ENTENDENDO ETICA

ENTENDENDO ETICA Dave Robinson




Resenhas - ENTENDENDO ETICA


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Debora.Vilar 19/04/2015

Trata-se da composição de teses de doutorado do programa de Pós - Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. As teses fazem parte da linha de pesquisa ética e deontologia, sobre a coordenação do professor Dr. Francisco das Chagas de Souza. Num total de 6 teses, os estudos utilizam o método do Discurso do Sujeito Coletivo, o embasamento teórico encora-se na sociologia do conhecimento com Berger e Luckman e Norbert Elias e da psicologia social com Moscovici.
Práticas éticas em bibliotecas e serviços de informação propõe - se a ser um novo pilar na Deontologia, não por apresentar teorias novas sobre o que é ética, e sim por tentar desassociar a relação da ética com a moral, da qual é muitas vezes é confundida. Os autores esclarecem que ética profissional precisa ter fundamentação teórica, necessita ser discutida, e é por meio da discussão da qual as normas são testadas. Os autores afirmam que a reflexão teórica permite o questionamento da conduta, esse exercício beneficia o exercício profissional pois eleva a busca por excelência e aprimora a imagem da categoria garantindo sua subsistência social.
Infelizmente os trabalhos desenvolvidos neste campo apresentam resultados semelhantes, retratam uma realidade retrograda, o cenário ético apresenta-se subdesenvolvido, e os trabalhos em campo revelam profissionais ignorantes nesta área. Espero que o desenvolvimento apesar de lento, nunca deixe de ocorrer para que assim seja pensada uma nova ética profisisonal.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR