A Costureira de Khair Khana

A Costureira de Khair Khana Gayle Tzemach Lemmon

Resenhas - A Costureira de Khair Khana

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Layla.Ribeiro 24/08/2021

Esse livro é maravilhoso pra você entender o que passou e o que pode acontecer com o Afeganistão, aviso logo que não é um romance, é um livro de cunho jornalístico então possa ser que muitos achem arrastado, porque ele vai contar de como o Talibã assumiu o controle de Cabul ao paralelo que vai nos contando sobre as protagonistas, apesar desse horror e sofrimento que é viver sob o regime do Talibã, principalmente se for mulher, é uma história muito bonita de motivação, esperança , sobre empreendedorismo e empatia, que nos mostra que as mulheres afegãs são fortes, persistentes e protagonistas de suas próprias histórias. Convido vocês a conhecer essa impactante e linda historia de Kamila e suas irmãs!

Gleis 31/08/2021

Uma leitura e tanto!!
A costureira de Khair Khana - Gayle Tzemach Lemmon
Quando li esse livro, senti o quanto as mulheres afegãs sofriam em meio a guerra. Uma história real que muito se assemelha ao que estamos assistindo atualmente no Afeganistão.
O enredo traça um histórico de como o talibã assume o controle de Cabul, instaura o poder, oprimindo as mulheres e recrutando os homens para a guerra. Ao mesmo tempo o enredo leva o leitor a conhece a história das irmãs Sidiqi,que em meio à retirada de direitos das mulheres, conseguem desenvolver um negócio de costura, que abrange todas as mulheres da região, oportunizando a renda para muitas mulheres que sustentam a sua família.
Hoje ao escrever sobre a obra, pude notar que a volta do talibã ao poder, afetará novamente as mulheres, toda conquista de direitos e de espaço na sociedade será sufocado pela imposição cultural.
?Pontos Positivos:
- Um relato real de como as mulheres vivem no regime talibã;
- Leitura que prende no enredo;
- Aprendizado sobre a cultura e religião afegã.
- Um olhar sobre a diversidade;
?Pontos Negativos:
- Não tem;

Luciana Sabbag 24/11/2015

Terminado em 18 de novembro de 2015.

Achei o livro tão bobo que até me esqueci de postar.
Para quem nunca leu histórias sobre o Afeganistão, pode até achar o livro o máximo (aliás, ele é muito bem avaliado por aí). Mas eu, que leio todos os livros sobre o tema "incríveis mulheres árabes que enfrentaram os radicais", já acho tudo muito clichê. Parece que só existe isso por lá - e sabemos que não é bem assim.
O que me irritou no livro foi a surrealidade dos acontecimentos. A autora garante que a história é real (certo, até tem foto da personagem principal aí no Google), mas é tudo muito falso. Acontece o seguinte: Kamila havia se formado professora durante a guerra civil mas, quando o Talibã chegou, ela foi confinada à sua casa e proibida de continuar estudando. Cansada de não fazer nada e precisando de dinheiro para sobreviver, Kamila pediu que sua irmã a ensinasse a costurar. Só que a fofa aprendeu tudo em menos de duas horinhas. Oi, gente, quem tem máquina de costura sabe o quanto é difícil manejar aquela bagaça, mas, Kamila, no mesmo dia, fez um terninho (!) magnífico e, no dia seguinte, já havia conseguido uma encomenda de 15 terninhos e vestidos para uma loja. Uma semana depois ela já estava fazendo vestidos de noiva (what?). Desculpa, isso é muito surreal pra mim.
Fora que, quando ela é pega pelos talibãs, ela inventa uma historinha e eles caem - hahahahaha. Até parece que talibã ia perdoar uma mulher viajando sozinha para o Paquistão, né?
É tudo previsível, clichê, forçado e, enfim...

Nota 2 de 5.

Cris Marques 13/03/2022

Uma triste realidade em que mulheres sofrem por tempos, a gente não consegue imaginar tudo que se passa com as mulheres nestes países extremistas, mas tbm mostra o quanto se pode fazer quando vc tem um objetivo e vai em busca deles. Amei conhecer está história.

