Spinoza

Spinoza Paul Strathern

Resenhas - Spinoza em 90 minutos

Vieira 20/05/2021

Spinoza em 90 minutos
O autor nos apresenta uma breve relato da vida de Spinoza bem como uma sintese de sua filosofia. A filosofia de Spinoza era racionalista muito embora fique difícil perceber seu racionalismo. Sua visão do mundo se baseava na ideia de eternidade. Para ele Deus se confundia com a natureza, ou seja, sua filosofia era panteista.

Fellipe 18/04/2023

Deus sive natura
Um livro que se trata, principalmente, das ideias de Spinoza sobre Deus. Como sendo um resumo, esse livro é muito bom! Mas caso não tivesse esse propósito estaria faltando bastante coisa. Mas é ótimo para se ter uma ideia geral sobre quem era Espinoza, no que acreditava e quais eram seus ideais.

Letícia 28/06/2020

Livro bem curto, com uma linguagem bastante acessível e que trata da vida do Spinoza.
O livro não trata tanto das ideias do filósofo, mas instiga o leitor a estudar mais sobre ele.
Por causa deste livro, "A Ética", de Spinoza, entrou para minha lista de leitura.

biabbrito0 12/06/2021

Deus sive natura
muito bom este livro!apresenta de forma clara definições e acontecimentos filosóficos e históricos
comecei a leitura apenas para matar a curiosidade sobre alguns comentários de uma aula de filosofia que para mim eram insuficientes, e o livro soube me "responder" tranquilamente
não li em 90 minutos kkkkk pois inúmeras vezes faço pausas para reler e refletir, mas independente do tempo investido, valeu a pena!

Paloma.Ferreira 09/05/2021

Libro muito gostoso de ser lido. Apresenta um panorama geral da vida de Spinoza, os fatos mais importantes, bem como os principais conceitos por ele definido. Lógico que em poucas páginas, não espere encontrar profundidades Spinoziana. Porém, para o que sugere o livro (90 minutos), cumpre eficazmente.

Little Mary 21/06/2023

Primeiro livro da série, Spinoza nunca decepciona
Uma ótima síntese do trabalho deste filósofo, este livro é perfeito para que já conhece e para que quer conhecer-lo, além de contar diversas curiosidades da vida de Spinoza.
Pessoalmente por simpatizar muito com a teoria de Spinoza, achei a leitura bem interessante.
"Na concepção de Spinoza, podemos amar a Deus o quanto quisermos, mas não há como ele nos amar em troca. Isso fez muita gente sentir-se profundamente desamada e face à perspectiva de não ser recompensada por toda sua santidade."
como é facinante! Mesmo Spinoza não crendo em um Deus trancedente que o amaria e o recompensaria, Spinoza não precisava dessa autoridade ou amor incondicional para ser um bom homem e uma boa pessoa, ele continuou a viver seus valores Morais e qualidades admiráveis, mesmo tendo tido uma vida difícil, e sendo rejeitado por todos a sua volta, ele nunca se deixou virar um pessoa amarga ou rancorosa e ele nunca precisou ser uma pessoa religiosa ou de fé para ter atitude de santo.

Heros Pena 31/08/2019

Filosofia, história e biografia.
O autor consegue em um pequeno livro, entregar ao leitor, um resumo da história da época, da vida do filósofo e de sua filosofia.
Um livro para se ler de uma só vez, e sair com um pequeno conhecimento do filósofo e de sua época. Acredito que seja interessante, e estou fazendo isso, a leitura de todos os volumes, assim ao final o leitor terá uma noção da filosofia e de sua história como um todo podendo escolher os filósofos de sua preferencia e se aprofundar no estudo dos mesmos e de suas obras.

ILG 01/09/2020

Gosto dessa coleção, sempre útil para quem procura uma noção introdutória e objetiva sobre a personalidade estudada.

nanarissa 18/02/2022

Uma série com uma proposta interessante. Um breve resumo sobre a vida e obra do filósofo que te ajuda a conhecer e despertar o interesse (ou não) a aprofundar os estudos sobre o mesmo.
Mas com certeza teria ajudado se eu tivesse pegado um audiobook com uma narração de melhor qualidade ?

Charly.nunes 10/02/2023

Spinoza é um filósofoso que mais tenho voltade de ver suas obras, o libro apesar de abprdar rapidamente a vida e filósofoso dele, já da uma base do seu pensamento. E com toda certeza essa visão de Deus natural, ao invés do Deus teista, foi oque mais me deu ânimo de saber mais sobre sua filosofia, é uma pena que suas obras tenham sido casadas