Átron

Resenhas - Átron

Gabrielle 05/06/2014

Blog ABCD dos Livros
Estamos no ano de 2763.
Um mundo completamente diferente do que estamos acostumados a viver.
Carros flutuantes, prédios e casas diferentes, comida feita em cubinhos, até o jeito de falar mudou. Antes que era quase impossível ir para a lua, hoje em dia, em questão de minutos e creds (dinheiro) você está em qualquer lugar da terra e do sistema solar.
E aqui, em Minas Gerais - Morro Gêmeos, conhecemos Átron, ou melhor, Rodrigo.
Átron é um alienígena, que tem o dom de possuir o corpo de um ser humano, assim que ele falece.
Ele não sabe muito sobre o seu passado, somente poucas coisas. E o que ele mais deseja na vida é saber como era sua forma verdadeira, saber o que aconteceu com a sua irmã depois que seu planeta fora destruído.
Antes de Rodrigo se suicidar, onde se encontra a alma de Átron agora, ele era um menino muito rude, franzino, morava com seus pais, que aliás eram muito ricos, vestia roupas estranhas, tinha 19 anos, fazia faculdade de astronavegação e era muito infeliz.
Agora, com outra alma, Rodrigo muda radicalmente!
Cansado com sua vida chata e de ser alvo de bulliyng, Rodrigo faz amizade com Douglas, um senhor de 90 anos, que cuida de uma fazenda e que é contra robôs ou comida em cubos. Começa a praticar exercícios, muda seu jeito de vestir, muda seu curso de faculdade. Começa a sociar (namorar) Suzana, uma menina de seu novo curso da faculdade.
Para Átron, ou Rodrigo, tudo não podia estar melhor. Agora com um novo corpo, muito mais jovem do que seu antigo, ficaria muito mais fácil saber sobre seu passado.
Mas nem tudo é um mar de rosas.
Rodrigo tem seus inimigos, mas nunca fez nada a respeito. Agora mudado, não vai deixar isso quieto.
Suzana foi sequestrada. E a partir daí, investigações começam e uma coisa vai ligando a outra, fazendo que essas investigações não tenha fim.
Concentrado em salvar Suzana e descobrir o que está acontecendo em Morro Gêmeos, Átron ainda pensa como descobrir seu verdadeiro paradeiro.
E com ajuda de seus novos amigos, Rodrigo irá viajar para vários lugares através de pistas e informações, para salvar Suzana, desmascarar e fazer justiça com aquele que está fazendo do mundo um lugar pior.

Um livro que me encantou da primeira página até o fim! Pode ser pequeno, mas seu conteúdo é enorme. Uma história envolvente, original, cheia de ação, mistérios, investigações, corrupção, tecnologia ulta-mega avançada, vida em outros planetas, alienígenas. Os personagens são incríveis, me encantei por todos, até pelos vilões.
Não teve uma página sequer que o livro ficou entediante ou sem ação. Mesmo com informações científicas que ele nos dava, não foi uma coisa cansativa, foi algo que eu absorvi a mais para os detalhes no livro.
E as vezes, eu parava no meio da leitura e ficava refletindo, será que no futuro será assim? Robôs para todos os lados, as comidas em cubos ou comprimidos, carros flutuantes, computadores que são capacetes, pessoas morando em Marte, Júpiter, etc? Será possível?
As vezes eu penso que sim outras vezes não.
Mas como não podemos prever o futuro, podemos pelo menos ler Átron e fingir que estamos num futuro tão tão distante. Hehe.

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/06/resenha-atron-atravessando-os-milenios.html

Jéssica R. 23/07/2014

Átron, é um dos livros com a diagramação mais linda que já vi, pela capa conseguimos perceber que esse livro foi feito com muito carinho e dedicação, possui algumas ilustrações de como seria o futuro, prédios altos, carros voando, robôs... tudo feito com muito cuidado e perfeição. Átron K-Rosam’vev é um alienígena que recebeu o dom de ocupar e controlar corpos humanos, mas isso só é possível quando o corpo em questão morreu em poucos segundos. Lembra do livro/filme A Hospedeira? Bem... é parecido no fato do extraterrestre ocupar outro corpo e controla-lo, com a diferença que na Hospedeira o corpo está vivo. Átron é um marciano bem legal, ele viveu muitas vidas na Terra e isso deu a ele habilidades como pilotar naves, ser bom em física, saber escalar e mais um montão de coisas. Átron acaba por salvar a “vida” de Rodrigo Maulson, um jovem rico, de 19 anos, que depois de ser humilhado e agredido pelos Malucos Safados, um grupo que aterrorizava a pequena cidade mineira, de Morros Gêmeos, ele tenta se matar jogando-se em um rio. Com isso o alienígena gente boa consegue criar uma nova história para a vida sem graça que Rodrigo tinha.

