Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Aninha 13/02/2021

Sombra e Grishas?
O livro Sombra e Ossos é o primeiro livro da trilogia Grisha e receberá uma adaptação em série que será publicada na Netflix dia 23 de abril.
Ele é bem calmo no início e a princípio não apresenta nenhum acontecimento que não pudesse ser previsto. Claro, assim como qualquer livro que se preze, futuramente encontramos algumas descobertas ou situações interessantes - ao todo, três principais.
Nas trinta primeiras páginas vão contar sobre um acontecimento conhecido por todas as pessoas que leram a sinopse do livro: descobrem que Alina era uma grisha.
Seguido deste, não ocorreram nenhum outro que valesse a atenção durante um tempo considerável.

Alina é uma órfã que foi criada em uma casa doada por um duque para que fosse um orfanato. Lá ela conhece Maly, seu melhor amigo e "interesse amoroso".
Sozinhos dentro daquela enorme casa eles cresceram e se apoiaram, sempre contavam um com o outro, brincavam, aprendiam e conheciam as histórias de sua terra, na qual existia uma Dobra, chamada de Não Mar, onde haviam criaturas monstruosas.
Maly nem sempre havia sido aquele personagem seguro que encontramos já no início da narração, porém, ao crescer começou a se adaptar bem a tudo e chamar atenção de todas as mulheres (seguiu bem os padrões de cavalheiro de conto de fadas né!? Por que será que não me surpreendeu? ?).
Alina, por outro lado, foi e permaneceu como uma pessoa que não chamava atenção: magra demais, feia, frágil, de cabelos opacos e tinha olheiras (a típica garota da qual você não espera nada e é surpreendido).

Depois de descobrir ser uma grisha, Alina tem que aprender como controlar seus poderes e para isso é levada para o Pequeno Palácio sem o direito de se despedir de seus amigos.
Toda a narração é bem aberta aos sentimentos dela - onde, por acaso, ela faz os mesmos questionamentos tantas vezes que chega a ser chato - o que, para quem gosta desse tipo de livro, pode ser que se interesse por este.

O livro também é classificado como um romance, mas eles não foram muito surpreendentes e nem tão falados já que sempre tinha um fator político ou um novo obstáculo, então ficaram muito em segundo plano.
Quando a autora enfim tenta colocar um novo casal foi tudo muito rápido e, para mim, deu a ideia de ser muito forçado, então não me afeiçoei a nenhum deles.

Particularmente não desisti da trilogia apenas por cousa do final. Algumas descobertas foram arrebatadoras e teve uma reviravolta admirável que fez toda a diferença para este e os próximos livros, os quais espero que sejam melhores ou se igualem a qualidade e entusiasmo do final deste.

Apesar de tudo, não tenho coragem para dizer para lerem o livro porque no início terem novas palavras na língua falada pela protagonista que demoraram um pouco para fazerem sentido mas, mesmo com os pontos negativos que citei anteriormente, eu não posso dizer que o universo criado não foi fascinante ou que não possuem personagens secundários interessantes - em alguns momentos até mais que a Alina.
Luísa 26/02/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha, disse tudo e mais um pouco kkkkkk
Mass ainda assim gostei bastante do livro e que realmente veio me prender no fina!! Acho que ainda assim indicaria p quem quer ler SoC!!

Aninha 26/02/2021minha estante
Fico feliz q tenha gostado. Vou ficar esperando para ler sua resenha... ? Quando tiver publicado me manda uma mensagem no pv. Estou curiosa para saber sua opinião!

Karoliny 03/03/2021minha estante
Gente eu sou nova aqui, alguém poderia me explicar como que faz pra mim ler os livros pfv

A ordem amg?

Karoliny 03/03/2021minha estante
Eu queria ler o livro sombras e ossos e não sei como faz pra começar a leitura sabe? Acabei de baixa o app

Luísa 03/03/2021minha estante
Ahh, por aqui nn da p ler (nn que eu saiba kkkkkk) mass tem como ler por PDF ou EPUB, acho que encontra na internet ou até msm em grupos de livros no telegram

Ah ok obrigada

Por nada!!

Aninha 03/03/2021minha estante
Se vc quiser pode me mandar seu e-mail que eu te mando os livros em PDF

Manu 07/03/2021minha estante
Amiga, você poderia me dizer qual a classificação de idade pra ler sombra e ossos?

Luísa 07/03/2021minha estante
Amg, acho que é livre para todos?! Nn achei sobre

Manu 07/03/2021minha estante
Mas tem algo demais assim?

Luísa 07/03/2021minha estante
Eu tô no segundo livro ainda... Mas essa é a trilogia mais levinha da autora, nn tem nada dms nn

Luísa 07/03/2021minha estante
Sobre gatilhos eu infelizmente nn sei dizer ?

Ok, obrigada??

Por nada ??

