Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Tati 18/05/2021

Gostei bastante!!
O livro é mas completinho que a série, se aprofunda mais nos acontecimentos ! Pretendo ler os outros livros e ver no que dá!

B 26/03/2021

AIMEUDEUS
Estou arrependida de não ter começado esse livro antes, a construção do universo Grisha, os pensamentos humanos de Alina, a raiva de Maly, todos os sentimentos que esse livro faz sentir apenas no primeiro livro é incrível, sem falar no gancho para o próximo que já tá me deixando desesperada pra ler.

Bia 14/04/2021

Universo incrível
Ontem eu tava no capítulo 5 e iria ler até o 15, acabou eu parei de ler faltando 13% para acabar a leitura kkkk, o capítulo 15 é incrível, depois dele você não consegue parar de ler. Amei o universo, a magia e os personagens, amei muito Alina e Maly como casal, a amizade de Aina com Genya, etc. O livro é ótimo do começo ao fim, mas te garanto que depois do capítulo 15 você não para mais. Eu fui ler sem saber nada do livro, (fazer um aquecimento para a adaptação), e achei a experiência incrível sem spoilers, livro ótimo e cuidado com os spoilers!

mondxst 05/12/2021

superou minhas expectativas!
quando eu comecei a ler eu não tava gostando muito da historia, achei meio parada e tals mas depois que eu realmente me empenhei pra terminar eu fiquei viciada!!!! não assisti a série ainda mas achei o livro por si só muuuito bom!!
Laura Bonetti 05/12/2021minha estante
Ahh eu comprei o box, tô mt anciosa p lerrr

l.a.r.a.l.u.i.z.a 05/12/2021minha estante
nss, eu tava lendo ele, parei em 25% n tava aguentando mais, a história tava mt entediante, fica mlr ? tô pensando em continuar

robertargsa 25/04/2021

Não é mais o tipo de livro q eu costumo ler e se tivesse descoberto ele uns 10 anos atrás teria sido td na minha carreira, mas ate q gostei. Li mais por causa da serie q ia estrear e eu quis ler antes. A alina é bem chatinha e eu fiquei MT dividida entre o maly e o darkling kkkkkk não sei ainda se vou ler os outros

Emillyn5 12/03/2021

?????? ? ????? foi uma boa leitura e um bom início de fantasia. Não foi um livro incrível, mas achei o grishaverse super interessante e com potencial.
A história conta com reviravoltas, algumas mais previsíveis que outras, mas que te prendem mesmo assim.
Existem também bons personagens, apesar de não ter me apegado a nenhum. Espero ver um desenvolvimento melhor deles no futuro.
Não tive problema com a escrita como fui prevenida, no entanto achei que alguns acontecimentos foram abruptos e "corridos". De toda forma, é um bom início para a trilogia e estou ansiosa para assistir a adaptação da Netflix.

Bea Estrelinha 02/03/2024minha estante
Não sabia que tinha livro que legal. Só vi a série

priscila 30/06/2021

Sem grandes emoções!!!
O livro é bem fluido, praticamente li em 2 dias. A narrativa é bem feita, mas fiquei um pouco desapontada em saber os planos do Darkling . Já Alina, é um personagem muito inocente, se deixa ser influenciada sempre pela demais pessoas. Mas isto ocorre porque é um personagem que desde de cedo teve que aprender a ser virar sozinha. Infelizmente do jeito que é feito a narrativa não consegui torcer muito Malyen, que em alguns momentos não valoriza amiga. Vou ver a serie e ver se enxergo o personagem melhor na adaptação da Netflix.
SaahMedeiros 01/07/2021minha estante
Vê sim... Na série eu achei o Maly mais apegado e preocupado com a Alina... No livro ele começa bem mais distante dela, realmente se percebe q ele não dá muito valor e atenção pra amiga! Só no finalzinho q muda Rs

priscila 02/07/2021minha estante
Verdade.... vou começar a ver a série ja me falaram que e muito boa....!!! Obrigada?

thepurple.gi 23/09/2021

só comecei a ler pra poder ler six of crows (que já estava na minha TBR) e porque saiu a série com o ben barnes (eu amo o ben barnes) e eu não queria pegar spoiler de six of crows pra poder ver a série, então decidi ler tudo antes de ver

enfim, achei chato demais maly e alina eu odeio vcs (desculpa)
Jonatas 23/09/2021minha estante
Olha... Estou pra ver quem ama esse casal chato. Mas o Darkling e o Nicolai valem o esforço. Mandar ver na trilogia toda né?

