Rosarito Rosa-Choque

Rosarito Rosa-Choque Terezinha Éboli

Resenhas - Rosarito Rosa-Choque

Ana Ira! 28/02/2014

Da miséria à uma vida digna!
Eu ganhei esse livro ano passado no sorteio de um blog que gosto muito, o Saleta de Leitura! É um livro simples, fofo, pequeno, lê-se em 2 horas no máximo. Mas é profundo. Ingênuo. E até, feliz.

Bem, eu não resenho todos os livros que leio. Só os que creio que fará muita diferença na vida de quem o lê. NA VERDADE, TODOS OS LIVROS FAZEM DIFERENÇA. But, uns fazem mais do que os outros. Só transcrevo aqui, àqueles livros, cujo acredito poder passar a dica à aos leitores de lê-lo, porque realmente o farão repensar e analisar muitas coisas.

O livro Rosarito Rosa-Choque conta a história, narrado em 1ª pessoa, pela personagem principal Rosarito, uma menina de 5 a 7 anos que vive pedindo esmolas na rua com uma que "parece" ser sua mãe e outras crianças, talvez, seus irmãos.

Ela é adotada por um casal, que praticamente a compra, e é escolhida por ser a mais feia, pois segundo seu pai de criação "...amar o belo é muito fácil". E assim, Rosário, começa uma nova vida, com um pai (adotivo) e sua esposa que prefere ser chamada de madrinha.

Rosarito aprende a estudar, ganhas roupas e brinquedos, faz um monte de amigos, consegue aos poucos conquistar o amor dos pais adotivos, e segue em frente, tentando esquecer esse passado tão vago, estranho e mísero, ao qual, viveu em seus primeiros anos... o qual lembra muito pouco, mas o que lembra não esquece e não entende.

Rosarito descobre um mundo, amadurece muito mais que gente grande, adquiri consciência do que é vida, com o Francês se torna independente e vê-se como uma pessoa de verdade.

Eu amei esse livro, como disse ele é muito simples, não tem uma história muito explorada como nos livros atuais; ele é um livro reservado, íntimo, verdadeiro, sabe...

Com ele, pude ver mais como é para uma criança tão pequena viver na miséria, na rua, sem ter contato de verdade com os pais, se explorada, e depois, adota ser receber a amor, um pouco de amor pelo pai, que com o tempo cresce, assim, como a menina cresce, grande já na idade, mas ainda pequena na vida, sem saber da sua existência, sem entender o que se passa. É profundo os sentimentos de Rosarito, tantas dúvidas e medos, mas ela consegue enfrentá-los, mesmo, sem saber fazer a da maneira, tida como "correta".

Rosarito se torna um ser humano, quando consegue ter uma família de verdade, e vence todos os preconceitos sofridos, sendo sincera, com seu coração puro e sua vontade de vencer, e vence!

Um livro lindo e puro. Nos mostra a realidade e o sofrimento de muitas crianças abandonadas, e como é difícil seguir a vida com esse passado, porém, com fé e ousadia, todos podem ser vencedores!!!

site: http://www.anairados.blogspot.com/2014/02/dica-resenha-rosarito-rosa-choque.html