Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Carol 02/07/2021

O livro não me deixou muito curiosa para ler os seguintes, pois acho a protagonista um pouco chata e isso acaba me irritando um pouco. Além disso, o livro poderia ser mais desenvolvido, principalmente a história Grisha e da Pequenas Ciência
Bruna Cândido 02/07/2021minha estante
Nossa, na série também achei a protagonista INSUPORTÁVEL. Que pena que no livro é assim também ):

bookkey 02/07/2021minha estante
Eu acabei o segundo livro agorinha e tô sofrendo bastante. Nem sei se vou continuar

hojequeroler 24/04/2021

Magia
Sombra e Ossos é uma leitura plausível do início ao fim e você, com certeza, vai pedir por mais. Cheio de mistério, mentiras, reviravolta, com personagens secundários importantes que vão te interessar e uma descrição incrível de lugares e pessoas, possui gás suficiente para sustentar um final curioso. Você vai procurar por mais, e de antemão já digo que os próximos livros não vão te decepcionar. Um mundo mágico mas com as mesmas questões que todo ser humano que vive em sociedade passa.

Carol 25/01/2022minha estante
Meu santo tbm nunca bateu com o do Maly, personagem sem sal

geo 25/01/2022minha estante
nossa totalmente sem sal, gente que menino chato

Carol 25/01/2022minha estante
E só começou a gostar da Alina depois que percebeu que tinha gente gostando ?

feralcht 25/01/2022minha estante
o santo de ninguém bate com o do maly, é impressionante

jude.romania 15/09/2021

eu amei sombra e ossos, foi com toda ctz o mlr livro q eu ja li. estou muito ansiosa pra ler o sol e tormenta. recomendo muito pra qm quer sair de uma ressaca e gosta de fantasia.
Ruanna 15/09/2021minha estante
Também amei. Já estou doida pra comprar Sol & Tormenta.

PS.: Prefiro o livro a série, nem se compara!!!!!

Rodrigo Silvestre 27/03/2020

Clichê e simples
Achei a história clichê, os personagens são rasos e mesmo o livro sendo curto tiveram algumas partes bem enroladas e chatas.
Ari Phanie 27/03/2020minha estante
Por isso que abandonei essa trilogia dps desse início aí. Só mais do mesmo.

Rodrigo Silvestre 27/03/2020minha estante
E eu fiquei com vontade de abandonar depois que vi que o segundo tem quase 400 páginas. Acompanhar essa enrolação por 400 páginas???

Bea 17/04/2021

Relativamente bom
Pro começo de uma série de fantasia é bem interessante, mas como já suspeitava pela quantidade de páginas e o mundo criado, não é tão profundo, os acontecimentos são rápido e intensos. Gente o que vocês veem no Darkling? A gente percebe que ele tem um pouco mais de química com a Alina, porém não vi nada demais. Vamos ver o próximo né

slyghtwood 06/04/2021

muita gente reclama do primeiro livro, entao me surpreendi positivamente tem mto potencial, ansiosa pro segundo

Bela 11/07/2021

Muito bommm apesar de ter me lembrado muito de rainha vermelha. A Alina é uma protagonista perfeita apesar de muito bobinha nesse início

Caroline 14/03/2021

Gostei muito
O começo do livro foi lento, meio cansativo. Porém, chegou um momento que eu não consegui mais parar de ler.

Eu só queria que a autora tivesse se aprofundado mais nos personagens. De resto, me surpreendi com a história. Amo fantasias e tudo relacionado. Ansiosa para os próximos livros. Espero que a Alina amadureça. Fiquei com ódio desse Darkling, mas affff, sou tão atraída por um vilão.

Biah Oliveira 03/09/2021

Sombra e Ossos - Leigh Bardugo
"O que é infinito? O universo e a ambição do homem."

Alina Starkov é uma órfã refugiada que serve como cartógrafa no exército de Ravka. Ela foi criada junto de outro órfão, Maly, seu melhor amigo e por quem Alina é apaixonada desde criança. Maly é um excelente rastreador e um galanteador, enquanto Alina vive escondida nas sombras.

