A Biografia de Novak Djokovic

A Biografia de Novak Djokovic Blaza Popovic

Resenhas - A Biografia de Novak Djokovic

Luiz Miranda 08/07/2023

Candidato a GOAT
A exemplo das biografias de Nadal e Federer que li recentemente, a de Novak Djokovic, escrita pelo jornalista conterrâneo Blaza Popovic, está irremediavelmente desatualizada.

O livro cobre a carreira do tenista até o fim de 2012, momento em que já estava inserido no que viria a se chamar big three, no entanto a manutenção desta alta performance ainda era uma incógnita. Hoje é quase um consenso de que se trata do melhor tenista da história, coisa que nem o escritor ousaria apostar na época.

A obra, totalmente chapa branca, é escrita de forma correta e apresenta o tenista sérvio como alguém absolutamente dedicado ao esporte desde a infância. Sério, profissional, inteligente, educado e também brincalhão e querido pelos amigos, é um modelo de perfeição que temos aqui.

Não espere fofocas ou informações mais exclusivas, o forte do livro é mostrar de forma didática o passo a passo que levou um jovem criado em zona de guerra ao posto de número 1 da ATP. Pelo caminho, claro, duelos titânicos contra Federer e Nadal e a campanha arrasadora de 2011, provavelmente a maior performance anual de um tenista na era aberta.

Recomendável apenas para fãs de tênis que não dispõe de algo mais atual.

3 estrelas

Carlos.Magnun 22/07/2022

Djoko
Achei o livro meio monótono, apesar da trajetória do tenista Novak Djokovic ser brilhante. Valeu por eu conhecer a fase até 2012 da carreira dele.

Rbraga 07/03/2021

?????????????????????????????????????????

Andrus ( @andrus05 ) 13/04/2020

A história do maior tenista
Livro incrível que conta a história do Novak Djokovic desde os seus primeiros passos no tênis até o ano de 2013 com muitos depoimentos de pessoas próximas, técnicos e preparadores que passaram pela formação profissional dele e até mesmo de outros tenistas. Um gigante que enfrentou os horrores da guerra e encontrou no tênis uma paixão para superar a sua dura realidade. Passou por muita coisa, ouviu muitas coisas duras, enfrentou adversários que tiveram "caminhos" mais fáceis em sua formação e mesmo assim conseguiu brilhar. Depois de ler este livro fico com a certeza de que ele já teria vencido todos os recordes imagináveis do tênis se tivesse tido mais facilidade nas jornadas (já teve caso do visto dele ser negado em determinada parte do mundo por ser sérvio e ter que desistir de um torneio). Foi julgado por tenistas da elite por pedir tempo médico no meio das partidas e anos depois descobrimos que se tratava de um problema com o trigo e que foi resolvido ao eliminar o glutén da sua vida. História cheia de superações e o incrível ano de 2011 que ficou marcado na história do tênis.
Obs: A editora Generale pecou muito em algumas coisas. O livro tem alguns erros de pontuação e escrita.

Guilherme Amaro 14/01/2020

A Biografia de Novak Djokovic
Livro a Biografia de Novak Djokovic, publicado pela editora Generale, 2013, contpem 554 páginas.

" Lembro de que no dia do meu aniversário, todo mundo cantava ' Parabéns a você ', enquanto eu olhava o avião que voava acima de nós. Aquele foi um período muito emotivo para o meu país, mas sempre tento enxergar o lado melhor. Qualquer um de nós que passou pelo bombardeio saiu de tudo muito mais forte de espírito, e agora realmente todos sabemos apreciar o valor da vida." Declarou Djokovic em uma de suas entrevistas ao falar de sua infância. Pg 52

"Lembro me do seu interesse antes de cada viagem, perguntando detalhes sobre o país para onde ia. Queria descobrir todas as informações sobre herança cultural do país, as atrações, línguas, culinária. Tudo ele queria saber, ver , provar.. É sempre irradiava charme e simplicidade . Assim conquistava as pessoas . E assim ele é ainda hoje " pg 119

Victor 11/09/2014

Menos do que poderia ser
A história de Novak Djokovic já é bem conhecida pelos fãs de tênis, porém eu, como ávido admirador do sérvio, decidi ler esta biografia.

O autor começa bem sua dissertação sobre o início da vida de Nole no tênis, porém se perde ao decorrer do livro. Passagens extremamente detalhadas sobre partidas nos primeiros capítulos dão lugar a descrições rápidas e sem o entusiasmo de antes. A impressão que fica é que o autor queria terminar logo o livro. Até o fim do livro acontece repentinamente, sem emoção alguma.

Porém, por incrível que pareça, este não foi o maior problema para mim. Como detalhista que sou, os erros de concordância e de grafia de nomes foram muito mais gritantes. A editora responsável pela tradução economizou com um revisor para este livro e pagou o preço: ficou com um livro com a tradução feita por alguém que julgo ter déficit de atenção.

Alguns exemplos destes erros: em um parágrafo há uma referência ao tenista Michael Llodra, e dois parágrafos depois seu nome aparece como "Liodra"; a frase: "Federer tinha um retrospecto favorável contra Novak, com vantagem sem 13-1", assim mesmo, sem o "0"; em um momento há uma referência ao "torneio de Melbourne, na volta norte-americana de torneios", onde mais tarde o texto se corrige referenciando-se a este lugar novamente como Montreal.

No mais, pra quem não conhece a história do maior atleta este é uma boa fonte, porém este grande vencedor merece uma biografia bem melhor, a altura de sua grandeza.
Pedro.Cassola 05/04/2023minha estante
A trajetória do Djokovic é fenomenal, mas o livro é vergonhoso. Narrativa monótona e tediosa. Não gostei da forma que os fatos são expostos. A editora errou MUITO. nunca li um livro com tantas palavras erradas, tantos erros de concordância, de acentuação, de tradução. Julgo o trabalho de escrita, tradução e edição POBRES. não compro mais nada que tenha o selo Generale.

Pedro.Cassola 05/04/2023minha estante
Um exemplo é tiebreak escrito como tiebreck