Análise de Discurso

Análise de Discurso Eni Orlandi

Resenhas - Análise de discurso

Jackson 07/03/2012

Um das obrigações da academia =( "RESENHA DE “ANÁLISE DE DISCURSO”, DE ENI P. ORLANDI"
A obra “Análise de Discurso: princípios e procedimentos” se caracteriza como uma proposta de reflexão sobre a linguagem, sujeito, história e a ideologia. Desde seu lançamento em 1999, é um dos manuais mais utilizados no meio acadêmico, principalmente nos componentes curriculares que levam a denominação do seu título.
A professora Eni Pulcinelli Orlandi, pesquisadora 1A do CNPq, se consagra como uma das mais importantes linguístas de sua época mediante a recorrente utilização de suas publicações no seio dos diversos cursos de Letras existentes no Brasil.
A obra em questão contém 100 páginas e está dividida em três seções / capítulos (fica a critério do leitor esse tipo de designação), cada um desses com abordagens pertinentes ao campo de investigação de Análise. A autora lança mão de prefácio e conclusão para um melhor encadeamento das reflexões dos leitores.
No primeiro capítulo intitulado “O Discurso”, a autora situa o terreno das discussões, caracteriza seu objeto de estudo e trata de designar e teorizar questões que serão importantíssimas para o curso do entendimento da abordagem. Aqui, Orlandi (1999, p. 17ss) considera, então, as condições de produção de um determinado discurso que compreende os sujeitos, a situação e a memória. Para tanto, diferencia a análise de discurso da análise do conteúdo, dizendo que esta última procura extrair sentidos do texto, enquanto a outra considera que a linguagem não é transparente e vê o texto como uma materialidade simbólica própria e significativa.
O segundo capítulo, “Sujeito, História, Linguagem”, através do próprio título indicia as discussões que são alçadas. Aqui, são demarcadas a conjuntura (percurso) intelectual e a questão de sentido que envolve a Análise de Discurso (doravante AD), os dispositivos de interpretação, bem como os objetos simbólicos que produzem sentido do contexto de leitura/análise. Nesse ínterim, a autora faz um apanhado das Condições de Produção e do eventualmente venha ser Interdiscurso. São consideradas, então, as condições de produção de um determinado discurso que compreendem os sujeitos, a situação e a memória. Esquecimentos, paráfrase e polissemia, formações imaginárias, formação discursiva, ideologia, sujeito e sua forma histórica, são outros conceitos básicos responsáveis pela construção de sentidos que são mobilizados pelos sujeitos que produzem qualquer enunciado.
Também no segundo capítulo, é discutida a noção de ideologia, pontuando sobre como está é concebida pelas ciências humanas e sociais. As digressões da obra faz-nos refletir que na ideologia, não há ocultação de sentidos, mas apagamento do processo de sua constituição. Para Orlandi (1999, p. 49), “o trabalho ideológico é um trabalho de memória e do esquecimento, pois é quando passa para o anonimato que o dizer produz seu efeito de literalidade, a impressão do sentido-lá”. Ela ainda completa argumentando que “é justamente quando esquecemos quem disse ‘colonização’, quando, onde e por que, que o sentido de colonização produz seus efeitos”.
O terceiro capítulo, sob o título “Dispositivo de análise”, é discutida a necessidade de volver o olhar ao fazer analítico e retoma aos pressupostos teóricos que abarcam a questão da construção do dispositivo de interpretação. Também, há uma retomada ao funcionamento ideológico e as características dos sentidos linguísticos.
Em outras palavras, nesse capítulo são apresentados métodos para ordenar o processo de análise de discurso e organizar as aplicações feitas dentro desse processo. É importante ainda considerar que no momento de análise não se deve apresentar uma posição neutra diante dos fenômenos constatados, mas relativizada diante da interpretação. Para isso, Segundo Orlandi (1999, p. 61), é necessário que invista “na opacidade da linguagem, no descentramento do sujeito e no efeito metafórico”. Ou seja, é preciso que o analista considere o trabalho da ideologia, sem se tornar vítima dos efeitos produzidos por ela.
Em sequencia, Orlandi (1999, p. 64) ainda realiza digressões a respeito de procedimentos referentes à constituição e delimitação do corpus, afirmando que este é resultante de uma construção do pesquisador. No tópico “Função–autor”, para distinguir a função enunciativa do locutor e a do enunciador, a autora evidencia o importante papel de Ducrot, enaltecendo que enquanto o primeiro é aquele que se representa como “eu” no discurso, o último é a perspectiva que esse “eu” constrói.
São alçadas, também, as contribuições de Foucault dentro dos estudos da AD. Este, diz que a função autor se limita a um quadro restrito e privilegiado de produtores originais de linguagem. Com base nisso, Orlandi procura estender a noção de autoria para o uso corrente, enquanto função discursiva do sujeito, distinta da de enunciador e de locutor.
Orlandi (1999) argumenta, no momento de sua conclusão, que o percurso percorrido na obra proporciona ao leitor uma fundamentação mínima para uma leitura em Análise de Discurso. A partir disso refletimos sobre o que levaria a autora realizar uma publicação de uma obra que venha se constituir de forma incipiente?
No decorrer da obra, são colocadas classificações e denominações que condizem ao exercício da análise de discurso, bem como os procedimentos passíveis de realização neste contexto. Falta ao livro exemplos práticos, analíticos e demonstrativos. Orlandi, como outros autores, não pode contar com o entendimento fácil e estanque de leitores em formação ou até mesmo com a constante destreza dos docentes que utilizam esse material em suas salas de aula.
De qualquer forma, entendemos que o que foi apresentado pela autora e a forma como esta discutiu e exemplificou os princípios teórico-analíticos da Análise de Discurso, poderá - após um árduo processo de leitura e entendimentos dos preceitos expostos - possibilitar de forma concreta e eficaz que nós leitores nos situemos melhor no confronto com a linguagem e, com ela / por ela, entender o mundo de ideias que esta (per/dis) corre.