Deby 11/05/2021minha estante
Oi eu sou nova no aplicativo alguém pode me ajudar eu n sei como faz paraler

Aninha 11/05/2021minha estante
Mandei no PV. Se tiver alguma dúvida estou a disposição

Mah 18/05/2021minha estante
Alguém me ajuda, não consigo ler acabei de baixar tô confusa

Aninha 18/05/2021minha estante
A história começa a ficar boa d vdd só depois q ela já está no Pequeno Palácio e vai variando...
Mas se o problema for a formatação do livro, se quiser eu te mando o PDF

Mari 10/06/2021minha estante
Você também achou meio deprimente quando ela encontra com o duque? Eu fiquei tipo ?Como assim ele não lembra que uma órfão que morou na casa dele virou uma pessoa tão importante?? e ao mesmo tempo ?porque ela não explicou quem era? Só falou o nome e já saiu com raiva?? Sei lá

Aninha 10/06/2021minha estante
Acho q ele n lembraria pq na época q ela morou lá era como se fosse uma "ninguém". É tipo quando vc vê uma pessoa andando na rua. Se um dia ela se tornar famosa é mais provável a reconheça por causa a área q se destaca do q sendo a pessoa q estava passando na rua.
Quanto a ela n explicar, eu tbm n explicaria pq o fato dele n lembrar já diz muito sobre a importância q ele achava q ela tinha antes de virar grisha. Porém o fato dela ficar com raiva me deixou um pouco incomodada (inicialmente pq ela n disse nada).

thay 12/06/2021minha estante
acabei os 3 livros agora... estou em choque! Um dos melhores livros que já li, confesso que no início fiquei entediada, mas passou, li os 3 em 4 dias

Aninha 12/06/2021minha estante
??

Vld 20/06/2021minha estante
Como que faz pra ler ?

Aninha 21/06/2021minha estante
Aqui no Skoob n tem como ler o livro, porém vc pode me mandar o seu email q eu envio o PDF

thay 21/06/2021minha estante
Abaixa o app "lithium" ele tem várias configurações para ler, aí no Google vc pesquisa o livro q vc quer e coloca "baixar por epub" quando baixar, vai direto pro aplicativo

Elis 23/06/2021minha estante
Vc não acha que essa fantasia que problematiza questões do nosso tempo. O entendimento é distinto para cada leitor. Eu gostei.

Aninha 23/06/2021minha estante
Oi Elis!
Isso q eu acho interessante nos livros...cada um pode ter sua própria interpretação e expressar sua opinião. Acredito que qualquer livro que lermos com atenção apresentará características ou ações q remetam a assuntos atuais, uma vez que os(a) autor(a) deve se inspirar em algo para escrever.
Se vc quiser pode me falar no PV ou por aqui mesmo o que vc achou do livro.

David.William 25/06/2021minha estante
Eu gostei do livro , achei simples a narrativa , não digo como algo negativo , a do respeito do livro , mas como uma característica dele . Eu estou pronto para lê o segundo..

Aninha 25/06/2021minha estante
Depois vc fala o q achou do segundo. Acredito q a narrativa foi melhorando aos poucos ? Ainda n é um dos meus preferidos, mas temos novos personagens que eu marticularmente gostei

Malu 01/07/2021minha estante
Como eu faço pra ler o livro?

Aninha 02/07/2021minha estante
No skoob n é possível ler os livros, mas, se quiser, pode me mandar seu e-mail q enviarei os PDFs para vc

Gustavo 11/10/2021minha estante
O início é meio devagar, o final é ok.

bb martins 04/11/2021minha estante
Eu já li a duologia six of crows (sim eu sei q devia ser dps , comecei errado enfim), vou ler agr sombra e ossos , pra assistir a primeira temporada da série eu preciso ter lido so o primeiro livro da trilogia ou a trilogia inteira? Vou começar agr o primeiro livro

Solzinho 29/11/2021minha estante
Eu gostei do livro, achei interessante o começo e o meio, gostei de ver a Alina tentando descobrir os seus poderes, acho que a relação dela e do Darkling bem construída, assim como com Maly, tudo bem que eu também acho ele meio clichê demais, contudo não estava esperando grandes coisas dele.

O é interessante, principalmente porque você descobre um pouco mais sobre quem realmente é o Darkling e eu super me assustei com a Baghra, achei um bom plot, além de que ele me instigou a continuar a ler.

Porém uma coisas que eu não gostei, não focaram em outros personagens, por conta disso eu fiquei um pouco assim, alguns ali tinham muito potencial, espero que isso melhore.

ana 10/12/2021minha estante
sombra e ossos tem hot?

Susu 27/03/2022minha estante
Li o livro em apenas um dia.
A história é envolvente.
Em minha opinião, o final foi bem emocionante, porém, fiquei com o leve sentimento de que Alina não merecia Maly...

Bruno 16/04/2022minha estante
obrigado pela resenha, ja vou excluir esse livro da minha lista de possíveis futuras leituras

Bel 20/04/2022minha estante
Sou nova como faço pra conseguir ler o livro

Bel 20/04/2022minha estante
Sou nova como faço pra conseguir ler o livro

Aninha 23/04/2022minha estante
Oiii! Não é possível ler por esse app. Aki é pra fazer resenhas, conversar com outros leitores e compartilhar suas leituras. Mas se quiser me manda mensagem no PV com o seu email q eu te mando

Maraluciana 24/04/2023minha estante
Queria perguntar como que fasso para ler

Andrômeda 28/07/2023minha estante
O livro é bom, mas a protagonista me dá ódio.

