Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Aninha 13/02/2021

Sombra e Grishas?
O livro Sombra e Ossos é o primeiro livro da trilogia Grisha e receberá uma adaptação em série que será publicada na Netflix dia 23 de abril.
Ele é bem calmo no início e a princípio não apresenta nenhum acontecimento que não pudesse ser previsto. Claro, assim como qualquer livro que se preze, futuramente encontramos algumas descobertas ou situações interessantes - ao todo, três principais.
Nas trinta primeiras páginas vão contar sobre um acontecimento conhecido por todas as pessoas que leram a sinopse do livro: descobrem que Alina era uma grisha.
Seguido deste, não ocorreram nenhum outro que valesse a atenção durante um tempo considerável.

Alina é uma órfã que foi criada em uma casa doada por um duque para que fosse um orfanato. Lá ela conhece Maly, seu melhor amigo e "interesse amoroso".
Sozinhos dentro daquela enorme casa eles cresceram e se apoiaram, sempre contavam um com o outro, brincavam, aprendiam e conheciam as histórias de sua terra, na qual existia uma Dobra, chamada de Não Mar, onde haviam criaturas monstruosas.
Maly nem sempre havia sido aquele personagem seguro que encontramos já no início da narração, porém, ao crescer começou a se adaptar bem a tudo e chamar atenção de todas as mulheres (seguiu bem os padrões de cavalheiro de conto de fadas né!? Por que será que não me surpreendeu? ?).
Alina, por outro lado, foi e permaneceu como uma pessoa que não chamava atenção: magra demais, feia, frágil, de cabelos opacos e tinha olheiras (a típica garota da qual você não espera nada e é surpreendido).

Depois de descobrir ser uma grisha, Alina tem que aprender como controlar seus poderes e para isso é levada para o Pequeno Palácio sem o direito de se despedir de seus amigos.
Toda a narração é bem aberta aos sentimentos dela - onde, por acaso, ela faz os mesmos questionamentos tantas vezes que chega a ser chato - o que, para quem gosta desse tipo de livro, pode ser que se interesse por este.

O livro também é classificado como um romance, mas eles não foram muito surpreendentes e nem tão falados já que sempre tinha um fator político ou um novo obstáculo, então ficaram muito em segundo plano.
Quando a autora enfim tenta colocar um novo casal foi tudo muito rápido e, para mim, deu a ideia de ser muito forçado, então não me afeiçoei a nenhum deles.

Particularmente não desisti da trilogia apenas por cousa do final. Algumas descobertas foram arrebatadoras e teve uma reviravolta admirável que fez toda a diferença para este e os próximos livros, os quais espero que sejam melhores ou se igualem a qualidade e entusiasmo do final deste.

Apesar de tudo, não tenho coragem para dizer para lerem o livro porque no início terem novas palavras na língua falada pela protagonista que demoraram um pouco para fazerem sentido mas, mesmo com os pontos negativos que citei anteriormente, eu não posso dizer que o universo criado não foi fascinante ou que não possuem personagens secundários interessantes - em alguns momentos até mais que a Alina.
Luísa 26/02/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha, disse tudo e mais um pouco kkkkkk
Mass ainda assim gostei bastante do livro e que realmente veio me prender no fina!! Acho que ainda assim indicaria p quem quer ler SoC!!

Aninha 26/02/2021minha estante
Fico feliz q tenha gostado. Vou ficar esperando para ler sua resenha... ? Quando tiver publicado me manda uma mensagem no pv. Estou curiosa para saber sua opinião!

Karoliny 03/03/2021minha estante
Gente eu sou nova aqui, alguém poderia me explicar como que faz pra mim ler os livros pfv

A ordem amg?

Karoliny 03/03/2021minha estante
Eu queria ler o livro sombras e ossos e não sei como faz pra começar a leitura sabe? Acabei de baixa o app

Luísa 03/03/2021minha estante
Ahh, por aqui nn da p ler (nn que eu saiba kkkkkk) mass tem como ler por PDF ou EPUB, acho que encontra na internet ou até msm em grupos de livros no telegram

Ah ok obrigada

Por nada!!

Aninha 03/03/2021minha estante
Se vc quiser pode me mandar seu e-mail que eu te mando os livros em PDF

Manu 07/03/2021minha estante
Amiga, você poderia me dizer qual a classificação de idade pra ler sombra e ossos?

