Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

. . . 15/04/2024

De verdade acho que eu esperava mais desse livro.

Achei a narrativa bem rápida de ler e o universo até que é interessante. Possui personagens que, às vezes, são até mais interessantes do que a própria Alina. Essa é uma das coisas às quais senti falta, aliás: desenvolvimento da personalidade de tais personagens. Tudo ficou sendo só sobre Alina, Maly, Darkling e questões políticas.

A revelação dos planos do vilão foi muito forçada, e o que era pra ser um plot twist não foi nada surpreendente. E fato de o livro ser classificado como um romance mas o romance não ser tão falado assim me deixo meio sei lá, sabe? Quando enfim a autora tentou colocar algo relacionado a tal casal foi tudo tão rápido que pra mim não fez sentido algum.

Também achei o final meio corrido(?). Talvez isso possa até ser plausível considerando que é um livro curto e o primeiro de uma trilogia, mas estou em dúvida se vale a pena ler os próximos ou não.

No geral, não é um livro que eu recomendaria, mas vi muitas pessoas falando que gostaram, então aí vai de cada um mesmo.

Talysson.Medeiros 15/04/2024

Sombra e ossos
Primeiramente, odiei. O livro é bom nos 2 primeiros capítulos e a última folha quando você já sabe que está acabando. Uma estrela pelo esforço?

malu 15/04/2024

Me surpreendeu!
Eu não tava com muita expectativa pra essa leitura, inclusive venho adiando ela a anos?mas fui com a mente e o coração abertos e curti o livro!

tem defeitos? sim.
1. A revelação dos verdadeiros planos do vilão não foram uma surpresa pra mim. Já tava bem óbvio oq tava acontecendo, então o ?plot twist? do livro não funciona de jeito nenhum (além de ter tornado a protagonista uma estúpida). O que salva é que ele é um personagem interessante, e a forma com que a autora conduziu a história depois disso foi intrigante.
2. A maneira com que a Alina conseguiu, no final, vencer o vilão foi bem?.eu li o que tava acontecendo e fiquei: ?é serio mesmo que essa vai ser a solução da autora pra isso?? infelizmente pra mim, sim.

Mas, apesar de não ter gostado do desfecho do livro, estou curiosa pra ver o que vai acontecer e, surpreendentemente, me apeguei levemente a Alina e ao Maly (inclusive, terminei esse livro sem entender pq tanta gnt n gosta dele, eu particularmente gostei mais dele que da protagonista)

Mile :) 15/04/2024

Sombra e ossos ??
Leigh Bardugo escreveu uma trilogia fantástica, onde "Sombra e ossos" é o primeiro livro.
Este livro se adequa ao gênero de fantasia, onde relata um incrível "grisharverso".
Em um país chamado Ravka, divido pela Dobra (uma faixa de sombras enorme com diversos monstros perigosos em meio a escuridão), existem Grishas, pessoas com poderes especiais que desde pequenas são levadas ao palácio para treinarem os seus poderes. Até então, Alina Starkov é apenas uma cartográfa vivendo em um acampamento militar, onde seu único dever é fazer desenhos de posições geografias e coisas relacionadas. Alina vive secretamente apaixonada pelo seu melhor amigo de infância e rastreador, Maly, que parece ainda não saber sobre os seus sentimentos.
Ao precisar atravessar a dobra Alina se depara em uma situação desesperadora, onde Maly quase morre por um dos volcras (mostros da Dobra), e ela então acaba libertando um enorme feixe de luz, matando todos os monstros. Assim sua vida virou de cabeça para baixo. Ela descobriu que era a Conjuradora do Sol, a salvação de Ravka que iria acabar com a Dobra, e foi levada ao palácio para treinar seus poderes com o próprio Darkling, até então o Grisha mais poderoso de Ravka. Em meio a tudo isso, Alina se surpreende com enormes reviravoltas do destino, traição, sentimentos novos, raiva, etc....

Minha opinião:
Meu maior erro foi ter assistido a série antes de ler o livro! Não gosto de ler algo em que eu já estou consciente do final, mas mesmo assim amei o livro.
É um universo muito bem construído com uma ótima escrita, a série traz grandes efeitos especiais que representa os poderes citados no livro, porém o livro continua sendo melhor por ter mais detalhes.

jurdanread 15/04/2024

!!!
Esse livro deveria ser mais falado, sério!! não entendo o "hate" nele, porque é simplesmente incrível e achei a escrita da autora fluida.