Jurdan's version 09/09/2023minha estante
Se Darkling e Alina ficassem juntos, esse livro seria pft! No caso, eles não ficaram, por isso esse livro n é pft

Victor108 15/01/2024minha estante
Livro maravilhoso

Karol Alencar 06/10/2021

Fraco
Eu só dei 2,0 devido o vilão da história ?
A escrita é arrastada, os capítulos são gigantescos, um livro de 288 páginas que parece que tem 800?Não gostei da protagonista nem na série, nem no livro, ela só sabe chorar e reclamar?
A história é bem quen,xoxa, capenga,nada de novo e de interessante? Não tem absolutamente nada de UAU nesse livro?
Fora a necessidade de a planta da protagonista ficar o TEMPO todo falando da beleza dos outros, como fulano é lindo, aí como eu queria ser linda assim ? Aí minha filha tu é irritante pra caraí?. Enfim?
Vou ler o segundo pra ver o que rola , mas confesso que não estou muito animada, se eu não estivesse lendo em LC eu abandonaria?
CoraçãoDeFogo 06/10/2021minha estante
Realmente o que salva o livro é o vilão. Eu particularmente amo a série, mas pelo vilão, a protagonista não tem nenhum mérito. KKKKKKKK

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
Nossa alguém que concorda cmg kkkkkk Essa protagonista eu fico torcendo pra ela morrer e o Darkling ganhar a porra toda ???
Q menina chata, sem graça?

Michela Wakami 06/10/2021minha estante
Que pena, amiga!?

CPF1964 06/10/2021minha estante
Eu sempre digo, ler Fantasia é .....

Pedro 06/10/2021minha estante
Poxa, Karol com K. Eu iria ler esse livro no mês que vem. Agora você destruiu minha vontade de lê-lo...kkkkkkkk
A sua crítica sobre ela citar a beleza de todo mundo me lembrou a saga trono de vidro. Li dois livros e já percebi isso. Todo mundo é lindo no livro. Isso me dá muita raiva...kkkkk

Parabéns pela resenha. ?

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
É uma pena mesmo Michela ?

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
Cassius sai fora, livros de fantasia são maravilhosos! Mas como qualquer outro gênero nem todos os livros são bons!! Não é culpa do gênero, é culpa do autor que não escreveu algo que preste !

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
Pedro leia quem sabe você goste, mas eu li com vários amigos e todo mundo deu a mesma nota kkkkk só teve um que deu 1,5 ??

Pedro 06/10/2021minha estante
Então você foi a mais generosa com a nota? Kkkkkk
O negócio tá pior do que eu imaginava.
E sobre o seu comentário acerca do gênero de fantasia, eu concordo plenamente contigo. Fantasia é um gênero com ótimos e péssimos livros, assim como qualquer outro.
Sinceramente, eu acho o gênero de fantasia um dos mais completos da literatura. Tem romance, política, terror, ação, drama. É um pacote completo. E se você quiser esnobar alguém, diga que os primeiros clássicos da literatura ocidental foram uma fantasias.

Pedro 06/10/2021minha estante
O comentário saiu incompleto. Os primeiros clássicos do ocidente foram A Ilíada e A Odisséia, ambos de Homero.

CPF1964 06/10/2021minha estante
Karolzinha, converso com você daqui 10 anos ....

CPF1964 06/10/2021minha estante
Estou no livro 97 do ano.... Em breve terei que ler uma fantasia. Estou super animado.... ????

Karol Alencar 06/10/2021minha estante
Pedro tu arrasou !!! É exatamente isso ! Fantasia é um gênero que tem tudoooooooo e eu amo e sempre vou amar e é isso kkkk??

Poxa Cassius ?????????

CPF1964 06/10/2021minha estante
Muitas decepções estão por vir então........

Karol Alencar 07/10/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkk Tô esperando tu ler O príncipe cruel

Pedro 07/10/2021minha estante
Exatamente, Karol. Fantasia é só um gênero como qualquer outro. Mas eu entendo quem não gosta. Pessoas diferentes possuem gostos diferentes.

Karol Alencar 07/10/2021minha estante
Não confio em pessoas que não gostam de fantasia, pronto falei ?????

CPF1964 07/10/2021minha estante
Apesar de você não confiar em mim, eu continuo confiando em você.

Pedro 07/10/2021minha estante
Tolkien pra você, Karol:
"A Fantasia é escapista, e essa é a sua glória. Se um soldado é aprisionado pelo inimigo, não consideramos que é seu dever escapar?? Se valorizamos a liberdade da mente e da alma, se somos partidários da liberdade, então é nosso óbvio dever escapar, e levar conosco tantas pessoas quanto conseguirmos!"

J.R.R. Tolkien

lummay 02/06/2021minha estante
Continua, você vai gostar.

artemis 02/06/2021minha estante
eu pensei assim, mas decidi que vou esperar as outras temporadas saírem pq eu amei a série e não quero estragar o que está por vir com uma leitura que pode ser bleh

lummay 02/06/2021minha estante
Eu consegui ler o primeiro livro antes de ver a série. E esses outros dois últimos tô lendo depois. Vou falar, eu achei muito mais interessante antes de ver a série, pois algumas coisas foram uma grande surpresa, e que pela série acaba "estragando" um pouco no livro, Não que seja ruim só que a outra coisa. Por exemplo, se eu eu amo certo personagem na série se eu for ler o livro depois eu vou me decepcionar com esse personagem... Deu para entender alguma coisa do que eu disse? Kkkkk

Kikibel 02/06/2021minha estante
Olha, minha experiência foi que achei os livros legaizinhos até o final do último livro, quando li o fim mequetrefe que a autora escreveu pra os personagens. Achei a série mais legal :) espero que a Netflix Veja o potencial e não comenta os mesmos erros.

lummay 02/06/2021minha estante
É por isso que eu tô falando que compensa ler todos os livros antes de ver a série, porque você vai se decepcionar com algumas coisas no livro, que serão salvos na série. Eu não soube me explicar direito kkk, só que o segundo livro compensa muito por conta do príncipe, sei lá

lummay 02/06/2021minha estante
Eu tinha visto que algumas pessoas ficaram revoltadas por conta desse detalhe, que a forma o que é descrita no livro é bem mais interessante além de que ocorre no terceiro...

