Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Manu 10/04/2020

Incrível
Amei o livro, a escrita é muito fluída e a trama é viciante. Gostaria que a autora tivesse revelado mais sobre o universo Grishna, espero que os próximos livros mostrem mais.
E Deus que me perdoe mas Darkling é tudoooo, mil vezes mais carismático que o maly.
Duda.dudagabooks 10/04/2020minha estante
Ai... O Darkling... Penso nele até hoje kkkkkkkk

Blue 10/04/2020minha estante
O Darkling... sem palavras para descrever meu bebê sombrio

Kauany.Uchoas 25/04/2020minha estante
Adoro o Darkling!

Patty 20/05/2020minha estante
E eu com peso na consciência de ter gostado mais do Darkling do que do Maly kkkkk

Patty 20/05/2020minha estante
Ainda bem que não foi só eu !!!

Kauany.Uchoas 20/05/2020minha estante
Rsrs. Não foi mesmo só você, nunca gostei do Maly

Kkkk

Tryssia Siqueir 16/06/2020minha estante
Gente, vim aqui só para perguntar se alguém mais estava sofrendo com a falta do Darkling e me deparo com todos esses comentários sobre ele. Me sinto muito melhor agr hahahaha

Kauany.Uchoas 16/06/2020minha estante
Sério, sofro até hoje! Rsrrr

Tryssia Siqueir 02/07/2020minha estante
Realmente haha a escritora tinha um personagem incrível nas mãos e deixou escapar!
Uma personalidade complexa que me fez ler toda a série ?

Manoela.Ribeiro 14/07/2020minha estante
Eu tô terminando o primeiro livro, já fiquei triste que a alina fica com o maly kk apesar do darkling ser o vilão ele e bem mais legal, agora quero ter vontade o suficiente pra terminar a trilogia kk

Manu 14/07/2020minha estante
Eu acho o maly um sem sal, comecei o segundo livro e não consigo sair dos 20% pq os dois juntos não da!!!!

Raissa Sardothien 15/07/2020minha estante
Eu confesso que fiquei triste com os rumos que as coisas tomaram, eu gosto do Darkling, não queria que ele fosse vilão

Kauany.Uchoas 17/07/2020minha estante
O Darkling foi minha maior motivação para continuar a trilogia, sempre achei o Maly sem sal também,,,

Ana Karina 08/04/2021

Sombra e Ossos
O livro por ser o primeiro de uma trilogia é muito bom, mas como sempre alguns personagens acabam irritando em algumas tomadas de decisões, não lembro exatamente a idade da personagem principal, mas acredito que ela deva ter uns 17 pra 18, então no contexto da história não tem muita experiência de vida e acaba acreditando muito rápido nas pessoas sem nem ao menos parar pra pensar melhor ou fazer as suas próprias investigações.

Fora que a paixão dela por Maly é um amor só dela, né? Por que a menina passou a vida toda apaixonada por ela, "abdicou" dos se tornar uma Grisha por causa dele e ele (desculpe a expressão) cagava e andava para ela, tinha ela ali como um apoio para ele quando precisava e ela se submetia a isso, pois era o que poderia ter dele. Ai de uma hora para a outra ele está apaixonado por ela, isso meu querido se chama ciúmes, quando viu que ela está gostando de outro personagem, percebeu o que tinha e não estava dando valor e correu atrás.

Sinceramente, não sei o que vai vir na continuação, mas estou bem ansiosa para ver o que a Alina irá fazer com os poderes que tem à mão e como ela vai salvar Ravka. Recomendo bastante a leitura!!!

Vivi 19/04/2021

Cativa em certo ponto
Eu demorei bastante pra sair dos primeiros capítulos por achar algo mal explicado e até confuso, a história começou a ficar realmente boa a partir dos 40% de leitura, por isso demorei mais do que queria. Quando passa disso, fica realmente muito bom o desenvolvimento da alina e dos outros personagens. Amei, certeza vou ler o resto

Priii Reis 24/05/2023

O poder atrai,ilude e machuca,nem todos nasceram para ter paz ou poder.
Comentário: É uma estória excelente que prende,e até está na Netflix.
O que não curti no livro é rodar muito em sentimentos,Alina tem grandes responsabilidades,mas se lamenta demais por tudo,e acredita muito pouco em si.É cansativo os detalhes visuais também.
Ótimo! Nota: 4.0
---------------------------
A mais de 100 anos Ravka travava uma guerra contra o pior dos inimigos,as sombras.
Muito se perdia na dobra como: Soldados,Comerciantes,Grishas e produtos que seriam levados para o outro lado.
Essa guerra era contra os mostros da sombra Os Volcras e quem não deseja que a dobra se acabe,
quem tem feito o povo sofrer do outro lado da escuridão.

