Sombra e Ossos

Sombra e Ossos Leigh Bardugo

Resenhas - Sombra e Ossos

ACASO (Ana) 24/04/2024

Gostei bastante, bem parecido com a série.
Achei a leitura super fluida. Entendi as diferenças do livro com a série, mas em questão da história, achei muito parecida. Teve aumento de personagens na série, mas achei que super combinou com tudo.

Que bagunça tudo o que está acontecendo em Ravika. Que desesperador entender como os ossos do cervo agem e como o poder dela fica atrelado ao Darklin.

Ansiosa para o 2.

Laysa Leitora 24/04/2024

Comecei a ler esse livro por causa da série e minhas expectativas eram altas... pela primeira vez na vida eu tenho que dizer que preferi uma série ao invés do livro.
Mas, de todo modo é um universo interessante.

paulapslva 22/04/2024

"O problema em querer... é que isso nos deixa fracos."
'Sombra e Ossos', escrito pela Leigh Bardugo, é o primeiro volume da triologia Grisha e também foi meu primeiro contato com uma obra da autora. Minha única motivação para iniciar essa leitura foi a adaptação da Netflix, que eu gostei o suficiente para ficar com vontade de ler a obra original.

É impossível não citar série nessa resenha, afinal, apesar de serem dois formatos completamente distintos, eu sinto que a história é a mesma e ao mesmo tempo totalmente diferente. O universo criado pela autora é muito interessante e repleto de informações que chamaram minha atenção, porém eu sinto que nesse quesito o livro deixou um pouco a desejar.

A obra em si é narrada do ponto de vista da Alina, em primeira pessoa, um detalhe que eu não sabia, mas que não atrapalhou minha experiência, só senti falta de alguns personagens que foram apresentados no seriado e que obviamente não apareceram, já que o foco principal é a trama da protagonista. O livro é relativamente curto e a leitura foi fácil, apesar das várias palavras difíceis relacionadas ao mundo Grisha, que rapidamente me acostumei. O início não chega a ser cansativo, mas é bem lento e só começa a ficar interessante no final, porém como é o primeiro volume eu entendo que é uma introdução e eu espero que novos personagens e cenários sejam apresentados na continuação.

Sobre os personagens, eu sinceramente prefiro suas personalidades na série, mas sei que posso ser surpreendida nos próximos volumes. O Maly é um insuportável que me lembrou aquelas crianças que deixam um brinquedo antigo de lado e quando outra pessoa quer brincar, ele faz birra e pega o brinquedo de volta só para incomodar. Eu gostei do Darkling, mas achei ele um vilão meio fraco, mesmo sabendo que seu papel de vilão nesse livro foi por pouco tempo. Ainda não tenho uma opinião formada sobre a Alina, mas acredito que ela é uma protagonista com bastante potencial, mas queria que ela também fosse metade Shu no livro, pois seria um conceito muito interessante para ser explorado.

Apesar das reclamações, foi um livro bom, e mesmo já sabendo um pouco da história por causa da série, conseguiu me entreter. Pretendo terminar de ler essa triologia e também começar a ler 'Six of Crows', já que quero muito conhecer os seis fugitivos que formam o Clube do Corvo e que não apareceram aqui.

Sofia750 21/04/2024

O livro em si não é tão bom, confesso que não me prendeu nada e que a série da netflix é muitoooo melhor

jubs 21/04/2024

Surpreendente
Muito bom mesmo, a progressão da história é sensacional. Por um curto momento pensei que o romance ia ser desanimador, mas a autora consegue manter a proposta dos personagens (mocinhos e vilões) e encaixar tudo no lugar certo.

observação com spoiler abaixo:

obs: sinceramente gente, eu entendi o hype de quererem que ela termine a história com o darkling até a metade do livro, passou da metade e a partir do momento que eles se encontram novamente fica incabível achar que ele deva ficar com ela. Quem shippa eles, duas ou uma, ou criou a propria história da metade do livro pra frente, ou distorceu as intenções bem claras dele para com ela. Inclusive gostei bastante do vilão (nao dele mas da construção do personagem) ele realmente convence, é bem manipulador e calculista. Ele não é tosco como muitos vilões e isso realmente chama bastante atenção. Espero que autora continue construindo a força da protagonista em par de guerra com ele.