Luísa 07/03/2021minha estante
Amg, acho que é livre para todos?! Nn achei sobre

Manu 07/03/2021minha estante
Mas tem algo demais assim?

Luísa 07/03/2021minha estante
Eu tô no segundo livro ainda... Mas essa é a trilogia mais levinha da autora, nn tem nada dms nn

Luísa 07/03/2021minha estante
Sobre gatilhos eu infelizmente nn sei dizer ?

Ok, obrigada??

Por nada ??

Deby 11/05/2021minha estante
Oi eu sou nova no aplicativo alguém pode me ajudar eu n sei como faz paraler

Aninha 11/05/2021minha estante
Mandei no PV. Se tiver alguma dúvida estou a disposição

Mah 18/05/2021minha estante
Alguém me ajuda, não consigo ler acabei de baixar tô confusa

Aninha 18/05/2021minha estante
A história começa a ficar boa d vdd só depois q ela já está no Pequeno Palácio e vai variando...
Mas se o problema for a formatação do livro, se quiser eu te mando o PDF

Mari 10/06/2021minha estante
Você também achou meio deprimente quando ela encontra com o duque? Eu fiquei tipo ?Como assim ele não lembra que uma órfão que morou na casa dele virou uma pessoa tão importante?? e ao mesmo tempo ?porque ela não explicou quem era? Só falou o nome e já saiu com raiva?? Sei lá

Aninha 10/06/2021minha estante
Acho q ele n lembraria pq na época q ela morou lá era como se fosse uma "ninguém". É tipo quando vc vê uma pessoa andando na rua. Se um dia ela se tornar famosa é mais provável a reconheça por causa a área q se destaca do q sendo a pessoa q estava passando na rua.
Quanto a ela n explicar, eu tbm n explicaria pq o fato dele n lembrar já diz muito sobre a importância q ele achava q ela tinha antes de virar grisha. Porém o fato dela ficar com raiva me deixou um pouco incomodada (inicialmente pq ela n disse nada).

thay 12/06/2021minha estante
acabei os 3 livros agora... estou em choque! Um dos melhores livros que já li, confesso que no início fiquei entediada, mas passou, li os 3 em 4 dias

Aninha 12/06/2021minha estante
??

Vld 20/06/2021minha estante
Como que faz pra ler ?

Aninha 21/06/2021minha estante
Aqui no Skoob n tem como ler o livro, porém vc pode me mandar o seu email q eu envio o PDF

thay 21/06/2021minha estante
Abaixa o app "lithium" ele tem várias configurações para ler, aí no Google vc pesquisa o livro q vc quer e coloca "baixar por epub" quando baixar, vai direto pro aplicativo

Elis 23/06/2021minha estante
Vc não acha que essa fantasia que problematiza questões do nosso tempo. O entendimento é distinto para cada leitor. Eu gostei.

Aninha 23/06/2021minha estante
Oi Elis!
Isso q eu acho interessante nos livros...cada um pode ter sua própria interpretação e expressar sua opinião. Acredito que qualquer livro que lermos com atenção apresentará características ou ações q remetam a assuntos atuais, uma vez que os(a) autor(a) deve se inspirar em algo para escrever.
Se vc quiser pode me falar no PV ou por aqui mesmo o que vc achou do livro.

David.William 25/06/2021minha estante
Eu gostei do livro , achei simples a narrativa , não digo como algo negativo , a do respeito do livro , mas como uma característica dele . Eu estou pronto para lê o segundo..

Aninha 25/06/2021minha estante
Depois vc fala o q achou do segundo. Acredito q a narrativa foi melhorando aos poucos ? Ainda n é um dos meus preferidos, mas temos novos personagens que eu marticularmente gostei

Malu 01/07/2021minha estante
Como eu faço pra ler o livro?

Aninha 02/07/2021minha estante
No skoob n é possível ler os livros, mas, se quiser, pode me mandar seu e-mail q enviarei os PDFs para vc

Gustavo 11/10/2021minha estante
O início é meio devagar, o final é ok.

bb martins 04/11/2021minha estante
Eu já li a duologia six of crows (sim eu sei q devia ser dps , comecei errado enfim), vou ler agr sombra e ossos , pra assistir a primeira temporada da série eu preciso ter lido so o primeiro livro da trilogia ou a trilogia inteira? Vou começar agr o primeiro livro

Solzinho 29/11/2021minha estante
Eu gostei do livro, achei interessante o começo e o meio, gostei de ver a Alina tentando descobrir os seus poderes, acho que a relação dela e do Darkling bem construída, assim como com Maly, tudo bem que eu também acho ele meio clichê demais, contudo não estava esperando grandes coisas dele.

