Análise de Discurso

Análise de Discurso Eni Orlandi

Resenhas - Análise de discurso

Escritor 06/04/2024

Análise de Discurso
Um livro que inspira a busca de conhecimento. Não basta conhecer é necessário se aprofundar no mundo das letras.

Clarameds 13/03/2024

Princípios da análise do discurso
Uma proposta de reflexão sobre a linguagem, sobre o sujeito, sobre a história e a ideologia. Aborda os princípios e os procedimentos da análise do discurso.

Ana Rodrigues 12/03/2024

Ótimo para introdizir a teoria de análise de discurso, a autora cita de forma acessível para que qualquer pessoa consiga entender a corrente de estudo

Beatriz3345 20/02/2024

Muito repetitivo
O livro é bom, mas é repetitivo. Você consegue entender a premissa e os principais pontos da análise do discurso. Porém, da metade pro final, ela começa a repetir demais, e quando chega na terceira parte, ele fica cansativo e ao meu ver, ela se perde, chega um momento que ela foca tanto em ideologia que ela já envolve política, aliás, política não, partidarismo e começa à falar em PT. Sim, todo discurso é dotado de uma ideologia, é um resquício histórico, é a manifestação de nossas crenças, mas espera aí, né? Esse foi demais. Chega um momento, que acho que já foi pelo lado da manipulação ideológica, pra mim ela se perdeu aí. Um trabalho muito bom, mas que ao final, deu uma bela escorregada. Mas é uma leitura válida e necessária, pq sim, vc tira muita coisa dele, porém repetitivo e sem muitos exemplos.

Rafael.Zeferino 22/01/2024

Facul
Livro que devorei na graduação na disciplina de linguística? muito bom para entender e refletir o discurso

carlineeeee 26/09/2023

Muito mita essa orlandi! li p um grupo de estudos e ela abriu meus olhos para muitas questões e termos técnicos de forma simples e didática

Juliana 18/04/2023

Livro pequeno e objetivo para iniciar o aprofundamento sobre análise de discurso. Bom para pesquisadores que trabalham com análise qualitativa.

Aninha 13/09/2022

Análise do Discurso
Ótimo livro para quem quer começar a estudar sobre a Análise do Discurso. O texto é objetivo, tem várias definições e muitos exemplos.

Lílian 21/10/2021

Um manual clássico para consultar sempre
Reli todinho numa manhã, nem sei como, com tanta literatura pra ler... Tanta tentação me distraindo...

Acho que foi na força de vontade de quem precisa pagar os boletos mesmo.
Brincadeira. AD é vida, né?

E é indispensável que sempre o estudante/professor/pesquisador retorne e consulte as bases para não sair por aí falando ou escrevendo besteira todo cheio de certeza.

Manu 09/09/2021

Prelúdio para a Análise do Discurso
Li durante minha graduação em Letras e reli para montar um projeto.

De maneira simplificada, Orlandi faz uma ponte para quem quer adentrar na área da AD. Os principais conceitos são esmiuçados aqui para quem é leigo no assunto.

Leitura fundamental para estudantes e pesquisadores da linguística!

Francisca 25/07/2021

Concluído com sucesso. Primeira leitura feita. Vou utilizar esse livro na elaboração do meu TCC, sendo assim, provavelmente irei reler ele muitas vezes ainda kkkkkk. Mas sou muito fascinada pela AD, e a Orlandi consegue deixar tudo mais claro.

Rony 19/07/2021

Livro introdutório da área
Eni Orlandi expôs os conceitos relevantes a essa área de estudos de uma maneira mais simples, apesar de muitas vezes ser preciso reler um trechos para tentar entender. A Análise de Discurso abre um novo horizonte de considerações a ser feitas sobre um texto que lemos. Além disso, o livro me traz boas lembranças de uma disciplina da UFAL. Pretendo ler mais sobre o tema quando tiver mais disponibilidade.

Nadine 13/05/2021

ótimo livro

Nathalia.Priscila 26/03/2021

Um livro introdutório para entender a análise do discurso. Acredito ser uma leitura tranquila comparada a outros livros do tema e consegue explicar bem o tema.

Gabriela3319 14/11/2020

Eni apresenta noções essenciais da Análise do Discurso com uma linguagem mais simples e acessível, somados à explicações que ajudam na compreensão.

Quem se interessa pela área, é um livro que deve ser lido.