A Poética do Espaço

A Poética do Espaço Gaston Bachelard

Resenhas - A Poética do Espaço

Romeu Felix 28/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Poética do Espaço" é uma obra que investiga a relação entre o espaço e a imaginação poética, analisando como as experiências e percepções de espaço afetam a criação poética. Gaston Bachelard, o autor, começa examinando a casa, a partir da perspectiva de que ela é uma espécie de miniuniverso, que contém em si mesma uma multiplicidade de espaços e tempos. Ele argumenta que, assim como a casa é um espaço habitado, a poesia é um espaço habitado pela imaginação poética.

Bachelard avança em sua investigação, analisando outros espaços, como cavernas, florestas, ninhos de pássaros, entre outros. Em cada caso, ele explora como o espaço afeta a experiência humana e como a imaginação poética é capaz de transformar essas experiências em poesia. Ele argumenta que a poesia tem a capacidade de ir além das limitações do espaço físico, permitindo que o poeta explore e crie novos espaços imaginários.

O livro é dividido em capítulos curtos e o autor utiliza uma linguagem acessível para tratar de questões profundas e complexas sobre a relação entre o espaço e a poesia. Bachelard é um filósofo, mas sua escrita é poética e literária, tornando a leitura agradável e envolvente.

Ficha técnica:
"A Poética do Espaço" é uma obra do filósofo francês Gaston Bachelard, publicada originalmente em 1958. A edição brasileira foi lançada pela editora Martins Fontes em 2008 e tem 242 páginas. A tradução é de Antônio de Pádua Danesi. O livro é dividido em três partes: "A Casa", "O Ninho" e "A Concha", cada uma contendo vários capítulos. A obra é considerada uma referência na filosofia da percepção e da imaginação, bem como na teoria da literatura.

Notas sobre a segunda leitura:

O livro "A Poética do Espaço" de Gaston Bachelard é uma obra filosófica que se propõe a investigar a relação entre o homem e o espaço. Bachelard argumenta que a nossa experiência do espaço é fundamental para a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos, e que o espaço é um elemento essencial da poesia, da arte e da literatura.

O autor explora diversas dimensões do espaço, desde o espaço físico até o espaço imaginário, e investiga como a nossa percepção e vivência desses espaços influenciam a nossa compreensão do mundo e da nossa própria existência. Bachelard discute também a relação entre a imaginação e o espaço, argumentando que a imaginação é capaz de criar espaços que não existem na realidade, mas que têm um impacto significativo em nossas vidas.

O livro é organizado em capítulos que abordam temas como a casa, o ninho, o espaço poético, o espaço lírico, o espaço psicanalítico e o espaço cósmico. Em cada um desses capítulos, Bachelard explora a relação entre o homem e o espaço, fornecendo insights profundos sobre a natureza da experiência humana.

"A Poética do Espaço" é uma obra seminal da filosofia do século XX e continua a ser relevante para as discussões contemporâneas sobre a relação entre o homem e o mundo que o rodeia. A obra é uma leitura essencial para aqueles interessados na filosofia, na arte, na literatura, na psicologia e na arquitetura.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Malice 14/12/2011

Complexo
Gostei de várias passagens do livro, que faz uma pesquisa em diversos tipos de textos poéticos a respeito do que dizem de diversos tipos de espaço - do interno ao infinito. Mas não consegui reter muito conhecimento tendo em vista a linguagem difícil de Bachelard e, talvez, meu baixo nível de atenção. A reler, em outro momento.

books.gabt 19/01/2024

A Poética do Espaço ? ? Gaston Bachelard
[RESENHA]
? "Devo dizer: a casa abriga o devaneio, a casa protege o sonhador, a casa permite que alguém sonhe em paz."

? "Nós nos confortamos revivendo memórias de proteção. Algo fechado deve reter nossas memórias, deixando-as seu valor original como imagens. As memórias do mundo exterior nunca terão a mesma tonalidade que as de casa e, ao lembrar essas memórias, adicionamos à nossa loja de sonhos; nunca somos historiadores reais, mas sempre perto de poetas, e nossa emoção talvez não seja nada além de uma expressão de uma poesia que foi perdida."

"Quando a imagem é nova, o mundo é novo."
Essa afirmação marcante, extraída do livro "A Poética do Espaço" de Gaston Bachelard, sintetiza a essência da obra que explora as complexidades psicológicas e filosóficas do espaço habitado. Publicado em 1958, este clássico da filosofia da poesia mergulha nas profundezas da psique humana, revelando o impacto íntimo e poético que a arquitetura e o espaço têm em nossos pensamentos e sentimentos.

Confesso, que só li este livro por um motivo: Para entender melhor o livro House of Leaves do Mark Z. Danielewski. Acredito eu, que quando se procura informações para concretizar, formar e adicionar diferentes opiniões e críticas sobre um assunto, torna tudo mais claro na mente, forçando seu cérebro a procurar divergentes formas de compreender tal tema. Também, tornando mais verídico a sua crítica sobre algo.

A obra é estruturada em capítulos que desvelam a poética associada a diferentes tipos de espaços, desde a casa até os espaços abertos e protegidos pela imaginação. Bachelard destaca como as experiências vividas dentro desses espaços moldam nossa percepção do mundo e influenciam a criação poética. Sua abordagem é profundamente fenomenológica, examinando como a materialidade do espaço se conecta às memórias, sonhos e reverberações poéticas que o permeiam.

O autor destaca a importância de superar uma visão puramente utilitária do espaço, propondo que a contemplação poética pode revelar camadas ocultas de significado. A poética, para Bachelard, é uma forma de investigação da alma humana, onde a intimidade com o espaço se torna um processo de autoconhecimento.

"A Poética do Espaço" não é apenas uma exploração teórica, mas também uma celebração do poder transformador da imaginação. Bachelard convida os leitores a reconsiderarem seu relacionamento com o ambiente que os cerca, inspirando uma apreciação mais profunda do espaço como um fenômeno poético e psicológico.

No entanto, algumas críticas podem ser levantadas em relação à linguagem densa e à complexidade filosófica, o que pode tornar a obra desafiadora para leitores não familiarizados com os conceitos fenomenológicos. Além disso, as ideias apresentadas podem parecer idealizadas em alguns momentos, carecendo de uma abordagem mais crítica em relação às variadas experiências individuais do espaço.

Em síntese, "A Poética do Espaço" é uma jornada filosófica envolvente que convida os leitores a contemplar o significado profundo e poético que permeia os lugares que chamamos de lar. Gaston Bachelard proporciona uma visão única e rica sobre como o espaço influencia nossa psique, desafiando-nos a transcender as percepções convencionais e a abraçar a riqueza poética dos lugares que habitamos. Mostrando, principalmente, que o ser humano - de forma, natural - se adequa ao ambiente a qual convive.

???? ?????: 4,5?!

por Gabriela Tortora ? @gabriela.tortora ?
? @books.gabt ? e @jornalismo.gabt ??