Alina e Maly tinham uma ligação muito forte de amizade,carinho e paixão guardada um pelo outro juntos eles começaram e juntos eles lutam por sua vida.

**Por centenas de anos,a Dobra das Sombras tem feito o trabalho dos nossos inimigos,fechando nossos portos, sufocando-nos, tornando-nos fracos.**

O que ninguém esperava era surgir uma conjuradora do Sol sem que ninguém soubesse de sua existência,e a mesma não saber do seu poder Alina Starkov.Que no momento mais desesperador da sua vida,liberou seu poder e salvou muitas pessoas na Dobra.

Claro que para uns foi uma aparição,ou mentira.Até ela não entendeu de onde tinha saido a tal luz,foi para se salvar e sem intenção mas isso mudaria sua vida para sempre.
Ela seria
idolatrada,perseguida e ameaçada de morte,e muito invejada.
E de tudo que puder saber desse livro é as aparências enganam ou só enganou a Alina?!
Qual o preço ainda a se pagar por confiar demais?!

**Você acha que eu me importo com o que você quer? Em poucas horas, cada espião fjerdano e assassino Shu Han saberá**

**Se você for uma verdadeira Conjuradora do Sol, então o seu poder poderia ser a chave para abrir a Dobra ou até mesmo destruí-la.Fjerda e o Shu Han não vão ficar lá parados e deixar que isso aconteça.**
__________________________________________________________________
****RESUMO COM SPOILER ****E UM TEXTÃO!***
__________________________________________________________________
Alina e Marly foram criados juntos após a morte dos pais na guerra eram mais órfãos que seriam ensinados e viveriam em Karamazin até a maior idade.

**Seu benfeitor, o Duque Keramsov, era um grande herói de guerra e um amigo do povo. Ao voltar do front de batalha, transformara sua propriedade em um orfanato e uma casa para viúvas de guerra. Eles eram orientados a rezar por ele todas as noites.**

Aos 8 anos ambos foram testados pelos Grishas,e por medo da separação Alina restringiu seu poder a não surgir ou seja lá o que fosse ela só não queria ser separada de seu melhor amigo.
Ambos quando atingíram a idade foram lutar pelo primeiro exército, Maly como rastreador e Alina como Cartógrafa.

Grishas: *Não somos bruxos. Somos praticantes da Pequena Ciência.Mantemos este país e este reino em segurança.*

Etherealki(Conjuradores) Usavam Keftas(roupas especiais)azuis escuros,exceto do Darkling que era todo de Preto.
As cores dos bordados era a designação do poder de acada um: azul-claro para Hidros (água),vermelho para Infernais(fogo)prata para Aeros(Ar),Alina(Luz) (que quis usar Kefta dos conjuradores ao invés das cores do Darkling) então o bordado era Dourado.
Corporalki: Curandeiros a ordem dos vivos e dos mortos que lidavam com o corpo humano.
Materialki: Fabricantes de armas e objetos que projetavam os poderes para os conjuradores.Sozinhos eles não tiravam os poderes da natureza, e precisavam de itens especiais além de amplificadores mágicos,raríssimos.

Logo Alina passou por momentos difíceis com treinamentos para lidar com o poder,físico e muita leitura.Era como aprender em semanas o que deveria ter aprendido desde criança.
Fora a perseguição do Sarcedote e as cobranças do Darkling a incentivando a alma,Baghra com treinamentos brutos,além de Botkin acabando com o corpo dela.
E felizmente conseguiu uma amizade de verdade com Genya, que apesar de ser maltratada pelos conjuradores por causa de boatos de ser amante do rei e capacho da rainha sabia viver.

