Quando o Amor Vence o Ódio

Quando o Amor Vence o Ódio Marlene Saes - médium

Resenhas - Quando o amor vence o ódio

Andy Santana 03/07/2021

Um romance que pode ser adaptado em qualquer época ou com qualquer personagem
Romance espírita ambientado na época do Império Russo, que poderia ser facilmente adaptado para outra época e/ou com outros personagens. “Quando o Amor Vence o Ódio” de Marlene Saes, traz a saga de personagens que se enfrentam ao longo dos anos, buscando a vingança e se esquecendo do amor.

Com diálogos fracos e uma história rasa, o romance não possibilita conexões e nem empatia com seus personagens. A trama fantasiosa na época dos czares é apenas uma tentativa de mostrar que o espiritismo está há mais tempo entre nós do que podemos imaginar.

Revelações por completas são feitas nos sonhos e sem grandes tensões, a história se perde na história do tempo. Igor e Dimitri tentam descobrir quem tem mais ódio um do outro, enquanto Anna e Catarina, buscam a redenção e a salvação de sua família. O livro também possui alguns erros gramaticais que acabam incomodando a leitura e exigindo uma força sobre humana para finaliza-lo. O que vale a pena no romance são os ensinamentos kardecistas, que nunca é demais revisitá-los. Além disso, a história pode ser adaptada sempre, sem precisar de uma data ou país.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-quando-o-amor-vence-o-odio/

Ju 10/10/2013

Quando o amor vence o ódio
Quando o amor vence o ódio conta a história de Igor e Catarina, um jovem casal que tem uma vida humilde, mas muito feliz. Sentem-se abençoados, principalmente após o nascimento da filha, Karina.

"- Tenho aprendido que de nada adiantam as lamúrias, por isso procuro conviver com todas as dificuldades."

Igor é um camponês que vive nas terras de um conde. Coordena tarefas como colheitas e construções na propriedade, juntamente com Dimitri. Os dois homens nunca sentiram simpatia um pelo outro. Mas, enquanto Igor, que está sempre sob a benéfica influência de sua esposa, tenta agir de forma correta e honesta, apesar de suas más inclinações, que luta para combater; Dimitri não mede esforços para tirar o rival de seu caminho.

"- Para neutralizar esse sentimento inferior, é preciso que vocês se apeguem à oração, ao perdão e à força do amor."

Anna vai visitar a irmã, e conhece Dimitri em uma festa. Ele vê nela uma oportunidade de vingar-se de Igor, e ela vê nele uma possibilidade de ter sua própria casa e não viver sempre sozinha. Mesmo sem amor, eles acabam por se casar. Igor e Catarina querem ter uma família que viva em harmonia, mas o novo casal parece não estar disposto a isso.

O título do livro não é completamente adequado. Infelizmente, não é a vitória do amor sobre o ódio o que testemunhamos. Não que o ódio vença, claro que não. É que acompanhamos a trajetória de espíritos com desavenças muito antigas, e a maior parte deles ainda não consegue perdoar. Buscam vingança, e é muito triste testemunhar suas atitudes equivocadas.

"- Todos vocês são os filhos amados do Pai Criador, e Ele lhes dará todas as condições para vencer, mas ao exercitar o livre arbítrio, cada qual demonstrará até onde chegou seu esforço na direção do perdão e do amor."

Aos poucos nos são reveladas várias situações já vividas por eles, em outras encarnações. Todos os envolvidos têm alguma parcela de culpa por estarem na situação atual. Torci muito para que eles conseguissem deixar o passado para trás e seguir em frente, em busca de uma vida mais feliz. Mas acredito que foi (ou ainda será) necessário muito mais tempo para que algumas personagens façam isso.

