Salem

Stephen King

Resenhas - Salem

Michelle.Gandolfi 29/05/2022

Jerusalem's Lot.
Se o King queria que seus leitores finalizassem a leitura desolados, ele conseguiu.

Foi um livro que mexeu muito comigo, principalmente por conta do Ben Mears, pois me fez ressignificar algumas coisas sobre a vida e como devemos tê-la com mais importância aos detalhes.

Os personagens secundários foram construídos em um nível inexplicável. A título de exemplo, a família McDougall era o símbolo da escória, insensibilidade e miserabilidade, com uma mãe que batia no filho por nada, um marido que bebia e que não ligava para a família, e um bebê inocente que foi comprometido.

A ambientação é outra coisa incrível, pois o King conseguiu trazer, pelo menos para mim, um sentimento desolador, fúnebre, solitário e inválido.

A personificação da Casa Marsten foi tão bem explorada, que toda vez que ela era citada, já sabia a sua personalidade, defeitos e desejos!!

Bom, por mais que eu tenha colocado muitos adjetivos neste texto, nenhum irá explicar concretamente o que senti lendo.

Foi uma leitura muito importante, por isso não poderia dar menos que 5 estrelas. Leiam!
Alinesmne 29/05/2022minha estante
Ótima resenha! Deu vontade de ler. ?

Michelle.Gandolfi 29/05/2022minha estante
Obrigada! Fico feliz que tenha se interessado pelo livro. ?

Marcos 29/05/2022minha estante
O segundo livro do King? o famosa chegar chegando ??????????

Michelle.Gandolfi 29/05/2022minha estante

Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Michelle.Gandolfi 07/06/2022minha estante
Quanta gentileza. Muito obrigada!?

LeoR 07/06/2022minha estante
Quero muito ler esse

Michelle.Gandolfi 07/06/2022minha estante
É um excelente livro, vai sem medo! hahhah

LeoR 07/06/2022minha estante
Obrigado kkkk

Lu.Rollwagem 17/01/2023minha estante
Em mim está dando um medinho kkkk

Francisco587 19/01/2024minha estante
Li, ouço audioboks , não canso desse livro , amo.

Raimundo Costa 03/04/2024minha estante
Um livro com a cara dos filmes de vampiro das décadas de 80 e 90. Muito boa leitura.

Marlonbsan 03/08/2021

Salem
Após a chegada de Ben Mears, Mark Petrie e do Senhor Barlow na pequena cidade de Jerusalem?s Lot, começa a ocorrer fatos estranhos, algumas pessoas desaparecem, outras são mortas, resta descobrir o que está acontecendo e qual é a ligação deles.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns personagens chaves, assim como um apanhado geral sobre a cidade, a linguagem é simples, mas apresenta momentos de densidade e os capítulos são curtos o que ajuda na fluidez.

O início do livro introduz os personagens e já se instaura o mistério que ronda a cidade, por isso é um pouco mais lento. Mas é muito interessante a forma como o King faz a construção dos habitantes e a relação entre eles, as conversas de bar, os encontros casuais e mesmo sendo o segundo livro escrito pelo autor, já apresenta muitas de suas características narrativas, que envolve essa criação de um universo rico em detalhes, um ar sombrio e uma boa dose de descrição.

Quando o foco está em contar como a cidade e seus habitantes estão, a densidade se eleva um pouco, o que faz gerar certa empatia por eles, além de matar a curiosidade de saber o que está acontecendo com aquelas pessoas. Tanto os personagens principais, quanto os secundários, acrescentam à obra, já que são participativos e apresentam características próprias.

A narrativa do King fez com que eu entrasse na história, me sentindo um observador, isso porque a escrita é rica e imersiva e tem a capacidade de fazer parecer que estava assistindo a um filme, quando sobrevoa a cidade e faz um apanhado geral sobre ela e conta como cada um deles está lidando com as situações ou seus desfechos.

Como livro de terror, não me deu medo, apesar de alguns momentos de aflição, e também não chega a ser uma história com violência gráfica, deixando muita coisa no ar. No geral, um livro que cativou a leitura, trouxe um mistério interessante e uma cidade muito viva, bom, pelo menos até certo ponto.