Lua 14/04/2024

Gostei ( darklina>>)
Achei a narrativa fluida e rápida, bem gostosinha de ler na verdade, alguns capítulos foram meios chatos e senti um pouco falta de explorar mais a personalidade de outros personagens, até mesmo mostrar mais deles, ficou apenas sobre Alina, Maly e Darkling, sentir falta da exploração do universo em si também, pelo menos nesse primeiro livro, mas talvez nos outros mostre mais sobre, quem sabe?, enfim de qualquer jeito foi bom mesmo assim, acho que por ser o primeiro e ser curto faz sentido.
Sinceramente a relação da Alina com o Darkling me interessou mais do que a dela com o Maly kkk mesmo durando pouco kkk A Alina e o Maly são fofos, mas acho que funcionam melhor como melhores amigos do que como parceiros românticos. O "plot" não foi novidade alguma, mas mesmo não sendo surpresa alguma, eu gostei, admito que no fundo meu sonho era que a Alina escolhesse o "vilão" e eles destruíssem o mundo juntos, haha, Na minha cabeça ela poderia ter potencial para se tornar uma boa "vilã", uma pena que isso não foi aproveitado, teria melhorado a história em 1000%

Enfim, no geral, mesmo não sendo nada demais, achei o livro legal, tava com saudade de ler um livro de fantasia.

Gabrielly Pinheiro 14/04/2024

Escrita boa, universo bem interessante, a parte política é legal.
O Darkling é com certeza um personagem excêntrico, um vilão inteligente, o personagem mais interessante desse primeiro livro.
Alina tem potencial, só precisa acreditar mais nela mesma.
Maly, é só o Maly, tão sem graça.
Sem mais considerações

Heloisa702 13/04/2024

Muito bommmm
Gostei muito da história, estou muito animada para descobrir o que vai acontecer nos próximos livros?

Alicia 12/04/2024

Órfãos para sempre
Eu adorei o livro, no início tava confuso, mas conforme foi passando foi ficando cada vez melhor, e no final foi uma grande confusão incrível e digna de surtos. Amei e recomendo
(Mas o epílogo é uma bosta)

wendy4 12/04/2024

Sem palavras gostei mt desse universo cara
levei um tapa c esse plot twist n estava esperando
vamos ver oq me espera nos próximos

Wender.Carlos 10/04/2024

Sombra e Ossos
Este é o primeiro livro do famoso Grisha verso, algo interessante que me fez comprar esta franquia foi a incrível promoção da americanas de R$15,00 no Box rs.

Mas nos aprofundando na leitura se trata de um universo muito interessante, onde temos muitos temas políticos sendo tratados. E claro não poderia deixar de mencionar a grande dobra qué esta no meio do país, algo incrivelmente perturbador com criatura monturas em seu interior.

E com esse pretexto acompanhamos a história de Alina uma cartografa do exército com seu amigo/irmão de criação Maly um ótimo rastreador. Em sua primeira missão para atravessar a dobra.

Claro que muitas coisas dão errado e ela descobre ser um dos seres mais peculiares desse universo uma Grisha com poder do Sol.

Essa descoberta movimenta a trama, nos aprofunda ainda mais neste imenso universo. Como função de cada Grisha, hierarquias e claro nos apresentando novos personagens.

Os professores que oferecem o treinamento são incríveis, e é interessante que a partir de um ponto no treinamento ocorre uma mudança de ritmo na narrativa muito interessante. Mostrando realmente como Aline pode mudar todo o percurso da história.

Não quero me aprofundar muito para evitar spoilers, o livro tem um começo muito lento o que torna um pouco difícil no começo, mas lá pra metade do livro durante o treinamento ele se torna tão interessante que fica difícil de largar.

Alessandra 08/04/2024

Bom!
Está obra não é tão ruim, como vi alguns comentários sobre. Assisti a série, e quando soube que era adaptação de um livro, fiquei curiosa pra ler sobre! Gostaria de ter lido antes de assistir a série, eu teria aproveitado mais a leitura.

Eu gostei do livro, não achei ruim, mas falta algo, mas emoção eu acho. Por mais que eu ache a Alina do livro mais suportável, eu acho ela muito insossa. Pra uma protagonista que possui um poder de luz, ela é muito apagada Hahahaha

No fim eu até que comecei a gostar do maly, pra mim ele foi o personagem com mais vida no livro. Vamos ver no próximo livro como continua essa história, espero que seja mais emocionante!

Maria 07/04/2024

Assisti a 1° temporada da série antes de ler o livro, então senti muita falta de outros personagens. Mas a história é muito cativante, do começo ao fim.