Pelo menos temos a presença de algumas pessoas que trazem luz no meio de tantas tragédias, como Catarina, Karina e Mikhail, amigo de Igor. Porque sim, são muitas tragédias. A cada acontecimento infeliz eu lamentava mais pelo desperdício de uma oportunidade. As personagens retratadas no livro nunca deixaram de contar com o apoio da espiritualidade, mas nem sempre as pessoas estão prontas para receber ajuda. Meu consolo é saber que, no fim, tudo vai ficar bem.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-petit-editora-quando-o-amor.html
Leilane 10/10/2013minha estante
Não achei a história interessante, a trama parece fraca, acho interesse a abordagem das vidas passadas que influem na atual, mas a história em si, pelo que pude perceber na sinopse e na sua resenha, não me convenceu.
Mais uma vez, obrigada pela resenha esclarecedora. ;)
Beijos

Juh 10/10/2013minha estante
Nossa Ju esse livro é bem interessante, eu achei a capa linda!! E ele parece ressaltar muito sobre o amor! É um livro que fala do perdão e do quando a vingança nos prejudica, porque quando alimentamos esse sentimento, ao invés dele destruir a outra pessoa ele destrói a nós mesmos!!

Cris 10/10/2013minha estante
Achei a capa lindíssima, mas não é uma história que tenha despertado minha atenção.

Lore 10/10/2013minha estante
Assim, como já tenho um contato maior com a doutrina espírita, já sabia mais ou menos como seria o enredo do livro por meio da sinopse. Assim, esse livro é mais pra mostrar essa doutrina, dizer que nosso espírito precisa evoluir, que precisamos perdoar, que somos todos irmãos. Pra mim não chegou a não convencer, eu achei até que bem legal, mas pode acontecer de muita gente achar a estória mais ou menos, bom, vai muito de gosto. Eu até que gostei, acho bem interessante livros que envolvam essa doutrina.

Sarah 12/10/2013minha estante
Eu gostei bastante da ambientação na Rússia e dos nomes dos personagens. Não curti o título do livro e a base espírita... Nunca li nada nessa linha, confesso que sou meio medrosa, acredita?!

Narinha 12/10/2013minha estante
Não conheço muito sobre a doutrina espírita e confesso que nunca procurei saber muito e sei que isso é um erro. Já disse aqui no blog que 'Crepúsculo de Outono' já estava na minha lista de leitura e por enquanto só vou ficar nele, pois infelizmente não curti muito a história desse livro, 'Quando o amor vence o ódio', pois parece ser bem triste e apesar de você ter dito que no final fica tudo bem, parece que o livro é carregado de drama e que você fica mais triste do que feliz no final...

Thaís 12/10/2013minha estante
Legal esse livro! Não faz muito o meu tipo mas acho que eu o leria só para ver realmente como é. A trama não é muito envolvente, mas eu gostei dessa coisa de vidas passadas.

Mandy 18/10/2013minha estante
Pra ser sincera, já li alguns livros de espiritismo e não gostei muito. Simplesmente não faz parte do meu tipo, sabe? Porém se eu ganhasse esse livro eu iria lê-lo e quem sabe até não mudo um pouco de opinião. Acredito que a opinião sobre algum tema de livro pode ser mudada por causa de um autor, da forma como ele conduz seu livro.

Guilherme Ramos 22/03/2021

Amor e ódio através dos tempos...

A história deste livro se passa época do Império Russo, às vésperas de transformações do regime Czarista e seus protagonistas são camponeses que trabalham sob o regime feudal, que os mantinha submetido à nobreza que os explorava.

Nos campos do Conde Nicolai vamos conhecer dois desses principais protagonistas, Igor, responsável pelos campos de trigo e Dimitri, responsável pelos campos de milho. Ambos são líderes dos camponeses que trabalham nas plantações, coordenando as equipes e ambos são subalternos de Wladmir, que gerencia todas as terras do nobre Conde Nicolai e de sua família.

Existe um ódio entre Igor e Dimitri, que se arrasta ao longo de séculos durante muitas encarnações e novamente a vida desses personagens estarão entrelaçadas na atual encarnação para que consigam por fim atropelar esse sentimento e prosseguir com a evolução espiritual, a liberdade da alma.

