Relativizando

Relativizando Roberto DaMatta

Resenhas - Relativizando

Jessi 12/02/2023

Relativizando do antropólogo social Roberto Damata, é basicamente, se assim podemos dizer um manual de antropologia social, no começo é puro teoria social, quanto à questão por exemplo do mito das três raças, do racismo estrutural de hierarquia predominante no Brasil que apesar de ser mestiço é sim um país racista se diferenciando de países ao norte do mundo, nas quais estes são mais ?categóricos?, ?preto no Branco? quanto a diferenciação de raça coisa que não existe no Brasil, mas que se privilegia, com ideal de pessoa branca está nem precisando ser necesariamente ?branca?, um vez que vivemos em um país miscigenado, mas que se ?pareça?, tenha ?traços brancos?, já está valendo como uma pessoa ?branca? em nossa sociedade que foi construída em cima de muita violência e desigualdade. Tendo atualmente uma enorme disparidade entre ricos e pobre, tanto no fator financeiro como infelizmente no que mais me dói no educacional, o livro é uma boa pedida pra quem quer entender um pouco mais sobre ciências sociais e seus papéis neste grande teatro que é a sociedade e os atores que somos nós, nas quais protagonizamos conceitos de vida e rotina, o que nada impede de que sim haja mudança nesse script chamado Brasil!

Ni 25/02/2021

Eu li esse livro por indicação de um professor como leitura complementar. Desse livro eu tirei alguns assuntos que me chamaram a atenção como o racismo em nossa sociedade, culturas que veem a família de forma diferente e aprender a ver o diferente sem julgar.