NIKO 23/09/2021minha estante
Esse casal é insuportável, mas vale a pena só pelo Nikolai e o Darkling

Ju 23/09/2021minha estante
Nikolai e Darkling realmente salvaram a trilogia... Acho que a autora não soube dá um bom desfecho...

Lêh 23/09/2021minha estante
Só vale a pena ler pelo Nikolai ?

Jonatas 23/09/2021minha estante
@leh o Darkling perdeu um pouco do brilho no segundo livro e no terceiro, ele seria bem mais interessante

Lêh 24/09/2021minha estante
Pois é, o Darking ficou bem apagado no final, totalmente diferente que como era no começo?????

Jonatas 24/09/2021minha estante
Na verdade ele sumiu no segundo livro e foi descaracterizado no terceiro. Fora que eu esperava uma baita de uma batalha.

Tenho lido em paralelo Red rising e acabo comparando as duas obras involuntariamente... Tivemos uma baita batalha no final do primeiro livro e outra maior ainda no final do segundo.. Nem era o desfecho da trilogia e o porradaria comeu solta.

Queria ter visto isso em Ruína e Ascensão isso sem contar ver personagens mais marcantes e característicos

mariluisa do virando a página 09/04/2021

Bom, mas com hype demais em cima
O livro é bom, o universo é INCRÍVEL, a história é bem fluida. Mas hypado demais. Acho que fui tanto na onda de quem é bem fã da série, que espero coisa demais. Me disseram que o segundo é bem melhor, estou esperando para isso.
stephany :) 09/04/2021minha estante
o segundo não é melhor

Débora Letícia 25/04/2021

Sombras e ossos. Vamos de resenha!
Sombra e Ossos, o primeiro volume da Trilogia Grisha escrito por Leigh Bardugo, publicado pela editora Planeta Minotauro e recentemente adaptado para serie na plataforma da Netflix devido ao seu grande sucesso.

A história narrada pelo ponto de vista da Alina Starkov, uma órfã que perdeu seus pais muito cedo assim como Maly seu grande amigo. Maly e Alina crescem servindo o exército, Alina como cartografa e Maly como rastreador de sucesso sendo o melhor entre todos. Com o passar dos anos ambos desenvolvem uma amizade forte, cheia de cumplicidade e confiança.

Alina desajeitada e com uma aparência um pouco fraca possui sentimentos que ultrapassam a barreira da amizade por Maly, mas o mesmo ainda não se encontra ciente deste sentimento. Em uma de suas missões seu regimento faz uma viagem pela Dobra das Sombras um lugar sombrio onde possui criaturas horríveis comedoras de homens. Durante a travessia Maly é ferido por uma dessas criaturas e Alina ao ver seu amado ferido perde o controle na tentativa de protege-lo e libera o seu poder. E assim sua história começa a mudar d’agua para o vinho.

Ela possui um poder incrível sendo a única que pode salvar o mundo que vive. Então, assim que descoberta é levada imediatamente para o pequeno palácio onde começa a treinar e se desenvolver juntamente com os Grishas.

Os Grishas são a elite magica de Ravka, eles são responsáveis por guardar e lutar por aquele mundo. São um pouco esnobes, fúteis e preocupados com a aparência. São liderados por Darkling, um conjurador das trevas muito forte que ajuda a Alina a desenvolver mais os seus poderes com intuito de livrar Ravka das trevas.

