A Sociedade contra o Estado

A Sociedade contra o Estado Pierre Clastres

Resenhas - A sociedade contra o Estado

Sacripanta 20/12/2012

Altamente recomendado
Fabulosa coletânea de artigos de Pedro Clastres que tem como tema central a questão do poder nas sociedades primitivas. Esse livro é um convite a romper com todas as baboseiras que nos foram faladas durante o ensino médio e que ainda repercutem nos meios de comunicação, sem deixar, por isso, de apresentar farto material para que todos que simpatizam com a antropologia ou com a discussão sobre o poder possam se deliciar. Os créditos dessa façanha, acredito, vão tanto para o autor quanto para o tradutor, pois o livro tem uma escrita muito boa, clara, objetiva. Esse livro pode abrir as portas para um novo entendimento de desenvolvimento, Estado, chefia, linguagem e sobre os indígenas americanos.

Nanda 25/04/2020

Boa leitura
Esse livro retrata muito bem a sociedade e os problemas do Estado com embasamento histórico e teórico.

Leitura obrigatória para a faculdade

minefreitas 17/01/2022

Rico em detalhes
O antropólogo Pierre Clastres é muito vinculado ao anarquismo, e neste livro ele nos leva a compreender como funcionam as sociedades que não possuem um estado como conhecemos. Ricos detalhes e apesar de seu viés anarquista e da própria ideia do livro, não vi estampada sua ideologia, vi a descrição minuciosa de hábitos, costumes, "crenças religiosas" que fazem a roda continuar girando de forma saudável a todos. Eu discordo da ideia de que seja possível uma sociedade sem estado, pois o livro trata justamente de sociedades pequenas, onde certas crenças as vezes são suficientes para manter a ordem das coisas.

Kyririm 17/04/2022

Oré?
Umas das onrasais marcantes de toda sua trajetória na Antropologia, Pierre Clastres ressalta a formação social dos nativos na qual ele teve contato (Guaranis Mbyá). Ele desmonta toda a idéia racista e etnocêntrica construída instituncionalmente por grupos políticos que se estabelecem no capital (BOURDIEU, 2004), dessa forma ele pretende abranger o debate sobre a Antropologia política e etnologia em uma perspectiva anti-colonial. Oré ou "Nós" se projeta em um questionamento sobre como a objetificação dessa violência cai nas sociedades nativas, retomando o que já foi abordado aqui.
Kyririm 17/04/2022minha estante
Umas das obras mais**
Dislexia bateu forte aqui KKKKK

Marc 07/07/2018minha estante
Ótimo comentário. Precisamos de mais resenhas desse nível por aqui, de pessoas que saibam do que estão falando e consigam estabelecer ligações entre os pensamentos de vários autores. Apesar de discordar radicalmente de Pierre Clastres, é sempre bem vinda uma resenha desse nível.

Malu Fernandes 03/06/2016

Textos que não precisam ser lidos necessariamente na ordem apresentada,
ainda que eu tenha gostado mais de uns do que outros, em sua totalidade é uma obra que transpõe barreiras e apresenta ideias que diferem de tudo que nos foi dito por uma vida inteira (ou boa parte dela).
Nos faz pensar o que são de fato povos primitivos, que é visto como algo tão pejorativo e se primitivos não seríamos nós, na verdade.

Milena.Bessan 23/05/2022

Gostei demais desse livro, as leituras da faculdade estão me surpreendendo no sentido de não serem totalmente massantes e cheia de palavras difíceis.
Me surpreendi, e faz com que a gente rompa os padrões estabelecidos dos povos indígenas.

soares123 08/02/2024

Ajudou bastante na minha análise crítica. Gostei um bocado ? Desmistificou bastante os conceitos abordados no ensino básico.