Curumin 02/06/2021minha estante
Dizem que a próxima trilogia é melhor e mais madura.

Nao sei se achei Alina interessante, Mal, todo o envolvimento dos dois. Nao sei se tenho interesse em prosseguir... Tipo, ha tanta coisa pra ler haha mas é tão ruim abandonar histórias

lummay 02/06/2021minha estante
Sei como é. O bom é que pelo menos os dois próximos livros não são tão grandes. Já já a próxima do duologia é um pouquinho maior, eu sei essa não é a questão rsrs. Porém eu fiquei sabendo que essa do logia mais recente é necessário ler a trilogia grisha e a duologia six of crows...

Curumin 02/06/2021minha estante
Qual esse detalhe da 1 temporada que so revela nos próximos livros?

lummay 02/06/2021minha estante
O nome do darkling... Só é revelado no terceiro livro, eu vi gente comentando que a forma que a revelado, alguns acharam que foi engraçado.

Curumin 02/06/2021minha estante
O Herege Negro? Mas a Baghra conta no livro pra Alina, nao?! Sera q perdi algo?

Alexander.

Curumin 02/06/2021minha estante
Nossa, eu super achei q no livro isso tava claro tb haha

lummay 02/06/2021minha estante
No livro em nenhum momento eu falado o nome dele apenas no terceiro kkkk porém na série eu achei fofo não nego, na verdade muita coisa na série que não tem no livro eu achei mais fofo...

Kikibel 02/06/2021minha estante
No livro essa parte do nome eu achei mais legal também. No fim das contas, pouquíssimas pessoas sabiam seu nome e o último ato dele com a Alina teve mais presença e significado por causa disso.

Mari 02/06/2021minha estante
Acabei de ler o segundo. Sinceramente, só vou em frente porque já venci esses 2/3. Achei bem fraco...

Curumin 02/06/2021minha estante
Pois é. Parece uma fantasia bem jovem adulto com elemento central de romance né. Eu gosto das fantasias mais políticas. Mas sem problemas, acho que funciona bem pra o que ele se proproe

bibis 14/08/2021

Em um resumo geral de toda a experiência com o livro: chato.

Eu comecei a ler pq amei a série e pq tô com muita vontade de ler six of Crows e sempre pensava "pq falam mal dos livros se o universo é tão incrível? não tem como ser ruim" e descobri que tem sim.

No começo eu tava achando super de boas, um livro bom, normal. Mas vai chegando dps da página 100 e mds, que enrolação sem fim. Só foi voltar a não ficar tão entediante bem no finalzinho.

Vou ler os outros livros pra tirar minha opinião sobre a trilogia e pq eu simplesmente amo o universo, tipo genial. Me desejem sorte KSMSKAMKS
alesszs 14/08/2021minha estante
Acho q vc vai gostar de Sol e Tormenta (os personagens são incríveis) eu tbm achei esse livro muitoooooo entediante

que vc esteja certa HEH

lio 14/08/2021minha estante
o fato de quase todo mundo falar que esse primeiro livro é chato me desamina a querer lê-lo

alesszs 14/08/2021minha estante
Eu tbm n queria mas (na minha opinião) valeu a pena para dps conhecer um dos melhores personagens literários

@pie
bem, eu consegui ler bem rapidinho e tem menos de 300 páginas, então não vejo pq não ler, já que tu já quer ler

Ka Vieira 14/08/2021minha estante
eu tb achei bem chata a trilogia mas valeu a pena por Six of Crows e o Nikolai e a Genya

CONCORDO

AMEI A RESENHA

meumundinhodoslivr 14/08/2021minha estante
eu n gostei do segundo mas o terceiro foi menos malll

meumundinhodoslivr 14/08/2021minha estante
n cheguei a amar mas gosteee

@bia
OBGG

bibis 14/08/2021minha estante
espero realmente gostar mais dos outros, tipo, eu não detestei o livro, até umas 100 páginas tava pensando em dar 4 estrelas, aí foi pra 3,5, mas no fim fiquei irritada pq foi enrolado por nada e ficou 3 mesmo KSKSKSK

cecília 14/08/2021minha estante
Eu quero ler esse livro no fim desse ano ou no início do ano que vem (meta de leitura já tá enorme) eu amei a série e estou com medo de me decepcionar com s&b. Quero ler mais por causa de Six of Crows pq todo mundo fala que é mt bom?
Parabéns pela resenhaaa

@Cecília
obgg ?
e eu tava do mesmo jeito KSKKSKS

Bru Samos 15/08/2021minha estante
Fico com vontade de pular para Six Of Crows e depois ler Sombra e Ossos kkkkkkk

Manu 10/04/2020

Incrível
Amei o livro, a escrita é muito fluída e a trama é viciante. Gostaria que a autora tivesse revelado mais sobre o universo Grishna, espero que os próximos livros mostrem mais.
E Deus que me perdoe mas Darkling é tudoooo, mil vezes mais carismático que o maly.
Duda.dudagabooks 10/04/2020minha estante
Ai... O Darkling... Penso nele até hoje kkkkkkkk

Blue 10/04/2020minha estante
O Darkling... sem palavras para descrever meu bebê sombrio

Kauany.Uchoas 25/04/2020minha estante
Adoro o Darkling!