O é interessante, principalmente porque você descobre um pouco mais sobre quem realmente é o Darkling e eu super me assustei com a Baghra, achei um bom plot, além de que ele me instigou a continuar a ler.

Porém uma coisas que eu não gostei, não focaram em outros personagens, por conta disso eu fiquei um pouco assim, alguns ali tinham muito potencial, espero que isso melhore.

ana 10/12/2021minha estante
sombra e ossos tem hot?

Susu 27/03/2022minha estante
Li o livro em apenas um dia.
A história é envolvente.
Em minha opinião, o final foi bem emocionante, porém, fiquei com o leve sentimento de que Alina não merecia Maly...

Bruno 16/04/2022minha estante
obrigado pela resenha, ja vou excluir esse livro da minha lista de possíveis futuras leituras

Bel 20/04/2022minha estante
Sou nova como faço pra conseguir ler o livro

Bel 20/04/2022minha estante
Sou nova como faço pra conseguir ler o livro

Aninha 23/04/2022minha estante
Oiii! Não é possível ler por esse app. Aki é pra fazer resenhas, conversar com outros leitores e compartilhar suas leituras. Mas se quiser me manda mensagem no PV com o seu email q eu te mando

Maraluciana 24/04/2023minha estante
Queria perguntar como que fasso para ler

Andrômeda 28/07/2023minha estante
O livro é bom, mas a protagonista me dá ódio.

Jurdan's version 09/09/2023minha estante
Se Darkling e Alina ficassem juntos, esse livro seria pft! No caso, eles não ficaram, por isso esse livro n é pft

Victor108 15/01/2024minha estante
Livro maravilhoso

Beatriz 05/03/2014

Impressionou
O livro veio pra mim num modo especial, ganhei o sorteio de cortesia. Dei pulos de alegria pois o livro é esteticamente lindo e tinha tudo pra ser bom. E foi.
A historia conta sobre a vida de Aline, órfã e desengonçada, cujo maior anseio é fazer parte de algo. E então ela descobre ser especial e unica de um jeito que ela nunca pensou ser. existem pessoas querendo mata-la gente a adorando, e tudo o que ela queria era fazer parte de algo, não se destacar na multidão. A historia acontece e ela aprende algo crucial que a muda.
Bom, não vou contar mais pois você terá de ler. O livro me surpreendeu e me cativou de tal forma que eu não fui dormir ate terminar de ler (fiquei acordada até as 6h da manha. Ele é bem escrito e tem uma historia nova e impressionante. Apesar de nao gostar de como acabou o livro pois meu coração não aceita o que a pessoa que eu gostei se tornou. Mas bem eu recomendo para todos, e espero ansiosa o próximo livro.

bibis 14/08/2021

Em um resumo geral de toda a experiência com o livro: chato.

Eu comecei a ler pq amei a série e pq tô com muita vontade de ler six of Crows e sempre pensava "pq falam mal dos livros se o universo é tão incrível? não tem como ser ruim" e descobri que tem sim.

No começo eu tava achando super de boas, um livro bom, normal. Mas vai chegando dps da página 100 e mds, que enrolação sem fim. Só foi voltar a não ficar tão entediante bem no finalzinho.

Vou ler os outros livros pra tirar minha opinião sobre a trilogia e pq eu simplesmente amo o universo, tipo genial. Me desejem sorte KSMSKAMKS
alesszs 14/08/2021minha estante
Acho q vc vai gostar de Sol e Tormenta (os personagens são incríveis) eu tbm achei esse livro muitoooooo entediante

que vc esteja certa HEH

lio 14/08/2021minha estante
o fato de quase todo mundo falar que esse primeiro livro é chato me desamina a querer lê-lo

alesszs 14/08/2021minha estante
Eu tbm n queria mas (na minha opinião) valeu a pena para dps conhecer um dos melhores personagens literários

@pie
bem, eu consegui ler bem rapidinho e tem menos de 300 páginas, então não vejo pq não ler, já que tu já quer ler

