Mensageiros da Lucidez

Mensageiros da Lucidez Carlos Monteiro

Resenhas - Mensageiros da Lucidez

goethe 18/07/2013

Resenha do Livro
Quem teve o prazer de ler o livro “Mensageiros da Lucidez”, com certeza pôde regozijar das mais puras palavras, absorvendo a essência que emanava do singelo papel – que, pra ser sincero, nem sei como suportou esta obra de peso. O autor soube brincar com as palavras, poetizando seu carinho por elas. Resultado? Uma leitura agradável e instigante, capaz de fazer você devorar o livro com voracidade.

A trajetória do então famoso Anjo sem Asas é posta à prova. Ele rejeita o prazer celestial em busca de um significado a mais para sua existência. Desce ao infortúnio terrestre e recebe uma missão: encontrar os Mensageiros da Lucidez, indivíduos puros de alma e coração, para que assim a humanidade possa reverter seu declínio. O livro, com riqueza de detalhes, passa a narrar seus caminhos tortuosos para encontrar os mensageiros, delineando as dificuldades de levar lucidez aos homens impuros.

Diferente das obras do nosso queridíssimo Carlos Monteiro, que conhecemos aqui no Regozijo do Amor, seu trabalho em compor a sinestesia do livro pauta-se principalmente em aprofundar-se nas mais profundas confabulações internas das personagens. Dessa forma, colocamos nossas impuras mãos nos cortes mais sangrentos da alma do Carteiro das Lamentações, temos a louca vontade de acolher o pequenino Gato Ingrato em nossos braços, nos emocionamos com a perturbada vida do Profeta, nos enriquecemos de um sentimento inexplicável ao ver o João Alguém se erguer de seu antro, e seu amigo, o Garçom, a servir-nos suas mais belas indagações. A harmonia em que estes personagens estão ligados é de uma demasia surpreendente.

O que mais pôde me surpreender, sem dúvida, foi as repostas divinas para cada personagem. “[...] Mas garanto que toda sua jornada foi um sonho sem vida, e pretendo ajudar-te a viver teus sonhos. Hoje, tua missão vai ser o que não conheces. Se acreditas teres sofrido, eu pretendo aniquilar tua dor…”. Trechos como este, compõe uma gama de artifícios que podem fazer os mais fortes corações transformarem-se em instrumentos machucados pela emoção, pois assim como diria nosso afortunado Anjo sem Asas, “percebi que sou um vidro quebrado, e meu coração, são os cacos…”.

Todas as respostas dadas por Deus são compostas de uma forma tão pura, que mais parece que o livro, apesar de ser em primeira pessoa, fora escrito de vários pontos de vista. Do ambiente externo, o mundo impuro; do modo novato do Anjo sem Asas em enxergar a situação decadente da humanidade; dos mais longínquos detritos das almas de nossos queridos Mensageiros; e do mais especial, as cartas entregues para cada personagem, que, compostas de um modo inefalável, abraça-nos como o toque suave de uma criança.

E o que também fez tudo dar certo fora o fato de seu autor, Carlos Monteiro, acabar de sair da cozinha das palavras com sua primeira obra, uma mercadoria valiosa e livre de quaisquer influências. Podemos notar perfeitamente que tudo que está predisposto em nossos olhos emanou dos mais ricos riachos de sua imaginação, sem interferências de terceiros, sem valimentos de críticos e de outros escritores. Os Mensageiros da Lucidez vieram ao mundo através do ventre de uma moça virgem, um primogênito tão especial que ainda promete guardar novas emoções com a trajetória inacabada do Anjo sem Asas.

O livro sabe tocar a alma de quem lê e consegue terebrar o mais profundo de nosso consciente, compondo uma harmonia dançante de pedras preciosas que sedimentam-se na contundente causa dos portadores da Lucidez. Um conjunto de palavras confortáveis, obras construtivas e mensagens inspiradoras, estão por sua vez, a ganhar o maior destaque na obra, elucidando e tornando óbvio o mais ilógico paradigma que assola o leitor no momento em que o mesmo está a aventurar-se na maresia dos detalhes impressos com o toque suave da pena compositora.

site: http://regozijodoamor.wordpress.com/resenha-mensageiros-da-lucidez/

lazarorenatinho 09/08/2013

Mensageiros da Lucidez
Logo no inicio do livro conhecemos um homem jogado na rua, em um beco sujo, feio, fedido... Ele tem marcas de asas cortadas nas costas, e por este motivo ele mesmo se denomina de ``Anjo sem Asas´´. Enquanto ele está na terra a procura dos mensageiros da lucidez, tenta descobrir os problemas que toda população tem com o mundo (destruições, as brigas, as maldades e etc). Esses pensamentos que ele tem durante a sua jornada nos ensina coisas que não podemos perceber de uma hora para outra, ou não damos a mínima... Tudo requer uma questão de pensar, e poder averiguar o situação.

O livro, trás detalhes muito importantes, passa tudo que aconteceu para poder encontrar os mensageiros, identificando as enumeras dificuldades de levar a lucidez para os homens impuros.

Antes de ler os Mensageiros da Lucidez, li alguns contos que o autor posta em sua página (http://regozijodoamor.wordpress.com ), e pelos contos pude perceber que o autor tem um dom nas mãos, pois ele escreve muito bem. Quando li o livro dele tive 100% de certeza que ele pode ser um dos autores mais famosos no Brasil. Pois ele escreve de uma maneira graciosa, que faz você estar dentro do livro e esquecer tudo e todos que estão a sua volta.

Durante toda a jornada do Anjo sem Asas percebemos as coisas ruins que a população faz, e a parti deste livro podemos mudar aos poucos esses problemas que sempre está nos atrapalhando. O livro tenta esclarecer os problemas, e também mostra que há pessoas boas neste mundo em que vivemos... Pessoas ajudam ao próximo sem precisar algo em troca.

`` Ajuda essas pessoas, como a última ceia para os céus. ´´ -Pág.25
Enfim, o livro que vai tocar seu coração. O livro é pequeno (112 páginas), as páginas são brancas, a diagramação está excelente, e tem espaçamento duplo.

site: http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

Marcia Lopes 20/09/2013

Nesse livro viajamos nas asas do "Anjo sem asas" - Assim esse personagem se intitula. Pois quando acordou aqui na terra, percebeu que lhe tinham tirado as asas e estava vivenciando seu desejo de se tornar humano e poder sentir todas as emoções do seres mortais.

Esse anjo acredita que a chave para liberdade, que ser livre, significa poder fazer escolhas, mesmo que muitas vezes não possamos suportar as consequências. Mas antes tem uma missão...
E nessa viagem conheceremos "Os Mensageiros", mas que o leitor logo perceberá que os tais são bem incomuns por serem comuns demais.

Sua missão é encontrá-los e entregar para cada um, um pacote e é aí que nós começamos nosso aprendizado... Cada mensageiro tem sua própria história que nos fazem refletir, senão durante à leitura, mas com certeza posteriormente em algum dado momento.

Seres amargurados, doloridos e alguns torturados pela vida que escolheram fazem parte do enredo, assim como a esperança e objetividade de cada um... Somos muitas vezes "cabeça dura" porém sempre procuramos a satisfação pessoal, sermos livres, sermos felizes! Mesmo que façamos caminhos diferentes como cada conto desse livro narra.

Mensageiro da Lucidez é um livro bem curto, profundo, sua narrativa tem cunho poético e filosófico e não deve ser lido apenas uma vez.

site: http://www.mundoliterando.com.br/mundo-literario-resenha-mensageiros-da-lucidez-carlos-monteiro/