Patty 20/05/2020minha estante
E eu com peso na consciência de ter gostado mais do Darkling do que do Maly kkkkk

Patty 20/05/2020minha estante
Ainda bem que não foi só eu !!!

Kauany.Uchoas 20/05/2020minha estante
Rsrs. Não foi mesmo só você, nunca gostei do Maly

Kkkk

Tryssia Siqueir 16/06/2020minha estante
Gente, vim aqui só para perguntar se alguém mais estava sofrendo com a falta do Darkling e me deparo com todos esses comentários sobre ele. Me sinto muito melhor agr hahahaha

Kauany.Uchoas 16/06/2020minha estante
Sério, sofro até hoje! Rsrrr

Tryssia Siqueir 02/07/2020minha estante
Realmente haha a escritora tinha um personagem incrível nas mãos e deixou escapar!
Uma personalidade complexa que me fez ler toda a série ?

Manoela.Ribeiro 14/07/2020minha estante
Eu tô terminando o primeiro livro, já fiquei triste que a alina fica com o maly kk apesar do darkling ser o vilão ele e bem mais legal, agora quero ter vontade o suficiente pra terminar a trilogia kk

Manu 14/07/2020minha estante
Eu acho o maly um sem sal, comecei o segundo livro e não consigo sair dos 20% pq os dois juntos não da!!!!

Raissa Sardothien 15/07/2020minha estante
Eu confesso que fiquei triste com os rumos que as coisas tomaram, eu gosto do Darkling, não queria que ele fosse vilão

Kauany.Uchoas 17/07/2020minha estante
O Darkling foi minha maior motivação para continuar a trilogia, sempre achei o Maly sem sal também,,,

Thaise 18/07/2020

SUPERFICIAL
"O problema em querer é que isso nos deixa fracos".

Estou decepcionada com Alina, decepcionada com a história que tinha tudo para ser ótimo e decepcionada com os personagens criados.
Alina é uma órfã de guerra, ela desenha cenários e somente isso, até que em uma travessia pela dobra ela acaba conjurando luz, e salvando todos ali presentes. E é ai que o livro fica ruim.
Alina não aceita seus poderes, na verdade ela não aceita nada do que os outros falam, somente aceita o que Maly (seu melhor amigo e sua maior paixão) fala, temos uma personagem que não se esforça para entender nada e que não faz questão nenhuma de lutar pelo que quer, que espera ser salva pelo mocinho e ironicamente acha que pode estar segura com Darkling.
Darkling é um personagem meio que OK, ele tem essa aura de malvado e tudo mais, mas o seu contexto meio que fica fora de narrativa e do nada vemos o seu pior. Maly eu não vou nem começar a pontuar o quão péssimo esse personagem é.
Desde o começo já fica claro que não se trata de um romance, então porque a autora forçou um romance trágico em duas páginas isso eu não saberia dizer. Alina é totalmente desproporcional a sua história, de uma hora pra outra ela muda de ideia e só fica pensando em Maly (isso é extremamente irritante).
Os personagens secundários são gritantes de tão mal construídos, e o final ? É digno de ganhar um Oscar de tão ruim, sério, me decepcionei em geral :/
Nat 18/07/2020minha estante
Ok, considerando em tirar esse livro da minha lista

Thaise 18/07/2020minha estante
Pois é Nat, para quem busca ação, aventura ou uma mocinha decidida, infelizmente esse não é o livro ideal :/

Jehssics 18/07/2020minha estante
Eu quero ler pra poder ler Six of Crows, na verdade kkkk queria pegar o contexto do universo mas agora já não sei

Thaise 18/07/2020minha estante
Jéssie eu li esse livro para entender o contexto de Six of Crows também kkkkk
Mas até agora eu não vi a necessidade de ter lido, mas ainda estou no início de Six of Crows então não poderia dizer de certeza se precisa ou não ler.

Jehssics 18/07/2020minha estante
Amada? conexão aqui kkkkk. Eu vi pessoas falando que não precisa, que o próprio livro já passa bem o contexto, mas ele tá diretamente ligado a primeira trilogia né? Daí eu fico com medo de ficar boiando sabe? kkk

Thaise 18/07/2020minha estante
Parece ser uma ligação mais branda, parece que é só por conta de alguns personagens que voltam a aparecer. Eu tinha a ideia de ler a trilogia Grisha mas daí quase não conseguir terminar o primeiro Jéssie kkkkk

Jehssics 18/07/2020minha estante
Ai, forças Talita kkkkk espero que tu goste de Six of Crows, muita gente elogia a evolução da escrita da autora nessa duologia, então tô animada :)

Thaise 18/07/2020minha estante
Estou vendo a mudança em poucas páginas Jéssie, é impressionante as mudanças, tanto de personagens como da própria história. E já estou gostando muito, tomara que não me decepcione kkkk

uhuul que bom! :)

Arya4 19/07/2020minha estante
O primeiro não é muito bom,o segundo melhora e o terceiro simplesmente fica incrível. Tem que ter paciência, pois melhora. Não desistam!

