Salem

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Salem

mariana 10/08/2020

e o que por lá andasse, andava só.
é um bom livro, com uma boa história, mas nada me surpreendeu muito. gostei de muitos aspectos da obra, gostei demais da escrita do King - foi o primeiro livro dele que li - e, na verdade, não teve nada que tenha me desagradado. mas ao mesmo tempo também não teve nada que tenha me deixado entusiasmada. talvez o título do livro (A Hora do Vampiro) tenha acabado um pouco com a graça para mim. seria mais emocionante não saber logo de cara que é uma história sobre vampiros e sim descobrir no decorrer da trama.
Victor 16/01/2021minha estante
Quando li, eu não sabia nada sobre ele. Na verdade, li com o título de "salem" e achava que se tratava de bruxas.

Achei a primeira metade um pouco parada, mas depois percebi que era para criar vínculo com os personagens, para sentirmos pesar por eles a partir da segunda metade.

Alysonx3 16/10/2021

A hora do vampiro
É incrível dizer que essa obra literária riquíssima se deu um ano após ao livro, talvez "pequeno", Carrie, a estranha. Aqui King mostra quem é. Constrói uma estória intrigante, cheia de detalhes, personagens interessantes e um suspense pulsante, dando origem também ao seu kingverso nos trazendo o padre Callahan e deixando dúvidas sobre o seu paradeiro depois de deixar Jesurasalem's Lot.
Leitura fluida, argumentos e roteiro certeiros, arrepiante, interessante e muitas vezes nauseante. Recomendo muito.
Gustavo Rodrigues 16/10/2021minha estante
Eu acabei de falar exatamente isso na resenha que fiz kkk a evolução de Carrie pra Salem é gigante! E a diferença entre os dois livros é de pouco mais de um ano. Impressionante.

RenanDuarte 11/11/2023minha estante
Quero ler

Livia 30/01/2021

Salem é o segundo livro escrito pelo Stephen King e é perceptível a diferença desse para Carrie que foi o primeiro livro, nessa história a drama parece se desenrolar de uma maneira mais fácil. Gostei muito da criação e desenvolvimento dos personagens, inclusive fiquei com medo em alguns momentos.
As únicas coisas nas quais não gostei foi que me perdi em relação a grande quantidade de personagens secundários que são apresentados e o detalhamento de certas situações.
Mas de um modo geral achei a leitura muito válida.
Bart 31/01/2021minha estante
Uma coisa que gostei mt é ... O se tornar vampiro, parece se espalhar como um contágio!! Qnt ao número de personagens, eu acho q todo mundo se perde!! Kkkkkkkkkk

Livia 31/01/2021minha estante
Sim ? eu precisei pegar um papel para anotar os nomes

Livia 31/01/2021minha estante
Mas eu não entendi o que ocorreu com o padre ele simplesmente foi embora?

Bart 31/01/2021minha estante
Kkkkkkk eu nunca pensei nessa possibilidade de ter um papel p/ler os livros de king kkkkkkkkkk vou até me policiar kkkkkk A Dança da Morte e (a bosta) Belas Adormecidas , tem multidões de personagens! Kkkkkkkkkkk

Bart 31/01/2021minha estante
Quanto ao padre, vc me pegou, a mha lembrança é essa mesmo! Só que não consigo lembrar da tragetória dele.

Livia 31/01/2021minha estante
Então vc detestou Belas Adormecidas?

Bart 31/01/2021minha estante
Com certeza!! Bota p/arrombar na imagem da mulher, depois termina e tá td certo!

Dri - @leiturainsone 13/07/2020

Livro bom
Resenha para o Desafio Skoob 2020

Estou fazendo essa resenha depois da minha segunda leitura desse livro. A primeira vez eu dei 3 estrelas. Agora eu avalio em 5 mesmo tendo algumas ressalvas.
A história se passa numa cidade chamada Jerusalém?s Lot. Essa cidade nos é apresentada por King num conto homônimo que faz parte do livro Sombras da Noite. Depois que vc lê o conto, que é SENSACIONAL, e vai para Salem (anteriormente publicado no Brasil como a Hora do Vampiro) vc espera muito da história. Porém, é uma muito calma na minha percepção. Achei Nosferatu de Joe Hill (filho do King) um pouco mais pesada que Salem. Mesmo assim, se houvesse adaptação das duas obras poderiam passar na sessão da tarde sem o menor problema.
Por mais que a história de Salem não lembre em quase nada o conto sobre Jerusalém?s lot, há muitas pontas que Stephen King deixa solta nessa história. Muitas coisas implícitas que não exploradas. Fiquei com muito gosto de quero mais. Talvez tenha referências a essa história em outros livros do King que eu ainda não li.
Mesmo assim recomendo a leitura. É uma história de vampiro muito boa e leve.