O livro vai se desenvolvendo de uma forma que vai nos surpreendendo de acordo que se passada cada capitulo. Podemos sentir o medo, a angustia, os traumas de Alina de uma forma tão próxima ao ponto de nos identificar com algumas situações que ela vive. A autora torna uma personagem fraca em uma personagem forte imponderada que vence seus medos e que não tem medo de encarrar o desconhecido.

A história é tão bem construída que podemos sentir o desespero dos personagens principais. O livro traz à tona várias reviravoltas o que faz ficar angustiado juntamente com os personagens.

Possui um excelente desenvolvimento. Tanto os personagens principais quanto os secundários são bem explorados o que te prende mais na história. E é sim, um livro muito bom, que te faz querer saber mais sobre a história. Recomendo, é uns dos melhores livros de fantasia que já li.

Robson 18/02/2014

Cativante, intrigantes e repleto de magia, este é sombra e ossos!
Não sei o que dizer ao certo sobre Sombra e Ossos, da autora Leigh Bardugo, mas neste momento posso dizer que o amei intensamente. Um mundo muito bem estruturado, intrigas e segredos por trás da politica da sociedade e o melhor: uma trama divinamente complexa e bem estruturada. Leigh realmente se destacou no universo YA ao escrever Sombra e Ossos, primeiro volume da trilogia Grisha.

Leigh constrói um universo mágico digno de pauta. Eu realmente estava carente de autores que conseguissem criar algo novo, complexo e surpreendente e Sombra e Ossos trouxe exatamente o que eu estava precisando. O universo de Ravka é extremamente bem construído durante a leitura, permeado de magia e mistérios, sem duvidas o trabalho da autora foi duro, ela deve ter pesquisado muito para conseguir chegar à tamanha perfeição que é o mundo criado por ela. Claro, a autora não poupou esforços para nos dar aquela dose de magia. Durante todo o desenvolvimento do enredo somos presenteados com doses certas de magia e complexidades acerca dos dons misteriosos dos Grisha. Fazia um bom tempo que não li uma fantasia tão bem trabalhada e cheia de magia e por isso me sinto recompensado por ter lido Sombra e Ossos.

Narrado em primeira pessoa, Sombra e Ossos nos coloca em total imersão nos pensamentos de Alina. Leigh Bardugo é mestra em descrever o mundo através dos olhos de Alina, toda a escuridão, segredos e intrigas que rodeiam a personagem descritos de uma maneira brilhante e bem estruturada. A autora cria uma conexão bela entre a mente de Alina e a nossa mente, fazendo com que sintamos perfeitamente os sentimentos da personagem. As duvidas de Alina quanto à sua situação são bem claras durante a narrativa, isso fica bem claro quando a personagem reflete sobre as coisas que ocorreram durante sua vida e pondera se aquilo realmente é o certo.

Um desenvolvimento de tirar o fôlego!
O andar de Sombra e Ossos em momento algum para e se torna entediante, Bardugo sempre tem uma carta na manga para manter o leitor grudado na leitura, ansiando por mais. A autora cria situações inusitadas que fazem com que nós paremos para pensar se aquela informação que ela deu lá atrás era verdadeira, ou se era apenas mais um joguinho mental que ela estava fazendo conosco. Eu, particularmente, adoro quando os autores fazem esses jogos com a nossa mente, sempre deixando questões que demandam horas e mais horas formando teorias.

Sombra e Ossos é, com toda certeza, um dos YA mais impressionantes que eu já li! É um daqueles que você não quer que acabe, mas também não quer largar, pois seus olhos estão maravilhados com tanta maestria por parte da autora.

Personagens complexos, misteriosos e muito bem desenvolvidos!
Sou um pouco suspeito para falar sobre os personagens de Bardugo, mas aos meus olhos eles são únicos, belos e totalmente encantadores. Claro, a palavra encantadores tem diversos significados, mas todos eles se encaixam de uma maneira diferente nos personagens. Alina é encantadora em sua teimosia, determinação e até mesmo nos seus momentos ingênuos. Conseguimos ver uma evolução notável na personagem durante os capítulos do livro, a cada situação imposta a ela, a garota amadurece um pouco. Maly (blergh) é um personagem insuportável, cheio de mimimis (sim, ele roubou uma característica que geralmente é da protagonista feminina), mas que por vezes foi um bom alicerce para o desenvolvimento de Alina.