Thaise 19/07/2020minha estante
Talvez eu tente de novo Iva kkkk

Jehssics 19/07/2020minha estante
Eu até quero dar uma chance, mas sei lá. Talvez eu leia Six of Crows primeiro e depois leio a trilogia principal kkkk sim sou do contra ^^

Thaise 19/07/2020minha estante
Ser do contra é bom kkkkk
Eu pelo menos até agora, estou gostando bastante de Six Of Crows

Pam 21/04/2021

Não consigo me decidir
Ainda não defini direito a minha relação com esse livro.
Não me leve a mal, eu reconheço e valorizo o trabalho da Leigh Bardugo. Eu não tenho ideia de como deve ser difícil escrever uma trilogia de em média, 900 páginas e ainda com todo um universo original e diferente de todos já criados. E ISSO FOI INCRÍVEL!
Mas não consegui me conectar com a personagem principal de forma alguma, acho que por isso não gostei tanto assim do livro, na verdade, estou meio confusa quanto ao resto, pois eu amei o universo Grisha e amei o Darkling.
Mas sim, por esse motivo darei uma chance para os outros dois livros!!!
Bart 22/04/2021minha estante
Eu acho que termino ele hoje, e o pensamento é o mesmo!! Até onde li, acho q ela se pega mt descrevendo as castas ou clãs sei lá! E a trama em si fica em 2° plano! Eu achei q fosse um livro de aventura que talvez tivesse algum romance, maaaas...
Fico mt feliz em ver q não é só comigo kkkkkkkkkk

É exatamente issooo
Porém, pretendo dar uma chance para os outros dois livros, espero que as coisas melhorem do decorrer deles

Bart 22/04/2021minha estante
Tomei conhecimento dos livros, qnd anunciaram a série na Netflix!! Chamou atenção, por isso corri logo p/livro!!
E vou terminar, quero ver onde vai dar, mas até agora o livro não engata, e eu não queria ler mais um livro de romance com aventura, eu queria o contrário kkkkkkkkkk

Pam 22/04/2021minha estante
Eu também comecei a ler pois queria fazer isso antes de assistir a série kkkk
Tem também a duologia six of crows, que se passa no mesmo universo mas com persongens diferentes. Dizem que é muito superior a trilogia grisha, fica aí a dica.
Eu ainda não li, mas pretendo ler assim que terminar a trilogia

Bart 22/04/2021minha estante
Me falaram dessa duologia, eu achei q fosse continuação!! Se for independente , mesmo sendo no mesmo universo...Massa!! Achei q fosse continuação!!
Ótima leitura p/vc!!
Qqr coisa venho te aperrear por aqui ?????

É independente sim!!!
Ótima leitura pra você também

Bart 22/04/2021minha estante
Terminei! E agora entendo de fato seu sentimento de falta de ligação! Perdido estou!! Kkkkkkkkk

Pam 23/04/2021minha estante
kkkkkk espero MUITO que os outros sejam melhores

Bart 23/04/2021minha estante
Acredito que dever!! E acho q é por isso q essa série chama tanta atenção!!

Julia Nunes 21/04/2021

Podia ser melhor, nada de tão bom, eu espero que os outros livros da trilogia sejam melhor, pq vontade de ler não tô kkkkkkkkkk
Jess 21/04/2021minha estante
A esperança de que fosse melhor já está indo embora pra mim Kakakk sofremos

aline 21/04/2021minha estante
nossa a minha vontade era de pular metade desse livro, terminei me arrastando já e se o próximo for mais dela fugindo com o Maly eu desisto

Julia Nunes 21/04/2021minha estante
qualquer coisa eu pulo tudo, e vou logo ler six of crows e finjo que nada aconteceu ?

aline 21/04/2021minha estante
tô quase pra fazer isso, td mundo diz que é melhor mas acho que ainda queria ver um pouco mais do darkling

Jeu | @jeumendess 21/04/2021minha estante
Eu até pensei em ler, mas todo mundo fala que não é nada demais. Vou assistir a série e abstrair os livros kakakaka

Jess 21/04/2021minha estante
Jeu eu aconselho a não ler, sério. Vc olhando o trailer da Netflix parece até que o livro é muuuito bom, mais não é. Eu tô lendo na força do ódio Kakakk e pq tbm quero ler Six of Crows

Jeu | @jeumendess 21/04/2021minha estante
Uma amiga falou a mesma coisa que você, Jess. Ela amou Six of crows, mas sobram e ossos ela se arrastou kkkkkk

Julia Nunes 22/04/2021minha estante
Eu acho que é pq a escrita da autora evolui muito na duologia, e também o mundo da trilogia é bem introdutório por isso que é também chato p caralho kkkkkk

Julia Nunes 22/04/2021minha estante
mas acho que ler os livros dps da série anima mais

Jude 24/07/2021minha estante
nossa vejo tanta gnt falando mal, mas agr fiquei c vontade de lerrr

aliciarfe 24/07/2021minha estante
nossa sim, mta gente fala que é ruim e tals mas eu ameiiii

Bru 24/07/2021minha estante
Eu começei ontem ?

hevs 24/07/2021minha estante
eh pq piora

hevs 24/07/2021minha estante
se vc gosta do darkling, eh só ladeira abaixo

lele:) 24/07/2021minha estante
eu adoro essa trilogia, tem alguns defeitos, mas msm assim eh mt boa

Jude 24/07/2021minha estante
six of crows é melhor ??