Catarine, esposa de Igor também terá forte participação nesse processo de resgate dessas almas e sua irmã Anna também será convocada para esse serviço. O que não podíamos contar é que entre esses quatro personagens há um triângulo amoroso, que se iniciou através de um sentimento de rejeição do passado.

A trama toda girará principalmente em torno dos quatro personagens, do sentimento de ódio que envolve todos eles, principalmente os dois cavaleiros e do triângulo amoroso que por muitas vezes viram verdadeiros nós nas vidas dos mesmos. Também será explanado sobre a mediunidade em uma época que esse assunto não era muito explorado, Mikhail é um médium experiente e através da sua sensibilidade também fornecerá auxílio aos amigos desta jornada, bem como a pequena Karina, filha de Igor e Catarine, que é uma clarividente.

Engana-se que o enredo gire apenas em torno dos personagens encarnados, no plano espiritual teremos o grande amigo Valentim que vibrará intensamente para que as correntes deste sentimento tão negativo sejam por fim quebradas e no lado oposto teremos os obsessores e inimigos dos nossos personagens em existências remotas Valeri e Aleksander.

É uma trama muito envolvente porque mostra ao leitor como o espírito fica realmente cego por tanto tempo devido alimentar sentimentos tão negativos, quantas desgraças são cometidas em nome do ódio e quantas ainda podem ser evitadas em nome do amor.

Temas como as leis de causa e efeito serão muito bem abordados neste romance, suicido e obsessão espiritual também, pois através dessas influências negativas é que o leitor irá perceber como são feita as manipulações energéticas do astral inferior, nas entrelinhas o leitor perceber como são as chamadas maldições de família e etc e óbvio, percebe também que somente o amor pode dar um verdadeiro fim nos ciclos de sofrimentos e infortúnios, vencendo de vez um sentimento tão avassalador que é o ódio.

Esse é um romance que recomendo a leitura, embora não seja um livro que desperte meu interesse para uma futura releitura, tem lições bem bonitas e reais, o ódio antes de tudo é um sentimento autodestruidor antes de destruir lares e qualquer outra pessoa, ele já correu quem o possui, isso achei magnífico nesse livro. Pessoalmente esperei o romance explorar um pouco mais sobre a época histórica que é narrada, no entanto, focou muito no cotidiano dos personagens e seus sentimentos, o que é perdoável, por meu Jesus, quantas atribulações, quanta negatividade, tragédia, desgraças enfim... Muito triste... O que achei muito legal foram as palavras finais do livro, que acaba narrando que tudo isso infelizmente foi baseado em fatos reais, pesadíssimo... e reforça como a reencarnação é uma bênção por permitir mesmo que aos poucos que todos possam saldar os débitos que carregam no espírito devidos aos equívocos cometidos em vidas passada, muito, muito lindo mesmo isso. Fica dica de leitura!

Quotes do livro:

"...Pois bem, hoje tenho as provas de que realmente somos eternos viajantes do tempo, e caminhamos juntos várias vezes, o que justifica as desavenças havidas com pessoas que encontramos pelo caminho."

“As leis do Pai Criador são justas e sábias, e cabe a nós, Seus filhos, nos ajustarmos às suas diretrizes de justiça e de igualdade.”

"Cultivar o ódio, o desejo de vingança, o olho por olho, dente por dente, é estacionar na estrada evolutiva. Cada vez que encontrar desafetos, Deus nos oferece a chance de perdoar, de usufruir da benção do perdão, e nós ignoramos esse presente sagrado.”

"Ana Paula" 28/09/2013

Em Quando o Amor vence o Ódio, conhecemos um pouco sobre o Império Russo em um período de servidão. Os personagens do livro são meros camponeses, que buscam a paz interior e a felicidade que não conseguiram em outras encarnações.
É neste cenário, trabalhando nas terras de um conde muito poderoso, que conhecemos Igor, sua esposa Catarina e sua filha recém nascida, Karina. Também conhecemos Dimitri, que a muitas vidas vive em desentendimento com Igor, Anna, irmã de Catarina, que também tem suas pendências e nutre um amor por Igor, marido de sua irmã e Mikhail que é um amigo bom, e passa a todos que o procuram, conforto e paz!

