande maioria deles tem poucas consequências concretas. Também achei que o clímax, a batalha final, foi confusa e decepcionante. Queria que tivesse mais ação, mais momentos de tensão (que não fosse por romance tosco) e queria principalmente ter visto a protagonista com mais atitude e salvando a si mesma.

Juro que teve coisa da qual gostei. Até gostei da Celaena e de sua personalidade, ainda que não fizesse sentido. Gostei também de Chaol, bem mais do que esperava, e adorei a Nehemia e sua relação com Celaena.

Está longe de ser o melhor livro que já li de fantasia, mas também não é o pior. Talvez seja culpa minha, de ler praticamente qualquer livro desse gênero sem me importar tanto se é bom ou não, mas já li tantos piores, que amenizou o efeito desse. Por incrível que pareça, eu leria o segundo pelo menos. O problema mesmo é ele custar dinheiro e tempo, e eu não estar tão inclinada assim a investir mais em um livro da Sarah J Maas (e nem ter condições).

E eu já sei o que os fãs da série vão falar, porque me falam isso faz tempo. Esse é só o primeiro, ele não mostra nem um décimo de toda a dimensão que a história toma e que eu deveria ler pelo menos até o terceiro (provavelmente por causa da Aelin, né? Já sei o spoiler dela). Acontece que é responsabilidade da própria autora escrever um primeiro livro que me faça querer continuar. Ou até um segundo. É muito ruim pensar que eu tenho que ler mais de mil páginas e ainda pagar mais de 150 reais (sim, o dólar tá alto) para só então começar a gostar de uma série. Esse não foi o pior livro de fantasia que eu já li, mas existem tantos melhores, no mesmo estilo, mas bem mais competentes desde o primeiro livro. Não dá para continuar investindo nessa série por uma promessa que só vai valer depois.

Como eu falei, não estou abandonando a série, quero ler o segundo sim, ainda mais que me disseram que é bem melhor que o primeiro. Só não faço questão de ler rápido agora ou tão cedo. Não é como se eu tivesse dinheiro para comprar qualquer livro e tenho outras prioridades quando tiver. Se alguém quiser me mandar o box de presente, super aceito! Haha, mas vou demorar um pouco para ler o segundo livro.
Isis.Schiavom 05/04/2021minha estante
Nossa eu nunca li uma resenha que bateu tanto com minha opinião sobre esse livro! Eu sinceramente não sei porque faz tanta fama. MUITO mal construído.

Lauraa Machado 05/04/2021minha estante
Eu acho que é uma combinação de promessa da história e de uma protagonista tão parecida com seu público. Também falam que os próximos são muito melhores, né? Já vi que você gostou bem mais do segundo!

Isis.Schiavom 05/04/2021minha estante
Sim. É que quando começo não consigo não continuar. Mas tô demorando pra pegar o terceiro, acho a escrita tão mal feita. Como vc definiu ali, é uma promessa falsa, você espera uma história empolgante de uma assassina e malema tem aquele romancezinho tosco entre dorian, chaol e ela né? Acho que tem fantasias muito melhores por aí que mereciam mais o hype haha

Gabriela 05/04/2021minha estante
Vish, eu li essa saga inteirinha, mas nada me convence de que o segundo livro seja melhor que o primeiro -- acho o pior de todos, na verdade, mas talvez seja minoria, hahaha.

Lauraa Machado 05/04/2021minha estante
Ai meu deus, Gabriela! Haha você só está me fazendo não querer ler! Confesso que provavelmente vou esquecer essa série e acabar nem continuando, mas vai depender do preço dos livros haha

Douglas 05/04/2021minha estante
Sempre senti algo estranho com a escritora, depois das polêmicas não sinto nenhuma vontade de ler esse ou qualquer livro dela. Sua resenha foi ótima.

Lud @quoteseplots 05/04/2021minha estante
Tá aí uma versão estendida da minha propria resenha sobre esse livro kkk

notmuchcompany 05/04/2021minha estante
"O problema é custar tempo e dinheiro" resume tão bem a maioria das minhas leituras ultimamente! Haha!