Ka Vieira 14/08/2021minha estante
eu tb achei bem chata a trilogia mas valeu a pena por Six of Crows e o Nikolai e a Genya

CONCORDO

AMEI A RESENHA

meumundinhodoslivr 14/08/2021minha estante
eu n gostei do segundo mas o terceiro foi menos malll

meumundinhodoslivr 14/08/2021minha estante
n cheguei a amar mas gosteee

@bia
OBGG

bibis 14/08/2021minha estante
espero realmente gostar mais dos outros, tipo, eu não detestei o livro, até umas 100 páginas tava pensando em dar 4 estrelas, aí foi pra 3,5, mas no fim fiquei irritada pq foi enrolado por nada e ficou 3 mesmo KSKSKSK

cecília 14/08/2021minha estante
Eu quero ler esse livro no fim desse ano ou no início do ano que vem (meta de leitura já tá enorme) eu amei a série e estou com medo de me decepcionar com s&b. Quero ler mais por causa de Six of Crows pq todo mundo fala que é mt bom?
Parabéns pela resenhaaa

@Cecília
obgg ?
e eu tava do mesmo jeito KSKKSKS

Bru Samos 15/08/2021minha estante
Fico com vontade de pular para Six Of Crows e depois ler Sombra e Ossos kkkkkkk

Victoria (Vic) 03/06/2021

Nunca achei que ia gostar tanto!!! AMEEEEEI o plot twist, já quero ler o segundo livro!
Eduarda 03/06/2021minha estante
sério amg? todo mundo fala q é bem chato

Victoria (Vic) 20/06/2021minha estante
Nossa eu amei. Tudo pra mim

Lara.Bia 02/05/2021

Relendo depois de terminar a série
Esse livro, na minha opinião, é o melhor da trilogia. O que salva é o plot de descobrir quem realmente é o Darkling. A Alina só existe e deixa a vida levar ela, o Mali é um dos personagens menos construídos que eu já li, sem graça e extremamente mala, ele é um porre. O que salvou esse livro, sem dúvida alguma, foi o Darkling- que consegue ser muito mais interessante que os dois protagonistas juntos. E passo pano mesmo!

Eu achei a série melhor pq tem o pessoal de Six of Crows, que deixou tudo mais divertido e são muito mais carismático.

Sonosotros 07/04/2023

Sombra e Ossos
O universo é interessante, mas como em qualquer livro de fantasia, você vai ficar sem entender nada no inicio, principalmente nesse livro. Você vai ser introduzido ao universo Grisha, com suas divisões e deveres, enquanto se desenvolvem os personagens e a direção da história. É tanta coisa pra se familiarizar que tudo começa a fazer sentido do meio pro fim. Com muita informação sendo jogada, acredito que isso tenha deixado pouco espaço pro desenvolvimento mais aprofundado de personagens, do romance e da história como um todo.
A personagem principal não é nada cativante e o Maly é tratado como um trunfo de narrativa, completamente figurante no começo e depois como um papel importante pro fim. Os personagens que realmente são mais destacados são Genya, Bagrah e o Darkling.
O livro também fica monótono, mas tem um plot twist que é fácil de adivinhar, porém é bem vindo pra dar mais emoção nas coisas.
No geral o livro é interessante pra quem gosta do gênero e por ter continuações, alguns pontos que eu citei devem ser mais trabalhados.
Beatriz 07/04/2023minha estante
esse livro por ser um dos primeiros da saga eh bem defasado em relação aos outros mesmo, mas ele eh uma introdução boa ao grishaverso, e garanto q daí pra frente só melhora!!!

Isabella658 07/04/2023minha estante
O desenvolvimento de universo nessa trilogia, se comparar com outras ficções, é bem triste mesmo

Sonosotros 08/04/2023minha estante
@Beatriz ainda bem que melhora, pq eu pretendo ler o restante kkk

Sonosotros 08/04/2023minha estante
@puckisha sim, achei bem mais ou menos, por um momento eu cheguei a lembrar de Broken Bonds (nd a ver kkk)

