Tantos Anos

Tantos Anos Rachel de Queiroz...

Resenhas - Tantos Anos

emília 18/01/2013

Apaixonante!
O livro é encantador até mesmo para que não conhece a obra de Rachel de Queiroz. Os detalhes fazem com que a gente imagine cada cantinho por onde Rachel passou, cada momento que viveu, os amigos (tantos deles ilustres) com quem conviveu, o amor pela família... Rachel foi uma mulher exemplar, guerreira. Deixou um exemplo como pessoa, no que diz respeito aos seus princípios e ä defesa de tudo aquilo em que acreditou firmemente; e em relação ä obra que deixou, dispensa qualuer comentário.

Acho que Rachel é a primeira de tantas autoras importantes de que mais me recordo: meu pai assinava uma revista católica mensal e, em uma de suas edições, tinha uma entrevista com ela. Eu devia ter uns 5 anos e já tinha aprendido a ler há algum tempo. Quando essa revista chegava, eu corria e pegava pra ler os quadrinhos que ficavam no final. Eu não me lembro de nada o que dizia a entrevista; porém me recordo da foto que tinha estampada na capa: Rachel de Queiroz sentada à uma mesa de madeira em tom escuro, com uma estante atrás, que estava repleta de livros, e um sorriso imenso e cativante. Mal sabia eu, naquela idade, tudo o que essa Mulher trazia.

Linda história!

ritita 21/08/2018

Que leitura gostosa! Que vida plena!
Que delícia de livro! Sabor de comida de fazenda, bolo quentinho, café fresquinho. Dá vontade de ler, reler, triler e ler novamente, de ficar acarinhando a leitura.

Lendo, me vi tomando chá com a comadre me contando causos de sua vida de forma leve e calma. E que vida rica em literatura teve a "comadre".

A vida de uma nordestina de posses, mas muito simples, que teve que fugir da seca em 1930, vindo para o R. de Janeiro; contudo, permanecem na capital por pouco tempo até fixarem-se em Belém do Pará. Rachel retorna com a família para o Ceará, onde faz o curso normal e forma-se professora com somente quinze anos de idade. De volta à fazenda dos pais, em Quixadá, dedica-se à leitura de livros nacionais e estrangeiros e começa a escrever O Quinze, seu primeiro livro, escondida dos pais e à luz de velas.

Elas (Rachel e a irmã Maria Luiza), nos contam sobre a vida na fazenda, os amigos literatos, política, as agruras da vida durante a seca, e muito, muito mais.

Que prazer saber que esta comadre conviveu com os mais proeminentes escritores do séc. passado! Que prazer saber que tantos anos atrás uma mulher buscou seu lugar no mundo machista e conseguiu. Que prazer ouvir suas histórias!

Se recomendo? Pegue um chá, um pedaço de bolo e desfrute!
Priscila 29/09/2018minha estante
Adorei sua resenha! Me deu muita vontade de ler o livro tomando chá e comendo bolo. O farei assim que puder.

Marcia 22/04/2022minha estante
Comecei a ler e estou gostando muito também

BeatrizViana0 04/01/2015

A coisa que eu mais gosto em uma biografia é saber que nossos autores favoritos também tem ou tiveram uma vida normal, de dificuldades, igual a nós, seres mortais comuns. Admiro muito a Rachel, ela era muito simples, muito verdadeira em suas histórias. Fiquei imaginando ela "negociando" a publicação do livro "O quinze", que coragem, que astúcia. Engraçado é que tenho este livro na biblioteca e nunca tive tempo para ler, agora fiquei curiosíssima. Uma bela mulher e uma bela escritora. Suas palavras nos tocam no fundo da alma.

Biblioteca Álvaro Guerra 16/10/2018

Maria Luiza de Queiroz, irma de Rachel de Queiroz, apresenta neste livro fatos marcantes da vida da escritora, mesclados com fatos que igualmente marcaram o país. Um trabalho composto de trechos ditados ou escritos por Rachel de Queiroz e de várias intervenções da irma - recordações de ocasiões, fatos e sentimentos a que ela não aludiu, passados no tempo em que estava ausente, ou até coisas meio secretas (ou esquecidas?) de que ela não falaria.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/85-267-0841-4