Foram dias sem comer,dormir e muita dor e fuga para que os outros não soubessem que ela não conseguia evocar o sol.Até que ela entendeu que o poder existia,e ela precisava parar de temer usar,e tudo mudou.

**Eu chamei e a luz respondeu . Senti a luz fluindo de mim em todas as direções, deslizando sobre o lago, deslizando sobre as cúpulas douradas do Pequeno Palácio, por baixo da porta e através das paredes de cabana de Baghra.**

**Era como se naquele momento na cabana de Baghra eu tivesse respirado completamente pela primeira vez e despertado para uma nova vida.**
*O seu poder responde a você porque é esse o propósito dele, porque ele não pode evitar servi-la.*

Então o Darkling tomou coragem e fez um gesto claro do quanto tem gostado da Alina.

*Por que você se importaria com o que eu penso?
Ele pareceu genuinamente perplexo.Eu não sei, disse ele.
Mas me importo.
E então ele me beijou.
O beijo aconteceu tão de repente que eu mal tive tempo de reagir.*
*Em um momento, eu estava mirando seus olhos cor de ardósia, e no outro seus lábios pressionavam os meus.*

Durante a festa de apresentação da Alina e festividades o Darkling investiu de novo na sedução e por pouco ela não cedeu.Os homens dele estavam quase conseguindo o amplificador poderoso.O Apparat não parava de perseguir ela.

**A ideia de ser dele me deixava um pouco em choque. Eu não achava que ele estava apaixonado por mim e não tinha ideia do que sentia por ele, mas ele me queria e talvez isso fosse suficiente.**

Então quando ela se retirava da festa viu Maly e o abraçou mas a pessoa que encontrou era frio, cansado e indiferente.

*Você faz ideia do quanto eu estava preocupado com você? Ninguém sabia o que tinha acontecido com você,o que eles tinham feito com você.Não havia maneira de chegar a você.Havia rumores de que você estava sendo torturada.Quando o capitão precisou de homens para se reportar ao Darkling,como um idiota eu vim até aqui só para ter uma chance de encontrá-la.*

*Maly, eu não tenho poder sobre como as coisas são aqui. Eu não pedi por nada disso.*
Ele sentia ciúmes dela com Darkling e não deixou de dizer isso alto e claro.
*As roupas, as joias, até mesmo sua aparência.Ele está em você inteira.*

Quando ela vai para o quarto Baghra aparece e a carrega para fora do quarto,Alina a segue mas não entende nada nem quando ela diz que ela precisa se apressar para fugir e não ser escrava.

*Baghra, talvez devêssemos ir à enfermaria...
*Não estou doente nem louca*,ela rebateu.
*Você precisa me ouvir.*
*Então fale de um jeito que faça sentido”, rebati.
*Como alguém poderia usar a Dobra das Sombras como uma arma?*
*Expandindo-a*
O Darkling empurrará suas fronteiras ao norte para dentro de Fjerda, e ao sul para Shu Han. Todos aqueles que não se curvarem diante dele verão seus reinos transformados em uma terra devastada, e seus cidadãos devorados por volcras vorazes.

Baghra era a mãe do Darkling,e afirmou ele é o legítimo criador da dobra e ela provou mostrando o poder das sombras.

*Somente os volcras impedem o Darkling de usar a Dobra contra seus inimigos.Eles são a sua punição, um testemunho vivo de sua arrogância.Mas você mudará tudo isso.Os monstros não toleram a luz do sol.Uma vez que o Darkling use o seu poder para subjugar os volcras,ele será capaz de entrar na Dobra em segurança.Ele finalmente terá o que deseja. Não haverá limite para o seu poder.*

Uma vez que ele conseguisse o amplificador e colocasse nela seria o domínio dele para sempre.
E Baghra sentia pena e angústia por ela e por toda Ravka.
Alina percebeu que em todos os momentos que realmente foi usada,e ele queria tirae a única coisa que ela tinha:seu poder.
Ela precisava fugir,e só tinha como ir para Ravka Oeste além da dobra onde Baghra ia confiar que Alina já conseguiria enfrentar o Volcras.

Enquanto Alina fugia a mais de uma semana,passando frio,fome se envolvendo em brigas Maly a encontra,e juntos eles fogem sabendo de tudo que vão sofrer.

