A Sociedade contra o Estado

A Sociedade contra o Estado Pierre Clastres

Resenhas - A sociedade contra o Estado

Sacripanta 20/12/2012

Altamente recomendado
Fabulosa coletânea de artigos de Pedro Clastres que tem como tema central a questão do poder nas sociedades primitivas. Esse livro é um convite a romper com todas as baboseiras que nos foram faladas durante o ensino médio e que ainda repercutem nos meios de comunicação, sem deixar, por isso, de apresentar farto material para que todos que simpatizam com a antropologia ou com a discussão sobre o poder possam se deliciar. Os créditos dessa façanha, acredito, vão tanto para o autor quanto para o tradutor, pois o livro tem uma escrita muito boa, clara, objetiva. Esse livro pode abrir as portas para um novo entendimento de desenvolvimento, Estado, chefia, linguagem e sobre os indígenas americanos.

Malu Fernandes 03/06/2016

Textos que não precisam ser lidos necessariamente na ordem apresentada,
ainda que eu tenha gostado mais de uns do que outros, em sua totalidade é uma obra que transpõe barreiras e apresenta ideias que diferem de tudo que nos foi dito por uma vida inteira (ou boa parte dela).
Nos faz pensar o que são de fato povos primitivos, que é visto como algo tão pejorativo e se primitivos não seríamos nós, na verdade.