Conteúdo literário no meu IG @marlonbsan

Gustavo Rodrigues 16/10/2021

Por ser o segundo livro escrito pelo King, achei que não iria gostar muito, e que seria mais ou menos no nível de Carrie. Confesso que me enganei, porque Salem é nível alto!

Eu nunca fui muito atraído pra ler/assistir histórias com vampiros e tal, mas como o Mestre escreveu sobre, eu não poderia deixar passar ?

Aqui o velhote realmente mostrou a sua capacidade de escrever um terrorzão com belas cenas macabras, história bem montada e narrativa ímpar. Comparando com o seu primeiro livro, a evolução foi muito grande.

Dos livros dele que já li, Salem foi um dos que mais teve fluidez. A leitura passou que eu nem vi, e a instiga pra terminar só aumentava a cada página.

Bom de verdade ??
Alyson.JesuAno 16/10/2021minha estante
Incrível a evolução em um ano, King é o rei.

Marcela.Sanchez 17/10/2021minha estante
Esse foi o primeiro livro que eu li dele. King é o rei do terror mesmo. Eu li a primeira versão dele que se chamava A Hora do Vampiro e tinha uma capa verde. Eu já li e reli algumas vezes essa obra. Simplesmente fantástico.

Fred 17/10/2021minha estante
Eu adoro esse livro.
Eu li logo depois de Drácula do Bram Stoker por coincidência e por estar com as lembranças frescas na memória, foi muito legal pegar todas as referências que o King fez ao clássico. É quase uma homenagem... Se de fato não for

Gustavo Rodrigues 18/10/2021minha estante
Ainda não li Drácula, mas conheço pessoas que chegam a gostar mais de Salem. Pretendo ler em breve pra formar a minha opinião ?

Diego Lima 06/02/2022

Confesso não saber se a história é sobre Ben, um escritor o qual resolve voltar para uma cidade onde viveu uma parte da sua infância; ou se o enredo é sobre a cidade de Jurasalém Lot. Todavia, teremos um livro de terror bem estilo Stephen King, nos levando a temer alguns acontecimentos, e como sempre nos fazendo apegarmos a alguns personagens bem carismáticos.

Tudo começa quando alguns forasteiros resolvem se mudar para Salem Lot, e por ser uma cidade pequena e sem muita movimentação, acabam por mudar o ritmo dos moradores. Temos o personagem Ben, o qual além de buscar inspiração para seu novo livro, resolve voltar a cidade para eliminar uns fantasmas de seu passado; e as presenças dos Senhores Staker e Barlow, os quais compram uma casarão com histórico de suicídio e resolvem abrir uma loja de moveis antigos.

Com a presença dos citados no paragrafo passado, como devem imaginar, episódios misteriosos começam a acontecer na pacata cidade, como: desaparecimento de crianças, doenças sem explicação, pessoas sem pulsação, a cidade começa a perder mais movimentação ainda, pois, as pessoas não estão saindo no horário matutino. E como em toda boa história, aparecem pessoas as quais não ficam de braços cruzados e tentam desvendar os mistérios por trás de todos esses casos estranhos - algo muito louvável, tendo em vista cada vez mais no fecharmos em nossos mundos e esquecer o coletivo humano. .

Segundo Livro publicado Stephen King e primeiro que daria uma nota menor de quatro. Tem um começo muito lento, cansativo, jogando milhares de histórias de personagens aleatórios, talvez pela ideia de fazer a cidade de Jerusalém Lot ser uma persona da história, onde o King destinava alguns capítulos para descrever esse organismo vivo (a cidade e seus moradores), entretanto, quando realmente foca na microesfera da trama, o livro fica com um ritmo frenético em medo e em ação. Gostei bastante das páginas finais, mostrando as notícias da cidade após os eventos e não deixando o final aberto.
iamdudis 07/02/2022minha estante
Esse é o livro do King que eu menos gosto.

Diego Lima 16/02/2022minha estante
Pois é. Não foi dos melhores. Vamos ver os próximos.

@aprendilendo_ 05/06/2022

Resenha de 'Salem
Após a trágica perda de sua esposa, o escritor Ben Mears decide retornar à pequena cidade de Jerusalem’s Lot, onde viveu por quatro anos, para escrever um livro sobre o brutal assassinato ocorrido na mansão Marsten. No entanto, quando misteriosas mortes começam a acontecer, o forasteiro tem de se unir com um grupo de pessoas para tentar entender e enfrentar o causador dos eventos sobrenaturais.