E é chegado o grande momento, rufem os tambores!
É claro que eu ia separar um parágrafo só para o personagem mais lindo e intrigante da história, não é? Sim gente, eu sou totalmente Team Darkling. Ele é, sem duvidas, o personagem mais complexo e bem estruturado de Leigh Bardugo, além de muito sexy e sedutor. Darkling é o personagem que dá toda a urdidura da trama, tornando-a mais misteriosa, mágica e sombria. Sem este personagem, a trama de Bardugo não faria sentido nenhum e digo mais, não teria graça. Quem leu pode comprovar isso, não tem como guardar os suspiros quando Darkling entra em cena, com toda aquela classe e mistério. Ele é um personagem extremamente misterioso e tenho certeza que em Sombra e Ossos nem a primeira parcela de seus segredos é revelada para nós.

Bardugo não poupa esforços para finalizar bem seu livro de estreia. Ela cria situações que fazem com que fiquemos cada vez mais ansiosos pela continuação e a adrenalina não para, somos arrastados por um turbilhão de emoções e muita ação. Neste final Alina demonstrou que é mais forte do que aparentou ser durante todo o livro e que ficaremos ainda mais surpresos na sequência.

Acho que, se vocês ainda não leram, vão ler, porque além da história ser ótima, a edição da Gutenberg está igualmente perfeita. Com direito a mapa, glossário que ajuda bastante durante a leitura e tudo mais!

site: http://www.perdidoempalavras.com/resenha/resenha-sombra-e-ossos-grisha-1-leigh-bardugo/
Eduardo Martins 18/02/2014minha estante
Já quero ler.
Entrando para minha lista de "Desejados" em 3...2..1! ótima resenha.

Robson 18/02/2014minha estante
Eduardo, leia que vale a pena!

Juliana (: 29/04/2014minha estante
OOOOH, Darkling! Meu coração não aguenta tanto... ._.

Ana 06/03/2017minha estante
Eu comecei a ler sem esperanças e me viciei, li em um dia e já comecei a ler o segundo, espero que seja tão bom quanto foi o inicial. Eu também sou Team Darkling , hehe

Gabi 24/06/2021

Bom, com potencial para melhorar
Existem muitas críticas sobre esse livro e eu sinceramente comecei a ler com um pé atrás, mas ele não é ruim. Tem um desenvolvimento lento? Tem, mas tem potencial de melhorar.
Sombras e ossos é sobre a Alina Starvok uma órfã que foi criada como camponesa e após ir ao Primeiro exército juntamente com seu amigo de infância Maly descobre ser uma Grisha, mas uma Grisha com "poderes" raros, uma Conjuradora do Sol.
Assim que ela revela seu poder ela entra na mira do Darkling, ela é a esperança para a Guerra acabar, assim como a Dobra das sombras que foi feita pelo Herege Negro onde poucos sobrevivem a travessia.
Ao decorrer do livro a Alina faz novos amigos e reconhece um sentimento de pertencimento aos Grisha, mas será que eles são seus amigos mesmo? Todos merecem sua confiança?
Eu amei, achei o plot legal e creio que os próximos livros podem se desenvolver melhor!!!!

Thânia Deak 29/04/2021

Sombra e Ossos
Alina Starkov é uma garota comum. Trabalhar como cartógrafa no Exército e tenta esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando ela e Maly é atacado na Dobra por monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do imaginava e descobre que tem poder. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados.
Kah 29/04/2021minha estante
É ruim gente

Gigia 30/04/2021minha estante
Eu li que do meio pra frente fica melhor... Mas eu confesso que parei por uns dias...