Maisavila 24/07/2021minha estante
Eu nn li mas dizem q six of crowns é muito melhor

Mafer 14/02/2023

Terrível
Bom para começar a escrita é boa, mas o enredo é horrivel, a personagem principal é extremamente chata, não prestei muita atenção do livro pois não me cativou muito.Espero que o dois seja melhor.
Paula1735 14/02/2023minha estante
A duologia six of crows é bem melhor do que a trilogia grisha, dps lê ele acho que vai gostar

Samira.lima 14/02/2023minha estante
Te falar q n muda nada vc so vai ter mais odio da alina e vai ter mais simpatia pelo darkines

Samira.lima 14/02/2023minha estante
E sem falar q e óbvio q o mali n ama a alina de verdade so gosta dela q ela se tornou poderosa ai q ódio deses dois o darkines tava certo o tempo todo

Paula1735 14/02/2023minha estante
Eu odeio o Mali kkkk mas a duologia six of crows se passa anos depois da Alina e tem uma pegada diferente

Samira.lima 14/02/2023minha estante
Vou tentar ler a duologia six of crows. Obrigada ?

Mafer 15/02/2023minha estante
Só li sombra e ossos, porque tem gente que fala pra lê a duologia six of crows precisa ler ele

Mafer 15/02/2023minha estante
Mas é muito chato, a Alina é chata, eu gosto bastante do Darkines.

Paula1735 15/02/2023minha estante
Quando eu li six of crows eu so tinha lido sombra e ossos e entendi tudo, pq apesar de a duologia ser do mesmo universo e ter os grisha o enredo foca em outros personagens que nem grisha são, então vale super lê ele, e caso não tenho lido nenhum ainda sim vc consegue entender

Lari439 22/08/2018

Luz e Escuridão
Alina Stalikov nunca pensou que poderia ser uma Grisha. Testada quando criança, a menina órfã não apresentou poder algum. Porém, é quando a vida dela, agora uma cartógrafa que trabalha para o exército, é colocada em prova, que Alina descobre ter um tipo de poder mais especial que qualquer outro e que, acima de tudo, pode ser crucial para conseguir destruir um grande mal que assola seu mundo. Ela então terá de descobrir se será a luz que conseguirá destruir a escuridão.

O universo do livro possui uma mitologia incrível, com um potencial imenso a ser explorado. Porém aqui, em sua maior parte, ele acaba sendo uma história mas introdutória e mais focada na Alina em si.

Apesar de ter apreciado a leitura e gostado da fantasia, dos personagens (exceto do Maly, o par romântico irritante de Alina), reconheço que autora poderia ter dado uma abordagem mais abrangente, profunda e exploratória tanto ao universo, quanto aos personagens e suas relações.

Embora o livro não seja livre de problemas, como o que disse anteriormente e o problema do romance ? já que Maly só começa a notar a garota que o amou a vida toda quando ela se torna poderosa, e ainda quer ditar o que ela pode ou não fazer ?, tudo aqui tem potencial e foi bom o bastante para que eu desejasse continuar a série.

É um livro de fantasia bom. Não é revolucionário ou o mais bem construído que já li, mas, no geral, é uma leitura agradável.
Micael 22/08/2018minha estante
Eu li esse mês...rs
Vou ler o quarto em breve...
Voce já leu Six of Crow?
Caraaaaa, leiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
É no mesmo universo

Lari439 22/08/2018minha estante
Gostou?? Eu comecei a ler essa justamente porque quero muito ler Six of Crows!!

Glau 22/08/2018minha estante
Eu não indicaria Six of crows não, não me prendeu, mas como nossos gostos divergem bastante pode gostar...kkkkkkkkkkkk

Lari439 22/08/2018minha estante
Aaaaa kkkkkk você gostou da trilogia Grisha Glau? Ou nem leu?

Micael 22/08/2018minha estante
Ahhhhh acho que voce pode gostar sim Lari...
Minhas opiniões e da glaucia foram totalmente diferentes...
A glaucia até achou clichê: COMOoOoO? Kkkkkkkkk
Gostei do protagonista, ele é tipo um anti herói...
Detalhe: nao tem romance...

Lari439 23/08/2018minha estante
A Glau não deve ter gostado porque faltou o romance então, será ?? Kkkkkk

Micael 23/08/2018minha estante
Sim...rs
Mas tambem não gostou do protagonista, e achou algumas cenas clichês...
Eu não achei, talvez subjetivamente sim. Mas não considero clichê.
A gente teve a opinião bem diferente. Pra mim foi um dos melhores livros de 2017 (quando li)

Lari439 23/08/2018minha estante
Eu vou ler sim, ouço falar muito bem da duologia, e a Glau geralmente não curte tanto os livros de fantasia que eu gosto e vice versa, vou dar uma chance kkkkk

Isa 02/06/2021

Estou encantada com esse mundo Grisha!! Amei o primeiro livro. Fiquei esperando o Kaz e o Jesper aparecerem, e me frustrei. No começo não botava muita fé no Maly, mas ele se mostrou um grande amigo e homem valoroso. A Alina é uma fofa. Ingênua, indecisa e fraca nos momentos cruciais, mas a jornada dela tá só começando.
Amg... Kaz, Jesper e cia só aparecem em Six of Crows

Isa 03/06/2021minha estante
Uai! E na série eles juntaram tudo? ?

Miss Meleski 03/06/2021minha estante
Simm, foi uma forma de introdução dos crows

Isa 03/06/2021minha estante
Aff fui iludida! Então vou assistir a série agora.

Obrigada!

Miss Meleski 03/06/2021minha estante
Kkkkkkkkk imagina! Se precisar de alguma informação pra entender alguma coisa pode me mandar mensagem

?????