Desde sempre, Igor e Dimitri não se entendem, sempre há algum desentendimento entre os dois, mas como ambos trabalham nas mesmas terras, os dois tentam não bater de frente um com o outro. Desde o começo do livro, sentimos que Igor é mais crente que Dimitri, Igor tenta a todo custo manter a paz e harmonia, tanto em seu lar, quanto no trabalho. Dimitri, sempre tem pensamentos negativos e com a ajuda de um espírito obsessor, procura destruir Igor de todas as maneiras, começa sua vingança se aproximando de Anna, cunhada de Igor.
Catarina, esposa de Igor, é mais espiritualizada e tenta de todas as formas manter a família unida. Mas o destino destes personagens, não terminará nesta encarnação. Todos terão que abrir seus corações e aprender a perdoar. Esquecer o passado e se abrir para novas experiências, encontrar o amor novamente e crescer espiritualmente.

Não sou espírita, mas gosto muito de ler sobre o tema. Acredito que todos nós temos dívidas terrenas que temos que pagar antes de subir um nível na espiritualidade. E são livros assim que nos fazem pensar em tudo o que já vivemos e nas pessoas que nós ferimos. Amor e amizade verdadeiros existem, basta que saibamos procurar e em quem depositá-los. Neste livro você vai se emocionar com o relato em terceira pessoa e se abrir um pouco mais a eventuais acasos. Sabe quando temos maus persentimentos? Ou quando sonhamos com algo que não lembramos no dia seguinte? É nossa consciência nos ajudando e orientando, anjos que estão por perto para nos alertar sobre o que está por vir.

O livro é muito bonito, eu adorei essa capa, dá um aspecto de esperança e realidade. Como citei acima, é narrado em terceira pessoa, podemos acompanhar os anseios dos personagens e conhecer um pouco mais sobre esta crença quando narrados o plano Astral. Tudo muito bem explicado e detalhado. Você realmente se sente vivendo na Rússia. A diagramação esta linda. A cada capítulo temos essa parte em preto e branco dos campos de trigo. As páginas são brancas com letras em tamanho confortável para a leitura. Mas algumas coisas me incomodaram: A história é linda, mas senti que, em algumas partes ficou corrida. Sei que é psicografado, mas mesmo assim, creio que poderia ser melhor desenvolvida. A revisão pecou em algumas partes também, mas nada que prejudique a leitura.
Uma leitura que indico a todos que, como eu, não conhecem a doutrina espírita. Tenho certeza que trarão palavras de conforto!

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

21/08/2013

A história é ambientada na Rússia czarista, entre um grupo de trabalhadores do campo.
Igor e Dimitri, camponeses, são colegas de trabalho e rivais, vivendo há séculos num ciclo de ódio, rancor e vingança. Num certo momento, têm suas vidas entrelaçadas por um acontecimento, como forma de resgatar débitos espirituais do passado.
Para tanto, terão que ser fortes para resistir às influências negativas de seres espirituais que alimentam o antigo sentimento de ódio e vingança já enraizado em suas almas.
No decorrer da história, vão surgindo as explicações para os comportamentos e os sentimentos dos personagens, sempre decorrentes de vidas passadas.
Enfim, trata-se de literatura Espírita, com bastantes ensinamentos doutrinários.

Vanessa Sueroz 21/10/2013

Este livro é narrado no Império Russo em meio aos camponeses que servem a trabalham em feudos. No livro temos os personagens trabalhando para um conde poderoso da época.

