Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Cissa 26/03/2024

Achei uma leitura bastante confortável, o livro não é uma SUPER fantasia mas é bom o suficiente para passar o tempo e a história e boa e interessante assim com o mundo em que se passa. Minha única crítica realmente negativa é o fato que não consegui me conectar com nenhum personagem, isso normalmente dificulta plots pela falta de apego, mas não me inpactou isso e foi uma leitura bem fluida e rápida. Curiosa para a continuação.

Camill R 21/03/2024

Uma surpresa
Eu admito que assisti à série antes de ler o livro, mas gostei bastante do livro. Não gostei do romance, na verdade, me encantei pelas pequenas ciências e pela ambiência.

A Alina é uma personagem meio complicada, porque às vezes ela tem sacadas fenomenais e às vezes ela se faz de coitada. Não desgosto dela, só não tenho um conceito formado ainda sobre a personalidade dela.

Por incrível que pareça, eu não consigo ver esse livro como uma trilogia. Apenas o vejo como livro único.
Talvez isso ocorra porque a história é tão completa nesse primeiro que parece livro único de fantasia. Não tem muitas pontas soltas e as que estão soltas podem ficar assim, como as coisas da vida que a gente acaba nunca descobrindo, uma duvida de que destino aquilo levou.

Não sei se recomendaria a leitura porque não é tão forte e marcante, mas posso afirmar que aproveitei cada momento dela.

Alvaro 20/03/2024

Gostei bastante
É um livro bem interessante e com uma riqueza de tipos diferentes de conjuradoes que o torna ainda mais legal.Curti bastante, achei a escrita da autora bem leve e o capitulos não são longos o que ajuda a não tornar uma leitura cansativa.
Depois da leitura pretendia ver a série, mas tentei assistir um ep e não curti muito kkkk mudaram muita coisa.
Enfim, recomendo pra quem gosta de fantasia. Bora ver se o resto da trilogia vai ser no mesmo pique?

laura_calore 20/03/2024

Sombra e Ossos
Achei um bom começo para o Grishaverso. A história é bem explicada e a escrita da Leigh Bardugo é muito boa. Eu achei o começo um pouco cansativo mas depois que eu acostumei com a leitura eu li 200 páginas em um dia :)
Eu gostei da Alina, ela é guerreira e forte, só espero que ela tenha um desenvolvimento no próximo livro, porque nesse ela passou boa parte do tempo pensando no Darkling e no Maly.
Algumas partes foram rápidas demais para o meu gosto e poderiam ter sido mais desenvolvidas. O plot me chocou um pouco mas eu já esperava que isso fosse acontecer. Eu não tinha certeza, mas eu tinha uma certa hipótese sobre o que poderia acontecer.
Os livros de fantasia geralmente seguem as mesmas ideias de poderes, mas eu gostei de ver as três ordens dos Grishas.
Ansiosa para o próximo.

brenda1352 19/03/2024

Não tenho muito histórico com fantasia, mas meu deus.
fiquei vidrada! o tipo de livro que você esquece que tá lendo.
completamente fantástico e gostoso.

Marilemos 19/03/2024

O livro me surpreendeu bastante, no primeiro capítulo estava querendo desistir, mas com os acontecimentos só segundo capítulo me surpreenderam bastante e fiquei presa na leitura. Alina é fofa, mas tinha que aprender que não se pode confiar em todo mundo, estou muito ansiosa para ler o segundo livro

amaandagarciia 19/03/2024

Grishaverso começou com o pé direito
Adorei descobrir uma saga de fantasia que eu ainda não tinha lido

gostei bastante do conceito do enredo e dos personagens

só senti que a autora introduz alguns eventos tensos no começo antes de explicar o universo e aí você fica meio sem sentir muita emoção porque nem entendeu direito o que tá rolando

e, ah, bode de homens que te conhecem há anos e resolvem que gostam de você depois que você fica bonita e confiante

bryangy80 19/03/2024

Um universo incrível! E pouco explorado.
"Sombra e Ossos", de Leigh Bardugo, conta a historia que se situa em um típico mundo medieval e magico, em que uma garota descobre ser uma Grisha, os grandes magos desse universo, tudo isso está na sinopse do livro.
Na minha opinião, o livro é muito bom, mas a historia poderia ser maior, fazendo você se afeiçoar aos personagens, um romance nesse livro ficou muito mal desenvolvido, como se fosse algo forçado. O universo criado pela autora não tem nenhuma novidade e não temos nada de diferente comparado a outras historias magicas, por isso minha nota sobre o livro diminuiu um pouco.
Mas existem muitas coisas boas nesse livro, como a escrita que te prende e a historia divertida.
3/5

gabiaperes 19/03/2024

Início de uma trilogia
Esse livro é bem o início de algo maior, como ele mesmo é uma trilogia. Apresenta muito bem o universo, a magia e tudo mais.

Os personagens já são apresentados em seus papéis, com uma surpresinha ali. No final já está definido quem eles vão ser ou se tornar no futuro (torcendo por surpresas nos próximos livros)

A história mesmo fica em segundo plano, no início o foco é apresentar e familiarizar o leitor com o universo. Isso não é um problema, só parece meio jogado.

Até os personagens tomarem seus devidos papéis demora para eles terem seu carisma. Tudo é muito superficial no início. Ainda aguardo uma evolução da protagonista cujo sua maior preocupação era os homens e não seus poderes... vamos rever isso diva.

Em geral, foi uma leitura rápida e bem gostosa. Senti falta de carisma nos personagens, mas lá pelos 70% da história tudo começa a andar e se encaixar.

OhDerye 18/03/2024

Esperava mais.
Acho que não sei dizer exatamente o que me decepcionou nesse livro, acho que a série me deixou com umas falsas expectativas que o livro não supriu.
A leitura só ficou fluida mesmo depois dos 50%, antes foi quase uma tortura pra ler.
Por ele ser curto, senti muita coisa mal explicada e muito evento corrido e poderes tirados da cartola.

Trecho favorito:
"No momento em que nossos lábios se encontraram, eu soube com uma certeza pura e penetrante que eu teria esperado para sempre por ele."