O Príncipe e Outras Fábulas Modernas

O Príncipe e Outras Fábulas Modernas Tagore

Resenhas - O Príncipe e Outras Fábulas Modernas

Fabio Shiva 08/05/2023

As histórias que transbordam da alma de um grande poeta
Notei esse livro quando estávamos iniciando a gravação do episódio semanal do “Gene-Papo”, o podcast da Casa Verde Itapuã (https://youtu.be/D1EyotxaNc4). O livro estava a uma pequena distância, em uma prateleira bem defronte a mim. A princípio imaginei que se tratava do livro homônimo de Maquiavel (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/03/maquiavel-colecao-os-pensadores.html) e estranhei a capa com a ilustração oriental. Quando fui examinar mais de perto e descobri que era um livro de contos de Tagore, perdi o sossego. Só aquietei quando o querido Amadeu Alves, nosso anfitrião da Casa Verde Itapuã, concordou em me emprestar o livro, mediante minha enfática promessa: “Daqui a uma semana devolvo!”

Sou um leitor apaixonado e até compulsivo, mas de modo geral não costumo ser tão fominha. É que não é todo dia que se tem a oportunidade de ler uma obra de Tagore, ainda mais esse “O Príncipe”, que eu nem conhecia. Já li duas vezes “Çaturanga” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2012/04/caturanga-rabindranath-tagore.html), livro verdadeiramente lindo e inspirador, que me fez querer saber mais e mais sobre Rabindranath Tagore, excepcional poeta laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1913. Foi Tagore que conferiu a Gandhi o epíteto de “Mahatma” (grande alma), com o qual ele se tornou célebre em todo o mundo. Outra passagem especialmente marcante de sua vida foi o encontro com Paramahansa Yogananda, narrado na “Autobiografia de um Iogue” (https://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2022/07/ler-yogananda-e-saber-que-nao-ha-amor.html). É de autoria de Tagore, aliás, a versão original de um dos mais belos Cânticos Cósmicos de Yogananda, “Quem está em meu templo?” (https://youtu.be/Eu8XCXVD9rM):

“Quem está em meu templo?
Quem está em meu templo?
Suas portas estão se abrindo,
Suas luzes se acendendo.
Como ave escura, as trevas voam pra longe,
Voam pra longe.”

Disse isso tudo para dar conta de meu deleite em mergulhar nessas fábulas modernas de Tagore. Ele é um Poeta de tal magnitude que efetivamente cumpre a notável profecia do também lindão Paulo Leminski:

“moinho de versos
movido a vento
em noites de boemia

vai vir o dia
quando tudo que eu diga
seja poesia”

Tudo o que Tagore escreve é Poesia, mesmo que esteja condicionado na estrutura formal da prosa. Seus textos me impactam e emocionam como os poemas poderosos que são: ora fico comovido até as lágrimas, ora dou altas risadas, ora fico muito intrigado, ora não entendo nada. Os contos de Tagore, tal como elevada Poesia, não têm nenhum tipo de compromisso com o leitor, mas apenas com a vocação da voz interna que precisa ser expressada no mundo.

Outra coisa que me impressiona muitíssimo em Tagore é a sua espiritualidade fácil e simples, de quem está mais que familiarizado e não vê dificuldade alguma no Mistério. Ler Tagore sempre me dá a impressão de que ele sabe de muitas coisas que eu não sei, mas que gostaria imensamente de descobrir.

site: https://www.instagram.com/prosaepoesiadefabioshiva/

Fabio.Madeira 15/11/2021

Atemporal
Não há como traduzir em palavras a beleza e os sentimentos que esse livro me despertou...se eu pudesse capturar e manter para a eternidade cada ensinamento, cada reflexão, eu o faria. Tenho um carinho tamanho por esse livro, que me imagino colhendo as palavras com as mãos em concha, em um lago sereno e infinito.

Como o autor descreve em um de seus contos, ao final, a riqueza, o poder, o material se esvaem, não me interessam. Resta o que de fato merece ficar em nós: uma memória, uma lembrança, como um breve olhar de um amor.

Uma escrita iluminada, de um sábio, um filósofo, educador e mestre da escrita!