Quando seu regimento faz uma viagem a temida Dobra das sombras, o Não Mar, Alina vê Maly ser atacado por criaturas terríveis e demonstra um poder que ninguém nunca viu. Então sua vida muda completamente, ela é levada ao Pequeno Palácio para treinar com os Grishas, seres manipuladores de magia que servem no Segundo Exército de Ravka para protegê-la das sombras. Os Grishas são liderados pelo poderoso Darkling, um conjurador das sombras, e também quem vai treinar Alina e ajudá-la com seu poder. Longe de Maly e de todos que conhecem, Alina vai perceber que é a única que pode livrar o mundo das sombras, mas que o Não Mar é só o começo delas.

Esse foi meu primeiro contato com a Leigh e eu me apaixonei pela escrita dela. O universo Grisha foi tão bem criado que eu não tenho nenhuma crítica negativa em relação à ele.

Alina é uma personagem que cresce absurdamente, vai de uma ninguém esquecida à uma heroína admirada e muito forte. O Darkling foi meu personagem preferido nesse primeiro livro, ele é misterioso e vendo pelos olhos de Alina é impossível não se apaixonar por ele.

O único que não me conquistou de início foi Maly, achei ele bem apagadinho na história, apesar de eu desconfiar que ele tem um papel importante ainda. Os personagens secundários fazem toda diferença na história, e essa trama política e segundos sem fim não deixam você largar o livro.

No geral, o livro é maravilhoso! Uma fantasia bem diferente de tudo que já li.

manu 25/03/2021

tentando te convencer a ler
essa é uma das minhas trilogias favoritas. então vamos por partes.

- universo onde se passa a história -

esse universo é bem ambientado, super bem construído e com história e significados ao longo do livro. consegui imaginar a maioria dos cenários com facilidade.

- personagens -

o que eu mais gosto nessa trilogia em si é a construção dos personagens. eu gosto do fato de que eles cometem vários erros, e não são aqueles personagens de contos de fadas sabe? são bem humanizados!! gosto da história deles e os relacionamentos entre si, tanto amoroso quanto amizade!

- vilão -

esse é de longe o melhor vilão que já conheci!!! sério, os sentimentos dele são bem colocados, vc consegue entender ele mesmo assim ele não deixa de ser assustador. fico naquela de amar e odiar sabe?? muiito bom

- escrita -

confesso que o começo achei um pouco arrastado, mas livro de fantasia geralmente é assim... tem muita informação ali sobre lugares, pessoas e etc então demora um pouco pra vc entender como tudo funciona, mas depois disso a leitura flui que é uma beleza!! li em 2 dias

- plot twist -

um dos meus plots favoritos da vidaa!! fiquei chocada, senti várias coisas e me envolvi ainda mais na história. não quero dar muito spoiler mas vale a pena, vc vai ficar de queixo caído

é isso gente!! obrigada por ler até aqui, me segue aí ;)
Kevis Wallis 25/03/2021minha estante
Já li tudo, agr tô doido pra ver a série!

manu 25/03/2021minha estante
aaaaa eu tbm to

carolina2730 11/05/2021minha estante
darklina >>>>>>>>> malina e ninguém muda minha opinião

Ana Cristina 11/05/2021minha estante
Certeza amiga, te acompanho nessa viu

Giihh 03/07/2021

Vale a pena ler sombra e ossos?
O livro sombras e ossos, escrito pela Leigh Bardugo, conta a história de um país dividido pela Dobra das Sombras e uma corte real repleta de pessoas com poderes mágicos.

Sinceramente, não pude deixar de classificar esse livro como cinco estrelas, pois desde o início até a última frase o livro é maravilhoso. Não teve uma única vez que a leitura se tornou tediosa.

Sombra e ossos é um livro de fantasia daqueles que você passa horas e horas lendo, mas nem sente o tempo passar?

Cleuson 20/01/2021

Sombra e ossos
A história tem uma excelente protagonista com uma belo desenvolvimento como como leitor gosta ser personagem de feminino.

Já que alina starvok que é um órfã que por infortúnio tem que atravessa o lugar mas perigo a dobra das sombra, um lugar dominado pela escuridão e por criaturas terríveis, quando o amigo de alina e atacado ela perder o controle, é é descoberto que ela não é uma garota normal

A história a presenta personagem bem cativante com um par romântico para Alina que dá orgulho, de como o romance vai ser desenvolver por mais que demorou inicial.

O desenvolvimento desse livro é absurdamente fantástico. Pelos olhos de alina, vemos ela conviver com os seus medos, com ameaças e com o desconhecido.