Flávia Menezes 21/10/2021

????? A HORA DO VAMPIRO É AGORA!!
?Salem´s Lot?, foi o segundo livro publicado por Stephen King, em 17 de outubro de 1975, e, durante a leitura, me recordei de algo que li na biografia sobre o autor, escrita por Lisa Rogak, intitulada ?Coração Assombrado?. Segundo a autora, a editora solicitou que King fizesse diversas modificações ao longo da história, atenuando um pouco as cenas mais assustadoras.

Em seu livro, Lisa conta sobre uma passagem específica, em que o King descrevia um rato enorme devorando o rosto de um de seus personagens, e de como ele, muito a contragosto, precisou fazer modificações para atenuar o terror dessa cena no livro. Mas espera! Esse não é um livro de terror?

Se você é uma pessoa que se impressiona fácil, então ?Salem´s Lot? é um livro de terror para você. Seu terror é muito mais visceral, do que chocante. Você sente o medo, sente a tensão, mas não é uma história que nos deixa nauseados. Ao contrário! Ela é viciante!

A escrita de King nessa história é extremamente poética. A forma como ele descreve os cenários, o enredo, é tudo tão poético que você se sente lendo um clássico livro de vampiros, onde havia mais sedução, do que sexo. Mais apreensão, do que violência. Mais história, do que elementos fantásticos, de seres com tantos poderes que perdem a essência do terror.

O enredo é permeado por várias histórias, e a forma como ele é contado, em uma precisão de detalhes de quem são esses personagens, como vivem, e suas histórias pessoais é assombroso! A forma como tudo se encaixa, personagens e a cidade, é algo que te prende, e ele vai dando vida a Jerusalem´s Lot com uma riqueza de detalhes, que eu sinto que a conheço muito mais do que a cidade onde eu vivo hoje!

Mas esse é Stephen King: tudo o que ele escreve se torna real, e a sua mente é tão criativa, tão intensa, que é impossível não se sentir seduzida pela sua narrativa. King é como aquele personagem do seriado ?The Vampire Diaries?, Niklaus Mikaelson: sabemos que ele é mau, mas não conseguimos deixar de amá-lo, porque ele nos seduz por ser alguém tão difícil, tão frio, tão o oposto do que o romantismo, no passado, nos apresentou como modelo. Quando na minha vida eu me imaginaria lendo esse tipo de literatura? Nunca!

Um ponto muito curioso na escrita de King que me veio à luz, ao ler essa história, é que ele não tem essa visão de fazer um personagem mau sofrer para ?pagar por seus pecados?. Não existe muito dessa visão de reparação. O mau é mau. E quem é provado em suas histórias são os bons. Porque são eles que precisam do desafio para serem lapidados.

E eu desejando que o casalzinho jovem do trailer pagasse pelos seus erros.... King não é nenhum cavaleiro da ordem, da justiça. Ele é aquele que escreve sobre o medo, e o quanto só somos mais fortes quando somos provados por ele.

Não há muito mais o que dizer sobre essa história, a não ser que ela é brilhante, é envolvente, e tem um nível assustador na medida certa, que chega a ser deliciosamente viciante. Além de, como sempre, ser essa escola de Escrita Criativa para qualquer um que deseja se tornar um escritor, não importando o gênero que você escolha.

Está procurando um livro para ler nesse Halloween? Acho que você acaba de encontrar a história certa para você. Então, escolha um lugar tranquilo, e se entregue à essa leitura. Mas não se esqueça de deixar um crucifixo sempre à mão. Afinal, nunca se sabe quem pode bater à sua porta (ou na sua janela) quando a noite cair.
Nicolas.Jacob 21/10/2021minha estante
É o meu preferido dele até agora. É um sentimento único acompanhar esses personagens nessa cidade

Flávia Menezes 21/10/2021minha estante
Nicolas, te entendo perfeitamente por dizer que esse é seu preferido. ??

Pedro 21/10/2021minha estante
"O mau é mau. E quem é provado em suas histórias são os bons. Porque são eles que precisam do desafio para serem lapidados."

Excelente, Flávia. Eu sempre acreditei que a única função que podemos tirar do mal era fortalecer e lapidar o bem.

Parabéns por mais uma resenha magnífica. ?

Flávia Menezes 21/10/2021minha estante
Que fofo você, Pedro! ???
Mas esse é o King: ele não busca por lições de moral, e não existe nenhuma grande mensagem nos seus livros. Ele escreve histórias para falar de pessoas normais, com erros e falhas, e que mesmo assim, podem ter um bom coração e serem leais aqueles que amam. ??

Pedro 21/10/2021minha estante
Esse é o diferencial do King, não é? Ele escreve sobre pessoas comuns em circunstâncias extremas. Confesso que já cheguei a sentir raiva desse sadismo do autor...kkkk
Poucos autores conseguem mexer tanto com o emocional do leitor.
E obrigado pelo elogio. Você não merece menos do que isso. ???