Peleteiro 28/01/2020

O genuíno tom indiano
Em sua maioria, as fábulas de Tagore podem ser complexas demais para serem lidas por jovens, ou até excessivamente bobas e batidas para adultos. No entanto, do meio para o final, principalmente, o livro ganha um tom fantasioso e encantador. Muitas delas não despertaram o fascínio pela história, porém, o talento narrativo e as líricas ideias explanadas o concretizam como um grande escritor.

sofiaa 23/05/2021

várias lições (que eu não entendi)
li por indicação de um amigo então estava com as expectativas muito altas, mas só entendi o significado de quatro ou cinco contos

Leonardo.Broinizi 28/10/2022

Simplicidade é a palavra
Um livro bonito, com histórias simples, de um contexto interessante (uma parte da Índia do início do século XX). São pequenos contos que só se relacionam pelo contexto.
Um bom livro pra relaxar.

Mariane 16/09/2022

O princípe e outras fábulas modernas
Esperava me apaixonar por esse livro ou algo parecido mas não foi o que aconteceu. Fiquei interessada, entretanto não sei se por falta de costume de ler, ou realmente não curtir histórias mais curtas,não consegui me apegar.
O livro possui 30 fábulas, divididas em quatro temas.
As que mais mais gostei foram:
O bobo da corte
A história de um papagaio
A casa do outro lado
A pergunta
O céu errado.

Michelle Trevisani 30/06/2016

Que lindo!
Hoje vou trazer a resenha desse livro lindo do Tagore, O príncipe e outras fábulas modernas, publicado pela editora Martin Claret, que tive o imenso prazer em conhecer. Eu li em um dia, de tanto que gostei! Ele é curto, mas de uma profundidade exemplar. Parecia que eu estava vivendo as fábulas, me imaginei criança e um adulto a me ler histórias. Não tinha lido nada ainda de Rabindranath Tagore, aliás, tudo que é muito diferente de nossa cultura às vezes temos receio de fazer parte, já que Tagore é um escritor muito conhecido na Índia e ganhou prêmios muito importantes de literatura. Apesar de ser um livro escrito em meados de 1910, ele trás uma fala muito atual e em nenhum momento tive dificuldades na leitura.

Tagore nos presenteia com fábulas muito próprias de seu povo, de sua cultura, e é lindo ver dos olhos do autor essa propriedade em falar dos seus. Fiquei realmente encantada com a delicadeza que o autor tem em escrever, de mexer com os sentimentos mais profundos da gente, de terminar uma fábula de forma a nos surpreender e de nos deixar com aquele leve sorriso nos lábios de: sim, realmente ele acertou neste final, nessa conclusão, nessa lição. Porque a beleza nas fábulas são as lições que elas nos passam. São aquele gosto de eterno, porque fábula é eterna. A gente passa de geração em geração, faz parte de nossas raízes, as fábulas fazem parte de nossa história e estão sempre lá, desde que nascemos.

Como o próprio autor escreveu no começo do primeiro conto do livro:

"Logo que a criança aprendeu a falar disse: - Conte-me uma história. [...] Isso demonstra claramente que o ser humano é sensível às narrativas, em qualquer idade. É por essa razão que a grande quantidade de histórias acumuladas ao redor do mundo, nos lares, ao longo das eras, contadas ou em forma de escrita, ultrapassa qualquer outro tipo de riqueza acumulado pelo homem".

O príncipe e outras fábulas é um livro lindo, delicado, como o aprendizado. Parece que Tagore está nos ensinando a engatinhar neste mundo das fábulas, que está nos introduzindo ao mundo das palavras, da magia, um mundo sem volta, que é importantíssimo ser apresentado às crianças para que jamais se esquecem do poder que há no ato de se contar histórias. Entrou para a lista de favoritos, com absoluta certeza.

"Este conto de fadas é o primeiro na vida de um homem, e também o último. Toda nova vida que nasce neste mundo precisa receber esse grão de sabedoria da avó: que a princesa caiu prisioneira, que o mar é bravio, que o demônio é ameaçador e que, mesmo assim, um homem insignificante jurou: "vou libertar a donzela".

Leiam mais resenhas no meu blog>> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-principe-e-outras-fabulas.html

ViHh 26/06/2017

O Príncipe e Outras Fábulas Modernas
Escolhi o livro para iniciar o conhecimento sobre a obra de Rabindranath Tagore. Escrito de maneira muito sincera, como se fosse um caderno para anotações de contos e pensamentos aleatórios o livro nos traz de volta o universo fantástico das fábulas que estavamos acostumados quando éramos crianças, no entanto, como adultos tendemos a buscar explicações lógicas para as histórias que são apresentadas. Por essa razão acho a leitura muito válida, para nos desconectarmos do pensamento viciado e nos abrirmos a magia das coisas simples, como o fazíamos na infância.