*Maly*, sussurrei no escuro.
*Quê?*
*Obrigada por me encontrar.*
Eu não sabia ao certo se estava sonhando, mas em algum lugar no escuro pensei tê-lo ouvido sussurrar: *Sempre*.

*Não tenho medo de morrer, Alina*, ele disse naquela voz fria e firme que parecia tão estranha para mim. *Mas eu gostaria de nos dar uma chance de lutar.Temos que ir atrás do cervo.*

*Nós tínhamos sido roubados. Quase mortos. Estávamos sendo caçados pelo homem mais poderoso de Ravka. Mas éramos amigos de novo e o sono veio mais facilmente do que viera em um longo tempo.*

*Maly*, falei claramente,*se não conseguirmos, se eles nos pegarem antes de encontrarmos o cervo, você não pode deixar que ele me capture.*
*Você não pode me pedir isso*.
*Eu tenho que pedir.*
*No momento em que nossos lábios se encontraram, eu soube com uma certeza pura e penetrante que eu teria esperado para sempre por ele.
Maly se afastou de mim e abri os olhos.*

Eu tinha sido a responsável por estarmos ali. Se tivesse tirado a vida do cervo,o poder dele teria sido meu. Eu sabia o que a minha piedade poderia nos custar. Minha liberdade.A vida de Maly.A vida de inúmeros outros.

*Você usará esse colar pelo resto de sua longa, longa vida, Alina. Lute contra mim o quanto for capaz. Você descobrirá que tenho muito mais prática com a eternidade.*
*Mesmo depois de ver do que ele é capaz, mesmo depois de ver seu próprio povo morrer. O Darkling não estava apenas oferecendo um modo de terminar a guerra, mas um fim da fraqueza.*

Queria Estar Lendo 12/12/2014

Resenha: Sombra e Ossos
Sombra e Ossos, o primeiro volume da Trilogia Grisha, é uma viagem fascinante por um mundo fantástico criativo e sombrio. Esse livro consagrou a Leigh Bardugo como uma das minhas autoras favoritas, e hoje vou contar porque!

A história segue o ponto de vista de Alina Starkov, uma órfã refugiada, que serve o exército como cartógrafa. Ela foi criada ao lado de outro órfão, Maly, que viveu e cresceu como seu melhor amigo - mais velho, no entanto, ele se destacou como um incrível rastreador, galanteador e bem apessoado, enquanto Alina vive solitária e desajeitada nas sombras.

Quando seu regimento faz uma viagem pela Dobra das Sombras - o Não Mar, um lugar dominado por escuridão e por criaturas terríveis - Alina perde o controle ao ver Maly ser atacado, e é descoberto que a garota não é uma humana comum.

Ela especial, uma conjuradora de um tipo de poder que aquele mundo precisa desesperadamente. Alina é, então, levada até o Pequeno Palácio para ser treinada junto aos Grishas - a elite mágica de Ravka, os responsáveis por guardar e lutar por aquele mundo.

Os Grishas são liderados por Darkling, o conjurador das trevas, aquele que acredita e fará de tudo para guiar Alina até a extensão de seus poderes mágicos, já que ela é a única daquele mundo capaz de acabar com as sombras da Dobra, e assim, livrar Ravka do domínio daquelas energias sombrias.

"Eu sempre tinha sido uma ninguém, uma refugiada, de uma vila sem nome, uma menina magrela e desajeitada se movendo sozinha pela escuridão adensada."

O desenvolvimento desse livro é fantástico. Pelos olhos de Alina, convivemos com seus medos, com as ameaças e com o desconhecido. Assistimos o crescimento de uma garota franzina em uma jovem determinada. Leigh constrói não só um incrível crescimento da protagonista, como daqueles ao seu redor. Em determinado momento do livro, tudo vira de cabeça para baixo e o desespero das páginas chega até você.

Darkling é outro personagem bem explorado e trabalhado pela autora. O sombrio e misterioso conjurador das sombras é o responsável por guiar Alina até o palácio, e também o responsável por incentivá-la e acreditar em seus poderes.

Falar mais sobre ele é entregar demais sobre a história, mas basta dizer que o papel que ele cumpre é bem desenvolvido.

