Propaganda

Propaganda Armando Sant'Anna

Resenhas - Propaganda

Ferreira 13/11/2022

Leitura obrigatória para publicitários
O livro é bem completo, didático e técnico, sem ser chato, maçante e confuso.

Todos que trabalham com marketing, publicidade, vendas e outros profissionais da comunicação deveriam ler este belo livro.

Pois, ele traz reflexões, ensinos e práticas importantes para a publicidade contemporânea.

Vi 14/06/2022

dá um panorama geral muito bom, mas poderia facilmente ter 150 páginas a menos. apesar de ser técnico, até a metade é um livro interessante, mas do meio pro fim fica insuportável.

mini.rah 18/04/2022

Gratificante.
Possui todas as informações necessárias para quem está iniciando no mundo da Publicidade e Propaganda, como também a quem está nele há um tempo. Pude encontrar muitas citações e explicações que me ajudaram muito no TCC (principalmente nas definições dos termos e abordagens sobre propaganda ideológica e política)

Carol Marcilio 23/01/2020

Usei ele muito na faculdade, no tcc em 2010. A linguagem é excelente, objetivo, claro! Proporciona uma visão do que é a propaganda realmente.

lumarino 11/02/2011

O posicionamento jamais deve vir depois do anúncio
Um clássico. Assim posso definir com exatidão e sem medo de errar o que este livro representa para estudantes e profissionais de publicidade. E a 8ª edição, revista e ampliada, faz jus a essa definição. Um livro que nos coloca dentro de uma agência de publicidade dinâmica, e mais, um livro que situa os papéis que a propaganda foi ganhando ao longo dos anos. Se você já leu, releia. Se nunca leu, abandone esta resenha e comece a ler imediatamente - isso se você tem paixão pela publicidade. Digo isso porque existe muito pouca literatura aprofundada sobre a criação publicitária, essa é uma delas.

Na obra de Armando Sant'Anna - revista pelo mercadólogo Ismael Rocha Júnior e pelo publicitário Luis Fernando Dabul Garcia - um dos ensinamentos mais marcantes diz que a boa propaganda é aquela que resolve os desafios propostos. Ela não é mágica, não funciona sozinha ou por espasmos. É fruto de processos profissionais de desenvolvimento e de gestão, e quase sempre consequência de longos períodos de investimento, até a construção de marcas notáveis. É importante não confundir pertinência com "mesmice", além disso, a propaganda precisa falar a linguagem de uma geração mais instruída na educação básica, mais objetiva, mais arejada e moderna - e já mais experiente nas relações com o consumo, conhecendo um pouco mais de seus direitos e das mecânicas dos processos de consumo.

Outro tópico que me chamou muito a atenção é o que trata de "promoção de vendas". Hoje, a publicidade leva o consumidor ao produto e a promoção de vendas traz o produto até o consumidor. É importante não deixar a propaganda morrer no ponto de venda, a promoção de vendas deve atuar sobre o consumidor no local da venda. Um restaurante tende a buscar que o cliente permaneça mais tempo dentro do seu ambiente. Observe suas cores e seus padrões. Uma lanchonete fast-food quer que o cliente se decida de uma vez por tudo, consuma e abra espaço para que outra pessoa se alimente. Com certeza, haverá música dinâmica, cores mais fortes, ritmo mais acelerado. Estamos diante de um espaço inesgotável de alternativas.

Para realizar uma perfeita campanha publicitária, é necessário conhecer não apenas o produto a ser anunciado, como também a situação real do mercado em que vai ser vendido. O bom anúncio baseia-se no conhecimento da natureza humana. A publicidade não se limita a uma boa ideia, ela é uma boa ideia que envolve um planejamento de viabilidade para introdução em um ambiente de comunicação, que converge para o consumidor de modo que ele fique envolvido com a mensagem. É necessário entender as mudanças que surgem a cada dia na dinâmica construção da publicidade mundial, em que não mais existem barreiras. A propaganda precisa ser afinada com as tendências sociais e com as motivações humanas para ter sucesso. O posicionamento jamais deve vir depois do anúncio. Isso é sério.

Essencialmente, o publicitário deve ter algo de psicólogo, deve ter uma sólida base técnica, conhecer solidamente os princípios da comunicação e saber as limitações que os diferentes meios de comunicação impõem. Todo anúncio é uma sedução. Pode ser um êxito ou um fracasso, pode ser de bom ou mau gosto, mas não é possível criá-lo com nenhuma técnica que tenha a exatidão como base. Tenha em mendete que não existem linhas objetivas com as quais seja possível medir de antemão a eficácia de um anúncio. O redator deve entender que propaganda não é arte - é uma técnica comercial. Não é feita para ganhar elogios; é feita para ganhar dinheiro para o cliente.

Senhoras e senhores, quando estiverem planejando e preparando um anúncio, tenha diante dos olhos um comprador típico, não pense nas pessoas como massa. Isso lhe dará uma visão anuviada. A publicidade é uma das maiores forças da atualidade, mas ela não é a única força, tampouco age sozinha. Por isso, não seja eclipsado por preconceitos. Acredite, se alguém destapar uma garrafa e aparecer um gênio afirmando que ele tem três desejos, desde que não sejam saúde, dinheiro e amor, provavelmente a maioria das pessoas não saberia o que pedir. Pensem nisso.

tpsena 23/06/2009

Aborda de forma simples e direta os principais temas da Propaganda. Leitura obrigatória para todo estudantes desta área. Livro referência para qualquer assunto desta área.