Flávia Menezes 21/10/2021minha estante
E por falar em sadismo?.kkkkk?. Vou procurar aquele livro que você me indicou. ?

Espero que você goste. ?

Glaydson5 13/06/2023

Bom dia!

Enredo, personagens e mensagens.

O livro Salem, escrito pelo renomado autor Stephen King, é uma obra de ficção que cativa o leitor desde o primeiro capítulo. A história se passa na cidade de Salem, onde aconteceu uma guerra entre bruxas e humanos em 1692. O enredo se desenvolve na cidade atual, onde a descendente de uma das bruxas executadas naquele período, resolve vingar suas ancestrais e trazer de volta o poder das trevas a Salem.

Os personagens são muito bem construídos e apresentam personalidades fortes e marcantes. A protagonista, Callie, é uma jovem que luta com seus próprios demônios ao longo da história e que, mesmo com tantos obstáculos, não desiste de seus objetivos. Já a antagonista, é uma personagem sedutora e manipuladora que consegue atrair diversas pessoas para o seu lado, potencializando seus poderes.

Além de um enredo instigante e personagens marcantes, Salem traz também mensagens importantes. A trama revela que a ignorância e a intolerância são combustíveis para o mal, e a busca pelo poder pode corromper até mesmo os mais confiáveis. O livro mostra, também, a importância da resistência e da resiliência para combater as forças do mal e fazer o bem prevalecer.

Em conclusão, o livro Salem é uma obra excelente, que mistura suspense e terror de maneira surpreendente. Com personagens fortes, enredo envolvente e mensagens importantes, essa obra é uma leitura indispensável para os fãs de Stephen King e do gênero de ficção.

Beatriz 24/07/2023

Stephen King nunca erra! Que escrita fantástica, prende de uma forma que não consigo parar de ler, principalmente no final.
Fiquei tensa em diversos momentos e meu Deus, que livro bom.

IzzyNolding 14/10/2023

Nunca achei que sentiria medo real lendo um livro
e esse aqui ENTREGOU.

Ambientado na cidadezinha de Jerusalem's Lot, a história vai trazer uma atmosfera claustrofóbica e com construção impecável do autor. Toda a cidade e seus moradores é desenhada de forma incrível e me senti mirando em 'Salem a vida inteira.

Ben é um protagonista que deseja se libertar do seu passado enquanto escreve seu livro novo. E o King realmente ama fazer personagens que também são escritores, trazendo muito dele para os próprios.

Mark é um jovem recém chegado na cidade com gosto pelo desconhecido e monstros que passará por situações que nenhuma criança deve passar em sua vida.

Sr. Barlow é um enigma para tudo e todos e será a peça chave para as mudanças que ocorrerão na cidadezinha.

Diversas vezes me vi ansiosa pela escrita, com medo enquanto lia pelos personagens e seu futuro, sem saber se eles iriam sobreviver ou sequer chegar ao final da página. Até alguns sustos eu admito que tomei em cenas quando está chegando o final do livro.

A escrita descritiva do autor é muito bem vinda porque esse livro não funcionaria sem isso. É uma história sobre pessoas em uma cidade pequena lutando contra um ser milenar que nunca conheceu adversários à altura dos seus planos.

Recomendo fortemente esse livro para todo fã de terror
Paulo Jorge 14/10/2023minha estante
Exatamente o que eu pensei quando li! ?

Bruno 08/05/2022

Kurt Barlow >>> Dracula
King tem seu próprio Dracula, e ele é muito melhor do que o Original.
Gostaria de ter lido antes. Fazia tempo que não ficava com medo (um pouquinho pelo menos) lendo um livro. Adorei!
Abelita.Azevedo 10/05/2022minha estante
Eu morri de medo
Sério

Calebe 28/11/2023

Reinventando um tema batido
O segundo livro de Stephen King é de se esperar que seja inferior aos outros, mas é uma surpresa que seja já um ótimo livro logo no começo de sua carreira, ainda mais para um tema tão batido. Trazendo discussões sobre o Bem e o Mal, a Fé e as religiões, em uma atmosfera cinzenta e desesperadora.

raphaseixas89 29/08/2022

Eles só saem a noite!
Uma pena que as edições lançadas no Brasil, tirarem a graça de descobrir do que se trata o livro. Temos no inconsciente de que Salem retrate as mulheres condenadas a morte por serem acusadas de bruxaria e montamos uma história com essas referências. O fato é que traduzir a primeira edição como "A Hora do Vampiro" e a edição da Suma colocar "publicado anteriormente como", é roubar uma revelação que a gente descobre depois de ler quase 100 páginas (ou mais) do livro.