Nadine 13/05/2021

ótimo livro

Lílian 21/10/2021

Um manual clássico para consultar sempre
Reli todinho numa manhã, nem sei como, com tanta literatura pra ler... Tanta tentação me distraindo...

Acho que foi na força de vontade de quem precisa pagar os boletos mesmo.
Brincadeira. AD é vida, né?

E é indispensável que sempre o estudante/professor/pesquisador retorne e consulte as bases para não sair por aí falando ou escrevendo besteira todo cheio de certeza.

Francisca 25/07/2021

Concluído com sucesso. Primeira leitura feita. Vou utilizar esse livro na elaboração do meu TCC, sendo assim, provavelmente irei reler ele muitas vezes ainda kkkkkk. Mas sou muito fascinada pela AD, e a Orlandi consegue deixar tudo mais claro.

Amanda.Paes 26/10/2020

Minha experiência com essa leitura foi um pouco desesperada porque eu precisava para me apresentar, mas achei excelente como uma introdução sobre o tema. Precisei fazer algumas leituras complementares porque alguns tópicos ficaram um pouco difíceis de entender, mas ainda assim excelente para quem está começando a pesquisar sobre análise de discurso

Gabriela3319 14/11/2020

Eni apresenta noções essenciais da Análise do Discurso com uma linguagem mais simples e acessível, somados à explicações que ajudam na compreensão.

Quem se interessa pela área, é um livro que deve ser lido.

Nathalia.Priscila 26/03/2021

Um livro introdutório para entender a análise do discurso. Acredito ser uma leitura tranquila comparada a outros livros do tema e consegue explicar bem o tema.

Juliana 18/04/2023

Livro pequeno e objetivo para iniciar o aprofundamento sobre análise de discurso. Bom para pesquisadores que trabalham com análise qualitativa.