Emilly.Taysa 20/04/2024

Bom livro, mas enrolado.
O livro é bom, retrata uma boa história, mas o começo é muito enrolado, no meio do livro, é mais falando da rotina dela, oque não consegue prender a atenção e interesse do leitor.Eu gostei do plot, eu esperava, mas não esperava tanto, a cena em questão da reviravolta é muito boa, a partir dela a história começa a fica bem interessante. O Final dá uma certa sensação de angústia, e depois de alívio,é um momento impressionante.
Em geral gostei do livro, mas o começo pro meio é enrolado, o dificulta um pouco a leitura, mas, ainda sim está leitura valeu a pena.

maryurcat 20/04/2024

ódio da Alina
Cara que ódio aaa, eu não gostei da protagonista e nem do mocinho, eu acho o vilão muito mais interessante do que os protagonistas, Darkling carrega o livro mas costas, e se a Alina tivesse virado vilã junto dele deixaria o livro muito melhor

Lua â 20/04/2024

Ain, não é que o livro é parado, mas o ritmo dele não me agradou. Comprei a trilogia toda e agora vou ter que ser o obrigada a ler pra não perder dinheiro ?

Evelyn 18/04/2024

Citações:
“Quando as folhas mudam de cor, vocês chamam isso de mágica? E quando você corta a sua mão e ela se cura? E quando você coloca uma caçamba de água no fogo e ela ferve, isso é mágica também?”

"Então você comete erros”, eu disse sem pensar.
Ele parou de colocar as luvas e pressionei meus lábios, nervosa. “Eu não quis dizer...”
“É claro que cometo erros”, disse ele, com um meio sorriso. “Só não é algo frequente."

“Existe algo mais poderoso do que qualquer exército. Algo forte o suficiente para derrubar reis e até mesmo Darklings. Você sabe o que é esse algo?”
Eu sacudi a cabeça, me afastando dele.
“A fé”, ele sussurrou, seus olhos negros arregalados. “Fé.”

Maria11144 18/04/2024

Sombra e ossos
Sombra e ossos fala sobre Alina uma órfã sem graça com seu melhor amigo Maly,a vida deles é comum até que Alina descobrir ser uma grisha (conjugadora do sol) e tenta destruir a dobra das sombras que Darkling criou a centenas de anos atrás.
Minha opinião:
Eu gostei até mas não chega a cinco estrelas por alguns defeitinhos como:triangulo amoroso,plot sem sal e preenchimento desnecessário no livro.
Mas tirando isso gostei muito da história, dos personagens e me prendi no final.
????
Joao 18/04/2024minha estante
Ótima resenha, Clarinha ??????

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Descobri essa história através da série da Netflix, quando descobri q tinha os livros, comprei todos, e li para depois assisti a série.

Nesse primeiro livro vemos a descoberta dos poderes da Alina, criamos ranço de alguns personagens.

Giovanna 16/04/2024

Previsível, mas bom
Primeiramente eu vi tanta gente reclamando desse livro que fiquei até com medo de ler e ja tava achando q odiaria, mas eu acho que eu sou muito contra a opinião de maioria kkkk. Eu gostei muito da escrita e fluiu muito bem minha leitura, terminei em 2/3 dias se eu não me engano e me prendeu desde do início, a história em si causou muita curiosidade (principalmente do mundo Grisha) e vi muitos reclamando do quanto se sentiram perdidos no início do livro e eu não senti isso, inclusive me senti mais situada nesse livro do que em outros de fantasia. A única coisa que tenho que concordar com a ?maioria ? é que o enredo deixou a desejar e poderia ter sido mil vezes mais atrativo e atendido mais as ?fanfiqueiras?, mas eu previa já oq iria acontecer e os plots, e eu senti a decepção de muitos por ela não ter ficado com a pessoa que ela mais teve química, mas eu senti que seria aquilo e que já estava pré destinado, é tanto que nem me decepcionei pq eu senti verdade onde muitos n sentiram kkkk, espero que no segundo livro minha opinião não mude tanto. Mas realmente o Darkling foi o maioral ali e que teve muito mais destaque, senti certas referências de a rainha vermelha mas nada se compara ao anêmico do Maven kkkk. Mas não julguem tanto os livros que vocês estão na vontade de ler pelas resenhas ou criticas dos outros. XOXO

Tuany 16/04/2024

Então, achei meio arrastado. Poréééém pode ser porque há muito tempo comecei a assistir à série (nem lembro se terminei?) e sabia mais ou menos o que esperar, então parecia que não acontecia, por isso minha nota pode ser meio biased.
Também tive a impressão que faltou um pouco mais sobre os Grishas, para internalizar o que cada um faz (e o uniforme), volta e meia me perdia em quem tinha qual poder e usava o quê (mas isso também pode ser o processamento lento do meu cérebro).
Enfim, nem tenho muito o que falar. A história se arrasta, o universo me pareceu bagunçado (ou melhor, a apresentação dele foi), e, sinceramente? Nenhum personagem me cativou muito, fora algumas passagens e citações.
Claro que lerei os demais da trilogia porque, afinal, tenho eles, mas espero muito que melhore.