Confesso que é uma birra inocente, pq mesmo com esse aviso prévio é possível encontrar ótimas cenas. Em seu segundo romance, Stephen King trouxe algo que faltou muito em Carrie e foi desenvolvido com maestria no O Iluminado: descrição. E com isso, me refiro muito mais ao aprofundamenro de personalidades do que ambientes. O cenário é montado conforme vamos lendo a situação de cada personagem, seja protagonista ou secundário, todos estabelecem uma identidade única.

Salem é descrita com tamanha precisão, que montamos toda a configuração da cidade com menos de 10 páginas. Entre estabelecimentos e ruas, vemos o desenrolar dessa história quando o escritor Ben Mears chega a Jerusalem lot para escrever um livro sobre a casa Marston, uma imponente mansão situada no alto de uma colina. Aparentemente uma cidade pacata começa a sofrer com desaparecimentos e mortes inexplicáveis quando um estranho vendedor de móveis usados chega poucos dias depois do escritor.

Salem é uma ótima porta de entrada para quem nunca leu Stephen King, até mais que Carrie. Eu adorei, O Iluminado ainda é meu favorito, mas gostei bastante dessa leitura.

Lucas_Callisto 03/05/2023

Um brinde a imortalidade!
Esse livro, THIS BOOK! Salem foi o responsável pelo meu mergulho no King, já tinha lido alguns antes, e uns dos meus favoritos, mas foi aqui onde minha sequência do mestre começou. Tentando ler em ordem de lançamento, Salem é o segundo livro lançado do King e seu contraste com Carrie é extremamente notável, um bom livro para quem quer iniciar no Stephen também.

Não vou resumir a história pois isso já é a sinopse, e já começo dizendo que sinto enorme vontade de reler essa obra. Aqui a narrativa parece ter sido escrita por uma pessoa totalmente diferente e todo mundo consegue sentir isso. O livro é bem fluido e viciante, a ambientação dele te abraça e eu me apeguei aos personagens – diferente de Carrie que não deu muitas oportunidades.

O suspense é melhor e eu gostei de soar como o Drácula. Perfeita a ponta solta que veio a se encaixar em suas outras obras futuras, inclusive do horror que pode causar medo. Li 'O Cemitério', onde fizeram muita propaganda em cima, foi o mesmo que água, Salem sim me deu um arrepio, nada que te deixe sem dormir mas surrou todas as 400 páginas do Cemitério.

Por ser um dos primeiros, e o King amar fazer ligações de seu universo, é citado em outros livros, sendo importante pro King Universe. Para falar a verdade gostei da adaptação, e foi melhor ter mudado o título “A Hora do Vampiro” para “’Salem”, isso dava um spoiler e talvez pudesse criar maiores expectativas, apesar de agora ele ser conhecido independente do nome.

O sumiço das pessoas e como surge a descoberta dos vampiros deixa ferver a trama, fora que o King explora a cidade em seus diferentes aspectos, diversificando bem os personagens e mistificando o mistério nesse terror psicológico. Li no carnaval, já sou mais caseiro, mas nesse feriado eu não quis sair para lugar algum enquanto essa leitura estava inacabada.

Deve ter sido meu primeiro livro de vampiros e antes de iniciar fiquei com receio de ser clichê vampiresco, não sei se foi magia do King mas gostei muito. Não faço ideia se pode parecer com o Drácula, mas Salem me prometeu e cumpriu. Os últimos capítulos moram muito na minha cabeça, e fico feliz por ser um dos livros do mestre que agrada grande maioria.

Dem 08/10/2021

Mais que 5 estrelas...
Incrível! Maravilhoso! Perfeito! Que livro delicioso de se ler! Não devia ter demorado tanto pra ler! Um livro bem escrito, com terror na medida certa, viciante! E com muitas mortes, diga-se de passagem! Está na minha lista dos melhores do King! Nota 11/10! 5 estrelas bem merecido!
Victor225 11/10/2021minha estante
Que bom que gostou assim! Também se tornou uma das minhas histórias favoritos do King também

Dem 11/10/2021minha estante
Foi uma experiência única ler esse livro, @Vic!

Patricia823 16/04/2021

Sem dúvidas já se tornou meu livro do King favorito até o momento. A leitura foi incrível, os acontecimentos demoraram um pouco pra vir a tona, mais isso não deixou a história arrastada em nenhum momento, quem está habituado a ler as obras do King sabe o tanto que ele preza a construção dos personagens, personagens aqueles que tem uma profundidade absurda, a ponto de termos uma visão do que cada personagem passa dentro de sua casa. E eu nunca vi alguém descrever uma cidade pequena tão bem quanto o King. Uma história de terror e tanto, nesse livro da pra ter uma noção da grandeza do King. Confesso que surpreendi com o fim de alguns personagens, coisa que eu não estava esperando, o final foi muito bom e deixou com um gostinho de quero mais.