Debora.Mello 24/03/2021

Puts! De queixo caído até agora.
Que tiro foi esse? Ahhh fazia um tempinho que não lia uma fantasia nesse nível, e simplesmente amei, foi um misto de emoção que senti lendo esse livro que pra descrever levaria tempo.
Surpresa aqui? Tivemos. Coração na mão? Tivemos. Insegurança? Tivemos. Expectativas? Tivemos. E tantas outras coisas.. simplesmente me conquistou. Espero muito q os demais livros continuem assim. Ou até melhor q este.
Alina e Maly são órfão que foram criados desde pequenos juntos no orfanato.
Quando ainda eram pequenos foram "testados" pelos praticantes da pequena ciência. Nesse teste por assim dizer, eles utilizam um amplificador para saber se as crianças possuem algum tipo de poder. Porém nenhum neles demonstrou ter. Já na fase adulta Alina se tornou uma cartográfa e Maly um rastreador de primeira. Eles foram reportados par atravessar a Dobra, e nessa jornada desconhecida algo muito extraordinário irá acontecer e mudará a vida não somente de Alina e de Maly mais de todos que ali vivem.

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Sombra e Ossos
Alina é uma jovem órfã que agora serve ao regimento militar do Rei como cartógrafa. Seu melhor amigo, Maly, também órfão e que cresceu com ela, faz parte do Primeiro Exército, a força militar de Ravka. Eles vão ter que atravessar a Dobra das Sombras, também chamada de Não Mar. A Dobra é uma área que foi devastada pelo mal uso de mágica e que é habitada por criaturas cruéis e impiedosas, os Volcras.

Com o Segundo Exército e aqueles responsáveis por manipular a mágica somos introduzidos aos Grishas, pessoas que nasceram com dons e são divididos em categorias baseadas em suas afinidades e habilidades: Os Corporalki controlam o que diz respeito ao corpo humano; os Etherealki manipulam o fogo, água e ar; e os Materialki controlam os elementos materiais, podendo inclusive mudar a aparência humana. Seu líder é chamado de Darkiling e tem o poder de invocar as sombras.

Antes de entrar na Dobra, Alina acreditava ser apenas uma humana normal, porém um acontecimento durante o trajeto faz com que ela revele ter um grande e raro poder, sendo portanto uma Grisha. Sem saber muito bem o que vai acontecer, ela é levada para Os Alta para ser treinada e aprender a controlar sua magia.

Como a Conjuradora do Sol e manipuladora da luz, o Darkling diz a Starkov que ela é a única que pode destruir as trevas da Dobra das Sombras. Porém com o desenrolar da história e o controle cada vez maior de Alina sobre seu poder, novos objetivos para o uso dele são revelados, bem como a descoberta de que muitos “amigos” possuem intenções contrárias e querem usar seu poder para causar ainda mais mal a Ravka.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Alina e é bastante confuso no inicio em função dos nomes e termos dados aos Grishas, mas conforme o entendimento da nomenclatura é alcançado a leitura flui rapidamente. A personalidade da personagem principal me incomodou um pouco, ela é bastante instável e sem confiança, o que a princípio a mostra como a tradicional garota que precisa ser salva. Porém, ao longo do livro Alina amadurece e o crescimento de sua personalidade é visível.

Também temos o tradicional, ou não tão tradicional, triângulo amoroso. Alina gosta de Maly, mas Maly não demonstra gostar de Alina e Alina pode se envolver com o Darkling, pois o mesmo é bastante sedutor e mais cativante para os leitores do que o garoto humano. Entretanto não é tão simples assim e o desenrolar da história é surpreendente.

Confesso que no início não fiquei muito empolgada pois parecia bastante clichê, porém quando o livro teve sua grande reviravolta, a qual eu torci para que não fosse verdade, consegui finalmente ser cativada pela história. Considerada uma das melhores autoras estreantes de 2012, Leigh Bardugo alcançou seu objetivo e criou um universo fascinante.

Já lançado no Brasil, o segundo volume da Trilogia Grisha se chama Sol e Tormenta. Os livros tiveram seus direitos adquiridos pela Dreamwords e em breve poderão estar alcançando as telonas.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-sombra-e-ossos-leigh-bardugo/
Laví 14/03/2021minha estante
Sua escrita pra resenhas é tã fluida. Leria um livro seu com certeza!

@vcdisselivros 07/05/2021

Sobrevivemos, não sendo ignorados, mas fazendo-os reconhecer que somos poderosos
O COMEÇO

Criados em um orfanato, Alina Starkov e Malyen Oretsev são inseparáveis e vivem em um país dividido pela Dobra das sombras, território povoado por monstros, criado após um surto do Herege negro.