Prof. Angélica Zanin 15/04/2020

Empreendedorismo feminino em tempos de guerra
A Jornalista norte-americana Gyale Lemmon conta a história de sobrevivência de uma família afegã sob os domínios do Talibã. Kamila, vendo-se sozinha com as irmãs e apenas um irmão mais novo, em Cabul, decidiu que precisaria criar meios para se sustentar e sustentar sua família. Cria, então, com a ajuda da irmã mais velha Malika, uma empresa de costura em que ela, suas irmãs e mulheres da comunidade costuravam para toda cidade - aprendendo, compartilhando experiências e dividindo lucros. Elas corriam riscos, pois, como mulheres, não tinham autonomia, mas, contando com a fé e a coragem, superaram as dificuldades e criaram um negócio que levou a sobrevivência e a esperança a muitas mulheres durante o período em que foram subjugadas pelo domínio talibã. Kamila é um exemplo de força e de que o empreendedorismo é relevante, principalmente, porque através dele é possível amparar pessoas, salvar vidas e compartilhar o bem e a glória. Muito bom, mas não espere uma história de guerra, é, antes disso, uma história de sucesso entre mulheres totalmente oprimidas e desrespeitadas. Sim, a luz é para todos, basta enxergá-la.

MãeLiteratura 12/03/2022

Adorei!
Que história inspiradora!
Neste livro vamos conhecer Kamila, uma jovem que acabou de se formar e não pôde trabalhar como professora, pois na época o Talibã, assumiu o Afeganistão. Moradora de Cabul, viu muitos amigos e familiares fugirem e teve que se separar de parte da sua família. Com quatro irmãs menores, seria muito arriscado tentar a fuga para outro país.

Para não passar fome, ela começou a pensar em como poderiam sobreviver e mais, como poderia ajudar tantas vizinhas que passavam pelas mesmas situações aterrorizantes.

Kamila começou como costureira, envolveu as irmãs menores e a mais velha no seu projeto e conseguiu ajudar muitas mulheres e meninas que também.

Uma mulher forte, corajosa e determinada. Empreendedora e visionária. Você lê o livro como se fosse um romance empolgante e custa a acreditar que é a vida real. Adorei conhecer esta história motivadora.

Gostei da capa, a edição da Seoman (Grupo Editorial Pensamento) é bonita e caprichada. Eu adorei encontra no final do livro, um resumo da atual situação das personagens! Recomendo muito!

site: https://www.maeliteratura.com/2022/03/a-costureira-de-khair-khana.html
Ricarda Caiafa 12/03/2022minha estante
Fiquei com muita vontade de ler! Estou colocando na lista!!

fernandaugusta 23/06/2022

A Costureira de Khair Khana - @sabe.aquele.livro
A autora é jornalista e desistiu de um trabalho cobrindo política nos EUA para se lançar em busca de histórias de mulheres empreendedoras em áreas afligidas por conflitos. Seu primeiro trabalho neste nicho foi em Ruanda e posteriormente, ela deidiu se aventurar no Afeganistão, de onde saiu a história real de "A Costureira de Khair Khana".

Só pelo fato de viajar ao Afeganistão este livro já é fruto de um grande esforço, pois sabemos que por lá as coisas nunca foram fáceis. Rei deposto e ocupação soviética nos anos de 70 e 80, que por sua vez caiu para reformadores que impuseram governo de forte viés religioso, o que gerou conflitos e culminou na ocupação do governo pelos Talibãs - grupo fundamentalista que ocupou Cabul em 1998 e simplesmente instituiu o terror na vida das mulheres afegãs: não podiam trabalhar, não podiam sair desacompanhadas de um homem que não fosse da família, não podiam andar na rua descobertas, tendo que usar as famosas burcas. Uma vida de sonhos, conversas, música e danças proibidos e reprimidos sob pena de prisão e morte, em casos extremos.