Sophia1534 05/04/2021minha estante
vc escreveu tudo o que eu pensei ao ler hahahaha

gabriela 06/04/2021minha estante
sou muito desanimada com a sarah j maas ela sempre faz o primeiro livro um porre e é uma merda você se obrigar a ler mais não sei quantas páginas pra série ficar boa, não deveria funcionar assim, ela deveria fazer com que as continuações fossem interessantes

ana luisa 21/07/2022

decidi reler porque queria dar continuidade na série e não lembrava de absolutamente nada do primeiro livro.

o plot twist é bem previsível e acho que a celaena poderia ter descoberto bem antes.

Milly86 10/05/2023

Cadelando já no primeiro livro.
No início, a história não me prendeu, mas a partir da página 100, tudo mudou. A narrativa é envolvente e os personagens são cativantes, especialmente Celaena, Celaena é uma personagem fascinante, com uma força interior incrível que é admirável. Como Chaol bem disse, ela passou por tantas dificuldades, mas ainda assim encontra motivos para sorrir.
O enredo se desenrola em torno de uma competição, onde o vencedor ganha o título de campeão do rei e a oportunidade de trabalhar para ele como um assassino.

O livro tem vários momentos marcantes, como a cena em que Celaena estava na última prova da competição e diz: "-Meu nome é Celaena Sardothien... Mas não faz diferença se meu nome é Celaena, Lillian, ou Vaca, eu ganharia de você da mesma forma, independentemente de como você me chamasse." Essa cena foi perfeita e eu amei cada palavra.

A relação entre Celaena e Dorian é simplesmente cativante - eu me peguei torcendo por eles a cada página! Por outro lado, odiava Kaltain queria entrar no livro e socá-la e fiquei muito satisfeita com o destino de Cain. A amizade entre Celaena e a princesa Nehemia é particularmente interessante.

Embora eu tenha ficado frustrada com algumas das competições que ocorrem no livro, eu adorei ver a evolução da personagem principal. E, apesar de ter começado a leitura sem gostar muito de Chaol, acabei me aproximando dele com o tempo. Ainda assim, não consigo imaginá-lo com Celaena - ela é claramente do Dorian!

Se você está procurando um livro emocionante, com personagens cativantes e uma história envolvente, "Trono de Vidro" é uma escolha perfeita. Ao longo da leitura, este livro me arrancou sorrisos sinceros, lágrimas, palavrões e até mesmo muita raiva! Mas acima de tudo, eu o recomendaria sem hesitação.
Milly86 12/05/2023minha estante
Obs: Não sei quando termina a saga.... mas eu vou ?

ther 16/05/2023minha estante
essa série é emoção PURA!!! se vc gostou do primeiro, vai amar os próximos

Milly86 16/05/2023minha estante
NÃO VEJO A HORA DE LER OS PRÓXIMOS.... SÓ FALTA A CORAGEM DE BAIXAR OS PDF

Enilay0 11/04/2023

Apesar de ser o ?primeiro? livro da série é bem desenvolvido. Não esperava que houvesse um suspense na história, criei algumas teorias, e quase acertei.
O foco do livro é fantasia, porém meio que rolou um romance proibido entre Celaena e Dorian. E tive a impressão que Chaol tinha sentimentos pela protagonista também. Realmente, o livro é tão bom quanto as pessoas falam.
Ansiosa para ler os próximos livros!

Mah 01/11/2023

Já estava querendo reler essa saga há muito tempo, mas confesso que faltava coragem para reviver o que senti quando li pela primeira vez. É o tipo de livro que te proporciona emoções belíssimas, mas também causa dor.
Os personagens são bem construídos e carregam uma história tão envolvente que nem notamos o tempo passar. São pessoas com habilidades incríveis que fazem coisas inimagináveis, e mesmo assim tão humanos que se torna impossível não se identificar.
Sou suspeita para falar porque realmente tenho um carinho gigantesco pela saga, foi um dos primeiros livros que li e chegou no momento ideal. Eu estava em um momento tão sombrio que só queria morrer, não me sentia segura em casa, na escola e muito menos na rua. Mas por algum motivo achei um refúgio no meio dessas páginas, acompanhar o crescimento e força desses personagens me deram esperança, e serei eternamente grata pela Sarah por isso.
Emoções à parte, nesse primeiro livro acompanhamos Celaena Sardothien e sua jornada em busca da liberdade, Dorian tira ela do trabalho forçado de Endovier e oferece a chance de competir para se tornar a campeã do rei, caso vença ganhará liberdade após quatro anos de serviços. O livro é bem introdutório em comparação ao resto, mas é bom para conhecermos melhor os personagens e entender as decisões que tomarão no futuro. As coisas começam a ficar mais interessantes a partir do segundo livro, mas não deixa de ser uma leitura viciante. Obviamente recomendo, leiam.

