A luz da noite

A luz da noite Edna O'Brien

Resenhas - A Luz da Noite

Clara624 05/12/2023

Emocionante
A leitura é meio arrastadinha, mas acabei dando um desconto por se tratar de uma obra clássica e claramente proposital. A história narra a relação frágil e inusitada de uma mãe e sua filha, que leva uma vida agitada como escritora de romances e acaba por negligenciar a manutenção dos laços familiares. O que mais me encantou nisso tudo foi a constante alternância entre passado, presente e futuro; responsável por gerar uma atmosfera super detalhista e fornecer respostas para as perguntas que nos pegamos fazendo desde as primeiras páginas. A gente sente o turbilhão de emoções das personagens, a inquietude causada pela lamentável falta de comunicação, o fardo gigantesco das palavras não ditas... tudo de forma intensa e cativante. O final é poético: simples, porém repleto de significado.
Amo livros assim ?

Adriana 01/11/2010

Melhora no final
Esta história revela a os verdadeiros sentimentos de uma filha para com a sua mãe.

Dilly, é uma senhora de 78 anos que já moribunda, espera em um leito de hospital, a visita de sua filha Eleanora. Neste espaço de tempo, ela começa a lembrar-se de sua vida, desde a sua vinda da Irlanda aos Estados Unidos, onde viveu fortes emoções, como o encontro de um grande amor não correspondido e seu seu regresso à Irlanda.

Neste entremeado de pensamentos, Dilly pensa na filha várias vezes e remete as suas lembranças ao relacionamento, muitas vezes, nada amistoso entre elas.

Eu cheguei a pensar que Eleanora não iria visitar a mãe, mas ela vai e de forma breve. Talvez o modo como se relacionaram durante tanto tempo tenha sido o real motivo desta convivência fria... Até que algo inesperado aconteceu.

Eleanora "esqueceu" seu diário no quarto da mãe. Será que foi pura distração ou o real motivo desse esquecimento seria a brecha para que Dilly (e nós leitores) entendesse os verdadeiros motivos pelos quais sua filha parecia tão distante dela?

O livro tem uma capa interessante, mas a trama é um pouco cansativa, por conta das idas e vindas do enredo, mas a história de fundo é comovente. Editora Record. 384 páginas. ⭐️⭐️⭐️.