Dos canibais

Dos canibais Michel de Montaigne

Resenhas - Dos canibais

marii torquato 05/03/2024

"Isso mostra a que ponto devemos desconfiar da opinião pública. Nossa razão, e não o que dizem, deve influir em nosso julgamento. "
Incrível como em 1580 alguém consegue dar início ao relativismo e de certa forma trazer à tona diversas críticas ao pensamento de superioridade europeu citando as corrupções morais, éticas e humanitárias que ocorriam na época.

“Acho que não há nada de bárbaro ou de selvagem nessa nação, a não ser que cada um chama de barbárie o que não é seu costume”

real uma doideira pensar que certos costumes no contexto e no pensamento popular da época na qual estavam inseridos não pareciam ser tãooo ruins assim para alguns dos envolvidos, como a escravidão, a doutrinação forçada, o nazismo(teoria supremacista ariana), supremacia masculina perante à imagem feminina, e como hoje tudo isso é, além de um crime contra os direitos humanos, uma verdadeira barbária.