Wagner Fernandes 27/07/2022

A Disney de Sarah J. Maas
O começo de TRONO DE VIDRO me lembrou novela antiga das 18h e depois "Jogos Vorazes". Um "Jogos Vorazes" na terra da Cinderela.
A narrativa é cativante e BEM diferente de "A lâmina da assassina". Se eu tivesse começado a ler por "Trono de Vidro" sem conhecer Celaena antes, não teria gostado. Mas agora que acompanhei Celaena no outro livro, entendo as motivações dela.
Obrigado às leitoras que me aconselharam a começar por "A lâmina da assassina"! Isso tornou a leitura mais agradável.
É o 30° livro de 2022 que leio e, para ser sincero, gostei da historinha da "Disney" da Tia Sarah. Sabe aqueles bons desenhos dos anos 80 e 90, tipo Alladin, Tarzan, Corcunda de Notre Dame, etc? "Trono de Vidro" tem aquele espírito. A própria autora disse ser obcecada pela mitologia Disney.
É um bom livro, de fato, claramente dirigido  ao público juvenil, mas que também agrada aos de mais idade (assim como os desenhos citados). Enredo leve, divertido, com personagens agradáveis. Celaena é a típica "Princesa da Disney" que encanta os homens, é misteriosa e com um passado nebuloso, tem charme, rivais (Kaltain que o diga!), um toque de sobrenatural, inimigos poderosos adeptos de magia e o inevitável "triângulo amoroso", sendo ela alvo das atenções do capitão Chaol e do príncipe Dorian.
Todos os clichês possíveis, no entanto, como mencionei antes num histórico de leitura, construído com competência, sem deixar pontas soltas e com um gostinho de "quero mais".
Enquanto participa dos treinamentos para o torneio que escolherá o "Campeão do Rei", Celaena se vê envolvida num mistério onde  participantes são assassinados de forma bárbara. Celaena precisa descobrir quem ou o que é o assassino antes de se tornar a próxima vítima.
Notei algo interessante: Celaena é a "ASSASSINA", porém, em nenhum momento aparece ela matando alguém. Sim, no começo é citado o que ela fez em Endovier, mas...
O cenário é limitado aos ambientes do castelo, que lembra a corte francesa de Luís XIV, do século 17, cheia de pompa, festas, bailes de máscara, etc, temos relógios, bibliotecas, romances diversos disponíveis (Celaena é uma devoradora de romances!). A propósito, as cenas na biblioteca real são muito boas quando ela pesquisa símbolos misteriosos e durante as conversas com Chaol, Dorian e a princesa Nehemia.
Enfim, é um livro divertido e vale a leitura
Me admiro do quão rápido essa série me cativou! DOIS LIVROS EM JULHO!
Fica a dúvida: Será que o volume 2 é bom?

Agora que percebi: li "Fundação e Império", "Segunda Fundação", "A lâmina da assassina", "A luneta âmbar" e "Trono de Vidro"! Tudo isso em JULHO!!! É meu recorde absoluto! (E ainda tem 4 dias para o final do mês!... Hmm... Qual será minha próxima leitura?)

Gabriela.Voltolini 26/04/2023

Amei o livro sou suspeita a falar pois é exatamente o gênero que mais gosto, um livro que me deixou viciada do começo ao fim e me fez correr pra comprar os próximos, ver o desenvolvimento da Celaena, as histórias delas, de como ela ta fds pra tudo é incrível, gosto da narrativa da história e de como é contado tudo que acontece no mundo, as intrigas e as guerras livro 10/10
geocamilo 26/04/2023minha estante
Trono de Vidro é incrível, saudades de ler essa serie

Xingmi 18/09/2022

Achei o livro muito interessante, cheio de conteúdo. A leitura também foi fácil, agradável e envolvente, espero dar continuidade a saga logo!