Conhecemos Igor, sua esposa Catarina e sua filha recém nascida Karina, os mocinhos da história, mas também conhecemos Dimitri, Anna – irmã de Catarina, e todos estão em grandes conflitos de outras reencarnações e estão aqui tentando resolver as diferenças, pelo menos é isso que seus espíritos queriam quando voltaram, porém o ódio em muitos momentos acaba sendo maior que o amor.

Igor e Dimitri são grandes inimigos, cada um é líder de um pequeno grupo de camponeses nas terras do conde, mas sempre que tem que fazer algum trabalho em conjunto as coisas não dão muito certo. Igor na maioria das vezes tenta manter a paz, mas nem sempre dá certo, por outro lado Dimitri sempre está buscando briga.

A coisa piora quando Dimitri sofre uma influência maligna de um espirito a procura de vingança e se encanta por Anna, e acaba se casando com ela. Daí para frente só o amor pode uni-los novamente. Será que é possível?

Resenha completa:

site: http://blog.vanessasueroz.com.br/quando-o-amor-vence-o-odio/

Saleitura 27/10/2013

"Quando o amor vence o ódio se desenrola na época do Império Russo, num período de servidão. Seus protagonistas são camponeses sob o regime feudal que os mantinha submetidos à nobreza que os explorava. Esses nobres - proprietários de vastas terras - detinham o direito de dispor dos servos, desde que não atentassem contra sua vida."

A história Quando o amor vence o ódio começa com o nascimento da pequena Karina, filha de Igor e Catarina. São camponeses que vivem em uma casa modesta.

Igor é um jovem feliz no seu casamento e que tem uma vida humilde junto com sua esposa e filha. Trabalha como camponês na terra do conde Nicolau que não reside por lá e quem toma conta das terras para ele é o senhor Wladimir.

Entre os camponeses Igor tinha somente um amigo, Mikhail, em quem confiava e era seu conselheiro. Encontrando-o foi logo dar a nótícia sobre o nascimento de sua filha Karina. Falou sobre sua grande emoção de ser pai e que ao olhar para sua filhinha tivera a impressão que já a conhecia.

“Não sei explicar que sentimento é este.”

Mikhail sempre o tranquilizava. Explicava que essa emoção era a responsabilidade , a preocupação de não falhar no seu trabalho não decepcionando o Sr. Wladimir. Naquele momento quem se manifestava era “o Espírito Valentim, bondoso instrutor, empenhado em auxiliar Igor a redimir seus erros naquela experiência terrena.”

Anna, irmã de Catarina, vem para ajudá-la a cuidar da menina. Anna é a irmã mais velha e tem um sentimento de amor pelo seu cunhado. Esperava que Igor fosse pedí-la em casamento, mas ao ver Catarina ficou impressionado com sua beleza e graciosidade o que fez seu coração a escolher para ser sua mulher.

Igor e Dimitri trabalham juntos, mas os dois nunca se deram bem. Nutrem um ódio imenso um pelo outro. Ocorre nesse periodo uma festa onde se encontram Dimitri e Anna. Dimitri pede Anna em casamento como uma forma de irrtar Igor e não por nutrir algum sentimento pela sua cunhada. Ela sem saber de nada e não querendo ficar sozinha aceita o pedido de Dimitri. Só que Igor não concorda, pois vê aquele pedido como uma afronta e manda Anna de volta para sua casa.

Dimitri não se dando por satisfeito vai até a casa de Anna e pede ao pai dela, Ivan, para ajudá-lo tentando convencer a Igor, seu genro, a conviver em paz com ele. Na verdade não é isso que Dimitri quer realmente, pois a perturbação de um espírito que se diz seu filho o persegue para que se vingue de Igor.

“Em seus pensamentos, Igor e catarina anteviam grandes dificuldades. Comoeram sensitivos, estava claro para eles que aquele casamento era um arranjo para que cada um atingisse seus anseios , muito longe do amor verdadeiro.”