A mitologia e universo mágico criados pela autora são o mais fascinante. O universo dos Grishas, as origens de seus poderes e de seus nomes e cargos e divisões entre poderes são riquíssimos. Bardugo construiu toda uma trama em cima da inspiração na Rússia czarista; costumes, cultura, arquitetura, geografia. Se você conhecer um pouco de História, vai encontrar familiaridade no Grishaverso.

Todo o conflito político e as tramoias dentro da corte são muito bem explorados, e dá a sensação de que está crescendo para se tornar algo muito maior, mais grandioso e perigoso para o mundo. A relação do Darkling com a Alina é essencial para o desenvolvimento de ambos os personagens - e digo relação não apenas nas faíscas românticas, mas também a questão dos seus poderes.

É tudo muito cativante. Acho que esse é o melhor termo para descrever Sombra e Ossos. Leigh Bardugo te fisga, e você não para de ler até chegar ao fim.

Essa história tem personagens secundários ricos em carisma - Genya e Zoya, dois mulherões! Uma pena que a participação da Zoya seja relegada a da "megera" porque a Alina tem que ser aquela "garota diferente das outras", mas dá para sentir a força da Zoya no pouco que ela aparece. Maly, que é muito importante para a Alina, pelo que significa para ela, pelo que um é capaz de fazer pelo outro, se torna uma peça central mais para a metade do livro.

Com um final arrebatador, Sombra e Ossos se estabelece como uma das minhas fantasias favoritas, e abre alas para uma sequência que com certeza vai fazer tremer na base.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2014/12/resenha-sombra-e-ossos.html

caca 26/01/2022

Sombra e Ossoss
Eu amei a história e os personagens, o universo Grisha foi um pouco confuso de entender no inicio do livro, mas depois, é explicado melhor. O plot do livro é muito bom, me pegou de surpresa e eu fiquei em choque. A partir da página 200, mesmo que não aconteça muita coisa e fique enrolando um pouco durante umas 40 paginas eu gostei, mas não gostei muito do finalzinho do livro.
Rafael Kerr 26/01/2022minha estante

Henrique Rocha 26/01/2022minha estante
O universo grisha é Muito Bem construído, mas pouco aproveitado, num geral o primeiro livro é bem okay, tirando o maly que é um Saco.

Juh 27/04/2021

Bom começo de série ?
Em um mundo cheio de magia e guerras, acompanhamos o treinamento de Alina Starkov após a descoberta de seu poder raríssimo. Antes pensava ser uma humana comum, fraca até, mas agora ela precisa entender que talvez seja a solução para destruir a Dobra das Sombras, uma região cheia de escuridão que divide o reino em dois.
Particularmente, gostei mais do terço final do livro, pois o começo é muito focado nos sentimentos e autodescobertas da Alina, e o final é mais emocionante, por assim dizer.

>> Empolgante. Vibrante. Escrita Cativante - Nota: 8,6
Veja mais em: ninhodepirilampos.com.br

brenda.anacleto 07/04/2021

gostei bastante mas acho q vou gostar mais aijda dos próximos. já sabia bastante coisa da história então não foi algo completamente novo. achei os plots muito bons.

Pam 21/04/2021

Não consigo me decidir
Ainda não defini direito a minha relação com esse livro.
Não me leve a mal, eu reconheço e valorizo o trabalho da Leigh Bardugo. Eu não tenho ideia de como deve ser difícil escrever uma trilogia de em média, 900 páginas e ainda com todo um universo original e diferente de todos já criados. E ISSO FOI INCRÍVEL!
Mas não consegui me conectar com a personagem principal de forma alguma, acho que por isso não gostei tanto assim do livro, na verdade, estou meio confusa quanto ao resto, pois eu amei o universo Grisha e amei o Darkling.
Mas sim, por esse motivo darei uma chance para os outros dois livros!!!
Bart 22/04/2021minha estante
Eu acho que termino ele hoje, e o pensamento é o mesmo!! Até onde li, acho q ela se pega mt descrevendo as castas ou clãs sei lá! E a trama em si fica em 2° plano! Eu achei q fosse um livro de aventura que talvez tivesse algum romance, maaaas...
Fico mt feliz em ver q não é só comigo kkkkkkkkkk

É exatamente issooo
Porém, pretendo dar uma chance para os outros dois livros, espero que as coisas melhorem do decorrer deles