É este o contexto do livro. Nele conhecemos Kamila Sidiqi, recém formada professora em uma numerosa família em que o pai sempre valorizou a educação. Após a invasão Talibã de Cabul, Kamila e suas irmãs tiveram que viver confinadas em casa. Seu pai (militar aposentado com conexões com o regime anterior) teve que sair da cidade junto com sua mãe, e, mais tarde, seu irmão mais velho teve que se refugiar no Irã. Sozinha, sem trabalho, não podendo exercer sua profissão e responsável pelas irmãs e irmão mais novo, necessitada de dinheiro para sobreviver em meio ao caos e à privação de tudo, Kamila teve a ideia de aprender a costurar e se arriscar a vender suas costuras nos mercados próximos ao bairro de Khair Khana.

O problema é que nem ela e nem suas irmãs mais novas sabiam costurar. Precisaram aprender com o auxílio da irmã mais velha, Malika. Mas logo Kamila conseguiu cumprir as primeiras encomendas e arrumar clientes regulares, apesar de sempre estar exposta ao perigo. As atividades de costura na casa de Khair Khana logo se expandiram e elas precisaram de ajudantes. Com o sucesso, Kamila formou uma escola de costura e se tornou empresária. Tudo isso dentro de casa, tomando extremo cuidado com rondas e batidas do Talibã. Logo estava colaborando com instituições internacionais que prestavam ajuda comunitária, mesmo correndo sério perigo.

O livro abrange a história de Kamila e sua família até a ocupação americana no Afeganistão - que ocorreu após o ataque do 11 de setembro, pois Osama Bin Laden estava em território afegão e o Talibã se recusou várias vezes a entregá-lo. O sucesso de Kamila foi usado como exemplo após a queda do Talibã e ela possui uma empresa que incentiva o empreendedorismo feminino no país.

A narrativa é fluida e me cativou não só pela história de Kamila, mas por descrever com detalhes a cultura, os hábitos e costumes do povo afegão. Muito me fez refletir a questão do apagamento feminino imposto pelo regime Talibã, pois as meninas e mulheres afegãs, como as ocidentais, também queriam ter cabelos bonitos, roupas diferentes, pintar as unhas, usar salto, estudar, trabalhar, sair na rua, escutar música, dançar em festas, ver filmes... e tudo isso lhes foi tolhido, com a imposição de uma perigosa clausura. Até hoje as mulheres lutam para ter voz e maior participação na vida pública.

Recomendo muito a leitura por ser uma imersão em uma realidade muito diferente da nossa, uma cultura muito diversa de tudo em nosso país e que temos que conhecer, principalmente para sempre fortalecer a luta pelos direitos e pelo respeito às mulheres, para que sirva de exemplo e não se repita. E também para sempre termos em mente que com determinação, coragem, inteligência e resiliência nos fortalecemos e sobrevivemos às mais duras adversidades.

"A Costureira de Khair Khana" está disponível gratuitamente para assinantes do Kindle Unlimited.

Vanessa.Cristina 02/08/2020

Uma mulher empreendedora e determinada
"É muito melhor ganhar a vida com uma caneta do que com o uso da força." - Sr.Sidiqi
Esse quote resume bem a história de Kamilla, uma mulher, estudiosa, determinada e com espírito empreendedor. Ela busca na costura um meio de sobreviver em meio ao caos. Em plena Cabul tomada pelo Talibã e suas restrições, Kamila e suas irmãs nos dá uma lição de persistência, unidade,sabedoria e perspicácia.
Uma leitura fortalecedora, de uma história real que nos faz repensar nossa própria vida e em como muita das vezes, por tão pouco ou por causa de um único não abandonamos nossos projetos. Uma leitura mais que devida, necessária!

Marcelo 11/11/2021

Ótimo livro
Excelente livro para conhecer o que o povo do Afeganistão, principalmente as mulheres passaram no primeiro governo do talebã e provavelmente está voltando a sofrer.
Li 11/11/2021minha estante
Li uns ótimos tbm sobre o Afeganistão, cada um mais interessante que o outro.

Li 11/11/2021minha estante
Inclusive ,estava estava lendo esse, mas tive que parar pra ler um que meu grupo de leitura está lendo,assim que terminar ,retornarei pra esse.