Na vida passada Igor e Catarina eram casados e tinha uma filha doente que viera a falecer. No dia do falecimento de sua filha Dimitri, que tinha uma vida privilegiada, fora impiedoso levando-o para o trabalho pouco se importando com sua dor. Isso só fez crescer no coração de Igor um imenso ódio. Sem palavras para descrever as atitudes de Dimitri que só alimentou esse ódio levando a morte o seu único filho Aleksander.

Desde então Dimitri nunca deixou de perturbar Igor , queria derrotá-lo com ajuda de um espírito que tinha sede de vingança. Ele queria derrotar Igor e Dimitri, pois em outra vida ele era apaixonado por Anna que sempre fora apaixonada pelo Igor.

“As leis do Pai Criador são justas e sábias, e cabe a nós , Seus filhos, nos ajustarmos às suas diretrizes de justiça e de igualdade.

Os personagens relatam no livro o ódio imenso que carregam desde outras vidas e que se deixaram levar pelo rancor permitindo assim influências negativas de espíritos vingadores que só queriam fazer mal com destruição de famílias. Será que um dia eles vão se perdoar é poder ter paz em espírito?

“É nesse cenário, retratado com grande fidelidade, que se passa a história de uma nação às vésperas de transformações do regime czarista. Igor, Dimitri, Catarina , Anna – camponeses explorados que lutam para sobreviver – com a ajuda de espíritos familiares que são verdadeiros anjos guardiões, transmitindo lições de força, coragem, amor e dedicação aos menos favorecidos, mostrando que o verdadeiro amor sempre vence o ódio.”

Este é o primeiro livro espírita que leio e nunca me interessei por esse tipo de leitura. Acho que é natural eu ter ficado um pouco confusa no decorrer da história. È muito bonita não só a capa como também a apresentação que inicia cada capítulo que te chamam para a leitura. Os capítulos são curtos e as fontes grandes tornam a leitura fácil e rápida.

Resenha feita por Carla Lima

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-quando-o-amor-vence-o.html

Lina DC 01/11/2013

Antes de começar a falar sobre o livro em si, é importante ressaltar que trata-se de um livro espírita e essa resenha não tem a intenção de analisar ou avaliar a religião, apenas a trama e os personagens.
A trama tem como cenário o Império Russo, e vai girar em torno principalmente de quatro personagens: Igor e Catarina, e Dimitri e Anna.

"Catarina e Igor estavam conscientes de que precisariam lutar muito para se aproximar de Dimitri e Anna, dissipando aquela nuvem de rancor". (p.150)

Igor e Catarina são casados, camponeses, trabalhadores que vivem uma vida muito simples e humilde mas que se amam. Juntos, têm a filha Karina para completar a felicidade do casal.
Anna é irmã de Catarina e secretamente apaixonada por Igor. O leitor acompanha esse sentimento se tornar distorcido.
Dimitri nutre um profundo ódio por Igor e o sentimento é recíproco. As explicações para esse sentimento estão na vida passada dos dois, que tiveram uma convivência turbulenta.
O problema é que esses quatros personagens precisam conviver entre si, mesmo não gostando um do outro (como no caso de Igor e Dimitri) ou por terem uma paixão não correspondida (Anna pelo Igor). Acontece que os quatro já protagonizaram em outra vida situações que os colocaram em um ciclo de tragédias, dores e amarguras e precisam aprender a deixar de lado suas mágoas e ressentimentos de lado para evoluírem.
É uma história muito bonita, com um ótimo desenvolvimento e lições preciosas.

"Cultivar o ódio, o desejo de vingança, o olho por olho, dente por dente, é estacionar na estrada evolutiva. Cada vez que encontrar desafetos, Deus nos oferece a chance de perdoar, de usufruir da benção do perdão, e nós ignoramos esse presente sagrado". (p. 07)

Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simples, mas muito bonita.

Nathalia Almeida 09/07/2016

O amor
"... Mantenha a calma, pois a rota do crescimento espiritual e dolorosa, mas ninguém está desamparado..."
11/07/2016minha estante
oii, td bem? mandei recado. bjs