Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

Bruna 03/01/2022

Muito bom, a série é bem fiel ao livro, senti falta das tramas secundarias como sempre, a Netflix sempre coloca para dar uma caprichada nós episódios, mas foi uma experiência gostosa de leitura.
Estefany 03/01/2022minha estante
Eu li os livros por causa da série. Comecei com a duologia dos corvos e dps fui pra Sombra e ossos. Senti falta da Zoya, ela apareceu pouco na série mas adorei ela, só para descobrir q ela mal aparece no livro. Só perdeu um pouco a graça a parte da traição do Darkling ksks

Bruna 03/01/2022minha estante
Aí eu senti muito falta do casal segundario com a sangradora kk, a zoya também foi bem mal aproveitada no livro, tô ansiosa pra ver como vai ser o papel dela nos próximos ?

Bea 17/04/2021

Relativamente bom
Pro começo de uma série de fantasia é bem interessante, mas como já suspeitava pela quantidade de páginas e o mundo criado, não é tão profundo, os acontecimentos são rápido e intensos. Gente o que vocês veem no Darkling? A gente percebe que ele tem um pouco mais de química com a Alina, porém não vi nada demais. Vamos ver o próximo né

Samara 13/04/2023

Eu amei, me prendeu do início ao fim, simplesmente maravilhoso, peguei para ler como quem pega um pote de feijão no freezer e acha sorvete de chocolate! É bem diferente da série, mas só senti falta da cena da uva e dos sombras.

Rodrigo Silvestre 27/03/2020

Clichê e simples
Achei a história clichê, os personagens são rasos e mesmo o livro sendo curto tiveram algumas partes bem enroladas e chatas.
Ari Phanie 27/03/2020minha estante
Por isso que abandonei essa trilogia dps desse início aí. Só mais do mesmo.

Rodrigo Silvestre 27/03/2020minha estante
E eu fiquei com vontade de abandonar depois que vi que o segundo tem quase 400 páginas. Acompanhar essa enrolação por 400 páginas???

Erika 01/12/2023

Me prendeu demais!
Por já ter lido uma série da Leigh Bardugo, minha expectativa pra essa trilogia estava alta, e pra minha alegria amei do começo ao fim.

Ravka é um reino cheio de Grishas, que são pessoas com poderes especiais, porém ele é dividido pela Dobra das Sombras, onde vivem monstros sombrios. Isso faz com que todos temam passar por lá, pois são muitos os casos de pessoas que não sobreviveram a travessia.

Alina e Maly são dois jovens órfãos, e cada um tem uma função no segundo exército do Rei. Maly é um excelente rastreador, enquanto Alina se julga um menina comum e trabalha como cartógrafa, ela alimenta uma paixão por Maly, mas esconde isso dele a todo custo.

Maly é um rapaz muito apresentável, enquanto Alina é uma garota sem muitos atrativos. Eles sempre foram muito amigos, e cuidam um do outro como podem.

Mas um dia quando ambos precisam enfrentar a Dobra das Sombras, para fazer a travessia entre dois lados de Ravka, Maly acaba sendo muito ferido, e Alina como uma forma de proteger o amigo, acaba invocando uma luz, que ela mesma não sabia que conseguia. E essa luz afasta os Volcras, os monstros da dobra das sombras.

Todos ficam impressionados, principalmente o Darkling.

A vida de Alina sofre uma reviravolta, muitas mudanças e muitas coisas que a deixam assustada, e sua inocência não ajuda ela em nada. Existem muitos mistérios que vão se desenrolando ao longo do caminho, e vamos acompanhar o desenvolvimento da Alina, e junto com ela vamos desvendando muitas verdades que os Ravkanos nem imaginam.

A briga pelo poder é uma constante, e pessoas são capazes de tudo pra isso. O livro termina com aquele gostinho de quero mais, e que venha a continuação, pois já estou ansiosa pra descobrir o que vai acontecer.
Mireille 01/12/2023minha estante
Que ótimo

Carol 25/01/2022minha estante
Meu santo tbm nunca bateu com o do Maly, personagem sem sal

geo 25/01/2022minha estante
nossa totalmente sem sal, gente que menino chato

Carol 25/01/2022minha estante
E só começou a gostar da Alina depois que percebeu que tinha gente gostando ?

feralcht 25/01/2022minha estante
o santo de ninguém bate com o do maly, é impressionante