Letícia 13/11/2016

Costurando esperanças
Comecei a ler o livro e o escolhi mesmo pela capa e considerando a breve sinopse. Estou atualmente lendo mais e-books pela falta de espaço e pela praticidade. Tenho mantido ou adquiro somente livros com capas bonitas, capa dura, e também aqueles em que tenho autógrafos.

Não conheço a autora, mas em uma breve pesquisa pela internet, é uma jornalista, escritora e pesquisadora e tem escrito sobre a condição das mulheres em áreas de guerra, como Afeganistão (onde se passa esse livro), com foco nas questões humanitárias, principalmente, em relação a condição das mulheres nesses países. É membro sênior do Conselho de Relações Exteriores nos EUA, e também já participou do TEDxWomen em 2011, data do lançamento d'A Costureira de Khair Khana.

É um livro curto, tem 213 páginas e já começa com a ida da repórter para Cabul, e sempre com a ajuda de contatos locais como já vemos nos noticiários, em relatos de correspondentes de guerra.

A história de Kamila Sidiqi e sua família é o retrato fiel do que temos acompanhado pela televisão e atualmente em tempo real pela internet. Cidades tomadas, sem luz, água, hospitais, e a vida normal. Mortes e prisões e sempre a tentativa de mudar a realidade e ser livre novamente, como no relato dessa família de Khair Khana e Cabul.

Os detalhes das refeições na casa de Kamila, o medo, a tensão no ar são tão nítidas que nos transportam para o local dos fatos. A ansiedade por mudanças e a cada sobressalto da família nos fazem também nos sobressaltar a cada página que vamos mudando.

É uma história de resistência, colaboração e amizade! Tudo para enfrentar o regime do Talibã. Nos faz pensar sobre a guerra, os medos, e as incertezas do futuro.
Recomendo a leitura! Com certeza já tem vários livros sobre a temática, mas gostei bastante desse!

site: http://www.minhastempestades.com.br/

Lidiane.Febras 25/10/2022

Tantas histórias escondidas por trás das guerras. E Kamila não permitiu que sua história ficasse escondida. Ela lutou até onde foi necessário...A guerra pode até cessar, mas a luta e a persistência nunca cessam. Ter a costura como refúgio, foi mais que uma solução, foi a chave da sobrevivência dela e de tantas outras mulheres. Esse livro deveria ser lido por qualquer pessoa que tem um sonho, que tem vontade de fazer alguma diferença na própria vida e na vida de outros!

Carol1984 24/08/2021

O livro traz a história de Kamila Sidiqi, mostrando também suas irmãs e como elas tiveram suas vidas transformadas a partir de uma tomada talibã em Cabul, no contexto da queda da União Soviética, ascensão extremista e ataque de 11 de setembro de 2001. Tendo suas conquistas esvaziadas e seus direitos cerceados, com muita coragem Kamila conseguiu ajudar sua família e comunidade ainda sob o domínio Talibã.

A leitura me cativou pela leveza e ao mesmo tempo intensidade com que a autora Gayle Lemmon narra fluidamente os acontecimentos e pela atualidade (ainda que se passe no fim dos anos 90 e início dos anos 2000 e tenha sido publicado em 2011). É uma mistura de etnografia, história e geopolítica na medida certa sem ser maçante e sem tornar o livro uma ficção, porque não é. Excelente trabalho da autora e uma história muito forte de coragem, otimismo e fé.

Rê Silva 09/11/2021

Inspirador !!!
Kamila Sidiqi uma jovem professora e seus irmãos foram obrigados a mudar a vida da noite para o dia quando o Talibã tomou o controle da cidade de Cabul.
Quando seus pais e seu irmão mais velho foram obrigados a abandonar a cidade, Kamila ficou responsável por sustentar as irmãos mais novos.
Com o domínio do Talibã ,as mulheres foram obrigadas a usar chadri e proibidas de trabalhar e estudar .
Sem liberdade e sem dinheiro ,Kamila começa a costurar Chadri para sobreviver.
Um emocionante relato de sobrevivência, de união de um grupo de mulheres que fizeram a diferença em meio ao caos , transformando a dura realidade e um negócio rentável e digno.
Uma leitura sobre fé , perseverança , união, superação e garra das mulheres afegãs .

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6