Em meio aos Grishas, pessoas com dons singulares, Alina e Maly são considerados comuns, a garota trabalha como cartógrafa e o amigo como rastreador, juntos eles trabalham com o grupo de pessoas comuns do primeiro exército.

Desde sempre Alina nutre uma paixão por Maly, mas faz de tudo para esconder os sentimentos dele, já que praticamente toda mulher se rende aos encantos do rapaz.

Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros da Dobra, Alina descobre ser mais do que pensa e invoca o poder da luz, a única coisa capaz de derrotar esses seres das sombras.

O JOGO VIROU

Antes comum, Alina agora é considerada especial devido ao poder que manifestou na dobra.

Por ser a única capaz de acabar com a Dobra das sombras e reunificar Ravka, ela é colocada sob os cuidados do Darkling, poderoso conjurador das sombras.

Forçada a ir para o Pequeno Palácio e treinar com os Grishas que formam o segundo exército, Alina terá a habilidade recém descoberta testada, na medida que precisa aprender a lidar com as intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.

CONFUSO

Para o leitor o começo pode ser um pouco turbulento, são muitos termos novos e poderes que precisamos aprender e associar aos indivíduos. A quantidade de personagens se mostra um verdadeiro exercício para a memória, mas após se familiarizar, a leitura segue fluida e aprendemos junto com Alina.

ADAPTAÇÃO

O hype do livro está em torno da série que chegou ao Netflix. Com oito episódios, ela não faz jus ao título, já que além de alterar coisas fundamentais da história, distribui spoiler da duologia dos corvos, escrito pela mesma autora.

POR FIM

Se você tiver paciência para assimilar o funcionamento do universo criado por Leigh Bardugo e conhecer a fundo as pessoas e os termos que formam ele, Sombra e ossos vai te surpreender. O triângulo amoroso, apesar de batido, não desmerece o livro e cativa na medida certa, quando o leitor percebe já está envolvido e defendendo um lado da guerra.
Emerson Gouveia 14/05/2021minha estante
Eu tô lendo ele também, e apesar de está indo a passos de tartaruga com a leitura, tô curtindo.

@vcdisselivros 14/05/2021minha estante
Espero que aproveite a leitura e que sinta ela ficar mais fluida ??

fabb1998 31/01/2024

Sombra e ossos (e clichê e enrolação)
Um livro interessante pra quem não gosta muito de ler ou não tem familiaridade com a leitura, é uma leitura que flui e não dá pra negar isso. Entretanto, não é uma narrativa criativa ou elaborada, é um romancezinho com pitadas de fantasia que não chegam a lugar nenhum.
Espero que seja apenas uma apresentação do universo e que os livros seguintes sejam melhores, veremos.
Layla177 31/01/2024minha estante
Acho que em certo momento fica tão cansativo, li o primeiro arrastada e o segundo abandonei :(

Ju 31/01/2024minha estante
Se tu não curtiu o primeiro, pula pra Six Of Crows.

O primeiro é o melhor da trilogia ????

Mas Six of Crows é uma duologia perfeita, prometo

Luiz 31/01/2024minha estante
É uma apresentação mesmo. Os próximos tem seus altos e baixos (mais baixos pra maioria das pessoas), mas eu, particularmente, achei melhor do que esse. Melhora mesmo na duologia dos corvos que a autora escreveu depois dessa trilogia. A escrita da um up e a história fica mais madura

Ketellin.Raupp 31/01/2024minha estante
Six of crows é muito bomm

Nicole764 31/01/2024minha estante
O único da saga que gostei foi o primeiro( Eu achei esse incrível) o resto pra mim foi como se a autora tivesse criando algo que não estava ali antes e que não tinha necessidade de continuar, o que desfocou um pouco o primeiro livro, não senti conexão com os personagens, a empatia que geralmente pegamos com eles sabe

Taina429 03/06/2021

Sombra e ossos
E vamos de mais um vilão que faz você querer abandonar toda a sua ideologia e seguir ele cegamente.
Uma história muito bem construída e o melhor de tudo, se passa na nossa sombria e congelante Rússia (logicamente uma Rússia versão fantasia, mas ainda tá valendo)

Super animada com todos os acontecimentos e ainda mais agitada para os que vem por aí.
Sobre a série da Netflix UAU
Uma das adaptações que vale a pena assistir, extremamente fiel ao livro e com aqueles atores simplesmente PERFEITOS para o papel.
Leiam porque vale a pena!