Samara 29/10/2022

Sobra e ossos
Ler esse livro foi uma mistura de emoções que eu nem sei direito por onde começar e como explicar tudo o que senti.
No começo da leitura me senti meio confusa, porque aínda estava conhecendo e entendendo o mundo, os personagens, a questão dos grishas e a divisão deles, os poderes e tudo mais.
Mas fui entendendo um pouco melhor tudo isso e foi quando a leitura começou a fluir com um pouco mais de facilidade, e quando vi estava "presa" na leitura.
Começando com a Alina e o Maly, no começo, eu estava meio que torcendo por eles, mas vi que ele realmente não demostrava nenhum interesse ou sentimento além da amizade. Quando aconteceu o negócio lá na dobra, eu pensei que depois daquilo talvez o romance iria engatar, mas não foi o que aconteceu por que a Alina teve que ser levada.
Mas, no momento que começou as interações dela com o darkling, ai ai; gente, eu amei eles dois, sério, toda hora eu ficava querendo ver mais deles dois, eu já tava quase vendo até o casamento deles kkkkkkk.
Até o momento que eu levei O TOMBO ?
Gente, eu não queria aceitar, eu não queria acreditar, como assim darkling, COMO VOCÊ PODE FAZER UMA COISA DESSA ??
Eles estavam tão perfeitinhos ??
Não sei muito bem como vou me portar diante do romance entre a Alina e Maly, porque eu achei o relacionamento dela e do darkling bem mais construído, mais desenvolvido e com mais química, do que o dela com o Maly, que só veio rolar mais no final mas não me conquistou muuuuuito não.

Enfim, gostei do livro, no meu ver, achei o universo bem construído, gostei dos personagens, genya, alexei ?, ...
Gostei de tudo.
Recomendo ?

giih carstairs 19/04/2021

Uma boa experiência
Até agora não entendi o motivo de muita gente falar para pular a trilogia grisha e ir direto para six of crows. Eu particularmente gostei bastante do livro. O começo foi muito bom. O meio teve algumas partes bem paradas. Mas o final compensou.
Peguei RANÇO lá do alecrim dourado, que ódio.
Em compensação adorei a Alina, e ela nas últimas páginas foi simplesmente TUDO. Li e gritei ? a patroaaaa ?.
Estou ao mesmo tempo ansiosa e com receio de começar o próximo livro. Ansiosa porque vou conhecer o tão aclamado Nikolai, e receosa porque falam que o livro é extremamente lento.
Queria ler tudo antes da série lançar, mas meu sombra e ossos demorou muito pra chegar, e já vi que ler tudo não vai rolar não kkkkkk.
Mas pretendo dar continuidade mesmo assim, e tentar ao máximo não lever spoilers....

Harmônica 23/05/2021

Difícil descrever
Não consegui me adaptar muito bem ao estilo de escrita da autora, muitas vezes parecia mais que ela estava escrevendo coisas so para aumentar o número de páginas. Achei a personagem bem chata no começo, mas depois que ela foi se descobrindo ficou mais fácil de gostar. Fiquei muito decepcionada com o vilão também, achei q autora tinha a oportunidade perfeita de quebrar esse padrão de magia das trevas trazer algo diferente para a história. Achei muito previsível e não de uma forma boa, considerando que achei a escrita bem cansativa :/

Jaque Rodrigues 11/06/2021

⭐⭐⭐⭐⭐
Sombra e Ossos é o primeiro livro que leio da Leigh Bardugo e me deixou muito contente por ainda conseguir ler fantasia.
No livro conhecemos Alina, uma cartógrafa prestes a entrar na dobra das sombras rumo a um novo capítulo de sua vida. Junto ao rastreador Maly (seu amigo de infância), tem seu esquife atacado pelos monstros que ali habitam e acaba se descobrindo uma conjuradora do sol ao tentar salvar Maly no meio do ataque.
Rapidamente levada ao Darkling (o comandante dos grishas - usuários de magia), ele dá ordens pra que Alina seja levada imediatamente até Os Alta, a capital de Ravka, para que seja treinada em sua habilidade junto a outros grishas.
Sob o pretexto de acabar com a dobra das sombras, logo é influenciada (pelo Darkling) a procurar por determinados amplificadores históricos e de alta potência. Mas Alina logo descobre que tem mais coisa por trás dessa vontade de ampliar suas habilidades e que as intenções do Darkling não são puras e benévolas como ela suspeitava.
Ericka 11/06/2021minha estante
Minha próxima leitura, com certeza

Vivs | vivsbookshelf 31/03/2021

O universo é incrível, espero que melhore nos próximos
A construção do universo fantástico é incrível! Os Grishas, a história da Dobra, as hierarquias... O livro também é bem fluido e conduz para um final até que previsível. Acredito que alguns impasses políticos vão ser tratados nos próximos livros, o que me deixa mais ansiosa para realmente continuar.

