O cabelo de Lelê

O cabelo de Lelê Valéria Belém

Resenhas - O cabelo de Lelê

@jana450 22/05/2020

Ótimo para aceitação
O projeto da escola está sendo sobre cultura africana, estamos adorando essas indicações.
Leia Zahra a Florzinha quevqueria ser gentec

Marlú 11/06/2021

Representatividade
Achei o livro O cabelo de Lelê um livro tão perfeito e completo, todas as meninas que vez ou outra questionam a beleza do seu cabelo deveriam ler este livro.
A autora nos diz o seguinte:
Lelê ama o que vê! E Você?
E eu respondo: Cada dia amando mais o que vejo?.
" Puxado, armando, crescido enfeitado.
Torcido,virado,batido,rodado.
São tantos cabelos, tão lindos , tão belos!"?

Priscila 11/08/2016

Uma história de aceitação
A Lelê é uma criança da década passada, onde ainda o bom era ser alisada. E ela se sente incomodada com o que vê no espelho. Sem saber o que fazer, ela puxa e estica os cabelos tentando entender de onde veio tantos cachinhos. O livro tem muitas perguntinhas para as crianças que estão lendo, participem, e entendam o que estão lendo. Curti muito isso.

Depois de muito procurar, ela finalmente encontra um livro que responde a todas as suas perguntas. Um livro que mostra os diversos tipos de cabelos no continente africano. Cabelos de todos os tipos, penteados diversos, e enfeites lindos, cada um mais belo que o outro. Ela ama ver aquilo, e sai por aí, com os cabelos ao vento, brincando e exalando a sua felicidade. Ela percebe que seu cabelo é a sua marca, seu cabelo conta histórias, e além de tudo, vê a beleza que existe nele.

O livro ainda termina com mais uma perguntinha muito interessante, ela diz assim: "Lelê ama o que vê! E você? Não só hoje, quando este assunto é muito falado, mas no passado também é uma pergunta que merece ser dita.

Estamos vivendo em uma época de descoberta, as garotas que antes cresciam com vergonha dos cabelos cacheados ou crespos, atualmente não dão a mínima para a opinião dos outros. Sempre tive o cabelo cacheado, e a coisa que mais ouvi durante toda minha adolescência, era porque eu não alisava. Ora bolas, não alisava porque gostava do meu cabelo. E os produtos para cabelo que estão surgindo com tanta frequência, e que auxilia muito as cacheadas e crespas, não existiam há dez anos. Mas sempre usei o meu cabelo cacheado. Nunca tive paciência para ficar queimando cabelo, e graças a Deus por isso.

E a Lelê é uma dessas crianças, o livro que fora escrito há quase dez anos, nos dá uma bela lição de aceitação, e sinto tanto por nunca ter lido este livro antes. Tenho uma irmã mais nova que foi a maior vítima dessa ditadura dos lisos, e via como ela sofria por ter os cachos de molas. Ela dava escova, prancha e ferro, tudo para se adequar ao padrão da sociedade. O ponto positivo é que ela assim como eu, nunca deu química. Mas hoje ela tem um dos cachos mais lindos que já vi.

site: http://www.curtindooslivrosadoidada.com.br/2016/08/resenha-o-cabelo-de-lele-valeria-belem.html

Milena Lemos 25/08/2020

Ancestralidade, beleza, inúmeras possibilidades e amor num livro só
Leia Zahra a Florzinha queria ser gente

Lara.Antonella 12/09/2023

Esse é um livro importantíssimo! Ele é super representativo e educativo. Se vc tem uma criança de cabelo cacheado ou crespo, leia esse livro para ela, imediatamente! Tenho certeza que eu teria amado ter lido esse livro quando criança. Meu coração teria ficado quentinho, e teria evitado vários problemas que eu tenho hoje com a minha relação com o meu cabelo.

hanny.saraiva 26/06/2018

Sobre ancestralidade e descoberta.
Em cada cachinho existe um pedaço de sua história. Essa história é sobre ser quem se é, como orgulho.