Bart 22/04/2021minha estante
Tomei conhecimento dos livros, qnd anunciaram a série na Netflix!! Chamou atenção, por isso corri logo p/livro!!
E vou terminar, quero ver onde vai dar, mas até agora o livro não engata, e eu não queria ler mais um livro de romance com aventura, eu queria o contrário kkkkkkkkkk

Pam 22/04/2021minha estante
Eu também comecei a ler pois queria fazer isso antes de assistir a série kkkk
Tem também a duologia six of crows, que se passa no mesmo universo mas com persongens diferentes. Dizem que é muito superior a trilogia grisha, fica aí a dica.
Eu ainda não li, mas pretendo ler assim que terminar a trilogia

Bart 22/04/2021minha estante
Me falaram dessa duologia, eu achei q fosse continuação!! Se for independente , mesmo sendo no mesmo universo...Massa!! Achei q fosse continuação!!
Ótima leitura p/vc!!
Qqr coisa venho te aperrear por aqui ?????

É independente sim!!!
Ótima leitura pra você também

Bart 22/04/2021minha estante
Terminei! E agora entendo de fato seu sentimento de falta de ligação! Perdido estou!! Kkkkkkkkk

Pam 23/04/2021minha estante
kkkkkk espero MUITO que os outros sejam melhores

Bart 23/04/2021minha estante
Acredito que dever!! E acho q é por isso q essa série chama tanta atenção!!

Malu 25/04/2021

Minha tentativa te ler os livros antes do lançamento da série não deu certo, porém eu ainda pretendo terminar essa coleção, vi muitas críticas negativas a esse livro mas ele superou minhas expectativas. Consegui terminar de ler em dois dias, a escrita me prendeu e me fez amar universo da Leila Bauduco. Espero que a coleção continue a se superar.

Blueyas 27/04/2021

Chocada como a série foi fiel ao livro, gostei bastante! O Maly do livro é bem chato.
Luci 27/04/2021minha estante
Garota, odiei o Mally do livro e amei o Mal da série ?

Ana Carol 27/04/2021minha estante
vc achou a série fiel??? pra mim mudaram tantas coisas, eu odiei

Luciana 27/04/2021minha estante
achei o Maly mt com uma vibe meio Tamlim

Manymony 27/04/2021minha estante
Tem serie?????? Chocadaaaaaa

Jackie! 27/04/2021minha estante
Foi muito bem adaptada ??

Ana Carol 27/04/2021minha estante
@monica lançou dia 24 se não me engano, na netflix mesmo

Blueyas 28/04/2021minha estante
@AnaCarol Simm, eu achei bem fiel nos detalhes, os personagens e tals. Teve coisas diferentes, mas nenhuma mudança super drástica

Jude 24/07/2021minha estante
nossa vejo tanta gnt falando mal, mas agr fiquei c vontade de lerrr

aliciarfe 24/07/2021minha estante
nossa sim, mta gente fala que é ruim e tals mas eu ameiiii

Bru 24/07/2021minha estante
Eu começei ontem ?

hevs 24/07/2021minha estante
eh pq piora

hevs 24/07/2021minha estante
se vc gosta do darkling, eh só ladeira abaixo

lele:) 24/07/2021minha estante
eu adoro essa trilogia, tem alguns defeitos, mas msm assim eh mt boa

Jude 24/07/2021minha estante
six of crows é melhor ??

Maisavila 24/07/2021minha estante
Eu nn li mas dizem q six of crowns é muito melhor

Sophi 07/06/2021

Básico.
Primeiro livro da trilogia, gostei bastante do universo e da escrita da autora.

História bem básica, nada de incrível.
Nara.Gabriella 07/06/2021minha estante
Estou em 40% e até agora não aconteceu nd demais está bemm enrolada, melhora?

Sophi 07/06/2021minha estante
então, vai ficar assim por mais um tempo. esse primeiro livro é super enrolado mesmo

Jozy.Cristiani 10/02/2021

Sombra e Ossos
Divino!!!! Eu não conseguia parar de ler, muito bom, já quero a continuação e ver tudo isso nas telinhas em Abril.????
Amanda 11/02/2021minha estante
Também quero muito ler antes de chegar a série!