Publicado em 1975, ‘Salem foi o segundo livro de Stephen King e chegou pela primeira vez ao Brasil com o nome de “A Hora do Vampiro”. Nesse sentido, com cerca de 450 páginas, a obra é inspirada em Drácula e traz várias referências ao clássico gótico de Bram Stoker. Assim, narrado em terceira pessoa, o livro tem um início um tanto quanto lento, com suas 100 primeiras páginas praticamente dedicadas à personificação da cidade de Jerusalem’s Lot.

No entanto, com a devida contextualização do passado de Ben e a ambientação na cidade conhecida como ‘Salem, o livro passa ter um desenvolvimento bem mais ágil e envolvente. Isso, pois, com o início dos acontecimentos sobrenaturais, cada vez mais a história escala nas surpresas, sem diminuir o passo em nenhum momento, enquanto consegue manter o leitor em uma constante de tensão e curiosidade sobre os possíveis desfechos. Dessa forma, talvez os únicos dois elementos negativos sejam o início vagaroso e a existência de algumas pontas soltas e personagens sem um fim definido, mas nada que estrague a ótima experiencia de leitura.

Com um enredo envolvente, ‘Salem é o livro certo para aqueles em busca de uma boa história sobre vampiros ou que simplesmente querem ler uma algo divertido e com suspense no ponto certo, sem ser exageradamente assustador.

Nota: 8.9
Instagram: @aprendilendo_

resenhasdajulia 16/08/2021

Ben Mears é um escritor que decide acertar as contas com o passado; Mark Petrie é um garoto fanático por filmes e histórias de terror; e o Sr.Barlow é um homem misterioso, que decide abrir uma loja na cidade de Jerusalem's Lot.

E é justamente isso que os três têm em comum pois, após chegarem à cidade de Salem, coisas estranhas começam a acontecer (na verdade, parece que essa cidadezinha sempre atraiu o mal): uma criança é encontrada morta; alguns habitantes desaparecem do nada, ou são acometidos por uma doença inexplicável. Agora, Ben e Mark tem que descobrir o que está acontecendo e, o mais importante: como fugir.

O início do livro é um pouco lento, pois King detalha bastante a cidade, e a rotina dos seus habitantes. Mas não achei isso ruim. Pelo contrário, me senti mais ainda dentro da história.

Amei os personagens Ben, Mark, Matt, Susan, Jimmy e o padre Callahan. Achei que eles formaram um grupo e tanto no combate ao pesadelo de Salem.

Foi um livro que me prendeu do começo ao fim e que uniu duas coisas que eu admiro muito na escrita do King: o poder de transformar lugares em personagens e de colocar pessoas comuns em situações extraordinárias.

Maravilhoso! Um dos meus favoritos do mestre!

Ellen 02/04/2023

Eu simplesmente acabei essa leitura desolada por alguns personagens, apavorada com a história e definitivamente cada vez mais apaixonada pelo King. Que livro incrível do início ao fim fiquei presa na história e alucinada pra acabar logo a leitura. É definitivamente um dos meus favoritos dessa ano

Vica 05/09/2017

Fantástico!
Não tem outra palavra que descreva melhor este livro! FANTÁSTICO! Como fã de carteirinha de King, talvez eu seja suspeita pra falar da narrativa do autor, mas da primeira frase até a última estive completamente envolvida na história e desesperada para saber o quê aconteceria! Li outros 5 livros do autor (Joyland, It A Coisa, O Iluminado, Misery e Carrie) e este foi o primeiro que me deu medo ao ponto de eu ter que interromper a leitura para conseguir dormir! hahahah
Nunca havia lido nada sobre vampiros (somente Nosferatu do Joe Hill, que aborda com pinceladas as criaturas vampirescas) e por isso fiquei absurdamente abismada com cada nova descoberta acerca destes. Fãs de Drácula costumam dizer que A Hora do Vampiro é parecido demais com a obra de Bram Stoker, e, sobre isso, não tenho como opinar, por não ter lido o primeiro. Entretanto, aos meus olhos, A Hora Do Vampiro é um livro incrível, de terror clássico e cheio de reviravoltas e cenas muito empolgantes! Stephen King é genial e estou cada vez mais apaixonada pelos livros dele!
Esdras 05/09/2017minha estante
Ainda não li esse, mas quero muito! ^^

Renan Martins 22/09/2017minha estante
Poxa, Vi, eu nunca li por ver resenhas cagando nesse livro. Porém, confio no seu senso crítico; vou ler por causa de você. Valeu

ShirleyStortLeite 27/08/2022

Mais um 5 ? pro King
Meu QUINQUAGÉSIMO livro ??

