A Torre Árabe

A Torre Árabe Roberta Spindler

Resenhas - A Torre Árabe

PorEssasPáginas 14/08/2014

A Cuca Recomenda: A Torre Árabe - Por Essas Páginas
É sempre difícil falar de um conto, pois eles geralmente são curtos demais para que possamos revelar sua história e as impressões durante a resenha. Em A Torre Árabe, em especial, isso se torna ainda mais difícil porque parece que qualquer coisa que eu diga aqui é um spoiler. Vou fazer o meu melhor.

A história aqui é sobre um apocalipse. A vida como conhecemos terminou quando uma névoa misteriosa emergiu de fendas no solo – o que eu achei muito criativo, aliás -, contaminando os seres vivos. Os poucos que conseguiram fugir refugiaram-se em arranha-céus, o mais longe possível da névoa, da escuridão e dos Sombras, seres violentos que vivem na névoa e atacam e sequestram os demais sobreviventes. Ninguém sabe o que acontece com essas pessoas. A névoa também deu alguns “poderes” a alguns sobreviventes, gerando mutações genéticas neles como teletransporte, força sobre-humana etc. Enquanto isso, Beca é uma sobrevivente – também com alguns poderes – que precisa resgatar um Cubo de Luz, uma objeto que contém energia limpa, necessária para sobreviverem. Mas ela logo descobre que não está sozinha nessa missão – e da pior maneira possível.

Beca é uma personagem forte, sem papas na língua e até mesmo um pouco arrogante, mas que impressiona o leitor com sua personalidade e ousadia. Como é um conto, não há muito espaço para exploração dos personagens – e eu certamente gostaria de conhecê-los melhor -, ainda mais porque aqui Roberta se preocupa mais com a aventura aqui e com nos apresentar seu universo. O ritmo do texto é rápido: não há nenhum tipo de enrolação, Roberta é extremamente direta e cada palavra é uma injeção de adrenalina. Essa pode ser uma história pequena, mas com certeza é intensa; não consegui desgrudar os olhos da leitura até terminá-la. Como se utilizasse um conta-gotas, Roberta vai nos dando pedacinhos de informações sobre um mundo complexo, grande demais para apenas um conto. Se há uma coisa que vou reclamar aqui é como ele é curto.

O conto inteiro passa num piscar de olhos e quando você se dá conta, ele já terminou, e lá estava eu, ávida por mais, mais história, mais informações. A autora nos conduz por uma aventura incrível e alucinante, mas deixa mais perguntas do que respostas. Eu só não dei a nota máxima por isso, porque pra mim faltaram muitas respostas, quero mais, quero saber! Certamente é uma história que merece mais: mais páginas, mais continuações. Poderia muito bem caber em um romance. O que, afinal, é a Torre Árabe? Com certeza é muito mais do que um centro de comando da humanidade. O que eles escondem? O que são os Sombras? O que há dentro da névoa? Que mistérios escondem os Cubos de Luz? E mais, mais sobre os personagens, mais sobre o final mais do que aberto que foi colocado. Eu continuei apertando o botão de “próximo” do Kindle esperando mais e mais páginas que simplesmente não existiam. De certa maneira, foi frustrante.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-a-torre-arabe-e-a-torre-acima-do-veu