Thais.S 05/06/2021minha estante
Kkkeles realmente nao aparecem nessa trilogia isa.... só na duologia Six of Crows.... essa e boa pra caramba ??

Amy 15/06/2021

Gostei, não sei se minhas expectativas eram tão baixas pelas críticas que li... Mas gostei.
Senti falta daqueles personagens da série, pergunto-me se irão aparecer.
Qual deles?

Aqueles ladrões

Amy 20/06/2021minha estante
Q queriam sequestrar ela e tal

Gostava deles na série

Ju 20/06/2021minha estante
Eles são da duologia de Six of Crows, Debs, não aparecem nessa trilogia, aí vc termina ela e começa a duologia, essa que é a ordem

Ju 20/06/2021minha estante
O livro deles é ótimo, Kaz filho da mãe perfeito

Amy 20/06/2021minha estante
Hmmmm q massa q juntaram então na série

Simmm

mari 10/04/2021

esse céu não merece estrelas
achei ruim, horroroso, me fez mal
queria dizer que é meme, mas não é (em partes)

darkling era a única coisa minimamente interessante pra mim e então ele virou algo pra questionar o nosso caráter. naquele pique ?sim, ele matou pessoas... mas ele não é lindo??

achei o relacionamento de alina e maly uma bosta pra falar a verdade
e alguém mais reparou que o beijo deles foi nojento num sentido higiênico da coisa? porque eles estavam fugindo há dias não deveria nem ter tempo (ou uma escova) pra escovar os dentes, imagine o bafo
Paola 10/04/2021minha estante
Meu deus, concordo com td!
É bem assim com o Darkling, matou milhares de pessoas mas é legal, interessante, com o poder das sombras... enquanto o Maly???

Assyar 10/04/2021minha estante
Depois disso, minha expectativa foi para o ralo kkkkkkk

mari 10/04/2021minha estante
eu recomendo ler se quiser ler soc (pq soc é muito melhor), e também talvez você não pense da mesma maneira que eu kkkkkkkk eu esqueci de pontuar que o universo em si é mt foda eu só não gostei ou me apeguei aos personagens

Gabyz.z 10/04/2021minha estante
Simmm
Li a trilogia faz tempo
E nunca vou entender a babação pelo Darkling
A protagonista é mole pra caramba "não mereço esses poderes blá blá"
O Maly começa a gostar dela do nada, eles tem um relacionamento tóxico e estranho
O universo é interessante mas a autora não consegue desenvolver, sempre fica nesse mesmo drama.

mari 10/04/2021minha estante
gabys tu foi perspicaz nessa, disse tudo que eu pensei obrigada por tudo

Paola 10/04/2021minha estante
Exato, o universo é divo! Mas nem dá pra entender direito o pq de todo esse amor do Maly pela Allina e vice-versa. Eu fico tipo... garota..supera!

Agora, mesmo que ela n ficasse com o Darkling, seria top se pelo menos ele engravidasse Allina, pq imagina o quão foda seria o filho deles: O ou A conjurador/a da Luz e das Trevas.
Chega arrepia.

Assyar 10/04/2021minha estante
Entendi. soc é abreviação de qual livro? (Nunca li nada da autora, então não conheço)

Paola 10/04/2021minha estante
Soc é Six of crows. Uma duologia do msm universo desse livro.

Analu. 06/05/2021

Surpresa boa
Não é de hoje que vejo o pessoal lendo esse livro e reclamando dele, então fui ler com zero expectativas e principalmente por conta da série da Netflix.
Acabou sendo uma surpresa muito boa. O livro tem uma escrita fluida e envolvente com bastante plots que mudam o cenário várias vezes, deixando aquela curiosidade de ler mais pra saber no que vai dar.
Claro, tirando os primeiros 20% que a gente não entende absolutamente nada já que a autora fala como se a gente já soubesse oq são as pessoas, larga aquele monte de seres e ficamos boiando. Apenas na metade do livro com os diálogos que você entende quem é o que, o mundo dos grishas e tudo mais.
Enfim eu gostei bastante, porém não shipo Alina com Maly desculpa.
EU QUERO O DARKLING é isso.
Estou inconformada, ainda tenho esperanças nos próximos livros, veremos.
Agora vou assistir a série ??
Talitacf_ 06/05/2021minha estante
Também não me conformei e só assisti a série hahaha quero o mesmo casal

Hanna 06/05/2021minha estante
Amiga se prepara logo pra passar: raiva +ódio+depressão

Analu. 07/05/2021minha estante
Talita o livro é muito bom, mas gostei do macho errado tô muito bolada kkkkkkkk nem tem nem comparação a química que ela tem com o Darkling e quero acreditar que ele tem um coração bom lá no fundo ?

Analu. 07/05/2021minha estante
Hanna que tristeza amg me animasse muito ?

Hanna 07/05/2021minha estante
Kakkaak Analu desculpaaa, mas eu juro q Six of Crowns compensaaa os erros dessa trilogia, se tu ainda ñ leu ñ perde tempo pq é maraaa???

Hanna 07/05/2021minha estante
Gente ñ há ninguém nesse mundo q em sã consciência tem ou já já teve cruch no DARKLING akkak????. Ele tem o sal q falta no Malyyyy

*ñ tem ou já teve

Analu. 07/05/2021minha estante
Sim quero muito ler diz of crowns. Porém tem outras sagas na lista antes que já tô lendo. Vou terminar elas primeiro pra não me enrolar mais doq já sou enrolada ?