Ps: "make me your villain" ganhou um impacto que nossa...

Aquela Bia lá 06/02/2021

Sombra e ossos
Eu no começo tava sem entender nada, no meio parecia q eu tava no começo JAGAJAGAJAH mas eu me apeguei aos personagens (mesmo tendo esquecido o nome deles quase tds as vezes) mas eu gostei de verdade desse livro.
Me apresentou um universo novo, a reviravolta eu não posso falar q eu n esperava né, pq é um pouco óbvio, mas mesmo assim eu gostei.
Amei a escrita da Leigh Bardugo, me fez querer ler mais.
Vou confessar q li mais rápido pq tava lendo com uma amiga minha (vulgo lais).
Mas eu recomendo ler, ficou entre o amei e o nhe.
Eu consegui sentir oq os personagens estavam sentindo e eu gostei muito disso. Eu achei a Genya ICÔNICA, amorzinho da minha vida.
Eu n sei como ela é pq n vi fanart mas dps q terminar a trilogia vou ver o máximo de fanarts dela q eu puder?
Biagventura 06/02/2021minha estante
no próximo livro vc vai conhecer o Nikolai e assim.... ????
a genya é mto linda, mas não pesquisa fanart agr, vc vai pegar spoiler do próximo livro

dicas_books 06/02/2021minha estante
Bia, acima de quantos anos vc recomenda ler ??? Caso vc recomende kkkkkkk

Jess 18/12/2020

Eu demorei muitas páginas pra me acostumar com a escrita da autora sendo o meu primeiro livro dela. Em alguns momentos, a falta de muitos detalhes (características dos personagens, os lugares, etc) me deixava um pouco irritada, mas deixei isso de lado assim que a história começou a avançar.

Achei tudo muito interessante logo de início, mesmo que o excesso de informação sobre esse universo em que a autora criou, as cidades, o reino, os poderes dos Grishas e os nomes de suas ocupações tenha me deixado um pouco perdida.

O livro realmente fica muito bom depois da metade, após alguns acontecimentos que fizeram a história ganhar um novo rumo. Eu não sabia o que esperar da história ou para qual fim ela estava me levando, e isso foi bom.

Não sei ainda o que acho da personagem principal. Em alguns momentos, a Alina é um pouco irritante, mas acaba sendo compreensível. Não consegui me apegar em nenhum dos personagens até o momento, então apenas leio sem muita preocupação com o que vai acontecer com eles.

Ao todo, eu adorei o livro. É uma história com muito potencial, assim como a Alina. Vou começar a leitura do segundo livro o mais rápido possível, pois não faço a mínima ideia do que me aguarda e a minha curiosidade não sabe esperar.

Agatha 15/01/2022

"Nós nascemos Grisha, não nos tornamos um"
Alina e Maly. Orfãos de guerra. Amigos de infância. O que poderia os separar?
Essa história começa no Vale de Vy, em Os Alta. Alina e Maly, agora como a Cartógrafa e o Rastreador. Juntos com soldados e Grishas, prontos para entrarem na Dobra/rasgo no mapa/Não-Mar, e enfrentarem o desconhecido. Mas algo surpreendente acontece na travessia, apesar das circunstâncias não favoráveis, uma nova esperança surge para Ravka.
A nova esperança para muitos, seria a desesperança de Alina e Maly?
Clara803 15/01/2022minha estante
acho que de esperança não tem è nada viu kkk

Sabidinha_HL 15/01/2022minha estante
Em que parte do livro tá essa frase?

Clara803 15/01/2022minha estante
tente o epílogo, acho que deve ser lá, pq é a única parte em 3 pessoa

Agatha 15/01/2022minha estante
Oi! Tá no segundo livro, mas achei que também se adequa ao primeiro e usei de título ?

euindy 09/12/2021

SOMBRA E OSSOS-
ele é bom, não amei, mas é bom

em alguns momentos do livro ele chega a ser bem parado, as vezes é cansativo

é uma leitura que exige um pouco de esforço pois tem alguns nomes q complicam a vida, mas depois fica de boa

o que salvou o livro realmente foi o Darkling, desculpa Alina, Maly, mas queria ver mais dele

não li com muitas expectativas, então por isso eu gostei

espero q os próximos livros fiquem mlhr...

*só tô lendo essa triologia pq quero ler six of crowns KKKKKKKKKKK MDS