Meu medo ao ler os livros do King é sempre o final. Ele às vezes ele caga com uma história muito boa, o que não desmerece a história, o processo vale muito.

Mas esse final gostei bastante, fiquei triste pelas mortes, mais fiquei feliz com a ação que o autor trás e nem precisou chegar na metade, ufa!

Muito bem desenvolvido, e a enrolação que ele costuma fazer em alguns livros, foi bem pontual, não interferindo na fluidez e apreensão que o livro te trás, a tensão te prende bastante, com aquele gostinho de suspense e raiva pelo vilão.
Partiu pra mais uma história.
Boa leitura!
Pedro 27/08/2022minha estante
King e seus finais...kkkkkkkk
Eu acho que ele melhorou muito nesse quesito. Alguns dos livros mais antigos dele têm finais péssimos.

Felippe Araujo 27/08/2022minha estante
Eu acho que ele foi amadurecendo a escrita com o tempo, tanto que o mais recente que li dele, Doutor sono, foi excelente do início ao fim. Sem "barrigas" e com um final muito bom.

Pedro 27/08/2022minha estante
Verdade, Felippe. Dr Sono foi um dos melhores livros que ele já escreveu. É enxuto, não tem barriga e tem um final excelente.

Felippe Araujo 27/08/2022minha estante
Achei uma continuação excelente para a história do Danny

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Mesmo com partes cansativas?. é difícil não passarmos um paninho pro King ?, não é? Bela resenha ????????

Marcos 05/07/2021minha estante
O amor falou mais forte que a razão Flávia kkkkkkk mas a reta final compensa demais!! Obrigado, mas minhas resenhas estão longe de ser tão boas quanto às suas ????

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Imagina! Entro aqui só pra ler seus comentários e sair com uma listinha de novas leituras ????????

Marcos 05/07/2021minha estante
Olha só ???? quero ver suas novas leituras ????????????

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Você vai gostar da minha próxima leitura ????????

Marcos 05/07/2021minha estante
Eitaaa, é um livro que eu já li ?? ?????

Flávia Menezes 05/07/2021minha estante
Será??? ?? Te conto se sim logo logo ?????

Marcos 05/07/2021minha estante
Nossa moça, me deixou curioso Kkkkkkkk

Marcus 18/04/2021

"Os monstros no cinema são divertidos porque sabemos que não estão soltos por aí."

Salém, ao me deparar com esse título imaginei se tratar de uma história de bruxas (aposto como não fui o único). Nesse livro acompanhamos Ben, um escritor que decidiu voltar a sua cidade natal em busca de inspiração para sua próxima obra. O personagem principal passou por um evento assustador nessa cidade em sua infância, mas ele vai descobrir que coisas mais assustadoras estão por vir. Desaparecimentos e assassinatos começam a ocorrer na tranquila cidade de Jerusalem's Lot e perturbar a paz de seus moradores.

Esse livro é muito foda, me surpreendi, claro que eu não imaginava que um livro do King fosse ser ruim kkkk, mas porque foi o segundo livro do autor publicado depois de Carrie e, por esse motivo, imaginei que seria bem arrastado. A leitura foi bem fluida, me prendeu bastante, ainda mais porque me explicou mais sobre um dos meus personagens favoritos da saga A Torre Negra, o padre Callahan. É uma leitura tanto pra quem é fã do gênero terror quanto pra quem não é, vale muito a pena ler.
jusousan 18/04/2021minha estante
aaaaah quero muito ler

Marcus 18/04/2021minha estante
Leia, virou um dos meus favoritos kkkkk

Ju 18/04/2021minha estante
King não decepciona ?