O que acabou não funcionando muito para mim foram os personagens, cheguei a gostar mais do Darkling, mas mesmo assim só ele não segurou a história toda. Alina é ok até, mas o Maly... não consegui gostar. Também não senti química nenhuma no casal final deste livro, o que foi meio decepcionante. Confesso também que a série de tv que me motivou bastante a passar essa história na frente de outras séries de fantasia.

luvlynch 16/09/2021

? sombra & ossos ?
já que estou no tédio, resolvi que vou escrever as resenhas dos livros que eu não escrevi!

vamos começar falando sobre a história do livro: ele é narrado do ponto de vista de alina starkov, uma cartógrafa do exército que vive num país dividido pela dobra das sombras, um lugar extremamente temido (com razão) e que dificilmente se sai vivo de lá.
alina tem um melhor amigo, maly, de quem ela tenta esconder o que realmente sente por ele.
porém, em uma viagem feita a dobra, maly é atacado e, para defende-lo, alina toma uma medida que não sabia ser capaz de tomar: ela invoca a luz.
a partir disso, o livro conta as consequências que essa descoberta gerou tanto para a alina, quanto para todos de seu país.

o livro não é tão longo e, em sua maior parte, ele anda num ritmo legal e nem um pouco cansativo! apenas o começo me fez ler com mais lentidão, mas depois eu me envolvi com a história e terminei em quase um dia.

além de uma escrita ótima, tem muitos personagens interessantes e bem feitos e reviravoltas realmente surpreendentes!

não tenho mais nada dizer, apenas que recomendo bastante

Bruna 21/12/2022

Alina é uma garota que cresceu em um orfanato com o seu melhor amigo Maly, e agora é uma cartógrafa a serviço do Rei. Porém, em uma excursão na Dobra, um local inóspito e cheio de perigos, Alina, Maly e seus colegas são atacados e ela acaba despertando um poder. Alina é uma Grisha, e talvez a esperança do povo de Ravka para destruir a Dobra. Ela agora precisa viver longe de seu amigo Maly e com os Grishas e seu soberano, o Darkling, e treinar para desenvolver seus poderes. Só que as coisas não parecem ser como todos afirmam, muitos segredos estão escondidos e ninguém é exatamente o que aparenta ser.

Alina é uma órfã, que passou a vida inteira tendo apenas um amigo e sendo deixada de lado por todos, então quando descobre seu poder ela quer estar com os Grishas e finalmente encontrar seu lugar, aquela sensação de pertencimento. Só que pela natureza especial do seu poder e a atenção do Darkling por ela continua fazendo dela diferente.

Esse é o primeiro livro de uma trilogia de fantasia, com muitos elementos e descrições.
A autora escreve muito bem, o que torna a leitura rápida e fluida.
Gostei do Plot Twist que a autora inseriu, pois confesso que estava esperando algo acontecer, mas não sabia que seria assim.

Enfim, sigo curiosa para o que vai acontecer no decorrer dessa série.

skuser02844 20/04/2022

Nada mal, mas tem um porém
O enredo é ótimo, a história é envolvente e bem desenvolvida.
Porém, para mim, a personagem principal foi a pior coisa que poderia ter acontecido na história. Ela é uma das pessoas mais poderosas do mundo e só reclama disso. Reclama que mora em um palácio, reclama que é louvada como santa, reclama que é poderosa, reclama que é a salvação do país... Em resumo: uma chata!
O contexto Grisha é interessantíssimo, mas a chatisse da protagonista torna o livro extremamente massante e monótono.
O plot twist foi muito previsível, nada de deixar o queixo caído, já era algo que você imagina enquanto lê.
Ana 20/04/2022minha estante
Eu achei a mesma coisa

Nanda 20/04/2022minha estante
Eu não consegui terminar o livro por causa da personagem principal

skuser02844 20/04/2022minha estante
Olha, escrevi essa resenha atrasada e já estou terminando o segundo livro da trilogia... Achei que o sufoco do primeiro compensa no segundo que é beeeeem melhor

louvre 22/05/2021

bom mas nem tanto
bem escrito porém enrolado em algumas vezes, com personagens interessantes porém não tão desenvolvidos até o momento e o mais importante: pior do que a adaptação.
Jess 22/05/2021minha estante
Acho que a adaptação de sombra e ossos é uma das poucas que conseguiu ser muito melhor do que o livro