Não vou entrar em detalhes se não vou presentear vocês com um spoiler gigantesco, só posso dizer que um livro bem futurista, tanto tecnologicamente quando socialmente, por falar nisso “namorar é substituído por “socializar”, o familiar “Uai, sô” dos mineiros é praticamente extinto, salvo apenas pelo velho Douglas, um fazendeiro das antigas, que prefere plantar, colher, cuidar dos animais, comer comida natural e principalmente se manter longe de robôs e da tecnologia, ele acaba sendo o melhor amigo/pai postiço de Rodrigo. Uma coisa bem legal que me fez interromper a leitura para ri foi descobrir que em 2.763 as crianças estudaram a teoria da relatividade no primeiro ano da escola... Como??? Isso mesmo... No primeiro ano da escola. Não sabemos o que o futuro aguardar mas isso foi o mais assustador para mim rsrs. Sem esquecer que terá curso superior em astronavegação.

O enredo do livro é muito bem planejado, mesmo gostando da escrita encontrei alguns pontos que me deixaram com a pulga atrás da orelha (Jéssica chata ataca mais uma vez rsrs), mas nada que atrapalhe a leitura. O autor descreve as cenas de ação muito bem, fazendo o leitor viver o que está acontecendo. Além de explicar de forma plausível e clara as tecnologias futurísticas como, armas, naves, carros, as viagens espaciais, que serão rápidas e fáceis no futuro será??. Senti falta de um glossário no final do livro, acredito que facilitaria ainda mais a leitura e não deixaria o leitor esquecer o que significa alguns termos usados pelo autor, uma vez que ele cita vários objetos futuristas não sei se são fruto da imaginação do autor ou se são objetos que estão em estudo e possam existir um dia que são completamente desconhecidos.

Enfim, é uma boa aventura, com ação, romance – um romance meio estranho que no final não entendi nada e virou uma confusão digna de novela das oito – Indico para todos aqueles que estão descobrindo o maravilhoso mundo da literatura nacional e para aqueles que ainda não descobriram, é muito saber que temos tantas histórias diferentes produzidas aqui nas terras tupiniquins. Lembrando que é uma série e que o segundo livro já foi publicado :)

site: http://lilianejessica.blogspot.com.br/2014/07/resenha-desafio-euleionacionais-410.html#more

Renato420 20/12/2016

“Atron – Atravessando os Milênios” é uma história de ficção escrita pelo paulista Vitor Hugo B. Ribeiro. É o primeiro de uma série de cinco livros, mas segundo o autor podem ser lidos sem ordem específica. Foi publicado no ano de 2013 pela Editora Literata. Possui 173 páginas e um acabamento muito bom. O enredo se passa no ano de 2763, onde tudo é muito diferente do nosso mundo atual.

O protagonista chama-se Átron K-Rosam’vev. Ele é um ser que possui a capacidade de mudar de corpo, mover sua alma quando o hospedeiro estivesse prestes a morrer, nunca antes ou depois de morto. Esse processo se dava através de um “ritual de transferência”, onde Átron recitava algumas palavras místicas. Ele tinha o prazo de 15 minutos para que tudo se completasse, caso contrário estava destinado a ir para outro campo além da vida.

Numa noite chuvosa, na cidade mineira de Morros Gêmeos, Átron assume a identidade de Rodrigo Maulson, um jovem de 19 anos, de família rica. O verdadeiro Rodrigo estuda Física Quântica, mas a pessoa que assume seu corpo troca para o curso de Astronavegação. Algumas pessoas notam a mudança no comportamento do estudante, já que o antigo rapaz era tímido, recatado, e agora demonstra-se mais sociável.

O “novo” Rodrigo tem problemas com o pai e é expulso de casa. Acolhido pelo velho fazendeiro Douglas Sameros, seu único amigo, o rapaz mergulhará numa intensa aventura, ajudado pelo seu atual mentor. Sua namorada Suzana Luciara é sequestada, e ele parte numa viagem pela galáxia para, além de tentar encontrá-la, achar respostas sobre de onde ele vem e sobre o seu passado.

É uma boa história. Confesso que no início achei muito chato. Mas no transcorrer da leitura fui tomando gosto e quando percebi estava já no final. O Vitor Hugo consegue conduzir com muita coerência o enredo até o desfecho. Não é cansativo, não é enfadonho.

Para os(as) amantes de ficção científica eis uma opção agradável.