Antonio 14/03/2020

(Anti) Racismo em sala de aula
A proposta de uma educação anti-racista é necessária. Livros que tratam do racismo ou de qualquer tipo de preconceito já foram resenhados por mim no Blogs e Livros. O último, Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, apresenta várias propostas nesse sentido.

O Cabelo de Lelê, de Valéria Belém, (IBEP), se encaixa na proposta de dar às crianças livros que tenham negros como protagonistas, sem estereótipos. Mas como reagem as crianças a um livro como esse? Entendem a proposta antirracista ou não?

O teste foi feito. Mas este livro – O Cabelo de Lelê – provocou reações nem sempre positivas. As crianças entenderam a mensagem, que é simples, mas o fato de que Lelê não gosta inicialmente do seu cabelo acabou gerando uma imagem negativa, e as reações das crianças apenas reforçam essa informação.

Sendo assim, só mesmo vendo o vídeo para entender porque isso aconteceu – nele, as crianças dão sua opinião. É preciso salientar que a temática do racismo não é simples (embora necessária), e até mesmo as boas intenções podem sair prejudicadas.

site: http://www.blogselivros.com.br/o-cabelo-de-lele/

Aurora @LivrosdaAlly 17/12/2020

Eu achei bem fofinho, mas talvez seja um pouco difícil para as crianças entenderem o sentido de algumas coisas, mas instiga.
Leia Zahra a Florzinha que queria ser gente

Karolina 29/01/2023

A história do cabelo crespo!
Adorei a forma como a autora apresenta a história do cabelo crespo, sua resistência através dos anos.
Talvez uma criança lendo não perceba a fundo a real história.
Mas tem um grande significado no fundo!
Amar seu cabelo é essencial, ainda mais quando ele é cheio de história de seus descendentes.

prygoncalves 12/04/2016

o cabelo de lelê
Lelê não gosta do que vê, não se aceita como é e, essa é uma literatura infantil que traz a maravilhosa aventura de lelê em descobrir sua origem e compreender suas características.
Ao enteder ee onde veio, conhecer seus ancestrais e as contribuições culturais deles lelê descobre que o que ela vê é maravilhoso e passa a ter orgulho de si.

Roseane 14/02/2020

O cabelo de Lelê
O livro conta a história de Lelê, uma menina preta que não gosta de seus cabelos. Lelê se pergunta de onde vem tantos cachinhos pois ela tem dificuldade de manejar o próprio cabelo.

Lelê foi buscar a respostas nos livros, mas sabemos que o cotidiano de toda menina preta envolve o carinho e a atenção de uma mãe, uma tia, uma avó... pra mim essas seriam as primeiras pessoas a quem Lelê perguntaria sobre seus cabelos. Assim as mamães teriam a chance de explicar a Lelê que todos somos diferentes e isso é lindo.

No livro Lelê descobre que África é um lugar de amor mas também é local onde os brancos fizeram guerra.

Lelê descobre a beleza em África, descobre que lá há muitas meninas com cabelo parecido com o dela.

Uma pena que a autora não selecionou e nominou alguns países e etnias para que Lelê descobrisse que lá todo mundo é diferente também, facilitaria a Lelê a criar uma identidade e entender que seus cachinhos bem de longe, lá do outro lado do atlântico. Lelê ama o que vê.

Eu amo meu crespo e você?

Escito pela Jornalista Valeria Belem, uma mulher branca nascida no Rio de Janeiro. As Ilustrações são de Adriana Mendonça uma mulher branca
Joliane.Almeida 08/07/2022minha estante
Leia Zahra a Florzinha que queria ser gente !

Kelen.Forner 08/06/2020

Indicação
Li por indicação de uma amiga e indico para quem mais tenha o desejo de levar boas histórias as crianças.
Leia Zahra a Florzinha que wueria ser gente