Rony 19/07/2021

Livro introdutório da área
Eni Orlandi expôs os conceitos relevantes a essa área de estudos de uma maneira mais simples, apesar de muitas vezes ser preciso reler um trechos para tentar entender. A Análise de Discurso abre um novo horizonte de considerações a ser feitas sobre um texto que lemos. Além disso, o livro me traz boas lembranças de uma disciplina da UFAL. Pretendo ler mais sobre o tema quando tiver mais disponibilidade.

Manu 09/09/2021

Prelúdio para a Análise do Discurso
Li durante minha graduação em Letras e reli para montar um projeto.

De maneira simplificada, Orlandi faz uma ponte para quem quer adentrar na área da AD. Os principais conceitos são esmiuçados aqui para quem é leigo no assunto.

Leitura fundamental para estudantes e pesquisadores da linguística!

Adriana Scarpin 27/03/2016

A primeira parte se atêm a desnudar a que consiste a análise do discurso, uma espécie de amálgama entre linguistica, psicanálise e marxismo que vai muito além da simples mensagem.
A segunda parte tendo como base Pecheux dá as nuances do sujeito constituído pela sua história e linguagem com aplicações de interpretação, interdiscurso, esquecimentos, paráfrase, polissemia, relações de força e sentido, antecipação, formação, ideologia e incompletude (movimento, deslocamento e ruptura).
Na terceira parte discute-se como colocar a análise do discurso em prática: a interpretação,o médoto, imaginário/simbólico/real, dispositivo, o dito e não dito.

Aninha 13/09/2022

Análise do Discurso
Ótimo livro para quem quer começar a estudar sobre a Análise do Discurso. O texto é objetivo, tem várias definições e muitos exemplos.

carlineeeee 26/09/2023

Muito mita essa orlandi! li p um grupo de estudos e ela abriu meus olhos para muitas questões e termos técnicos de forma simples e didática

Allan.Lucena 12/05/2016

Sem medo e com coragem.
Chove no molhado, não exemplifica os critérios e trata o discurso como uma "matemática de palavras" Como se "a, b, c, d", fosse como "aquele sujeito discursa bem". Talvez fosse uma tentativa de introdução à análise de discurso para iniciantes, mas mal sucedida pois, quem não conhece a técnica, como é meu caso, sai mais confuso e cheio de dúvidas e questionamentos.
Isso explica porque é usado por professores, já que esses podem fazer uso do livro para tirar as dúvidas dos alunos e exemplificar as teorias presentes aqui. Para um leitor curioso ou que queira conhecer melhor e aprender sobre a Analise de Discurso, mais uma vez meu caso, não é o melhor livro para começar a aprender se não tiver alguém para tirar suas dúvidas ou debater sobre o assunto.

Patricia.Nascimento 20/09/2017minha estante
Acabei de ler pra o TCC e achei muito complicado. Deixa muitas lacunas. Vou perguntar a minha orientadora se tem algum outro que sirva pq este... ??

Joelma Barbosa 12/09/2018minha estante
Allan, compreendi seu ponto de vista. Acredito que para a introdução a AD o livro realmente não seja o mais indicado, penso que se ler: "Introdução a Análise do Discurso" da professora Helena. N. Brandão, seja mais esclarecedor. Abraços!

Allan.Lucena 12/09/2018minha estante
Obrigado pela indicação Joelma!
Como a proposta desse livro era de princípios de análise, acreditei que seria mais introdutório e não foi no fim.
Muito grato e boa semana! `^^´

Karina Rangel 23/02/2020

ANÁLISE DO DISCURSO (INTRODUÇÃO AO TEMA)
O livro pode ser considerado um livro introdutório para as pessoas que tenham interesse no tema ANÁLISE DO DIRCURSO. A autora aborda o tema de forma simples e com uma linguagem acessível a um(a) aluno (a) que faça parte dos primeiros períodos de uma graduação. Gostei do livro e indicaria para uma pessoa que queira investir seu tempo de estudo para aprender um pouco mais sobre ANÁLISE DO DISCURSO.
Porém lembrando que este livro é apenas uma introdução.